Marketing para indústria: saiba como montar uma estratégia de resultado

Tempo de leitura4 minutos
Rafaela Ricardo
Rafaela Ricardo
Criadora de Conteúdo da Soluções Industriais

De forma geral, podemos definir o marketing para indústria, ou também marketing industrial, como um conjunto de estratégias realizadas de uma empresa para outra.

Ou seja, ele é uma solução de relacionamento envolvendo 2 empresas. Além disso, o marketing para indústria é utilizado dentro do mercado B2B, que significa Business to Business, ou negócios para negócios.

Para entendermos melhor, ele é o marketing de uma empresa que não se destina ao consumidor final (pessoa física), mas sim a outras organizações!

Imagine uma empresa que vende válvula redutora de pressão: essa indústria não atende apenas clientes individuais, mas também outros negócios e organizações que precisam da matéria para fabricar os seus próprios produtos.

Sendo assim, para essas empresas, é extremamente necessário ter uma boa comunicação e divulgar seus produtos com eficiência.

Para isso, o marketing para indústria surge como uma estratégia viável e que gera muitos resultados positivos, desde o alcance de novos clientes, até a valorização da marca, entre outros.

E se você quer saber como utilizar o marketing para indústria para montar estratégias que gerem resultados? Então acompanhe nosso post e aprenda a montar ações eficientes para os seus interesses. Boa leitura!

Aposte nas redes sociais

As redes sociais são plataformas perfeitas para os negócios que pretendem começar com as suas estratégias de marketing para indústria.

Isso, pois nos dias de hoje, estar presente nas redes sociais é algo fundamental, e que pode até mesmo determinar o sucesso na comunicação de qualquer empresa.

Por essa razão, quando for planejar as suas ações de marketing para indústria, analise e investigue onde a sua persona está mais concentrada entre as redes sociais, como o Facebook, Instagram, Pinterest, LinkedIn, Whatsapp, entre outros, e após isso, invista nas plataformas mais adequadas.

Além das redes sociais serem ferramentas indispensáveis para se comunicar com o público, nestes ambientes, também é possível construir e publicar conteúdos institucionais e publicitários, desenvolvendo campanhas patrocinadas no seu nicho.

Tenha um site e utilize as técnicas de SEO

Outra dica para montar uma estratégia eficiente de marketing para indústria é por meio de um site otimizado.

Afinal, ter um bom posicionamento nos sites de busca, como o Google ou o Bing é essencial para quem quer investir no marketing B2B. Isso auxilia e influencia diretamente na facilidade que uma empresa terá ao cotar matérias para o seu negócio.

E o que isso quer dizer? Que com um bom posicionamento, se sua indústria vende produtos como válvula de retenção, é possível ser encontrado mais facilmente por seus clientes empresariais quando eles procurarem pelo produto que você comercializa.

E para que um site tenha um melhor ranqueamento, o SEO (Search Engine Optimizatio) pode te ajudar muito. Se trata de um conjunto de técnicas utilizadas no site ou conteúdo, com o intuito de melhorar o seu posicionamento nos buscadores.

Quanto mais sua indústria for encontrada, maiores as chances de fechar contratos de vendas e maximizar a lucratividade do seu negócio.

Além do SEO ser uma estratégia que ajuda a subir de ranking no Google, ela é considerada ações orgânicas e que geram resultados de médio a longo prazo.

Ou seja, se você pretende obter retorno de forma rápida, mas com a mesma eficiência, os links patrocinados são excelentes alternativas.

Eles se consistem em anúncios de marketing digital do seu conteúdo ou website, que normalmente aparecem nas páginas de pesquisa.

Sabe os resultados que aparecem na primeira posição do Google e contam com uma descrição acima escrito "anúncio"? Aquilo é considerado uma estratégia de link patrocinado.

Para aparecer no Google, é possível criar campanhas na ferramenta Google Adwords, que por sua vez, anuncia os seus conteúdos e páginas da web de forma segmentada para o seu nicho.

Isso significa que se sua empresa fornece produtos como masterbatch apenas para uma região de São Paulo, o Google Ads irá apenas divulgar a sua campanha para potenciais compradores localizados nessa região.

Use uma plataforma de marketplace B2B

Você sabia que também é possível comercializar seus produtos e serviços de forma online, sem necessariamente ter um site próprio?

Essa é uma das soluções mais utilizadas pelas empresas que querem ampliar suas estratégias de marketing para indústria.

Com um portal B2B, seu negócio consegue realizar vendas vendas e anunciar seus produtos de maneira rápida e simples.

Uma das maiores vantagens do marketplace B2B é que é possível alcançar uma maior gama de potenciais clientes dentro do seu nicho, além de não precisar ter gastos com manutenção de site ou preocupações com SEO.

Certamente, é uma maneira para os negócios que querem alavancar as vendas e se tornarem mais visível diante do seu público.

Faça marketing de conteúdo

Por fim, o marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing para indústrias mais recorridas entre as empresas.

Isso porque, por meio dos conteúdos, sua empresa alcança mais notoriedade, credibilidade e pode se tornar uma referência no segmento.

Basicamente, o marketing de conteúdo se baseia na produção de conteúdos relevantes destinados a um nicho. Esses conteúdos tem como objetivo atrair novos clientes, se relacionar e converter.

Com conteúdos ricos e relevantes, é possível despertar interesse e valor para os seus produtos, atraindo a sua audiência e posicionando sua marca como uma referência no setor.

Agora que você já sabe como elaborar estratégias eficientes de marketing para indústria, o que acha de aplicar alguma dessas dicas em seu negócio e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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