Aprenda como criar um Facebook Comercial

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Criar um Facebook Comercial fará com que o seu negócio se torne mais fácil de ser descoberto na internet e irá aumentar as chances de interações com a sua marca pela internet. 

Afinal, em 2020 a rede social alcançou a marca de 2,8 bilhões de pessoas online na plataforma durante aquele ano.

Além disso, ter uma conta comercial na plataforma é importante pois ela é integrada com o Instagram e é a partir desta conta do Facebook que será possível coletar os dados sobre sua página, seu perfil e até mesmo gerenciar seus anúncios em ambas plataformas.

Se você deseja aprender a criar uma página comercial no Facebook para complementar sua estratégia de marketing digital, confira o nosso artigo.

No entanto, saiba que apenas criá-la não será o suficiente. É preciso produzir conteúdo e manter seus dados atualizados para que a plataforma continue gerando leads para o seu negócio.

É importante criar um Facebook Comercial para empresas?

Conferir o próprio perfil nas redes sociais é um hábito de bilhões de pessoas no mundo inteiro, com o Facebook não é diferente. 

Levar o seu negócio para as redes sociais é contar com a possibilidade de executar estratégias de marketing em canais onde consumidores estão focando sua atenção. 

Isso é ainda mais importante no Brasil, onde este tipo de interação é popular, com mais de 130 milhões de brasileiros conectados com perfis no Facebook.

Esse ambiente permite que sua marca desenvolva sua própria identidade através da rede, criando uma imagem positiva enquanto compartilha conteúdo e seus valores.

A plataforma também é um excelente canal para gerar interações com pessoas que demonstram interesse em sua empresa, proporcionando a oportunidade de humanizar sua marca e aproximá-la dos consumidores.

Essa interação permite entender melhor o ponto de vista dos clientes, suas dúvidas, interesses, dores e desejos. 

Estas informações podem ser coletadas para aprimorar suas estratégias de vendas em todos os seus canais e até mesmo auxiliar na produção de conteúdo para as próprias redes sociais.

Além disso, contar com um perfil comercial na rede também melhora o posicionamento do seu negócio em resultados nos mecanismos de busca e oferece a oportunidade de usar o próprio Marketplace do Facebook, criando mais oportunidade de vendas.

Como criar um Facebook comercial usando seu smartphone

Para criar uma página do Facebook usando seu smartphone basta seguir os passos listados abaixo:

  1. Baixe e abra o app do Facebook, então faça o login com sua conta.
  2. Acesse o menu e escolha o item Páginas.
  3. Clique no item Criar.
  4. Na tela de criação, toque no botão Começar.
  5. Escreva o nome da página de Facebook comercial que deseja usar, assim como o nome do seu negócio ou marca.
  6. Procure pela categoria que melhor descreve as atividades do seu negócio e toque em Avançar.
  7. Se você tem um ecommerce ou outro tipo de catálogo de produtos, adicione o link do seu catálogo online. Caso não tenha, escolha a opção “Eu não tenho um site”.
  8. Adicione a foto que deseja usar em seu perfil e capa.
  9. Toque em Concluir.

Como criar um Facebook comercial em seu computador ou notebook

Para criar uma página no Facebook através do seu desktop ou notebook, basta acessar o site da rede social e seguir o passo a passo:

  1. Na página inicial do Facebook, clique no item Páginas localizado no menu à esquerda.
  2. Clique em Criar nova página.
  3. Insira o nome que deseja usar em sua página.
  4. Escolha a categoria que melhor descreve o seu negócio.
  5. Escreva uma descrição sobre sua empresa, informe os produtos oferecidos e adicione outras informações relevantes.
  6. Clique em Criar Página.
  7. Adicione as imagens que deseja usar na foto de perfil e capa.
  8. Clique em Salvar.

Como criar um Facebook comercial pelo gerenciador de negócios

Quem já tem mais intimidade com o Gerenciador de Negócios do Facebook também pode usar o ambiente para criar um Facebook Comercial.

O passo a passo é um pouco diferente das opções anteriores, confira:

  1. Acesse o site do Gerenciador de Negócios.
  2. Clique em Entrar e prossiga com o login de sua conta.
  3. Ao acessar a página principal, clique em Criar conta.
  4. Insira o nome de sua marca ou negócio, seu nome e e-mail comercial.
  5. Clique em Enviar.
  6. Acesse seu e-mail para confirmar a conta através do link enviado.
  7. Acesse o Gerenciador de Negócios e na tela de Configurações do negócio, busque pela aba de Contas no menu à esquerda.
  8. Clique em Páginas.
  9. Clique em Adicionar e escolha o item Criar uma nova página.
  10. Escolha a categoria do seu negócio: negócio local, empresa ou entretenimento.
  11. Digite o nome que deseja usar em sua página comercial e escolha a categoria do seu negócio.
  12. Clique em Criar página.

O que fazer após criar o Facebook Comercial?

O próximo passo após a criação de uma página no Facebook é o seu gerenciamento para que ela gere resultados. 

Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar você a ter sucesso na rede social.

Escolha uma URL personalizada

Criar uma URL personalizada para sua página com o nome do seu negócio é importante para que os usuários encontrem sua marca com mais facilidade. 

Para isso, na página de edição, clique em “Criar @nomedeusuario da Página”. Preencha no campo de texto um nome de até 50 caracteres, contudo, busque criar um nome curto.

Então, clique em “Criar nome de usuário” para conferir se o nome está disponível ou se já está sendo utilizado por outra página.

Adicione o horário de atendimento

Acesse a página “Sobre” e clique na opção “Editar informações da Página”, no canto direito da tela. Então, clique no item “Horas” e configure seu horário de atendimento.

Adicionar essa informação é importante, pois os clientes terão conhecimento de quando poderão ser atendidos pelo seu negócio e isso evitará muitas perguntas iguais em sua caixa de mensagem.

Configure botões de call-to-action

Os botões de call-to-action instruem os visitantes de sua página a fazer uma ação como “Ligar agora”, “Enviar Mensagem”, entre outras opções. 

Para fazer isso, clique em “Adicionar um botão” e defina qual será seu texto de call-to-action e qual função ele exercerá.

Crie suas primeiras publicações

Depois de criar um Facebook Comercial e adicionar todas as informações sobre o seu negócio, é hora de fazer seus primeiros posts. 

Para isso, clique em “Criar publicação” e crie conteúdos que sejam relevantes para o seu público. É possível publicar textos, vídeos, fotos, atividades, lives, eventos e muito mais.

Interaja com seus fãs

As publicações pagas podem gerar bons resultados para campanhas publicitárias, no entanto, o engajamento orgânico continua sendo relevante e deve fazer parte de estratégias.

Para que isso funcione é preciso promover o engajamento dos seus fãs a partir de interações com os usuários.

Crie uma estratégia de conteúdo

Para que as publicações de sua página sejam atrativas e gerem valor aos seus seguidores, crie uma linha editorial para suas publicações e desenhe uma estratégia de conteúdo.

Avalie o perfil do seu público-alvo, crie suas personas e entenda quais são seus interesses, dores, desejos para criar publicações interessantes que geram engajamento.

Confira também nosso artigo que ensina o passo a passo de como criar uma loja virtual no Facebook.

Produza conteúdo visual

Manter uma qualidade em seu material visual, seja ele estático ou animado, é importante para captar a atenção do seu público e aumentar a chance do seu conteúdo ser compartilhado.

Pense que sua página servirá o propósito de vitrine do seu negócio. Portanto, busque tirar fotos com um bom enquadramento, vídeos com boa iluminação e qualidade de áudio. 

Se possível, avalie a possibilidade de contratar profissionais para produzir suas gravações ou imagens.

Para conhecer as melhores opções de agências do país, confira nossa lista com as melhores agências de marketing do Brasil.

Divulgue suas página em outros canais

Se o seu negócio já conta com um site, blog e perfil em outras redes sociais, não hesite em divulgar sua página para ganhar novos seguidores. 

Apenas com divulgação sua página do Facebook será capaz de crescer e começar a gerar um bom número de visitantes.

Conheça os melhores dias e horários para fazer publicações

O Facebook oferece dados e estatísticas sobre a plataforma para seus usuários. 

Utilizando a ferramenta Facebook Audience Insights será possível descobrir dados valiosos sobre o seu público como gênero, interesse, faixa etária, além dos dias e horários em que mais estão conectados.

Após definir o melhor momento para suas publicações, deixe seu conteúdo preparado e utilize uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais para agendar suas publicações nos momentos de mais acesso.

Viu como é simples criar um Facebook Comercial?

Esperamos que o nosso artigo tenha apresentado um passo a passo claro da criação de páginas comerciais no Facebook.

Se você também tem interesse em aprender mais sobre o Instagram e até mesmo vender em seu marketplace, confira o nosso artigo que ensina a criar uma loja no Instagram.

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