Qual é a frequência certa para enviar campanhas de email marketing?

Tempo de leitura6 minutos
Diego Prego
Diego Prego
Gerente de Conteúdo Júnior Mailify

Enviar campanhas de email marketing periodicamente é algo praticado em massa por todo tipo de empresas na internet. Isso faz com que seja difícil afirmar com certeza que existe apenas uma frequência correta para se enviar newsletters, por exemplo.

O fato é que a frequência do seu mailing vai depender de vários fatores, como que tipo de conteúdo você vai enviar ou que tipo de pessoas são os seus destinatários. O importante na hora de decidir a frequência das suas campanhas, é procurar um equilíbrio entre o que seus destinatários estão dispostos a ver na caixa de entrada deles, e o que você tem a oferecer.

Mas por outro lado, se a sua marca não der sinal de vida por um período de tempo largo demais, seus contatos vão esquecer que você existe - chegando a um ponto no qual eles não vão reconhecer os seus emails quando você enviá-los.

Por isso, seguem aqui umas dicas de elementos e fatores a serem considerados na hora de decidir sobre a frequência das suas campanhas de email marketing.

Dicas para decidir a frequência das suas campanhas de email marketing

01) Veja o que é normal no setor

Antes de se decidir na frequência, pode ser muito educativo ver o que os outros jogadores estão fazendo. Atenção, pois isso não significa que você deve copiar cegamente o que seus competidores fazem - especialmente porque queremos nos destacar e não ser iguais.

Com isso dito, é instrutivo sim saber o que os demais fazem. Isso é porque dependendo do seu setor ou do tipo de negócio, talvez exista alguma característica da indústria que afete a frequência das suas campanhas de email marketing.

Por exemplo, pense em uma universidade. Uma instituição de ensino superior claramente vai ter épocas nas quais seus emails vão ser enviados com mais frequência, como algumas semanas antes da data de inscrição para os cursos que ela oferece. Se for para vender cursos, faz sentido enviar em certas partes do ano para aumentar as inscrições nos cursos.

Mas uma universidade pode enviar emails semanais com os novos desenvolvimentos da instituição, novos livros, parcerias, eventos… Algo que não necessariamente venda os cursos que ela oferece, mas sim mantenha seus contatos atentos ao que ela envia - tudo depende do conteúdo. Nesse caso, essa campanha de email marketing pode sim ser um sucesso.

Dependendo do conteúdo dos emails, pode ser instrutivo enviar um email semanal. No entanto, se a universidade não tiver nenhum tipo de conteúdo recreacional - como um blog no qual alunos podem publicar coisas de interesse comum, por exemplo - não vale a pena mandar emails com tanta frequência.

Frenquencia de emails

02) Regularidade na hora de enviar campanhas de email marketing

Uma vez que se tenha decidido no caso da frequência para as suas campanhas, é muito importante manter essa frequência de maneira religiosa. Se você vai mandar a sua newsletter todos os sábados às 12:30 - mande esses emails nem nenhum atraso.

Regularidade é importante, porque ela ajuda na hora de construir confiança com o seu contato. Se você estiver enviando conteúdo de qualidade, seus contatos vão estar esperando por seus emails - é esse o objetivo. Não decepcione seus destinatários!

Outro assunto é encontrar a hora do dia na qual seus contatos querem receber e ler emails. Você precisa fazer uma pesquisa e usar métricas que a internet oferece para conhecer a rotina dos seus contatos, e enviar seus emails justo quando eles estiverem com o email aberto e estiverem prontos para absorver o seu conteúdo.

03) Encontrar a periodicidade que funcione para você

A periodicidade é diferente da regularidade em um aspecto fundamental: a periodicidade trata de quantos emails são enviados dentro de X período de tempo. Um mês, por exemplo. A regularidade trata de respeitar a periodicidade, e providenciar conteúdo que qualidade regular no horário esperado pelos seus contatos.

Na hora de decidir quantos emails é apropriado enviar para o mesmo contato dentro de um mês, lembre-se da necessidade de encontrar um equilíbrio. Você não quer saturar seus contatos, assim como não quer se comprometer a enviar um email semanal se você não conteúdo o suficiente para enviar esses emails.

De maneira similar, existem tipos de negócios que sim podem enviar emails diários. Pense em uma loja online como o Amazon - que oferece uma quantidade enorme de opções. Em um caso como esse, talvez uma lista altamente segmentada em conjunto com tanto produto resulte em emails diários que mostrem promoções diárias.

No caso da dúvida, comece com uma periodicidade de duas semanas, e logo vá ajustando de acordo com a reação de seus contatos, e com o fluxo de informação a compartir.

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04) Manter a ordem e a organização no seu email marketing

Como foi ilustrado antes neste artigo, para se fazer uma campanha de mailing de sucesso, é preciso muita organização. Não apenas para decidir a frequência dos seus emails, mas também para manter o nível de qualidade através do tempo.

Considere manter um calendário de envio. Isso vai te ajudar não só a manter a periodicidade nas campanhas, mas vai colocar em perspectiva o que você tem a comunicar. Isso é muito útil no que se refere ao conteúdo das suas mensagens. Afinal, você tem informação o suficiente para fazer um email semanal com seu conteúdo? Ou cada duas semanas seria mais apropriado?

No que se refere a organizar os diferentes aspectos da sua campanha de email marketing, nunca perca de vista a segmentação da sua base de dados. Isso vai decidir se o que você envia realmente interessa seus contatos - se você segmentou sua lista, então é muito mais provável que a sua mensagem seja relevante para aqueles que as recebem.

Manter a ordem também implica ter uma solução de email marketing que funcione e trabalhe para você - abrindo a porta para a programação prévia do envio de campanhas de email. Componha a sua newsletter, programe o seu envio, e depois sente e tome um café. Exatamente pela importância da regularidade nas campanhas, usar uma ferramenta de email marketing se torna um fator importante na hora de enviar boas campanhas. Com a automação de email marketing, ficou muito mais fácil manter esse compromisso com seus contatos.

Você pode programar disparos de emails no aniversário dos seus clientes, por exemplo. Ou se a sua empresa tem um blog ou algo assim, um email que seja enviado toda sexta-feira com as publicações mais lidas.

Se você quiser mais algumas dicas, confira 101 dicas para ter uma campanha de email marketing de sucesso!

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