56 Melhores Ferramentas de Marketing Digital em 2024

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Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

Quando o assunto é divulgar seu negócio na internet através de estratégias de marketing digital, é importante usar ferramentas profissionais para otimizar suas campanhas e atingir os melhores resultados.

Para isso, preparamos esta lista com as 56 melhores ferramentas de marketing digital que podem ajudá-lo a atingir mais clientes, propagar a sua marca e gerar mais tráfego para seus domínios.

Separamos as ferramentas em categorias para ajudá-lo a encontrar o que precisa. Mas fique atento, algumas soluções atendem múltiplos propósitos, por isso vale a pena conferir nossos comentários sobre cada uma delas.

Sem mais delongas, vamos à lista!

1. JivoChat

Talvez você acredite que o JivoChat é apenas uma ferramenta de atendimento ao cliente que oferece chat online, telefonia, email, entre outras integrações. Entretanto, o JivoChat também conta com recursos de comunicação interna, permitindo que você configure departamentos e centralize suas comunicações em uma plataforma confiável, facilitando e organizando a troca de informações entre membros de sua equipe de marketing e de outros setores.

Além disso, ter um chat online em seu website é um grande diferencial no que diz respeito às suas chances de reter clientes. De nada adiantar gerar mais tráfego se você não for capaz de reter o fluxo de visitantes e convertê-los em clientes - por isso, aproveite recursos como convites proativos para abordar pessoas navegando em sua página e ofereça uma experiência personalizada para gerar mais oportunidades de negócios.

Ferramentas de email marketing

Ferramentas de email marketing

O email ainda é um dos canais mais potentes para que seu negócio consiga atingir consumidores. Por isso, não poderíamos deixar de apresentar as melhores plataformas de email marketing para suas campanhas.

2. Brevo

O Brevo oferece uma ferramenta extremamente robusta, prática e intuitiva, projetada para ajudá-lo a otimizar suas taxas de abertura e conversão através dos disparos de email marketing. Faça testes A/B, crie mensagens personalizadas e use modelos profissionais em seus emails através da ferramenta.

3.Pipedrive

O Pipedrive é outra excelente opção na nossa lista de ferramentas de email marketing, além de contar com uma ferramenta de CRM altamente eficaz e de uso simplificado. O Pipedrive conta com seis opções de planos pagos que podem ser adaptados conforme as exigências da sua empresa, e todos esses planos incluem um período de teste gratuito de 14 dias.

4. RD Station

O RD Station Marketing é uma ferramenta de automação de marketing brasileira que conta, entre outras funcionalidades, com a área de criação e envio de email marketing. Você pode escolher a finalidade do seu email, se será uma campanha pontual, um Teste A/B ou até para um fluxo de automação. Ainda há diversos modelos prontos, com layouts Básicos ou Temáticos para facilitar a criação das suas campanhas.

5. Nitronews

O Nitronews foi a primeira ferramenta de email marketing no Brasil a oferecer uma modalidade de disparos gratuitos para negócios. Hoje, ela é uma das plataformas mais usadas por negócios nacionais que desejam realmente alavancar suas campanhas de email.

6. E-goi

O E-Goi é outra excelente ferramenta de marketing digital. Ele é extremamente completo, oferecendo soluções multicanal para que você possa ir além do disparo de emails e malas diretas. Na ferramenta, você encontrará soluções automatizadas para e-mail, mobile, envio de SMS, notificações e até mesmo chamadas de voz.

7. Mailify

Para quem quer ter facilidade ao gerenciar contatos e automatizar envios de emails, indicamos o Mailify. Escolha modelos prontos e personalize-os de acordo com seus objetivos para engajar seus consumidores e gerar mais resultados através do email marketing.

8. MailerLite

Aproveite ferramentas de automação de marketing e seja capaz de criar e gerenciar campanhas de email que realmente geram resultados através dos recursos profissionais oferecidos pela MailerLite. A melhor parte? Você pode fazer até 12 mil disparos por mês gratuitamente, para mil clientes cadastrados.

9. GetResponse

O GetResponse é uma ótima opção para quem busca criar e administrar múltiplas campanhas de email. Ele oferece uma interface extremamente amigável e é projetado para facilitar o trabalho de sua equipe de marketing.

10. Moosend

Para quem quer criar emails através de um editor Drag & Drop (arrastar e soltar), o Moosend realmente pode ser uma mão na roda. Ele também oferece recursos de automação de campanhas, segmentação avançada e a possibilidade de acompanhar relatórios em tempo real.

11. AWeber

A AWeber é uma opção popular para quem busca criar modelos de email responsivos, profissionais e realmente capazes de ajudá-lo a converter mais. Ele conta com uma ferramenta de Smart Designer baseada em inteligência artificial para que você possa construir modelos de email que convertem e também oferece um editor Drag & Drop para agilizar seu trabalho, vale a pena conferir.

12. Zoho Campaigns

A Zoho é uma empresa que oferece diversas soluções para negócios digitais, desde sistemas de CRM e Help Desk à soluções para email marketing. A maior vantagem de sua ferramenta é a integração nativa com os outros produtos oferecidos pela Zoho.

13. EmailOctopus

Com o Email Octopus, você poderá fazer até 10 mil envios por mês para até 2500 assinantes sem precisar pagar nada. Além disso, poderá contar com relatórios detalhados - armazenados por um período máximo de 30 dias.

14. MailChimp

O MailChimp também é uma opção extremamente popular entre as ferramentas de marketing digital voltadas para campanhas de email. Ele é robusto e oferece acesso à 7 canais de marketing, assim como automação, modelos de emails e direcionamento baseado no comportamento de seus consumidores.

Ferramentas para criar anúncios pagos

Ferramentas para criar anúncios

Se o seu objetivo é atrair tráfego através de anúncios pagos, confira qual das seguintes plataformas têm o maior potencial de engajar o seu público.

15. Google Ads

O Google é o maior mecanismo de busca do mundo e, por isso, você certamente gostará de usar sua ferramenta de anúncios para impulsionar seus resultados na ferramenta. O Google Ads oferece recursos para criação de anúncios nas páginas de resultados do buscador, remarketing, banners em sua rede de display e muito mais.

16. Facebook Ads

Já para anunciar no Facebook, você precisará investir em anúncios através do Facebook Ads, a plataforma dedicada da rede social para ajudá-lo a encontrar e atingir seu público através de filtros detalhados, insights sobre os consumidores alvo e recursos de retargeting.

17. Instagram Empresas

O Instagram também conta com sua própria plataforma de anúncios para que você consiga desenvolver seu negócio na rede social, gerando reconhecimento, propagando a sua marca e aumentar o número de clientes através de recursos dedicados à ajudá-lo a engajar sua audiência.

18. Youtube Ads

Você gostaria de exibir anúncios nos vídeos do YouTube? Para isso, será necessário usar o YouTube Ads, uma das melhores ferramentas de marketing digital para quem deseja criar propagandas direcionadas e em formato de vídeo.

19. AdEspresso

Projetado para ajudar agências, empresas e ecommerces a gerar melhores resultados através de anúncios pagos em canais como o Facebook, Instagram e outras plataformas, não poderíamos deixar de indicar o AdEspresso em nossa lista de ferramentas de marketing digital. Com ele, você poderá gerenciar todas as suas campanhas de anúncios em um único aplicativo, vale a pena conferir.

20. Adbeat

O Adbeat te ajuda identificar todas as campanhas de anúncios criadas pelos seus concorrentes para ajudá-lo a identificar as estratégias de marketing digital dos mesmos e encontrar novas oportunidades de geração de tráfego para o seu próprio negócio.

21. Moat

Com o Moat, você também poderá buscar anúncios criados por outras marcas e empresas e descobrir quais estratégias estão empregando. Dessa forma, você mesmo pode descobrir novos locais para anunciar e não ficar para trás da concorrência.

22. SpyFu

Como uma alternativa às duas opções acima, o SpyFu também te permite identificar todas as palavras-chave trabalhadas por seus concorrentes em campanhas para gerar tráfego pago ou orgânico, através de uma interface robusta e completa.

Ferramentas para criar Landing Pages

Ferramentas para criar landing pages

As landing pages têm como principal objetivo gerar leads para o seu negócio. Por isso, é importante usar ferramentas de marketing digital que te ajudem a construir páginas realmente capazes de chamar a atenção dos consumidores e melhorar suas chances de conversão.

23. InstaPage

A InstaPage oferece diversas soluções, incluindo ferramentas para impulsionar seus anúncios e claro, um construtor de landing pages realmente profissional e completo. Com ele, você poderá facilmente criar e atualizar publicações em suas páginas facilmente, garantir um design de qualidade e converter mais leads com formulários customizáveis.

24. Unbounce

Aproveite o editor Drag & Drop do Unbounce para criar landing pages que realmente se encaixam com sua marca e sejam capazes de engajar visitantes. Ele oferece mais de 100 modelos prontos para que você possa personalizar formulários e realmente é considerado uma das melhores ferramentas de marketing digital.

25. Lander

O Lander é um criador de landing pages gratuito que, além de ser extremamente prático e intuitivo, também oferece integração com diversas outras ferramentas e soluções, como o Google Analytics, Mailchimp, AWeber, Zapier, E-goi, entre outros.

26. LeadPages

Na ferramenta da LeadPages, você poderá acompanhar medidores de conversão, rastrear o tráfego gerado por suas landing pages e criá-las facilmente através de um editor Drag & Drop (arrastar e soltar), vale a pena conferir os diferenciais da ferramenta.

27. LaunchRock

A LauncRock é uma das ferramentas de marketing digital da Startups.com e, além de oferecer cursos de marketing digital, também conta com uma ferramenta bem completa para criação de landing pages através de modelos prontos altamente personalizáveis.

28. HelloBar

Se está em busca de uma opção gratuita mas realmente capaz de entregar o que promete, recomendamos o HelloBar. Com ele, você poderá aproveitar até 5 mil visualizações mensais em suas landing pages sem precisar pagar nada. É extremamente fácil criar e configurar páginas na plataforma, e caso precise escalar seu negócio, poderá contar com a expansão através dos planos pagos.

29. Kickoff Labs

Oferecendo planos gratuitos e pagos, com o Kickoff Labs você poderá aproveitar mais de 150 imagens de fundo para criar suas landing pages e integrá-la com ferramentas como o Mailchimp, widget para Facebook, Wordpress e conectá-lo com seu Google Analytics. Vale a pena conferir e aproveitá-lo para criar quantas landing pages quiser.

30. Landingi

Com mais de 200 templates gratuitos para a criação de landing pages, o Landingi não poderia ficar fora de nossa lista de ferramentas de marketing digital. Basta selecionar seu modelo, personalizá-lo e incluir formulários customizáveis para começar a converter visitantes em leads com landing pages profissionais.

Ferramentas para design

Ferramentas de design

Hoje, você não precisa obrigatoriamente ter experiência e formação como designer gráfico para criar banners, panfletos, infográficos e outras artes para suas campanhas de marketing digital. Aproveite as seguintes ferramentas e veja como pode ser simples criar artes profissionais.

31. Kittl

A Kittl é uma plataforma de design poderosa que combina templates profissionais e edição precisa, permitindo a criação de designs inovadores para redes sociais, projetos gráficos e muito mais, em questão de segundos.

Na plataforma, é possível contar com sua abordagem prática e acessível ao design, pois conta recursos avançados de edição para você personalizar suas criações de maneira profissional.

A ferramenta de edição de texto, por exemplo, permite transformar e ajustar qualquer palavra com apenas alguns cliques, tornando o processo rápido e eficiente.

Além disso, a Kittl oferece o texture clipping automatizado, que aplica texturas exclusivas como efeitos rústicos e papéis envelhecidos, agregando um nível de detalhe único aos seus designs.

As cores também se destacam com o recurso de recoloração automática, que possibilita trocar paletas inteiras em um instante, garantindo que seus projetos sigam as tendências mais atuais.

Com uma biblioteca ilimitada de ilustrações, fontes, fotos e ícones, a Kittl oferece tudo o que você precisa em um só lugar, eliminando a necessidade de procurar recursos externos.

Kittl

32. Shutterstock Creative Flow

O Shutterstock já é bastante conhecido por ser um dos principais banco de imagens da internet, oferecendo conteúdo de qualidade desde vetores até vídeos.

A novidade é que agora você também pode criar seus designs direto da plataforma e baixar as suas criações para utilizar no seu negócio.

A plataforma conta com vários templates prontos para você escolher, poupar tempo e criar designs bonitos. Ou seja, é uma das opções de ferramentas de marketing digital indispensáveis para qualquer negócio.

33. Desygner

O Desygner é uma ferramenta de design feita para quem não é designer, sendo extremamente útil para a criação de anúncios, artes para redes sociais, folhetos, cartões de visita, cartazes, banners, etc. A melhor parte é que você pode utilizá-lo gratuitamente, vale a pena conferir.

34. Venngage

O forte do Venngage é sua ferramenta de criação de infográficos, excelente para suas estratégias de marketing de conteúdo, por exemplo. A plataforma oferece diversos modelos prontos e um editor Drag & Drop muito prático e intuitivo.

35. Adobe Spark

É difícil falar de design sem mencionar um dos produtos da Adobe - responsável pelo Photoshop e Illustrator, por exemplo. Entretanto, enquanto estes são programas direcionados para profissionais, o Adobe Spark é uma opção simplificada para você que não possui muito conhecimento em design, crie banners, anúncios, panfletos e muito mais com a ferramenta facilmente.

Ferramentas para SEO e análise de tráfego

Ferramentas de SEO

A otimização para mecanismos de busca (SEO) é um dos pilares para diversas estratégias de marketing digital. Se você tem interesse em trabalhar com uma estratégia de marketing de conteúdo ou simplesmente deseja melhorar o posicionamento de suas páginas no Google, confira ferramentas que podem ajudá-lo.

36. Ahrefs

O Ahrefs é definitivamente uma das melhores ferramentas de marketing digital para quem busca acompanhar tudo relacionado à SEO On Page e Off Page, como links internos, backlinks, etc. Nele, você poderá pesquisar por palavras-chave, analisar o tráfego de concorrentes e rastrear o posicionamento de suas páginas e resultados orgânicos.

37. SEMrush

Como uma alternativa ao Ahrefs, o SEMrush também oferece um painel extremamente completo onde você poderá avaliar suas ações de SEO, pesquisas e rastrear palavras-chave, encontrar novas oportunidades para suas estratégias de marketing e avaliar o desempenho de suas páginas em comparação a concorrentes que também trabalham as mesmas palavras-chave.

38. Yoast

O Yoast funciona essencialmente como um auditor de SEO em tempo real, capaz de avaliar o conteúdo de suas páginas e relatar problemas e oportunidades de otimização. Ele é um plugin para WordPress, instale-o e comece imediatamente a empregar técnicas de otimização de uma forma mais eficaz.

39. SimilarWeb

O SimilarWeb é excelente para ajudá-lo a entender de onde vêm o tráfego de sua página, quem são seus concorrentes e como está seu ranqueamento geral entre outras páginas relacionadas ao seu negócio.

40. Google Keyword Planner

O Keyword Planner na verdade é um recurso disponível dentro do Google Ads. Se você já possui uma conta configurada na ferramenta, poderá aproveitá-lo para descobrir novas palavras-chave relacionadas ao seu negócio, identificar o número de cliques e buscas das mesmas e adaptar suas estratégias de conteúdo de acordo.

41. Google Optimize

O Google Optimize é capaz de avaliar o seu website e identificar quais são os principais fatores que realmente atraem e agradam visitantes. Seu foco principal não é o SEO, mas através de seus insights e integração com o Google Analytics, você poderá avaliar seu tráfego de uma forma personalizada. Certamente não poderíamos deixá-lo fora da lista de ferramentas de marketing digital.

42. Alexa

A Alexa é uma ferramenta da Amazon, mas não estamos falando da assistente virtual. Com ela, você poderá conferir seus backlinks, fazer pesquisas por palavras-chave, avaliar seus competidores e até mesmo fazer avaliações de SEO de suas páginas. A ferramenta também possui planos dedicados para empresas e agências de marketing digital.

43. Moz

A Moz oferece duas ferramentas de SEO realmente robustas, sendo uma um kit completo com tudo o que você precisa para avaliar a otimização das páginas de seu website. Por outro lado, com a segunda ferramenta, você poderá integrá-lo às páginas de seu negócio e descobrir se clientes realmente conseguem encontrá-lo ao pesquisar nos buscadores.

Ferramentas de mapas de calor

Ferramentas de mapas de calor

Mapas de calor te ajudam a entender de verdade o comportamento de visitantes em sua página e, por isso, é indispensável usar esse tipo de ferramenta de marketing digital em seu negócio.

Entenda o que o seus clientes fazem e otimize seus processos, estratégia e navegação para otimizar a experiência dos mesmos.

44. Hotjar

Com o Hotjar, você poderá de fato visualizar padrões comportamentais dos visitantes de suas páginas, identificando quais são as seções, categorias e páginas mais visitadas, botões e ícones mais utilizados, entre outros insights do uso de seu domínio.

45. Clicktale

O Clicktale é uma excelente alternativa ao Hotjar. Com ele, você também poderá rastrear o que seus visitantes normalmente fazem ao acessar suas páginas, de uma forma visual através de mapas de calor.

Ferramentas para marketing de afiliados

Ferramentas para marketing de afiliados

Se você deseja adentrar no mercado de afiliados e começar a vender através de campanhas de marketing digital, precisará primeiro encontrar bons produtos e soluções para vender aos seus próprios leads, assim como conseguir rastrear links de diversos programas de uma forma simplificada. Para isso, confira as opções.

46. Hotmart

O Hotmart é considerado a maior plataforma para o mercado de afiliados. Nela, você poderá encontrar uma enorme gama de produtos e programas de afiliados para começar a vendê-los aos seus próprios clientes. Além disso, os pagamentos são processados dentro da própria ferramenta, e a mesma oferece relatórios de desempenho para ajudá-lo a acompanhar suas vendas.

47. Bit.ly

Ao se cadastrar em programas de afiliados, você normalmente receberá um link capaz de atribuir indicações ao seu cadastro. Este link, algumas vezes, é extremamente extenso e nada amigável para suas publicações. Por isso, indicamos o uso do Bit.ly para reduzir seus links e personalizar a URL de acordo com os produtos ou serviços indicados.

Ferramentas para otimizar o desempenho de sua equipe

Ferramentas de marketing digital para sua equipe

Por fim, organizar a tarefa de sua equipe e melhorar o desempenho das operações certamente trará impactos positivos às suas estratégias e campanhas de marketing digital.

Confira ferramentas de gestão de projetos e otimize seus processos internos para fazer com que sua equipe seja cada vez mais eficiente.

Aqui na JivoChat estamos sempre buscando formas de otimizar o desempenho de sua equipe e ajudá-lo a atingir o sucesso. Pensando nisso, criamos para você um gerador de link do WhatsApp para que possa melhorar a comunicação com seus clientes através do aplicativo de mensagens mais popular do Brasil.

Basta acessar, preencher os campos e, caso precise, inserir uma mensagem personalizada que será enviada pelo contato assim que iniciar uma conversa através do link direto. Use a ferramenta para melhorar o atendimento no WhatsApp Business!

49. Gerador de QR Code

Já pensou em começar a criar seus próprios códigos QR e compartilhar links, imagens, promoções e muito mais com seus clientes através dessa tecnologia já tão acessível através dos smartphones? Criar um QR code na verdade é bem simples, projetamos uma ferramenta intuitiva para que possa fazer isso com facilidade em menos de cinco minutos, confira.

50. Gerador de Ideias

A Camila Porto, autora do livro "Facebook Marketing: Como gerar negócios na maior rede social do mundo" e empreendedora digital criou uma ferramenta que tem como objetivo ajudar a sua equipe a ter ideias de títulos e de conteúdos.

Com o Gerador de Ideias, você poderá escolher uma categoria, digitar uma palavra-chave e receber com apenas um único clique uma lista extensa de oportunidade para trabalhar em sua própria estratégia de conteúdo ou blog, por exemplo. A ferramenta é inteiramente gratuita, aproveite!

51. MindNode

O MindNode é excelente para negócios que gostam de realizar sessões de Brainstorming, por exemplo. Com ele, fica fácil organizar as suas ideias e de outros integrantes da equipe de marketing digital para que possa trabalhar de forma organizada.

52. Hootsuite

O Hootsuite pode ser considerado uma plataforma completa para administração de todas as suas campanhas de marketing digital nas redes sociais. Com ele, é possível agendar publicações e monitorar o desempenho de diversas campanhas em um único local. Ele é integrado ao Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, Twitter, Pinterest e muito mais.

53. Buffer

O Buffer é uma excelente alternativa ao Hootsuite para agendamento de publicações e administração de campanhas de marketing nas redes sociais. Além disso, ele conta com um painel robusto para análise de desempenho e resultado de suas ações.

54. Zapier

O Zapier é uma plataforma que pode ajudá-lo a conectar diversas ferramentas e otimizar seu trabalho através de diversas automações, como por exemplo a sincronização de contatos entre seu sistema de CRM e sua ferramenta de email marketing, por exemplo. Trabalhar com sistemas integrados pode melhorar significativamente seu desempenho.

55. Asana

O Asana é uma plataforma de gestão de projetos que merece ser mencionada em nossa lista de ferramentas de marketing digital. De fato, ele não têm relação direta com suas campanhas e estratégias, mas sim com a organização de ações, tarefas e administração de sua equipe de marketing.

56. Trello

Por fim, de forma parecida ao Asana, com o Trello você consegue acompanhar todas as atividades e delegar tarefas à integrantes de sua equipe de forma prática, rápida e visual. Ele é ideal para manter seus projetos andando e ajudá-lo a rastrear o desempenho da equipe.

Encontrou as suas ferramentas de marketing digital?

Esperamos que nossa lista atualizada tenha te ajudado a encontrar todas as ferramentas que precisa para otimizar suas estratégias, melhorar o desempenho de suas campanhas e começar a atingir os resultados almejados.

E não se esqueça, de nada adianta atrair tráfego para as suas páginas se você não estiver pronto para recebê-los. Por isso, aproveite para instalar o JivoChat gratuitamente em sua página e melhore a retenção de clientes ao oferecer um chat online para conversar com os mesmos e tirar suas dúvidas em tempo real!

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