Marketing Comercial: O que é e como aplicar?

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Thais L.
Thais L.
Redatora

O Marketing Comercial é uma estratégia para que você consiga impulsionar as vendas  ou para quem deseja iniciar um negócio.

Atrair novos consumidores ou iniciar um novo negócio é sempre um desafio, ainda mais quando o seu nicho de mercado se apresenta altamente competitivo.

Para conseguir superar a alta competitividade é necessário buscar diferenciais, e para isso aplicar estratégias de marketing. 

E nesse sentido, o Marketing comercial permite que você obtenha um melhor conhecimento do mercado e passe a investir nas estratégias certas para garantir mais visibilidade para o seu negócio. 

Portanto, se você deseja saber mais sobre o que é Marketing comercial e porque ele é importante para que você consiga melhorar as suas vendas continue a leitura, pois responderemos nesse artigo.

O que é Marketing comercial?

A estratégia de Marketing comercial é uma estratégia que consiste em realizar escolhas para impulsionar o crescimento lucrativo de um negócio para que seus objetivos e metas sejam alcançados. 

Para aplicar essa estratégia, é possível utilizar diferentes canais e ferramentas que você alcance o seu público-alvo

De uma maneira geral, o Marketing comercial engloba um conceito bem amplo e dentro dele estão inseridas um conjunto de estratégias de várias estratégias de Marketing.

Essas estratégias contribuem para que você possa promover o seu produto, ou serviço, para que mais pessoas tenham conhecimento dele e consequentemente você realize mais vendas. 

Para que esse processo ocorra é necessário  identificar quais são as necessidades dos clientes, e  por quais serviços e produtos essas necessidades serão satisfeitas, tendo em vista a obtenção de lucro.

Ao atender as necessidades do consumidor você encontra maneiras de se destacar entre os concorrentes e adquire vantagem competitiva acima de qualquer outro concorrente no mesmo nicho de mercado que o seu.

Existem diferenças entre Marketing comercial e Marketing Social?

Para que você entenda de vez o conceito de Marketing comercial, vamos diferenciá-lo de Marketing social que é uma outra estratégia muito utilizada quando uma empresa deseja conquistar um posicionamento forte no mercado. 

O Marketing social é uma estratégia cujo foco não está fixado no lucro, pois ele possui como missão  a concepção, implementação e também o controle de programas criados pelas empresas para promover a aceitação social.

Dentre as principais diferenças existentes no Marketing comercial e no Marketing social podemos citar:

  • Definição: O marketing social é uma  abordagem sustentável e econômica usada para influenciar mudanças de comportamento das pessoas na sociedade. O Marketing comercial é o processo onde a escolha de produtos e serviços é influenciada pelas pessoas com objetivo de gerar mais lucros.
  • Produto: O Marketing social vende o comportamento desejado, enquanto o Marketing comercial vende produtos e serviços tangíveis.
  • Público: Enquanto o Marketing social tem como alvo pessoas que provavelmente influenciam mudanças nos comportamentos de uma comunidade, o Marketing comercial tem como alvo pessoas que provavelmente farão uma compra.
  • Objetivo: O Marketing social prioriza impactar positivamente a sociedade influenciando mudanças comportamentais, o Marketing comercial prioriza a obtenção de ganhos financeiros com a venda de produtos ou serviços
  • Recursos financeiros: Enquanto o Marketing social é financiado publicamente, o Marketing comercial é privado.

Aposto que agora o conceito de Marketing comercial deve estar bem mais claro, agora vamos aprender como podemos aplicar o Marketing comercial a negócios

Imagem vetorizada de uma pessoa procurando por estratégias de Marketing comercial em cima de uma seta

Como aplicar o Marketing Comercial?

Como já foi abordado no início deste artigo, se você está iniciando um negócio ou deseja atrair novos clientes, é inevitável a necessidade de investir em estratégias de marketing.

Tanto no ambiente físico quanto no ambiente virtual é necessário buscar recursos para enfrentar os desafios e conseguir adquirir autoridade. 

Entretanto, no ambiente virtual essa necessidade é ainda maior, pois a facilidade de iniciar um negócio faz com que muitas pessoas tentem empreender através da internet, fazendo com que ele seja ainda mais competitivo.

Mas vamos compreender como o Marketing comercial pode te ajudar a superar algumas das principais barreiras de um mercado competitivo. 

Defina o seu público-alvo

Para aplicar estratégias de Marketing é necessário que você conheça e defina o seu público-alvo. 

Muitas pessoas não conhecem a importância de definir um público-alvo, mas é para esse público que você irá direcionar as suas ações.

O segmento de mercado que você irá atuar, ou já atua, tem um papel fundamental na definição do seu público-alvo.

Através dele você pode observar algumas características que são comuns entre os consumidores, e também qual é a principal necessidade desse consumidor. 

O seu produto deve ser uma solução para essa necessidade, algo que o consumidor identifique como a solução para os seus problemas.

E preferencialmente encontrar um nicho de mercado que ainda não tenha sido explorado, para que você garanta vantagem competitiva.

Faça pesquisas de mercado

A pesquisa de mercado é uma ferramenta que permite que você compreenda a realidade de um mercado para aumentar a assertividade das suas ações.

Ela é realizada através da coleta  e análise de informações e dados relevantes sobre o segmento do seu empreendimento.

Essa é uma etapa muito importante antes de você começar a aplicar estratégias de Marketing.

Pois ela permite que você entenda quais serão os possíveis desafios a serem enfrentados e também  quais necessidades ainda não foram exploradas para que você possa explorar novos nichos.

Ainda através das pesquisas de mercado é possível identificar as tendências e também quais serão os segmentos mais lucrativos para você investir em um negócio.

Para realizar pesquisas de mercado você pode:

  • Pesquisar por dados e métricas que estão disponíveis no ambiente virtual. No site do Sebrae, por exemplo, são divulgados diversos dados relevantes sobre o mercado brasileiro.
  • Realizar análise da concorrência: Conhecer e identificar quem são os seus principais concorrentes. 
  • Entrevistar clientes ou público-alvo: Se você já tem um negócio, faça questionários explorando possibilidades dentro do mercado e se ainda não tem você pode questionar o público dos seus concorrentes.

Faça uma análise das suas metas e objetivos

Para que o Marketing comercial seja objetivo, você precisa saber onde quer chegar e o que deseja alcançar.

Buscar uma diferenciação ao analisar o seu público e os concorrentes é importante, mas qual é o seu motivador para isso?

Defina um objetivo, e também as metas para que você consiga alcançar esse objetivo. 

As metas irão te ajudar a manter o foco na sua estratégia.

Tenha um posicionamento

Ter um posicionamento forte para deixar uma boa impressão no seu público é fundamental para que você consiga desenvolver um Marketing comercial. 

O posicionamento consiste em ocupar uma posição de liderança e destaque com um produto ou serviço a partir dos diferenciais que o público-alvo valoriza.

Por isso, é importante você apostar em novidades e explorar nichos de mercado ainda não explorados.

Quanto menos concorrentes você tiver, mais fácil é de ocupar um lugar na mente do seu público-alvo. 

Invista também em um bom branding para ocupar espaço na mente do consumidor e ser mais facilmente reconhecido por ele. 

Defina suas estratégias

Como mencionamos anteriormente, no início deste artigo o Marketing comercial envolve todo um conjunto de estratégias para que você possa se destacar para o seu público-alvo.

Você pode utilizar diferentes maneiras de promover o seu negócio, tanto no ambiente físico como no digital.

Uma boa aposta é aplicar estratégias de Marketing promocional para garantir maior visibilidade para os seus produtos ou serviços.

Marketing de relacionamento para melhorar o seu relacionamento com o seu público-alvo.

Estratégias de Marketing digital, se você deseja estabelecer a sua presença online. 

Marketing multicanal para alcançar o seu público nos diferentes canais que são frequentados por ele. 

Existem ainda muitas outras estratégias que você pode aplicar no seu negócio para que o Marketing comercial se torne mais sólido e você atinja os seus objetivos esperados.

Acompanhe seus resultados

De nada vale você investir em Marketing comercial se você não monitorar as suas estratégias e identificar qual delas estão sendo mais efetivas.

Você pode definir alguns KPIs, eles vão funcionar como indicadores do seu desempenho. 

Utilize também o ROI, o ROI é uma métrica bastante simples de ser utilizada e através dela você pode definir se os seus investimentos com o Marketing comercial estão rendendo lucro.

Mantenha-se em constante monitoramento, não só das suas estratégias como também das principais tendências existentes no mercado.,

E não tenha receio de mudar, caso você identifique que uma estratégia não está atingindo as suas expectativas.

O Marketing é feito de testes e nem sempre o que funciona bem para o seu concorrente irá funcionar para você.

Por isso, o monitoramento constante deve ser um aspecto de suma relevância para quem deseja aplicar estratégias de Marketing comercial.

Comece o seu negócio montando uma loja virtual

Embora o ambiente virtual tenha seus desafios, ele também tem seus benefícios e vantagens quando você começar a aplicar técnicas de Marketing digital ao Marketing comercial.

De uma maneira geral, o controle dentro do ambiente virtual é muito mais fácil.

Pois é possível fazer o uso de diversas ferramentas para monitorar acessos no seu site, número de vendas, gastos com divulgação e outros recursos.

Além disso, os custos para iniciar um negócio virtual são muito baixos comparado a um negócio físico.

 Não é preciso investir em aluguel, e  você pode trabalhar nos horários que achar mais conveniente 

A facilidade de monitoramento permite que você tenha um controle maior dos gastos e também do seu investimento.

Se você já definiu quais produtos irá vender, uma ótima maneira de iniciar um negócio online é utilizando a loja virtual.

Para isso, você pode usar diversas plataformas de ecommerce, como por exemplo:

Entre diversas outras opções disponíveis no mercado. Inclusive, confira nossa lista com os melhores sites para criar uma loja virtual.

Crie sua loja virtual com a Wix

Qual é a importância do Marketing comercial

Para que você esteja se sinta motivado em aplicar o Marketing comercial ao seu negócio, separamos alguns dos principais benefícios na aplicação dessa estratégia.

Dados relevantes para o seu negócio

Para aplicar o marketing comercial é necessário que você faça pesquisas de mercado e também a respeito do seu público-alvo.

Isso permite que você tenha um melhor direcionamento das suas campanhas e também das suas estratégias.

Pois elas serão baseadas em resultados e dados reais oferecidos pelo mercado.

Você pode alcançar maior reconhecimento

As estratégias de marketing não mantém seu foco apenas em vender mais, mas também em ampliar o reconhecimento do seu negócio dentro do mercado, 

Estar na cabeça do consumidor é fundamental para que você consiga vender mais, e por isso o foco do Marketing comercial é fazer você compreender as principais necessidades do consumidor. 

Ter maiores chances de fidelização

O Marketing comercial também visa trabalhar seu relacionamento com o consumidor de maneira indireta.

Ao realizar pesquisas de mercado e manter-se atualizado permite que você trabalhe em melhorias seja no atendimento ao cliente, nas suas campanhas ou até mesmo nos produtos que você oferta. 

Investir em melhorias aumenta a satisfação dos seus clientes e consequentemente faz com que eles sejam mais fiéis ao seu negócio para realizar novas compras. 

Imagem vetorizada de três pessoas se reunindo para discutir sobre Marketing comercial

Invista em Marketing comercial e aplique outras estratégias de Marketing em conjunto

Nesse artigo abordamos o que é Marketing comercial e como você pode aplicá-lo no seu negócio para buscar os diferenciais no seu produto.

Também apresentamos a importância de se manter atualizado com as principais tendências do mercado e também sobre as estratégias de Marketing, pois elas irão contribuir para que o seu negócio tenha sucesso.

E se você está decidido a iniciar um negócio virtual, não esqueça de investir em atendimento ao cliente, que é um fator importante para a sua reputação.

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Aprenda os benefícios da filosofia Kaizen e aplique na sua empresa para melhorar a qualidade dos processos, e invista em conhecer livros sobre marketing digital.

Boas Vendas!

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