Logomarca ou logotipo? Qual a diferença?

4 minutos

Nike, Apple, Mercedes e McDonald's, apesar de atuarem em áreas completamente diferentes, essas marcas possuem uma grande semelhança: são conhecidas por milhões de pessoas pelo mundo inteiro. 

A discussão sobre estes designs tão originais e característicos acaba trazendo uma dúvida quanto à sua nomenclatura: é logomarca ou logotipo? Qual a diferença? 

Se você deseja aprender mais sobre estes termos essenciais para a construção e reconhecimento de uma marca, confira o nosso conteúdo.

O certo é logomarca ou logotipo?

Muitas pessoas consideram os dois termos a mesma coisa, mas na verdade não são.

Logotipo é o arranjo visual usado por empresas para serem reconhecidas como uma marca pelos seus clientes.

Para entender melhor, entenda que a maior parte dos logos será composta por 2 partes: a parte escrita e um elemento gráfico. 

A origem da palavra vem do grego, "logos" significa conceito ou significado. Já o termo "typos" significa figura ou símbolo. Portanto, podemos interpretar a palavra como "símbolo gráfico de um conceito". 

Usando o McDonald's como exemplo, somos capazes de diferenciar os dois conceitos. O "M" amarelo junto ao nome da marca é o logotipo. 

"Logomarca" então é considerada por muitas pessoas como o símbolo, desenho ou ícone usado para representar uma marca de forma gráfica. 

Apesar disso, é preciso entender que não é preciso que uma marca conte com os dois elementos em seu logo.

Com exemplo temos a Apple, que usa apenas a maçã mordida, e a Coca-cola, que tem o nome da empresa escrita em uma fonte estilizada. 

Nestes dois casos as marcas são tão fortes e trabalham tão bem sua comunicação, que não precisam de um dos elementos para serem reconhecidas.

É errado falar Logomarca?

O termo logo marca também é originado da junção de duas palavras. Como já explicamos "logos" significa conceito. 

Já "marca" é um termo originado da palavra germânica "marka" que tem o mesmo significado de "logos". 

Ou seja, logomarca é algo que tem o sentido de "significado do significado" ou "conceito do conceito". Isso significa que o termo é redundante, portanto não é o mais correto. 

Apesar disso, o termo é bastante utilizado por muitas pessoas. O recomendado é utilizar o termo "marca" e deixar de usar o termo "logomarca". 

Caso ainda ache que os termos são muito parecidos, confira uma explicação para os principais termos relacionados ao tema: 

  • Logo: elemento de design gráfico que pode contar com nome, símbolo ou marca para representar uma organização ou produto.
  • Logotipo: arranjo do nome da organização ou produto junto a um elemento gráfico para representar a marca. 
  • Símbolo: elemento gráfico avulso que pode ser usado para identificar empresas.
  • Logomarca: termo redundante utilizado no lugar de logo ou marca.

Qual é a função de uma marca? 

A marca é algo que agrega todas as representações utilizadas para identificar a empresa, como logotipo, símbolo, nome, slogan, cores e mais. É o principal elemento para desenvolver a identidade visual de um negócio.

A marca da empresa poderá ser identificada em qualquer lugar, independente do conceito gráfico aplicado. 

Portanto, de forma geral, consideramos a marca como a conexão de uma empresa com seus valores, sua missão, visão e seus consumidores.

E, nesse sentido, é importante que você saiba como desenvolver um logotipo que transmita a mensagem que a sua empresa deseja transmitir.

Ele como em conjunto com os outros elementos da identidade visual vão contribuir para que o seu negócio possa ter um impacto na mente do consumidor.

Por isso, se você ainda não sabe por onde começar, considere utilizar a ferramenta Fiverr Logo Maker.

Com Fiverr você será capaz de desenvolver um logotipo profissional em apenas alguns minutos e em 5 passos simples. Basta se registrar na plataforma para começar a fazer o seu logo.

Logotipo no FiverrLogotipo ou logomarca

Quais são os pontos em comum?

Após entender o que são estes termos e quais as suas diferenças, é hora entender suas semelhanças.

Independente do termo, logotipo ou logomarca, sua principal característica é uma forte e coesa composição gráfica. 

As cores são muito importantes para ajudar o público a entender do que o seu negócio se trata. É comum que empresas do ramo alimentício usem o vermelho e amarelo, que estimulam o consumo. 

Essa ideia se encaixa perfeitamente com o conceito de fast-food e é aplicada de forma excelente pelo McDonald's.

Outra tendência muito forte é o uso da cor azul relacionado a empresas de tecnologia. Alguns exemplos são: Samsung, Intel, IBM, Facebook e Twitter.

Entendeu a diferença entre logomarca e logotipo?

Esperamos que o nosso artigo tenha esclarecido suas dúvidas em relação à nomenclatura dos tipos de logo.

Caso tenha interesse em desenvolver seu próprio logotipo usando uma ferramenta gratuita, confira nossa lista com os melhores sites para criar logo grátis.

Junte-se ao nosso blog e saiba como os
empreendedores bem sucedidos estão
aumentando suas vendas online.
Subscribe