Conheça o flash mob e como ele atua nas estratégias de marketing

Tempo de leitura5 minutos
Thiago Coutinho de Oliveira
Thiago Coutinho de Oliveira
CEO & Founder do Grupo Voitto

Aprenda mais sobre o Flash Mob como estratégia de marketing e descubra como utilizar essa técnica e impulsionar o seu negócio para o caminho do sucesso.

Os Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em prol de uma causa.

No marketing, o flash mob atua como um grande aliado nas técnicas de viralização do seu conteúdo, isso por que, a movimentação gerada desperta o gatilho da curiosidade no seu público que assim, se sente apto a compartilhar com seus amigos e familiares o conteúdo e opinar sobre o que foi visto.

O primeiro flash mob surgiu em junho de 2003, pelo jornalista Bill Wasik, natural de Nova York. 

Para Wasik, o objetivo do flash mob era demonstrar que as próprias pessoas poderiam se tornar o "show" para promover o seu próprio pensamento ou ideia.

Dessa forma, para saber um pouquinho mais sobre o assunto, separamos o artigo nos seguintes tópicos:

  • Exemplos de flash mob já realizados
  • O flash mob pode ser digital?
  • O flash mob como estratégia de marketing

Vamos lá?

Exemplos de Flash Mob

A prática do flash mob é muito constante na atualidade, e tenho certeza que você já ouviu falar em alguns dos exemplos que mostraremos a seguir!

Harlem Shake

Você lembra da dancinha do Harlem Shake? Pois é! O harlem shake foi um grande flash mob que aconteceu e pra participar você tinha que dançar aleatoriamente quando a música começasse a tocar!

Várias pessoas realizaram encontros pontuais para gravar vídeos e isso se tornou uma grande febre no mundo inteiro.

I Gotta Feeling

Esse flash mob reuniu 21 mil fãs do grupo Black Eyed Peas para comemorar o início da 24 temporada do programa de televisão da Oprah Winfrey. 

A ação deu início com apenas uma pessoa dançando, e por conseguinte, todas acompanharam formando um grande espetáculo que fez o hit I Gotta Feeling chegar ao topo dos charts americanos!

Move Movement

Na estação central de trens, em Sydney, pessoas fizeram um movimento para chamar a atenção para o Move Movement, que era um programa que promovia exercícios físicos para as pessoas em prol da prevenção de possíveis doenças.

Legal não é mesmo? O flash mob é uma grande manifestação além de tudo, cultural e social que visa atrair as pessoas para mais perto do seu projeto.

Você sabia que podemos considerar também como Flash Mobs os protestos? Pois é, falando um pouquinho mais na língua atual, os famosos challenges na internet também são um dos componentes dessa grade.

Flash mob em Sydney

O flash mob pode ser digital?

A tecnologia chegou com tudo, e isso, já não é novidade para nós, mas a pergunta que não quer calar é, o flash mob pode ser digital?

A resposta é sim.

Com o avanço dos meios de comunicação no mundo, a maior forma de impactar pessoas e promover as suas ideias é dentro do digital.

Desde o início da ideia do flash mob, as pautas das reuniões organizadas através dos grupos participantes eram sempre a fim de levar o conteúdo para mais pessoas possíveis.

Dessa forma, você quer algo mais estratégico do que usar isso digitalmente?

Usando as estratégias do flash mob original, que visava as concentrações em ambientes públicos, o flash mob como estratégia de marketing tem como objetivo reunir ainda mais essas pessoas.

Você tem acesso a todas as informações ali, pela tela do seu celular. Visto isso, trouxemos alguns exemplos para você entender melhor como isso funciona!

Fique com a gente e saiba os exemplos de flash mob digitais que já aconteceram e você nem se deu conta!

Desafio da Kylie Jenner

Em 2015, surgiu o polêmico challenge do "Desafio da Kylie Jenner". Esse, por sua vez, consistia em desafiar os telespectadores a usar uma técnica para deixar os lábios grossos iguais ao da influencer.

A mobilização na internet com esse desafio foi imensa, e gerou vários memes, mas o que a gente não sabe, é que isso tudo pôde ser uma grande estratégia de marketing para o nome de Kylie Jenner, que ficou entre os trend topics do twitter dias!

As dancinhas do tiktok

Todo mundo já viu as dancinhas do tiktok, não é mesmo?

Hoje em dia, as maiores músicas que se tornam sucesso vem diretamente da viralização dentro do aplicativo! Isso porque, a mobilização das pessoas em prol de uma mesma situação/causa dissemina o conteúdo e faz com que isso se torne pauta no mundo digital.

Campanhas de conscientização

Por último, o maior exemplo que temos de flash mob digital: as campanhas de conscientização preventivas mensais!

Você abre os meios de comunicação social e vê fotos personalizadas, vídeos, e cores predominantes em todo o perfil em prol da conscientização da prevenção de alguma doença.

Entre as maiores campanhas temos: setembro amarelo, outubro rosa, e novembro azul!

Agora que já contextualizamos um pouco sobre o que é o flash mob e como ele foi reinventado e adaptado para as redes digitais, vamos falar um pouquinho sobre como ele atua sendo uma estratégia de marketing!

Fique com a gente e venha para o próximo tópico.

O flash mob como estratégia de marketing

O flash mob como estratégia de marketing tem sido uma das maiores técnicas para a promoção de conteúdos na web.

O nome flash mob pode ainda não ser comum nessa área, mas a mobilização em massa das redes sociais se encaixa perfeitamente no conceito dessa estruturação.

Para você mobilizar o seu público e fazer com que a sua marca/ou empresa viralize e ganhe nome, antes de tudo você precisa ter muito cuidado e ficar atento aos seguintes requisitos:

  • Ter uma pauta significativa
  • Ter um público alvo e um grupo inicial que vai te ajudar na divulgação
  • Ficar atento ao que está em alta, como músicas, assuntos, e danças!

O uso do flash mob pode ser arriscado mas um tanto quanto útil para a promoção da sua marca, empresa ou produto. 

Dica de Ouro

Uma das melhores formas de começar a planejar o crescimento da sua empresa é com a técnica de Growth Hacking.

Com o Growth Hacking você pode analisar os dados do seu negócio com maior profundidade e assim criar a receita perfeita para o crescimento e a experimentação de novos projetos, como a implantação do flash mob como estratégia de marketing.

Não fique fora dessa!

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