Logomarca ou logotipo? Qual a diferença?
Nike, Apple, Mercedes e McDonald's, apesar de atuarem em áreas completamente diferentes, essas marcas possuem uma grande semelhança: são conhecidas por milhões de pessoas pelo mundo inteiro.
A discussão sobre estes designs tão originais e característicos acaba trazendo uma dúvida quanto à sua nomenclatura: é logomarca ou logotipo? Qual a diferença?
Se você deseja aprender mais sobre estes termos essenciais para a construção e reconhecimento de uma marca, confira o nosso conteúdo.
O certo é logomarca ou logotipo?
Muitas pessoas consideram os dois termos a mesma coisa, mas na verdade não são.
Logotipo é o arranjo visual usado por empresas para serem reconhecidas como uma marca pelos seus clientes.
Para entender melhor, entenda que a maior parte dos logos será composta por 2 partes: a parte escrita e um elemento gráfico.
A origem da palavra vem do grego, "logos" significa conceito ou significado. Já o termo "typos" significa figura ou símbolo. Portanto, podemos interpretar a palavra como "símbolo gráfico de um conceito".
Usando o McDonald's como exemplo, somos capazes de diferenciar os dois conceitos. O "M" amarelo junto ao nome da marca é o logotipo.
"Logomarca" então é considerada por muitas pessoas como o símbolo, desenho ou ícone usado para representar uma marca de forma gráfica.
Apesar disso, é preciso entender que não é preciso que uma marca conte com os dois elementos em seu logo.
Com exemplo temos a Apple, que usa apenas a maçã mordida, e a Coca-cola, que tem o nome da empresa escrita em uma fonte estilizada.
Nestes dois casos as marcas são tão fortes e trabalham tão bem sua comunicação, que não precisam de um dos elementos para serem reconhecidas.
É errado falar Logomarca?
O termo logo marca também é originado da junção de duas palavras. Como já explicamos "logos" significa conceito.
Já "marca" é um termo originado da palavra germânica "marka" que tem o mesmo significado de "logos".
Ou seja, logomarca é algo que tem o sentido de "significado do significado" ou "conceito do conceito". Isso significa que o termo é redundante, portanto não é o mais correto.
Apesar disso, o termo é bastante utilizado por muitas pessoas. O recomendado é utilizar o termo "marca" e deixar de usar o termo "logomarca".
Conceitos básicos relacionados ao logo
Caso ainda ache que os termos são muito parecidos, confira uma explicação para os principais termos relacionados ao tema:
- Logo: elemento de design gráfico que pode contar com nome, símbolo ou marca para representar uma organização ou produto.
- Logotipo: arranjo do nome da organização ou produto junto a um elemento gráfico para representar a marca.
- Símbolo: elemento gráfico avulso que pode ser usado para identificar empresas.
- Logomarca: termo redundante utilizado no lugar de logo ou marca.
Qual é a função de uma marca?
A marca é algo que agrega todas as representações utilizadas para identificar a empresa, como logotipo, símbolo, nome, slogan, cores e mais. É o principal elemento para desenvolver a identidade visual de um negócio.
A marca da empresa poderá ser identificada em qualquer lugar, independente do conceito gráfico aplicado.
Portanto, de forma geral, consideramos a marca como a conexão de uma empresa com seus valores, sua missão, visão e seus consumidores.
E, nesse sentido, é importante que você saiba como desenvolver um logotipo que transmita a mensagem que a sua empresa deseja transmitir.
Ele como em conjunto com os outros elementos da identidade visual vão contribuir para que o seu negócio possa ter um impacto na mente do consumidor.
Por isso, se você ainda não sabe por onde começar, considere utilizar a ferramenta Fiverr Logo Maker.
Com Fiverr você será capaz de desenvolver um logotipo profissional em apenas alguns minutos e em 5 passos simples. Basta se registrar na plataforma para começar a fazer o seu logo.
Quais são os pontos em comum?
Após entender o que são estes termos e quais as suas diferenças, é hora entender suas semelhanças.
Independente do termo, logotipo ou logomarca, sua principal característica é uma forte e coesa composição gráfica.
As cores são muito importantes para ajudar o público a entender do que o seu negócio se trata. É comum que empresas do ramo alimentício usem o vermelho e amarelo, que estimulam o consumo.
Essa ideia se encaixa perfeitamente com o conceito de fast-food e é aplicada de forma excelente pelo McDonald's.
Outra tendência muito forte é o uso da cor azul relacionado a empresas de tecnologia. Alguns exemplos são: Samsung, Intel, IBM, Facebook e Twitter.
Entendeu a diferença entre logomarca e logotipo?
Esperamos que o nosso artigo tenha esclarecido suas dúvidas em relação à nomenclatura dos tipos de logo.
Caso tenha interesse em desenvolver seu próprio logotipo usando uma ferramenta gratuita, confira nossa lista com os melhores sites para criar logo grátis.
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!