5 emails de follow up que são abertos 67% das vezes
O email marketing é um dos principais aliados para quem deseja vender na internet. Apesar de ser a forma mais antiga de comunicação na internet, sua efetividade é inquestionável. Parte do sucesso nas vendas por email parte do fato de que a comunicação é direta, ou seja, sem maiores interrupções. Isso já não acontece nas mídias sociais, no qual diversas marcas e usuários estão disputando por segundos de atenção e podem ser desviados de uma venda há qualquer momento.
Mas não basta apenas enviar o email e esperar que todos comprem. É necessário que as pessoas abram esses mesmos emails! Sabemos que as taxas de aberturas dos emails já não são como antigamente (bons tempos né?) mas também é verdade que você ainda pode fazer muitas vendas através do email. A grande diferença é que agora você precisa sem bem mais criterioso nos emails que envia e, acima de tudo, ter bons títulos que despertem curiosidade.
Por isso, confira abaixo os tipos de email que geram maior taxa de abertura! Mas para isso, você precisará de uma ferramenta de email marketing profissional. Confira nossa avaliação da SendinBlue e descubra se realmente vale a pena investir.
Dica: A taxa de abertura de emails é maior quanto maior for a proximidade com a sua lista. Se você ficar comprando emails em base de dados de pessoas que não te conhecem, você até pode escrever o melhor título do mundo que suas taxas de abertura serão baixas. Capture sempre emails de forma correta, usando landing pages ou recebendo os contatos através do seu chat. E por falar nisso, fica a dica de um artigo interessante onde falo sobre Os melhores chats online para Landing Pages.
Email 1. Desconto na resposta de uma dúvida
Uma oportunidade de converter um lead em cliente após ele entrar em contato com seu site é oferecer um desconto relacionado ao produto que ele fez um questionamento. Por exemplo, se possui uma loja de calçados e um visitante deixa uma pergunta sobre os calçados esportivos mais recentes, não precisa "apenas" oferecer uma resposta a ele. Junto às indicações, pode incluir um pequeno desconto para encorajá-lo a comprar em sua ecommerce.
Email 2. Lançamentos de novos produtos
Apesar de pareccer óbvia, avisar sua lista de contatos - principalmente os que vieram através do chat online nas landing pages - sobre novos lançamentos de sua loja é fundamental. Por ser um produto inédito, divulgar o lançamento atiçará a curiosidade de seus contatos, aumentando as chances de que abram sua mensagem. Caso trabalhe com serviços, também pode anunciar novos tipos de serviços ou melhorias nos equipamentos. Mudando o exemplo para um salão de beleza, pode divulgar a chegada de uma nova máquina ou método que promete uma coloração melhor.
Email 3. Ofereça descontos para renovação de assinatura
Uma dica específica para quem trabalha com serviços de assinatura - como o próprio JivoChat -, um tipo de email que possui uma grande taxa de abertura é os que lembram um usuário que sua assinatura de um serviço que está prestes a acabar. Porém, você pode ir além do lugar comum nesse tipo de mensagem, oferecendo um desconto na renovação. Dessa maneira, você não apenas assegura que o cliente irá abrir o email, mas também aumenta suas chances de que ele renove a assinatura e mantenha-se como seu cliente.
Email 4. Porque companhia "X" nos ama?
Um tipo de conteúdo que sempre deixa um usuário curioso, principalmente se a companhia "X" for sua concorrente. Nesse caso, pode usar de ironia no conteúdo, dizendo que seu concorrente o "ama" por prestar um melhor serviço, ou por seu produto ter mais funcionalidades, entre outros tipos de vantagem que possui em relação a ele.
Mesmo assim, não é necessário que fale apenas do concorrente. Se tiver parcerias com outras empresas, pode pedir para que escrevam ou gravem um testemunho, falando sobre como suas soluções as auxiliaram em seu próprio negócio. Lembrando que, depoimentos em vídeo geralmente causam um impacto muito maior do que depoimento escritos, por exemplo.
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Email 5. Confira nosso último vídeo sobre [assunto abordado na landing page]
Por fim, o último tipo de email para follow up é especialmente feito para usuários que se cadastraram por uma de suas landing pages. Levando em consideração que seu conteúdo ou produtos estejam divididos em diversas categorias - e com landing pages diferentes -, você pode enviar conteúdo específico para um lead através do email marketing.
Ou seja, você pode segmentar os contatos de acordo com as landing pages que eles se subscreveram. Após realizar essa segmentação, você pode enviar diferentes emails de follow up, com conteúdos específicos sobre o assunto pelo qual o contato foi segmentado. Se sua loja de roupas possui uma landing page para a área de camisetas temáticas, por exemplo, você pode enviar um email específico com conteúdo sobre camisetas temáticas para todos os contatos que cadastraram seus emails pela landing page das camisas.
Leia também no blog JivoChat: 7 tipos de ferramentas de ecommerce que precisa usar em sua loja virtual
As landing pages são de importância essencial para ter sucesso no email marketing
Finalizando nossa lista de emails para follow up, vale lembrar que as estratégias mencionadas até aqui não adiantarão muito caso utilize listas frias ou com contatos que não vieram da landing page. Dizemos isso pois, ao se cadastrar em sua lista de emails pelas páginas de captura, esse contato oferece maior probabilidade de abrir, responder e até mesmo comprar através das mensagens de email que os enviar.
Vale notar também que as landing pages também são super importantes para a segmentação de seus contatos, principalmente pela possibilidade de criar diferentes landing pages de acordo com as categorias de sua loja virtual, como mostramos no último item desse artigo. Outro fato importante de se lembrar é que é perfeitamente possível aliar suas landing pages com o chat online, aumentando ainda mais as chances de conversão e de conseguir novos leads para suas campanhas de email marketing. O chat online do JivoChat permite que disponibilize esse tipo de atendimento online. Por isso, não deixe de conferir os 14 dias de testes GRATUITOS de todas nossas funcionalidades ao se cadastrar através do link!
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