SEO On Page: Dicas para conseguir mais usuários através do Google

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Alex Vargas
Alex Vargas
Especialista em Marketing Digital do Nucleo Expert

Tendo em vista que estamos vivendo na era digital, ter um site ou blog bem estruturado é essencial. Informações sobre a organização, serviços e aba de contato são imprescindíveis, já que eles são a principal ponte entre o contratante e o contratado. Sendo assim, entender o que é e como funciona o SEO On Page é fundamental.

Montar uma plataforma profissional e que transmita credibilidade não é uma tarefa fácil. No entanto, entendendo as técnicas corretas e sabendo como colocá-las em prática, fica bem mais fácil. Acompanhe abaixo!

SEO On Page: o que é

Em primeiro momento, é necessário entender que ele se trata de uma subdivisão do SEO. Esse, por sua vez, é um desdobramento do SEM, que pode ser explicado como Search Engine Marketing.

Sendo assim, torna-se evidente que o SEO On Page tem como principal objetivo obter boas colocações no ranking dos buscadores. Por meio de uma série de técnicas, o site ou blog ganha espaço, recebendo incontáveis cliques por dia.

Vale ressaltar que meios não orgânicos (como o pagamento de impulsão) não fazem parte do SEO On Page. Apesar de também trazerem resultados satisfatórios em relação ao número de acessos, não podem ser constituídos como técnicas para rankeamento.

O que é SEO On Page

SEO On Page e SEO Off Page: entenda as diferenças

Quem já está a certo tempo no ramo com toda a certeza já se deparou com esses termos. Eles são bastante utilizados em orientações técnicas, pois constituem dois caminhos diferentes para obtenção de tráfego.

Em linhas gerais, é considerado SEO On Page todas as ações e técnicas utilizadas dentro do domínio onde se pretende ganhar acessos. Ou seja, palavras chave, links internos e subtítulos dentro de artigos são bons exemplos dessa modalidade.

É chamado de SEO Off Page as ações utilizadas fora do domínio principal. Os melhores exemplos são posts em redes sociais e links externos, que levam diretamente ao site. Dessa forma, consegue-se tráfego também orgânico e, principalmente, sem nenhum custo a mais.

A importância do SEO On Page

Sabendo de como é e como funciona o SEO On Page, torna-se evidente o quanto ele pode fazer a diferença na publicidade de uma organização.

Afinal, com artigos bem construídos e estruturados, fica bem mais fácil chamar a atenção do público. No entanto, quando eles não são munidos de técnicas de divulgação, podem acabar ficando para trás, sem chegar aos olhos dos verdadeiros consumidores.

As técnicas de SEO On Page vêm para transformar textos informativos em conteúdos publicitários. Dessa forma, o adquire-se credibilidade e ao mesmo tempo uma estratégia de marketing digital bastante efetiva e eficaz.

Segundo pesquisas de especialistas, o tráfego orgânico costuma produzir uma conversão em vendas muito maior que o pago. Afinal, muitas vezes os anúncios usam de frases que chamam a atenção em um primeiro momento, porém, tornam-se irrelevantes na hora da compra.

Sendo assim, investir no conhecimento das técnicas certas ou na contratação de profissionais do ramo é a melhor atitude para atingir resultados ainda mais eficazes.

Importância do SEO On Page

As melhores técnicas de SEO On Page

Que o investimento nessa ferramenta é necessário já se tornou evidente. No entanto, a produção de textos relevantes não é uma tarefa tão fácil. As técnicas devem ser praticadas e testadas de maneira individual, visando sempre a melhor colocação no ranking e o fornecimento de informações exatas.

Sabendo disso, confira as técnicas SEO On Page que trazem mais resultado quando implementadas!

A palavra chave sempre deve ser o foco principal

Não é preciso ser um grande especialista do assunto para descobrir que a palavra chave é o principal pilar do SEO. Através da identificação entre ela e o assunto colocado na busca pelo usuário é que o texto é encontrado pelo buscador.

Sendo assim, investir na keyword exata com toda a certeza é uma dica de ouro. Afinal, uma parte tão importante da divulgação não deve ser levada com descaso. A escolha da palavra usada deve ser realizada através de muitas pesquisas. Além disso, ela também deve ser um resumo eficaz e conciso do tema principal tratado no texto.

Depois de escolhida, ela deve aparecer na medida certa e ao longo de todo o conteúdo, de maneira fluída e imperceptível ao leitor. No entanto, é obrigatório que apareça em locais importantes, como o título, subtítulos e o primeiro parágrafo.

Segundo especialistas, a densidade ideal para uma keyword exata e outras relacionadas é de 1 a 1,5% do texto. Ou seja, em um texto de 1000 palavras, ela deve aparecer cerca de 10 a 14 vezes apenas. Sendo assim, fica evidente que a chave do SEO On Page não é a quantidade, mas a qualidade na colocação.

Invista em títulos chamativos e informativos

Como o próprio nome indica, o título é a primeira coisa a ser lida pelo leitor. Dessa forma, ele deve ser interessante o suficiente para que mantenha o usuário dentro do conteúdo.

Porém, vale ressaltar que o título também é o principal responsável pelo clique no link do site. Afinal, quando a pesquisa é realizada, são vários os resultados exibidos. Sabendo disso, é preciso providenciar que o seu seja o mais chamativo, para que atraia a atenção logo no primeiro momento.

No entanto, isso não significa que ele deve ser sinônimo de muitas palavras. Títulos ideais são aqueles que são concisos, contém poucas frases e informam exatamente o que o leitor deseja saber.

Técnicas de SEO On Page

Meta Description

Apesar de não ser uma técnica sempre citada dentro do SEO On Page, ela pode ser um fator primordial na hora da escolha do clique.

Meta Description nada mais é que aquela pequena frase que aparece logo após o título na hora da pesquisa.

Comumente ela não é valorizada pelos redatores, que não a produzem. Dessa forma, o Google tem como padrão a colocação da primeira frase do texto. No entanto, isso pode resultar em uma oração incompleta e com pouco sentido.

Uma Meta Description de qualidade é aquela que apresenta o conteúdo do texto de forma convidativa, de forma a atrair o clique. Além disso, é comum que ela venha acompanhada de um "Call to Action", outra técnica muito utilizada e de grande eficácia.

Os links internos e externos também são fatores muito importantes dentro do SEO On Page. Eles fazem grande diferença tanto na colocação quanto na relevância informativa do conteúdo.

Os links internos, em primeiro lugar, são de grande valia para aumentar o tráfego interno e o número de cliques. Afinal, através deles é possível navegar dentro de vários textos diferentes do site e crescer os acessos de cada um deles.

Já os links externos são aqueles que direcionam para outros domínios. Eles também ajudam no rankeamento, principalmente quando indicam sites de grande relevância. Dessa forma, o buscador passa a enxergar que seu conteúdo tem referência e a entender que ele também pode ser útil aos usuários.

Crie URLS otimizadas

As URLS são outros fatores que não podem ficar de fora do SEO On Page. Apesar de não estarem dentro do próprio texto, elas são de extrema importância para que os buscadores identifiquem o conteúdo.

Sendo assim, nunca deixe de utilizar a palavra chave na URL do artigo. Ela deve estar presente logo depois do nome do site, em um local de bastante prioridade.

Outra dica importante é deixar de fora as conjunções ou letras desnecessárias. Priorize as palavras principais e inclua apenas aquelas que alteram o entendimento da mensagem.

Além disso, uma URL deve ser curta. Dessa forma, evita-se o desvio de assunto, deixando tudo ainda mais conciso e efetivo para o buscador.

Conclusão

Sabendo de todas essas dicas, não vai ser difícil utilizar as estratégias do SEO On Page dentro do seu site. Através delas, com toda a certeza os números de acesso subirão ainda mais e sua plataforma se tornará uma verdadeira referência no mercado.

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