Inbound vs Outbound Marketing para ecommerce
Seja você dono de um ecommerce ou um empreendedor buscando abrir seu próprio negócio online, certamente já deve ter se deparado com os termos Inbound e Outbound Marketing pelo menos uma vez. Ambas aproximações são formas de trabalhar o Marketing de sua empresa, e claro, seus objetivos são aumentar o reconhecimento da sua marca, atrair visitantes, gerar leads e impulsionar o sucesso do seu negócio.
Mas afinal, entre o Inbound e Outbound Marketing, qual você deve utilizar em seu ecommerce? Vamos ajudá-lo a entender melhor cada uma das estratégias e, a partir disso, você poderá identificar qual melhor se encaixa em seu ecommerce de acordo com os objetivos almejados.
Lembre-se que ambos podem ser impulsionados com o chat online da JivoChat em sua página, visto que ele te permite abordar visitantes e aproveitar ao máximo o tráfego gerado pelas estratégias.
Definindo o Outbound Marketing
Como definido pelo Outbound Marketing - o portal brasileiro mais influente nesta área - o Outbound é "um processo de prospecção ativa para abordar potenciais clientes que correspondem ao perfil de cliente ideal, que é definido por um conjunto de parâmetros ligados às características do cliente que se adapta melhor à solução oferecida."
Nesta estratégia, encontraremos formas mais diretas de colocar seus produtos e marca na frente de seus prospects. Para isso, é importante ser capaz de identificar exatamente quem é o público do seu ecommerce, para que possa trabalhar de forma direcionada e garantir bons resultados em suas campanhas de Outbound.
Podemos citar os exemplos abaixo como formas populares de empregar o Outbound Marketing:
- Propagandas no rádio ou TV
- Outdoors e panfletos
- Disparo de e-mail para bases frias (mala direta)
- Anúncios pagos (Facebook Ads, Google Ads, etc)
- Telemarketing
No geral, podemos dizer que o Outbound trabalha com a maneira "tradicional" de marketing. Isso não significa que não existem estratégias de marketing digital voltadas para o Outbound, afinal, trabalhar com anúncios nas redes sociais, plataformas de pesquisa e outros canais online envolvem exatamente esta forma de prospecção.
Definindo o Inbound Marketing
Como definido pelo próprio Hubspot, Inbound Marketing trata de criar experiências valiosas e que trazem um impacto positivo nas pessoas e em seu negócio. Ele também é conhecido como marketing de atração, pois seu principal objetivo é atrair tráfego para seu ecommerce.
Diferente do Outbound Marketing, o Inbound Marketing pode ser reconhecido como uma estratégia de prospecção passiva, ou seja, sua empresa não estará comprando espaços de anúncio, adwords, fazendo propagandas direcionadas nem nada parecido.
Ao invés disso, o Inbound atrai visitantes através da produção de conteúdo relevante para o público alvo do seu ecommerce, de acordo com seu nicho. Identifique a seguir algumas características do Inbound e como ele é empregado.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é, essencialmente, a forma de colocar o Inbound Marketing em prática. Isso pode ser feito através de uma grande variedade de canais, sendo eles: blogs, vídeos, podcasts, e-books, newsletters e muito mais.
Esta estratégia visa atingir alguns objetivos específicos, como ajudar a educar o mercado, fazer com que sua empresa torne-se uma autoridade em seu nicho de mercado e claro, atrair tráfego ao oferecer artigos, matérias, pesquisas e outras informações úteis para o público do seu ecommerce.
SEO
O SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca) está diretamente conectado às ações de Inbound Marketing, especialmente quando falando sobre marketing de conteúdo.
Afinal, como o Inbound não envolve buscar clientes de forma ativa, fazer com que seu conteúdo seja bem ranqueado nas pesquisas do Google, por exemplo, é muito importante para o sucesso da sua estratégia de Inbound.
Para isso, existem diversas práticas de SEO que devem ser implementadas, como a utilização de palavras-chave, otimização da velocidade de carregamento das páginas, trabalhar com URLs amigáveis entre diversas outras formas de implementar o SEO.
É claro que SEO não é exclusivo ao marketing de conteúdo, na verdade, ele deve ser feito até mesmo para melhorar o posicionamento da sua loja online nas pesquisas como um todo.
Qual utilizar em seu Ecommerce?
Para que você possa decidir entre utilizar o Inbound e Outbound Marketing em seu Ecommerce, precisamos avaliar os benefícios e vantagens apresentados por cada uma dessas estratégias, que são empregadas de formas tão diferentes.
Vantagens do Outbound
A principal vantagem do Outbound é a velocidade do retorno após o início de uma campanha, é claro que isso requer um direcionamento bem feito para atingir exatamente seu público alvo, mas este é um dos passos preliminares de uma estratégia de outbound.
Neste cenário, você não precisa esperar que um cliente te encontre de forma orgânica, como é o caso do Inbound. Ao invés disso, você pode literalmente pagar para atraí-los.
Além disso, outra grande vantagem do Outbound é que você não precisa se preocupar tanto quanto no Inbound com os outros ecommerces produzindo o mesmo tipo de conteúdo e fazendo o possível para ranquear-se melhor que você nas pesquisas orgânicas.
Se estiver procurando uma forma de alavancar seu negócio e colocar sua marca na frente do maior número de pessoas, no menor tempo possível, você certamente terá melhores resultados utilizando o Outbound Marketing neste caso.
Vantagens do Inbound
Uma das principais vantagens do Inbound é a possibilidade de utilizar o conteúdo criado para criar um relacionamento com seus clientes, o que impacta fortemente suas chances de fidelizá-los.
Isso não significa automaticamente que o Inbound Marketing é mais barato que o Outbound, mas de fato, ele oferece um melhor ROI (retorno sobre investimento) a longo prazo, isso porque seu conteúdo irá continuar gerando leads meses ou anos após a publicação inicial, desde que ele seja relevante e atemporal.
Entretanto, os resultados obtidos vêm de forma orgânica, sendo mais lentos se comparados a uma aproximação direta, como mencionamos anteriormente. Por isso, o Inbound é uma excelente estratégia se você busca aumentar o engajamento com seu público alvo.
Combine suas estratégias
Agora que você conhece as principais diferenças entre o Inbound e Outbound Marketing, assim como suas vantagens, você possivelmente está se perguntando "por que não utilizar as duas estratégias?"
Como você pôde notar em nosso artigo, em nenhum momento apontamos que trabalhar o Inbound ou Outbound devem ser ações exclusivas, muito pelo contrário, a verdade é que ambas estratégias podem se complementar para alavancar ainda mais os resultados do seu ecommerce.
Não se esqueça do atendimento!
Independente de você trabalhar com foco maior no Inbound, Outbound ou unindo ambas estratégias, o resultado esperado é o aumento do tráfego na página do seu Ecommerce. Pensando nisso, é importante estar preparado para reforçar os resultados das suas campanhas de marketing através de um atendimento ao cliente de qualidade.
A melhor ferramenta para abordar novos visitantes em sua loja é o chat online, especialmente através dos convites proativos do JivoChat. Não deixe de escolher uma solução de chat que cubra todas as necessidades do seu negócio e utilize este canal para aumentar suas taxas de conversão e reter visitantes.
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