Logomarca ou logotipo? Qual a diferença?

Tempo de leitura4 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Nike, Apple, Mercedes e McDonald's, apesar de atuarem em áreas completamente diferentes, essas marcas possuem uma grande semelhança: são conhecidas por milhões de pessoas pelo mundo inteiro. 

A discussão sobre estes designs tão originais e característicos acaba trazendo uma dúvida quanto à sua nomenclatura: é logomarca ou logotipo? Qual a diferença? 

Se você deseja aprender mais sobre estes termos essenciais para a construção e reconhecimento de uma marca, confira o nosso conteúdo.

O certo é logomarca ou logotipo?

Muitas pessoas consideram os dois termos a mesma coisa, mas na verdade não são.

Logotipo é o arranjo visual usado por empresas para serem reconhecidas como uma marca pelos seus clientes.

Para entender melhor, entenda que a maior parte dos logos será composta por 2 partes: a parte escrita e um elemento gráfico. 

A origem da palavra vem do grego, "logos" significa conceito ou significado. Já o termo "typos" significa figura ou símbolo. Portanto, podemos interpretar a palavra como "símbolo gráfico de um conceito". 

Usando o McDonald's como exemplo, somos capazes de diferenciar os dois conceitos. O "M" amarelo junto ao nome da marca é o logotipo. 

"Logomarca" então é considerada por muitas pessoas como o símbolo, desenho ou ícone usado para representar uma marca de forma gráfica. 

Apesar disso, é preciso entender que não é preciso que uma marca conte com os dois elementos em seu logo.

Com exemplo temos a Apple, que usa apenas a maçã mordida, e a Coca-cola, que tem o nome da empresa escrita em uma fonte estilizada. 

Nestes dois casos as marcas são tão fortes e trabalham tão bem sua comunicação, que não precisam de um dos elementos para serem reconhecidas.

É errado falar Logomarca?

O termo logo marca também é originado da junção de duas palavras. Como já explicamos "logos" significa conceito. 

Já "marca" é um termo originado da palavra germânica "marka" que tem o mesmo significado de "logos". 

Ou seja, logomarca é algo que tem o sentido de "significado do significado" ou "conceito do conceito". Isso significa que o termo é redundante, portanto não é o mais correto. 

Apesar disso, o termo é bastante utilizado por muitas pessoas. O recomendado é utilizar o termo "marca" e deixar de usar o termo "logomarca". 

Caso ainda ache que os termos são muito parecidos, confira uma explicação para os principais termos relacionados ao tema: 

  • Logo: elemento de design gráfico que pode contar com nome, símbolo ou marca para representar uma organização ou produto.
  • Logotipo: arranjo do nome da organização ou produto junto a um elemento gráfico para representar a marca. 
  • Símbolo: elemento gráfico avulso que pode ser usado para identificar empresas.
  • Logomarca: termo redundante utilizado no lugar de logo ou marca.

Qual é a função de uma marca? 

A marca é algo que agrega todas as representações utilizadas para identificar a empresa, como logotipo, símbolo, nome, slogan, cores e mais. É o principal elemento para desenvolver a identidade visual de um negócio.

A marca da empresa poderá ser identificada em qualquer lugar, independente do conceito gráfico aplicado. 

Portanto, de forma geral, consideramos a marca como a conexão de uma empresa com seus valores, sua missão, visão e seus consumidores.

E, nesse sentido, é importante que você saiba como desenvolver um logotipo que transmita a mensagem que a sua empresa deseja transmitir.

Ele como em conjunto com os outros elementos da identidade visual vão contribuir para que o seu negócio possa ter um impacto na mente do consumidor.

Por isso, se você ainda não sabe por onde começar, considere utilizar a ferramenta Fiverr Logo Maker.

Com Fiverr você será capaz de desenvolver um logotipo profissional em apenas alguns minutos e em 5 passos simples. Basta se registrar na plataforma para começar a fazer o seu logo.

Logotipo no Fiverr

Quais são os pontos em comum?

Após entender o que são estes termos e quais as suas diferenças, é hora entender suas semelhanças.

Independente do termo, logotipo ou logomarca, sua principal característica é uma forte e coesa composição gráfica. 

As cores são muito importantes para ajudar o público a entender do que o seu negócio se trata. É comum que empresas do ramo alimentício usem o vermelho e amarelo, que estimulam o consumo. 

Essa ideia se encaixa perfeitamente com o conceito de fast-food e é aplicada de forma excelente pelo McDonald's.

Outra tendência muito forte é o uso da cor azul relacionado a empresas de tecnologia. Alguns exemplos são: Samsung, Intel, IBM, Facebook e Twitter.

Entendeu a diferença entre logomarca e logotipo?

Esperamos que o nosso artigo tenha esclarecido suas dúvidas em relação à nomenclatura dos tipos de logo.

Caso tenha interesse em desenvolver seu próprio logotipo usando uma ferramenta gratuita, confira nossa lista com os melhores sites para criar logo grátis.

Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download