Lean logistics: Como tornar sua logística mais eficiente
Para o sucesso de uma empresa, é fundamental uma parte de logística eficiente. Afinal, não dar a devida atenção ao processo que é responsável pela entrega dos seus produtos ao cliente, na hora que ele quer, acaba causando gastos e perdendo a competitividade.
Com a competitividade do mercado cada vez maior, é necessário adotar novas abordagens, e uma delas consiste no entendimento e aplicação dos conceitos de lean logistics. Essa mentalidade pode auxiliar sua logística a reduzir desperdícios e se tornar mais eficiente.
Por isso, para compreender os conceitos de lean logistics, preparamos este artigo que irá te mostrar o que é lean logistics e a importância de um planejamento logístico.
Lean Logistics
Antes de começarmos a falar sobre o que é lean logistics e a importância de um planejamento logístico. Trazemos a indicação de um treinamento que possibilitará você implementar essa metodologia.
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Neste treinamento você irá aprender que o diferencial do profissional Lean Logistics é focado no processo completo e não apenas em custos específicos, como transporte ou armazenagem.
Irá aprender desde mapeamento do Fluxo de Valor e Armazenagem Física a inovações e tendências na área, você estará apto a aplicar o Lean em qualquer área de logística.
Não importa se você nunca ouviu falar sobre a metodologia Lean, este curso irá descomplicar todas essas informações. Além disso, você estará apto a aplicar fundamentos do Just In Time, superar desafios na implantação do Lean Logistics, e muito mais.
O que é lean logistics?
O termo "lean" pode ser traduzido do inglês como enxuto. Então, a metodologia lean é voltada para a otimização de recursos.
O conceito de lean logistics está relacionado ao fato de produzir um processo logístico que seja adequado para o cliente e, com o objetivo de evitar o desperdício a todo custo.
Um exemplo de lean logistics, pode evitar que a logística tenha muitas etapas. Isso poderia comprometer o tempo utilizado e quantidade de dinheiro necessário para que o produto chegue ao cliente final.
Adotado inicialmente pela Toyota, esse processo é adaptado da metodologia lean de produção. Em busca de competitividade, a montadora sempre teve como objetivo evitar o desperdício na produção e garantir o máximo de otimização.
Com o objetivo de melhorar a atuação do negócio, os princípios são aplicados aos processos logísticos internos e externos no processo de lean logistics.
Isso resulta em somente um ganho relativo à competitividade do negócio pela potencial redução de custos, mas também pelo ganho de eficiência. Quanto mais enxuta, mais fácil é administrá-la de forma adequada e o que traz resultados mais positivos.
Quando surgiu Lean Logistics?
O Lean Logistics foi iniciado no Japão durante seu período de reconstrução. Esse pensamento enxuto foi levado ao ocidente através de um estudo do MIT, que resultou no livro "A Máquina que Mudou o Mundo".
Com foco em mudanças estruturais e filosóficas da organização, que levarão à redução de desperdícios, através da eliminação ou redução de tarefas que não agreguem valor ao cliente, ou seja, pelas quais ele não está disposto a pagar.
Produto viável mínimo - MVP
MVP vem de minimum viable product, ou traduzindo para o portugues, produto viável mínimo. Basicamente, ele é o menor produto funcional a respeito de um determinado processo e que é capaz de entregar resultados esperados com baixo custo.
Se pegar como exemplo uma empresa que desenvolve software, um MVP seria uma plataforma de funções reduzidas ou até mesmo um vídeo explicativo a respeito do uso do produto.
De forma geral, o MVP é uma ferramenta de aprendizado para o negócio, visto que é possível monitorar resultados de modo que eles mostrem um pouco a real situação do produto em determinado sentido.
O MVP é ainda mais importante no caso de lean logistics. Ele serve como uma forma de termômetro para diversas atividades que serão desenvolvidas na procura da otimização de recursos.
Podemos utilizar o exemplo do caso de criar um sistema de entrega que esteja de acordo com as necessidades dos clientes. Ele não necessita fazer parte de todas as entregas do negócio e pode ser adotado de forma experimental, como para um grupo de controle.
Dessa forma, a gestão passa a ter um ciclo de feedback a respeito dessa maneira de entrega para saber se é algo que funciona ou não.
A utilização do MVP no lean logistics é importante pois é uma maneira de realizar testes e validar abordagens antes que sejam implantados de maneira mais ampla.
Graças a isso, evita a utilização de recursos excessivos para realizar mudanças que não gerem exatamente os benefícios desejados.
É importante destacar que o MVP não significa criar um processo totalmente barato ou completo logo em seus primeiros esforços.
Seu principal objetivo consiste em tornar uma ferramenta de aprendizado, que permite planejar a logística do negócio baseando-se em feedbacks e resultados de atuação.
A importância do planejamento logístico
O planejamento logístico é uma atitude necessária na realidade do negócio que deseja aplicar a metodologia lean logistics de forma adequada.
É possível identificar as restrições e pontos a serem melhorados somente com o planejamento, assim como a utilização de novas alternativas.
Para que esse planejamento seja realizado da melhor forma, é importante haver um melhor entendimento considerando um diagnóstico preciso sobre as principais necessidades precedido de etapas de análises.
Mapeamento de processos logísticos
A primeira etapa é o mapeamento de processos logísticos, ele possibilita mais visibilidade sobre o que acontece dentro dessa parte do negócio. Através dessa identificação dá pra conhecer quais são as atividades que desperdiçam recursos e como melhorá-las.
Um mapeamento adequado e bem feito permite identificar quais etapas devem ser suprimidas para melhorar o fluxo da cadeia de suprimentos. Então, a partir disso, começa-se a colocar em prática a lean logistics.
Identificação das necessidades do público
É necessário entender quais são as necessidades dos clientes, visto que a logística lean é focada em oferecer valor para quem consome. Nesse caso, é preciso fazer uma análise completa e relevante de quais são as principais necessidades do público consumidor.
Isso vai servir para orientar a definição das próximas etapas de modo que seja utilizada a menor quantidade de recursos possível para gerar a qualidade desejada.
Seleção de estrutura
Também é necessário levar em consideração a estrutura. Nesse momento, é muito importante identificar quais são as ferramentas que irão auxiliar o negócio a chegar ao resultado planejado mais rapidamente.
É interessante realizar a integração de softwares para um controle logístico mais apurado, investir em um sistema de controle de frotas, de controle de transporte, de estoque e assim por diante.
Também é nessa etapa que são selecionados quais parceiros auxiliarão a empresa durante esse processo e como irá acontecer essa relação.
Caso a empresa escolha uma transportadora para a sua logística, por exemplo, é preciso estabelecer um acordo de níveis de serviço (SLA), pensando em garantir a obtenção dos melhores resultados.
Definição de processos
A próxima etapa compreende a definição de quais processos irão fazer parte da logística. A partir do mapeamento inicial, é possível identificar quais processos são mantidos, quais serão eliminados e quais são modificados, otimizados ou incluídos.
A partir do conhecimento da localização do centro de distribuição logístico, a empresa consegue definir que algumas entregas podem partir diretamente de lá, enquanto outras podem fazer uma rota diferente dependendo do destino.
Nesse momento são tomadas algumas decisões como o planejamento de rotas, definição de datas de saída a partir da emissão dos pedidos e definição de modais que serão utilizados. O objetivo é criar processos que sejam mais baratos e igualmente efetivos.
Estabelecimento de métricas
Depois de elaborado, o planejamento logístico ainda precisa ser acompanhado de perto, isso garante que ele possa ser alterado conforme as novas necessidades, além de ter a sua eficácia conhecida.
Para que isso seja possível é necessário o estabelecimento de métricas relevantes. Como essa definição é realizada antecipadamente, é necessário garantir que a gestão realize um acompanhamento contínuo dos pontos de interesse do planejamento.
Isso é, identificando a assertividade de ações e novas possibilidades de otimização. Devido ao processo constante do Lean, esses indicadores ajudam nessa questão.
Os princípios da manufatura enxuta
A manufatura enxuta do lean logistics é baseada nos seguintes princípios:
Geração de valor para o cliente
O cliente define o valor de determinada atividade, e não a empresa. Baseado nas necessidades do cliente e no fluxo de demanda é possível determinar o que tem valor e o que não tem dentro de uma empresa.
Na prática, isso consiste em oferecer o que o cliente necessita na hora em que ele deseja e da maneira mais conveniente, respeitando as possibilidades do negócio.
Constituição de fluxo contínuo
Um processo com muitas quebras é sinônimo de desperdícios de recursos como tempo e dinheiro. As paradas e retomadas de processo criam uma situação interruptiva e possuem uma performance menos vantajosa.
Dessa forma, a manufatura lean também é baseada na continuidade como forma de atingir melhores índices de produtividade. Nesse sentido, o planejamento é fundamental para aliar demanda e disponibilidade de recursos capazes de atender ao cliente de forma imediata.
Inversão do fluxo de valor
Por ser direcionada para o cliente, a manufatura enxuta também é baseada na inversão do fluxo de valor. Dessa forma, quem manda agora é o cliente, que define quando haverá a produção ou não.
Pensando em reduzir a necessidade de estoque, esse princípio é muito importante. Como a produção e a oferta acontecem de acordo com a necessidade do cliente, não precisa forçar a eliminação de estoques nem fazer um grande acúmulo de produtos pensando nas demandas que não se concretizaram.
Busca da melhoria contínua
A metodologia lean procura sempre melhorar seus parâmetros, como a identificação de processos que, depois de um período, gerem um valor diferente.
A partir disso, é possível incluir, eliminar ou alterar etapas buscando configurar de forma mais adequada para determinado período.
Com o objetivo de reduzir continuamente os desperdícios, visto que idealmente o resultado desejado é de desperdício zero. Dessa forma, todos esses princípios podem ser aplicados dentro de um conceito de lean logistics.
Então, a cadeia de suprimentos se torna mais enxuta e mais assertiva.
Estoque é equivalente ao custo
Na mentalidade lean, o estoque é considerado um custo para a empresa. De forma genérica, o estoque ocupa espaço, demanda tempo de gerenciamento e também imobiliza capital. Dessa forma, quanto maior ele é, maior pode ser o desperdício.
Um grande estoque por si só não tem a ver com a inversão do fluxo de valor tão priorizada pelo lean thinking. Caso uma empresa foque em atender rapidamente às necessidades do cliente, há menos produtos em estoque e mais nas mãos do consumidor final.
Entretanto, a redução do estoque não pode acontecer prioritariamente diante de promoções e queimas em geral, visto que isso também inverte o fluxo de valor. Uma lean logistics do ponto de visto do estoque começa com uma etapa adequada de compras ou manufatura.
Tomando como base as projeções de vendas e resultados passados, as compras ou a produção são realizadas de modo a criar um estoque que não seja excessivo.
Quanto mais próximo do entendimento real da necessidade chegarmos, mais assertivo será o dimensionamento do estoque. Por isso, a gestão de demanda é parte essencial nesse processo.
Na parte administrativa, é necessário pensar em formas de acompanhamento para monitorar o giro de estoque e avaliar como anda a entrada e a saída dos produtos.
A empresa necessita encarar o estoque como uma fonte de custo e não como uma fonte de renda, para que tudo isso funcione.
Utilizar um software auxilia na avaliação de inventário e de informações, além de que a segurança precisa evitar a saída ou entrada não autorizada de produtos. Geralmente o objetivo deve ser o de aumentar os giros de estoque.
Quanto maior o giro de estoque, melhores são os indicativos de que não há excessos e de que o negócio está tendo seu fluxo de valor puxado pelos clientes.
Lucratividade como objetivo
Geralmente o maior objetivo da lean logistics e da mentalidade lean é obter a lucratividade. Isso ocorre por um simples motivo: quanto menos desperdícios, menor serão os gatos envolvidos.
Entretanto, a questão da lucratividade vai além da redução dos desperdícios e também se relaciona com a geração de valor. Uma empresa que utiliza lean logistics consegue fazer com que o produto chegue rapidamente e com maior qualidade nas mãos do cliente.
Com isso, uma experiência positiva é gerada e leva uma percepção de maior valor sobre o negócio. Como resultado, existe um fortalecimento da imagem e da reputação da empresa, o que colabora para gerar um posicionamento mais adequado de mercado.
O que diferencia uma empresa que adota o lean logistics é a possibilidade de atrair mais clientes, gerar mais vendas e, com isso, se tornar mais lucrativa de forma contínua.
Indicadores de performance para acompanhar
Um processo de lean logistics necessita ser acompanhado de perto para que a gestão tenha sempre em mente quais são os resultados obtidos pela metodologia.
Para possibilitar isso, a definição e o acompanhamento de indicadores de performance são especialmente recomendados, visto que eles garantem mais visibilidade sobre os resultados. Dentro da mentalidade lean, alguns indicadores importantes incluem:
Tempo médio de entrega;
Tempo de ciclo de pedido;
Taxa de erros de entrega;
Giro de estoque;
Vazão da cadeia de valor.
Aprendeu o que é Lean Logistics?
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a compreender os conceitos de Lean Logistics e como aplicar de forma eficiente no seu negócio.
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