O que é estratégia de marca e como criar uma

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Contar com uma estratégia bem estruturada no planejamento de uma marca é um passo fundamental para alcançar o sucesso.

Essencial para diferenciar seu negócio da concorrência, definir uma boa estratégia fortalece a conexão de sua marca com os clientes. Uma forma eficiente e prática para aumentar a lucratividade.

Confira nosso artigo para compreender o que é uma estratégia de marca, como desenvolver a sua e as principais diferenças com o marketing em geral.

O que é estratégia de marca?

De forma resumida, a estratégia de marca é um planejamento a longo prazo para que uma marca tenha sucesso ao alcançar seus objetivos.

Dentro desse plano estão inseridos todos os processos, atividades e ideias que fazem com que a marca gera valor aos seus produtos e serviços, além de satisfazer seu público de forma única.

Para atingir este objetivo, a estratégia precisa ser muito bem pensada e coordenada para que seja executada no longo prazo.

O primeiro item necessário para atingir o sucesso com essa abordagem é ter um propósito, uma meta que a empresa deseja alcançar.

O próximo é manter a consistência, repetindo sua promessa de valor de várias formas, fazendo com que o público identifique essas ideias e as associe com a marca.

É importante que a marca se comunique de uma forma que gera emoção em seu público, para que então consiga fidelizar seus clientes.

Fazer com que os consumidores sintam-se parte dessa construção também é um fator fundamental nas estratégias de marca.

Quais os objetivos de uma estratégia de marca?

A proposta de uma estratégia de marca é gerar valor a partir da diferenciação da concorrência.

Isso significa que sua empresa deve ter uma mensagem bem clara e seu público deve saber o que esperar quando comprar uma solução do seu negócio.

Outro objetivo é atrair o público desejado pela empresa. Sua marca precisa ser entendida e o mercado deve saber o que irá encontrar nela.

Dessa forma, o negócio poderá contar com uma valorização maior do que o investimento feito em sua estratégia de marca.

Por que é importante definir uma boa estratégia de marca?

Confira a seguir alguns benefícios mais relevantes que uma boa estratégia pode gerar para sua marca.

Mantém os objetivos em foco

Construir uma estratégia de marca ajuda a clarear os objetivos da empresa e direcionar as ações necessárias para alcançá-los.

Isso serve de guia para todos os setores da empresa, pois só funcionará se o negócio realmente viver essa estratégia.

Melhora a comunicação com os clientes

A comunicação com os clientes se torna mais clara quando a estratégia de marca é aplicada ao marketing e ao setor de vendas.

Mantém talentos e ajuda a atrair novos

Quando a equipe é envolvida na estratégia de sua marca, é comum que os colaboradores acreditem nesse propósito e trabalhem pelo mesmo ideal.

Essa é uma forma indireta de diminuir o turnover em sua empresa. Além disso, apresentar bem os ideais de sua empresa e seguí-los é uma forma de atrair novos talentos que se identificam com sua estratégia.

Existe diferença entre estratégia de marca e marketing?

Apesar de muitas pessoas utilizarem os termos marketing e estratégia de marca como sinônimos, é importante reconhecer que existem diferenças entre eles.

A estratégia de marca é o conjunto de ações que um negócio implementar para criar e manter uma imagem forte e única para sua marca.

A estratégia de marketing é o conjunto de táticas voltadas exclusivamente para promover produtos e serviços.

Portanto, a principal diferença entre esses dois conceitos é o foco: um visa a imagem e o outro visa as vendas. O escopo das duas estratégias também é diferente.

O marketing se limita a ações de publicidade e promoção, enquanto a estratégia voltada para marca irá abranger todos os elementos de comunicação de uma empresa, desde a embalagem dos seus produtos até a comunicação de seus colaboradores e a experiência do cliente.

Os 6 componentes da estratégia de marca:

Entenda os 6 principais componentes de uma estratégia de marca.

  1. Consistência: é fundamental manter a consistência em todos as etapas da mensagem e da estratégia, independente da plataforma. Tudo precisa acontecer com planejamento e harmonia, desde as cores até o tom da voz da marca.
  2. Propósito: é essencial encontrar a razão pela qual está nesse negócio. Então, será preciso transmitir esse propósito para sua equipe e aos consumidores. Gerar lucro não é seu único objetivo, identifique uma causa maior e sua marca poderá gerar mais empatia.
  3. Flexibilidade: as estratégias oferecem a flexibilidade necessária para se ajustar às necessidades do público-alvo. Isso significa que se o que foi usado antes não funciona mais, é possível identificar isso e mudar a abordagem.
  4. Emoção: é comum que as pessoas confiem em suas emoções em vez de usar o pensamento lógico. Por isso, empresas podem optar pelo apelo através de sensações e emoções. Apresentar ideias semelhantes é uma forma de se aproximar das pessoas e construir relacionamentos positivos.
  5. Lealdade: é importante que as marcas recompensem clientes que mostraram dedicação. Afinal, a lealdade é uma via de mão dupla. Garantir isso é fundamental para uma estratégia de marca, já que feedbacks, comentários e recomendações são ações valiosas.
  6. Consciência competitiva: conhecer seus competidores e os métodos que usam é importante para seu negócio. Essa avaliação pode ajudar a entender estratégias que deram certo ou falharam, além de ajudar a encontrar um lugar próprio para sua marca.

Como construir uma estratégia de marca

Identifique sua missão, visão e valores

Para que uma marca seja reconhecida, ela precisa contar um conjunto de princípios que guia sua atuação no mercado.

Definir a missão, a visão e os valores do seu negócio irá ajudar sua marca a conquistar clientes e incentivá-los a continuar como clientes de sua empresa.

Também é importante agir para mostrar esse conjunto de valores ao seu público, criando declarações que os expressem.

Defina a essência da marca

A essência de sua marca consiste em: voz, tom e personalidade. Para conseguir definir essa "personalidade" de sua marca, será preciso buscar por características humanas para sua marca.

Existem diversos caminhos, marcas podem ser sofisticadas, luxuosas, emocionantes, legais, divertidas, parceiras.

Contudo, é importante que essa personalidade reflita diretamente os valores, a missão e a visão de sua empresa.

Depois disso, encontre a voz da sua marca. A forma com que seu negócio irá se comunicar com os consumidores.

Por fim, defina o tom que irá transmitir sua atitude em relação aos clientes, adaptando sua mensagem para transmitir todas essas informações.

Use recursos visuais

Um fator comum entre a maioria dos clientes é fazer associações visuais quando pensam em uma marca.

Definir uma identidade visual é importante para reforçar essa ideia. Essa identidade é composta por logotipo, cores, fontes e recursos visuais.

Esses recursos exclusivos serão a forma gráfica de representar sua marca e a diferenciar dos concorrentes.

Criar uma identidade visual marcante irá ajudar a gerar uma boa impressão e conexão emocional com seus clientes.

Defina diretrizes

Defina as regras que serão aplicadas na criação de conteúdo. Isso é fundamental para marcas que trabalham com freelancers e agências de publicidade.

Com essas diretrizes será mais fácil entender seus objetivos, adaptando a forma de criar conteúdo e atingir seu público-alvo.

Aprenda estratégia de marca com quem tem experiência

Se você tem interesse em se aprofundar nas estratégias de marca voltadas aos canais digitais, considere aprender com quem já tem experiência.

O curso Estratégia de marca no Instagram foi desenvolvido pela estrategista de marketing argentina Julieta Tello, que gerou grandes resultados com sua marca e se tornou uma influenciadora digital na rede.

O material ensina o passo a passo de como criar uma estratégia de sucesso no Instagram, administrando um perfil profissional e gerando objetivos mensuráveis.

O curso conta com um projeto de conclusão que envolve escrever sua biografia, utilizar hashtags relevantes ao seu nicho e criar 9 publicações com conteúdo visual impactante e storytelling.

Principais tópicos:

  • Como usar o Instagram
  • Estratégia de posicionamento de marca
  • Como usar o Instagram Stories para se conectar e converter
  • Entendendo suas estatísticas
  • Instagram Ads

Preparado para criar uma estratégia de marca?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado a compreender o que é uma estratégia de marca, sua importância para um negócio e as etapas básicas para criar uma.

Caso tenha interesse em reforçar a comunicação com seu público, confira os recursos que o JivoChat oferece.

O JivoChat é uma ferramenta de atendimento profissional que reúne chat online em seu site e integração com WhatsApp, Instagram e Facebook, além de recursos de CRM, chatbot e muito mais.

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