Engajamento Instagram: o que é e 20 dicas

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Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

O Instagram se tornou uma poderosa ferramenta comercial, sendo uma das redes sociais mais acessadas no Brasil, com mais de 95 milhões de usuários. O Instagram acaba aproximando a marca ou empresa dos seus consumidores.

E para conseguir alcançar e conquistar os seus clientes é preciso ter uma boa estratégia para aumentar o engajamento no Instagram e ganhar mais seguidores e mais interações com o seu público.

Além de marcar presença no meio digital, é importante que o perfil do seu negócio gere engajamento no Instagram. Isso é fundamental, não só para influenciadores digitais, mas também para marcas que buscam aumentar o alcance e as vendas pela internet.

Por isso mesmo, neste artigo, vamos entender o que é engajamento no Instagram e a sua importância. Além de um guia com algumas dicas para aumentar o engajamento do seu perfil no Instagram.

O que é engajamento?

Basicamente, é a interação do público com o seu conteúdo. O engajamento é a métrica mais importante para um perfil no Instagram, através dele é possível ver informações sobre o interesse e o envolvimento da sua audiência com o seu conteúdo.

Se você não se dedicar para melhorar o engajamento, suas publicações e stories começam a perder visibilidade e o conteúdo que você produz começa a se tornar invisível no Instagram.

Mas como meus seguidores engajam com meu conteúdo? O engajamento são as curtidas nas publicações do Feed, os comentários, salvar e enviar postagens também contam. Envio de mensagens diretas, respostas e interações nos stories.

Toda forma de interação dos seus seguidores nas suas publicações, o Instagram entende que são engajamentos que eles estão dando ao seu perfil e que o usuário está interessado no conteúdo deste perfil.

O que é um bom engajamento?

Normalmente, quanto maior o número de seguidores, menor a taxa de engajamento. Afinal, mesmo sendo seguidores que têm interesse pelo conteúdo que você produz, eles chegam por meios e com necessidades diferentes para acompanhar o seu perfil.

Existem várias formas de uma pessoa chegar até o seu perfil, sendo mencionado por outro usuário, por meio de uma hashtag do seu nicho. O que importa é que em todos os casos, os novos seguidores se interessaram pelo seu conteúdo.

Entretanto, eles terão maior interesse por temas distintos dentro dos assuntos que você aborda, isso significa que você pode não agradar todo mundo, e não tem problema nisso. O que vale levar em consideração são esses percentuais e o que eles apontam:

Menor que 1% = engajamento baixo

Entre 1% e 3.5% = engajamento médio

Entre 3.5% e 6% =  engajamento alto

Mais que 6% = engajamento excelente

Esses números representam uma média, eles podem variar de acordo com o seu nicho, uma dica é você observar o seu conteúdo com maior engajamento e sempre buscar esses números de interações e superá-los.

Por que engajamento no Instagram é tão importante?

Postar qualquer conteúdo sem uma estratégia para a sua marca não vai acrescentar em nada no seu perfil. Pois o Instagram interpreta que se ninguém interage com sua publicação, ela não é relevante o suficiente e acaba se perdendo dentro da rede social.

E se o seu conteúdo não gera interesse, não tem porque o Instagram mostra-lo. Por isso, o principal motivo que você deve se preocupar com o engajamento no Instagram é que através dele você consegue começar a criar uma relação sólida com o seu público.

Para chegar até o seu cliente, é preciso que eles te conheçam melhor. Por isso, o engajamento é tão forte que ele cria uma relação da marca com o potencial cliente.

Para você entender a força disso, 50% dos usuários já compraram algum produto ou serviço através do Instagram. Isso significa que criar um relacionamento com seus seguidores pode contribuir para o aumento das suas vendas.

Desde a mudança do algoritmo do Instagram, onde passou a entregar conteúdos de acordo com o nível de interesse do usuário ao invés das publicações em ordem cronológica. Os seguintes fatores são levados em consideração para determinar as publicações que vao aparecer:

  • Nível de interesse do usuário e prevê o que ele gostaria de ver, baseado no seu comportamento;
  • Postagens recentes, com menos de uma semana;
  • Publicações de perfis que o usuários mais interage;
  • Quanto tempo o usuário fica no feed.

Não basta postar regularmente, é preciso ir além para criar um relacionamento com os seus seguidores.

Dicas de como aumentar o engajamento no Instagram

O algoritmo atual do Instagram faz com que suas publicações alcancem apenas uma parte dos seus seguidores. E apenas um percentual dessas pessoas alcançadas irão interagir com o seu conteúdo.

Para aumentar o engajamento no Instagram é um trabalho de 2 etapas mas que precisam de várias práticas para funcionar. Essas etapas são: Conseguir mais usuários para a publicação; Conteúdo relevante o suficiente para essas pessoas interagirem.

Por isso, separamos algumas dicas e boas práticas para você aplicar no seu perfil e aumentar o engajamento no Instagram.

1. Hashtags

As hashtags permitem que os usuários vejam o seu conteúdo ao realizarem uma busca, clicando na sessão de Hashtags da aba Explorar. O algoritmo do Instagram escolhe as publicações relacionadas com o que o usuário engajou.

Publicações no Instagram que tem pelo menos uma hashtag tem 12.6% a mais de engajamento do que aquelas que não possuem nenhuma. O ideal é usar uma hashtag quando for relevante ao post, não utilizando de qualquer forma.

Usar hashtags que não tenham a ver com o contexto da publicação para os usuários visualizarem e saírem sem interagir. Tirando a relevância da sua publicação para aquela hashtag.

2. Compartilhe seu post com perfis estratégicos.

Uma excelente forma de dar visibilidade a seu conteúdo é compartilhando por mensagem direta ele com perfis que tenham interesse por esse conteúdo.

Caso ele seja de interesse do outro usuário, ele irá compartilhar e atrair pessoas para a sua publicação. Você pode utilizar ferramentas de inteligência artificial como o Chatgpt para criar conteúdos criativos que melhorem as interações.

3. Geolocalização no Instagram

Inserir um local para cada publicação no feed e utilizar um sticker de localização nos Stories aumentam a visibilidade do seu conteúdo. Toda vez que alguém clicar em uma localização, seu post pode estar entre os listados.

Nos Stories, essa função permite que a publicação seja compartilhada como Stories daquele lugar. Publicações com geolocalização tem até 79% mais engajamento comparado às que não tem.

É importante lembrar que quanto mais específico você for na localização, mais sentido fará para as pessoas e melhor para o engajamento. Por exemplo, marcar o nome de uma praça ao invés do nome da cidade.

4. Marque outros perfis

Marcar ou mencionar outros perfis é uma oportunidade de ganhar visibilidade e de receber interação se o outro usuário comentar ou compartilhar seu conteúdo para seus seguidores.

Cuidado para não abusar desse recurso e marcar perfis que não tenham a ver com o seu conteúdo. Pois, você estará fazendo spam e acaba não conseguindo o engajamento que deseja.

Uma maneira de fazer isso é publicando algo no feed e mencionando perfis que você gostaria que contribuíssem com o assunto do post.

5. Publique nos melhores horários

É possível ver quais são os dias da semana e os horários em que seu maior número de seguidores está online, basta ir nas "Informações" do Instagram. Isso ajuda muito para descobrir quais os melhores horários para ter mais engajamento dos seus seguidores.

Utilizar ferramentas de gerenciamento de Instagram pode ajudar na hora de agendar e publicar sempre nos melhores horários para o seu perfil. Essa estratégia pode aumentar o engajamento do seu perfil.

6. Estimule o seguidor a interagir

Utilize chamadas para ação (call to action) para incentivar o seu seguidor a interagir com a sua publicação. Faça um convite para a pessoa fazer alguma coisa, como: comentar, marcar alguém, por exemplo.

7. Pergunte à audiência

As pessoas ficam felizes em demonstrar conhecimento na internet, portanto, tanto no feed quanto nos Stories, faça perguntas aos seus seguidores como por exemplo: dicas de algum restaurante, informações sobre algum produto.

Isso funciona muito bem, as pessoas respondem bastante e isso é engajamento!

8. Responda às mensagens diretas e comentários

Sempre responda as mensagens ou comentários que cheguem no seu perfil. Isso é uma excelente oportunidade para que o usuário continue interagindo e gerando mais engajamento com o seu perfil.

Ilustração de um celular recebendo diversas notificações do Instagram

9. Comente nas publicações no feed e nos Stories

Além de usar ferramentas de gerenciamento de redes sociais, é preciso comentar manualmente. Comente a publicação com objetivo de trazer mais pessoas e fazer elas engajarem cada vez mais.

Dependendo do tamanho do seu perfil, acaba ficando impossível realizar isso de forma manual sempre. Mas execute de forma estratégica para dar mais visibilidade a sua marca.

10. Reposte conteúdo de outros perfis nos stories

Repostar é uma excelente estratégia para gerar engajamento no Instagram. Pois, algo positivo para o perfil repostado que interage de volta. Sempre dê os devidos créditos às publicações.

É interessante repostar publicações de consumidores da sua marca, perfis que tem conteúdo interessante para o seu nicho.

11. Utilize os recursos interativos dos Stories

Os Stories do Instagram são uma excelente ferramenta para gerar engajamento devido aos inúmeros recursos que estimulam a interação do público com a sua postagem.

Alguns exemplos que funcionam muito bem são as enquetes e perguntas. Utilize de forma que sua audiência sempre fique interessada em assistir cada novo storie seu.

12. Faça Lives

Outra ferramenta que funciona muito bem para gerar engajamento no Instagram são as transmissões ao vivo. Ao começar uma nova live, seus seguidores recebem uma notificação e incentiva o seu público a participar.

13. Invista em boas imagens

O Instagram começou como uma rede social de fotos e hoje possui diversos conteúdos em vídeos também, então é uma rede bem visual. Por isso, investir em fotos que gerem curiosidade, chamem atenção, tenham uma história, terá um bom engajamento.

Claro que isso é algo bem subjetivo, cada imagem costuma funcionar de acordo com o perfil e com o público. Mas existem algumas regras gerais sobre elas:

  • Não utilize fotos de banco de imagens, sempre use imagens originais;
  • Busque sempre a melhor imagem, seja com filtros ou uma edição na foto;
  • Preste atenção da iluminação;
  • Evite imagens muito poluídas;
  • Imagens de pessoas em viagens, restaurante, em situações que gostaríamos de viver costumam gerar bastante engajamento;
  • Fotos com rosto de pessoas costumam ter 38% mais engajamento;
  • Publicações de humor costumam funcionar bem se estiver de acordo com o público do seu perfil.

14. Escreva legendas maiores

Como falamos anteriormente, o tempo em que o usuário passa com a timeline parada em alguma publicação conta como engajamento para o Instagram. Algo que contribui para esse tempo são as legendas maiores.

Assim como as legendas, os textos nos Stories possuem o mesmo efeito: ao segurar a tela para pausar o usuário estará um tempo parado na rede e ajuda no engajamento.

15. Utilize temas que estejam em alta

Temas que estão em alta no momento, sempre geram enjamentos. Se você tiver alguma informação exclusiva ou complementar, funciona ainda melhor, pois possibilitará mais compartilhamentos e marcações.

16. Traga informações úteis

Publicações com informações úteis são sempre compartilháveis. Por isso que perfis no Instagram com dicas de saúde, beleza, viagens e outros, fazem tanto sucesso. Os usuários mencionam uns aos outros e acabam repassando muito esse tipo de conteúdo.

17. Publique vídeos no feed

A melhor estratégia para gerar interesse nos vídeos é apresentar um conteúdo leve e que prenda a atenção do seguidor nos primeiros segundos. Os vídeos no Feed colaboram para que os seguidores permaneçam mais tempo assistindo seu conteúdo.

18. Saiba medir o engajamento no Instagram

Utilize as ferramentas do próprio Instagram para verificar os números das suas publicações e entender o horário e o tipo de conteúdo que tem mais interações. Além disso, é possível utilizar ferramentas que fazem esse tipo de análise.

19. Seguidores de qualidade

Existe um alinhamento entre o público ideal e o conteúdo que você produz, e para conseguir atrair os seguidores certos é necessário deixar bem claro o que você oferece no seu perfil.

Por isso, é importante escolher uma boa imagem de perfil, editar a biografia do Instagram,  definir os temas-chaves que você irá abordar e a identidade do seu conteúdo. Tudo isso é uma questão de construir sua imagem e identidade no Instagram .

Se não fizer isso da forma correta, você terá muitos seguidores que não engajam com a sua marca e consequentemente você não realiza nenhuma venda pelo Instagram. É importante conseguir muitos seguidores, mas principalmente os seguidores certos para o seu negócio.

20. Entenda o algoritmo do Instagram

É muito comum escutar criadores de conteúdo reclamando e culpando o algoritmo pela falta de engajamento das suas publicações no Instagram.

O algoritmo é uma parte fundamental para o Instagram, e funciona entregando uma boa experiência ao usuário. A plataforma só irá entregar para seus usuários se o seu conteúdo for bom para quem estiver usando a rede social.

Seu conteúdo precisa ser bom e ainda chamar a atenção dos usuários do Instagram. Não adianta ficar batendo de frente com ele, use ele a seu favor e produza um conteúdo que seu público vai gostar e engajar.

Entendeu o engajamento no Instagram?

Esperamos que a resposta seja sim! Aumentar o engajamento no Instagram é possível e seguindo essas dicas que separamos para você, basta colocar em prática e alinhar seu público com o que seu perfil tem a oferecer.

Se deseja administrar melhor seus perfis de redes sociais, confira nosso artigo sobre ferramentas de gerenciamento de redes sociais.

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