Cyber Monday 2022: o que é, quando e dicas

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Thais L.
Thais L.
Redatora

A Cyber Monday é um evento que acontece anualmente, e embora para os brasileiros ela não seja tão conhecida quanto a Black Friday, ela oferece boas oportunidades para você adquirir produtos a preços incríveis. 

Entre os consumidores, é um evento mais conhecido principalmente por aqueles que são amantes da tecnologia.

Pois é voltado para quem deseja comprar eletrônicos e eletrodomésticos com preços mais acessíveis, além do seu diferencial que são as compras realizadas totalmente no ambiente online

Exatamente! Um evento voltado para ecommerces, mas vamos conhecer mais sobre esse evento e descobrir como, você, consumidor ou varejista pode se preparar para aproveitá-lo ao máximo.

O que é Cyber Monday?

Já mencionamos que a Cyber Monday é um evento cujo foco é oferecer descontos em produtos eletrônicos e eletrodomésticos.

 Ela acontece anualmente, assim como a Black Friday, e as semelhanças não param por aí.

 A diferença de tempo entre um evento e outro é de apenas 2 dias.

Como citamos, a grande diferença entre esses dois eventos, é que na Cyber Monday as  vendas ocorrem 100% online e muitos varejistas trabalham majoritariamente com vendas físicas, aproveitam para dar visibilidade aos seus ecommerce

O termo "Cyber Monday" é a união de duas palavras, muitas vezes escrito erroneamente como cybermonday.

A palavra "Cyber" na tradução da língua inglesa significa "cibernética" e a palavra "monday" significa "segundas-feiras".

Logo a tradução para o termo em português é "segunda cibernética", mas muito dificilmente você vai encontrar o nome desse evento traduzindo, é mais comum o uso da palavra em inglês.

Como surgiu a Cyber Monday

O termo, Cyber Monday, se consolidou em 2005, pois as pessoas, mesmo depois da Black Friday, ao retornar para seu trabalho, na segunda-feira, continuavam comprando online. 

Por ocorrer logo após a Black Friday, a Cyber Monday é considerada quase uma extensão desse evento.

Muitos comerciantes aproveitam para oferecer descontos durante os quatro dias, que iniciam na sexta-feira com a Black Friday e terminam na segunda-feira com a Cyber Monday. 

Por incluir dois dias do final de semana esse evento é comumente chamado de "Cyber Weekend".

É quando os comerciantes aproveitam o evento para queimar seus estoques antes da preparação para o natal.

No Brasil, é muito comum vermos promoções e anúncios circulando em sites, TV e redes sociais nessa época.

Por isso fique atento para não perder a chance de participar e lembre-se que ela acontece sempre na primeira segunda-feira após a Black Friday.  

Como o consumidor pode se preparar para a Cyber Monday?

Descontos são tentadores e uma ótima oportunidade para você adquirir aquele produto que está na sua lista de compras já faz algum tempo.

Para aproveitar a Cyber Monday ao máximo você precisa estar atento a algumas informações básicas que podem  te ajudar a evitar passar por situações difíceis durante e após a compra. Confira:

Faça um planejamento

É importante que você se organize antes do evento acontecer e para isso basta que você faça uma lista.

Coloque no topo da sua lista quais são as suas prioridades de compra,  os valores desses produtos sem o desconto e o quanto você pretende gastar no evento.

Mantenha a lista com você no dia da Cyber Monday, pois é muito comum que ao ver promoções de produtos diferentes sinta vontade de comprar coisas que não são necessárias. 

Lembre-se de manter-se dentro do orçamento e avaliar as promoções.

Antes de comprar verifique se a loja é confiável

Assim como a Cyber Monday é um cenário atrativo para lojistas e consumidores, também é bastante atrativo para golpistas do meio virtual.

Para evitar de cair em golpes e comprar com segurança, invista um tempo para pesquisar o que os clientes estão falando sobre aquela loja. 

Verifique também a reputação da loja em sites de reclamações, se a loja costuma cumprir os prazos  e posteriormente se existe um CNPJ em nome daquela loja. 

Minimize suas chances de cair em golpes de aproveitadores. 

Compare as ofertas

Com tantas condições de descontos na Cyber Monday, é natural que você se sinta um pouco perdido, por isso visite lojas diferentes e tome nota das promoções oferecidas.

Vá em busca de valores mais acessíveis e lembre-se de fazer uma relação de custo x benefício, sempre verifique a reputação da loja e desconfie de valores absurdamente baixos.

Verifique as condições de compra

É muito comum que algumas lojas ofereçam descontos ainda maiores para pagamentos à vista, então antes de efetuar o pagamento, verifique as diferentes condições de pagamento. 

Mas atenção! O pagamento à vista é o método mais utilizado por golpistas e muito dificilmente você vai conseguir reaver o dinheiro que perdeu caso caia nesse golpe.  

Por isso, reforçamos, não esqueça de verificar a reputação da loja, pois é uma garantia a mais para você. 

Desconfie de lojas que aceitam pagamentos apenas à vista ou pelo boleto bancário.

Política de Trocas e devoluções

Ok, você já realizou todos os passos anteriores e está pronto a um botão de adquirir seu tão sonhado produto. 

Antes disso, analise a política de trocas e devoluções da loja, parece óbvio, mas algumas são mais restritivas quando se trata de produtos que estão em promoção.

É sempre bom estar atento a essas condições caso você venha a adquirir um produto defeituoso.

Para compras online, o consumidor tem até  sete dias após o recebimento do seu produto para  desistir da compra, de acordo com o site do Procon.

Esteja atento também as condições para itens com defeito defeitos e todos os prazos de garantia.

Pesquise sobre seus direitos de consumidor, verifique a legislação  e esteja a par do que pode ser feito em cada situação para minimizar dores de cabeça.

Segurança do site

Com o número crescente de ecommerce, é natural que você se depare com lojas menores.

Por isso verifique se elas oferecem ambiente seguro e desconfie de lojas que não possuem https:// no seu endereço.

Verifique se a loja que você está navegando possui selo de segurança e se o selo é válido, ou pesquise no Google se aquela certificação realmente existe.

O certificado SSL, que aparece localizado próximo ao endereço da página, também é uma forma de verificar se você está acessando um ambiente seguro.

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Para compras com cartão de crédito, principalmente, é necessário ter atenção redobrada, pois sites não seguros podem roubar suas informações.

Como garantir boas vendas na Cyber Monday?

Se você for lojista, também deverá estar atento a tudo que citamos acima para oferecer uma boa experiência de compra ao consumidor. 

A Cyber Monday é uma boa forma de conquistar novos clientes, e aumentar os seus lucros. 

Parece bem atrativo, não? Confira como você pode fazer para se preparar para esse evento e ter sucesso nas suas vendas online:

Antecipe-se

A preparação envolve fazer uma análise de quais produtos estarão de desconto nesse dia.

Por ser uma data próxima a Black Friday, muitos varejistas acabam utilizando os dados que obtiveram com as vendas na data para saber quais foram as categorias de produtos que venderam mais.

Também é válido manter um diálogo com os fornecedores, garantir promoções e estoque para os seus produtos.

Otimize seu site para receber visitas de dispositivos móveis

O cenário atual permite que o consumidor  compre de onde quer que ele esteja através do celular.

Otimize seu site para que ele seja adaptável para aqueles clientes que irão optar por utilizar dispositivos móveis na hora de efetuar a compra. 

Um design que facilite o acesso do consumidor ao carrinho, a área de finalização de compras e ainda na inserção de dados gera uma boa experiência de atendimento ao cliente.

Faça campanhas publicitárias

Antes do evento, agite seu público!

Mostre a eles porcentagens de descontos, mesmo sem mencionar os produtos, faça com que ele se interesse em entrar na sua página no dia para verificar quais produtos estão em promoção. 

Mande e-mails, para sua lista de clientes, divulgue nas redes sociais e invista em anúncios pagos para ganhar destaque da concorrência e atingir um público ainda maior.  

Ofereça bons descontos

Já que esse é o objetivo do evento, por que não visitar a concorrência e tentar captar mais clientes oferecendo um desconto melhor? 

Faça isso estrategicamente e não esqueça de calcular a margem de lucro para os produtos que você  irá  oferecer, evite cair no prejuízo. 

Faça dropshipping

Se você é um ecommerce pequeno, por que não utilizar outros Marketplaces para vender o seu produto e aumentar ainda mais sua visibilidade? Faça dropshipping.

Muitas pessoas preferem comprar com grandes varejistas pois esse possuem autoridade e dão mais segurança na hora de efetuar uma compra, por sorte, muitos deles atualmente disponibilizam espaço para que você venda o seu produto em troca de uma margem no lucro. 

Essa pode ser uma operação vantajosa para quem ainda não tem reconhecimento no mercado. 

E o melhor ainda é que você não precisa investir na manutenção de sites, uma vez que eles possuem tecnologia própria. 

Imagem vetorizada de um consumidor fazendo compras pelo telefone com um carrinho de compras e cartão de crédito

Cyber Monday ou Black Friday?

Já mostramos para você varejista e consumidor, como devem se preparar para esse evento. 

Mas você pode estar se perguntando, se é melhor investir mais esforços na Black Friday ou Cyber Monday, uma vez que são dois eventos que ocorrem em datas muito próximas. 

A resposta para isso é: depende. Antigamente a diferença entre os eventos era muito mais evidente do que nos dias atuais. 

Enquanto a Black Friday era considerada uma ótima opção para quem desejava adquirir produtos de valores mais altos com ótimos descontos, a Cyber Monday era um evento para produtos de valores medianos também com ótimos preços.

Hoje em dia quase não há diferença entre os eventos, e como já mencionamos nesse artigo eles acabam sendo uma extensão do outro.

O fato é que produtos diferentes estarão em promoção em dias diferentes.

Mesmo se você não tiver interesse em adquirir algum item esse ano, é bom observar como se comportam os preços dos produtos e em qual dos dias você deve apostar em um próximo evento. 

Seja qual for o evento, é importante estar preparado para atender o consumidor, por isso invista em um chat online para a sua loja virtual e conheça os recursos do JivoChat.

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Cyber Monday e seu potencial

Definimos neste artigo o que é Cyber Monday e ainda apresentamos como uma ótima oportunidade de mercado, tanto para o consumidor quanto para o varejista.

O consumidor, no entanto, precisa estar atento às condições de pagamento, troca e segurança do local onde ele irá realizar suas compras para evitar de passar por fraudes e situações desagradáveis.

Pois o volume de compras nesses eventos é muito alto e alguns problemas eventualmente demoram para serem resolvidos.

Para o varejista é necessário que ele elabore estratégias e se prepare para receber um grande volume de compras.

Focar em atender bem o consumidor e atrair um novo público através de campanhas pode ter resultados positivos, não só durante o evento, mas por um longo tempo.

Aprenda o que é pitch de vendas e como ele pode te ajudar a vender mais na Cyber Monday.

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