Marketing Comercial: O que é e como aplicar?
O Marketing Comercial é uma estratégia para que você consiga impulsionar as vendas ou para quem deseja iniciar um negócio.
Atrair novos consumidores ou iniciar um novo negócio é sempre um desafio, ainda mais quando o seu nicho de mercado se apresenta altamente competitivo.
Para conseguir superar a alta competitividade é necessário buscar diferenciais, e para isso aplicar estratégias de marketing.
E nesse sentido, o Marketing comercial permite que você obtenha um melhor conhecimento do mercado e passe a investir nas estratégias certas para garantir mais visibilidade para o seu negócio.
Portanto, se você deseja saber mais sobre o que é Marketing comercial e porque ele é importante para que você consiga melhorar as suas vendas continue a leitura, pois responderemos nesse artigo.
O que é Marketing comercial?
A estratégia de Marketing comercial é uma estratégia que consiste em realizar escolhas para impulsionar o crescimento lucrativo de um negócio para que seus objetivos e metas sejam alcançados.
Para aplicar essa estratégia, é possível utilizar diferentes canais e ferramentas que você alcance o seu público-alvo.
De uma maneira geral, o Marketing comercial engloba um conceito bem amplo e dentro dele estão inseridas um conjunto de estratégias de várias estratégias de Marketing.
Essas estratégias contribuem para que você possa promover o seu produto, ou serviço, para que mais pessoas tenham conhecimento dele e consequentemente você realize mais vendas.
Para que esse processo ocorra é necessário identificar quais são as necessidades dos clientes, e por quais serviços e produtos essas necessidades serão satisfeitas, tendo em vista a obtenção de lucro.
Ao atender as necessidades do consumidor você encontra maneiras de se destacar entre os concorrentes e adquire vantagem competitiva acima de qualquer outro concorrente no mesmo nicho de mercado que o seu.
Existem diferenças entre Marketing comercial e Marketing Social?
Para que você entenda de vez o conceito de Marketing comercial, vamos diferenciá-lo de Marketing social que é uma outra estratégia muito utilizada quando uma empresa deseja conquistar um posicionamento forte no mercado.
O Marketing social é uma estratégia cujo foco não está fixado no lucro, pois ele possui como missão a concepção, implementação e também o controle de programas criados pelas empresas para promover a aceitação social.
Dentre as principais diferenças existentes no Marketing comercial e no Marketing social podemos citar:
- Definição: O marketing social é uma abordagem sustentável e econômica usada para influenciar mudanças de comportamento das pessoas na sociedade. O Marketing comercial é o processo onde a escolha de produtos e serviços é influenciada pelas pessoas com objetivo de gerar mais lucros.
- Produto: O Marketing social vende o comportamento desejado, enquanto o Marketing comercial vende produtos e serviços tangíveis.
- Público: Enquanto o Marketing social tem como alvo pessoas que provavelmente influenciam mudanças nos comportamentos de uma comunidade, o Marketing comercial tem como alvo pessoas que provavelmente farão uma compra.
- Objetivo: O Marketing social prioriza impactar positivamente a sociedade influenciando mudanças comportamentais, o Marketing comercial prioriza a obtenção de ganhos financeiros com a venda de produtos ou serviços
- Recursos financeiros: Enquanto o Marketing social é financiado publicamente, o Marketing comercial é privado.
Aposto que agora o conceito de Marketing comercial deve estar bem mais claro, agora vamos aprender como podemos aplicar o Marketing comercial a negócios.
Como aplicar o Marketing Comercial?
Como já foi abordado no início deste artigo, se você está iniciando um negócio ou deseja atrair novos clientes, é inevitável a necessidade de investir em estratégias de marketing.
Tanto no ambiente físico quanto no ambiente virtual é necessário buscar recursos para enfrentar os desafios e conseguir adquirir autoridade.
Entretanto, no ambiente virtual essa necessidade é ainda maior, pois a facilidade de iniciar um negócio faz com que muitas pessoas tentem empreender através da internet, fazendo com que ele seja ainda mais competitivo.
Mas vamos compreender como o Marketing comercial pode te ajudar a superar algumas das principais barreiras de um mercado competitivo.
Defina o seu público-alvo
Para aplicar estratégias de Marketing é necessário que você conheça e defina o seu público-alvo.
Muitas pessoas não conhecem a importância de definir um público-alvo, mas é para esse público que você irá direcionar as suas ações.
O segmento de mercado que você irá atuar, ou já atua, tem um papel fundamental na definição do seu público-alvo.
Através dele você pode observar algumas características que são comuns entre os consumidores, e também qual é a principal necessidade desse consumidor.
O seu produto deve ser uma solução para essa necessidade, algo que o consumidor identifique como a solução para os seus problemas.
E preferencialmente encontrar um nicho de mercado que ainda não tenha sido explorado, para que você garanta vantagem competitiva.
Faça pesquisas de mercado
A pesquisa de mercado é uma ferramenta que permite que você compreenda a realidade de um mercado para aumentar a assertividade das suas ações.
Ela é realizada através da coleta e análise de informações e dados relevantes sobre o segmento do seu empreendimento.
Essa é uma etapa muito importante antes de você começar a aplicar estratégias de Marketing.
Pois ela permite que você entenda quais serão os possíveis desafios a serem enfrentados e também quais necessidades ainda não foram exploradas para que você possa explorar novos nichos.
Ainda através das pesquisas de mercado é possível identificar as tendências e também quais serão os segmentos mais lucrativos para você investir em um negócio.
Para realizar pesquisas de mercado você pode:
- Pesquisar por dados e métricas que estão disponíveis no ambiente virtual. No site do Sebrae, por exemplo, são divulgados diversos dados relevantes sobre o mercado brasileiro.
- Realizar análise da concorrência: Conhecer e identificar quem são os seus principais concorrentes.
- Entrevistar clientes ou público-alvo: Se você já tem um negócio, faça questionários explorando possibilidades dentro do mercado e se ainda não tem você pode questionar o público dos seus concorrentes.
Faça uma análise das suas metas e objetivos
Para que o Marketing comercial seja objetivo, você precisa saber onde quer chegar e o que deseja alcançar.
Buscar uma diferenciação ao analisar o seu público e os concorrentes é importante, mas qual é o seu motivador para isso?
Defina um objetivo, e também as metas para que você consiga alcançar esse objetivo.
As metas irão te ajudar a manter o foco na sua estratégia.
Tenha um posicionamento
Ter um posicionamento forte para deixar uma boa impressão no seu público é fundamental para que você consiga desenvolver um Marketing comercial.
O posicionamento consiste em ocupar uma posição de liderança e destaque com um produto ou serviço a partir dos diferenciais que o público-alvo valoriza.
Por isso, é importante você apostar em novidades e explorar nichos de mercado ainda não explorados.
Quanto menos concorrentes você tiver, mais fácil é de ocupar um lugar na mente do seu público-alvo.
Invista também em um bom branding para ocupar espaço na mente do consumidor e ser mais facilmente reconhecido por ele.
Defina suas estratégias
Como mencionamos anteriormente, no início deste artigo o Marketing comercial envolve todo um conjunto de estratégias para que você possa se destacar para o seu público-alvo.
Você pode utilizar diferentes maneiras de promover o seu negócio, tanto no ambiente físico como no digital.
Uma boa aposta é aplicar estratégias de Marketing promocional para garantir maior visibilidade para os seus produtos ou serviços.
Marketing de relacionamento para melhorar o seu relacionamento com o seu público-alvo.
Estratégias de Marketing digital, se você deseja estabelecer a sua presença online.
Marketing multicanal para alcançar o seu público nos diferentes canais que são frequentados por ele.
Existem ainda muitas outras estratégias que você pode aplicar no seu negócio para que o Marketing comercial se torne mais sólido e você atinja os seus objetivos esperados.
Acompanhe seus resultados
De nada vale você investir em Marketing comercial se você não monitorar as suas estratégias e identificar qual delas estão sendo mais efetivas.
Você pode definir alguns KPIs, eles vão funcionar como indicadores do seu desempenho.
Utilize também o ROI, o ROI é uma métrica bastante simples de ser utilizada e através dela você pode definir se os seus investimentos com o Marketing comercial estão rendendo lucro.
Mantenha-se em constante monitoramento, não só das suas estratégias como também das principais tendências existentes no mercado.,
E não tenha receio de mudar, caso você identifique que uma estratégia não está atingindo as suas expectativas.
O Marketing é feito de testes e nem sempre o que funciona bem para o seu concorrente irá funcionar para você.
Por isso, o monitoramento constante deve ser um aspecto de suma relevância para quem deseja aplicar estratégias de Marketing comercial.
Comece o seu negócio montando uma loja virtual
Embora o ambiente virtual tenha seus desafios, ele também tem seus benefícios e vantagens quando você começar a aplicar técnicas de Marketing digital ao Marketing comercial.
De uma maneira geral, o controle dentro do ambiente virtual é muito mais fácil.
Pois é possível fazer o uso de diversas ferramentas para monitorar acessos no seu site, número de vendas, gastos com divulgação e outros recursos.
Além disso, os custos para iniciar um negócio virtual são muito baixos comparado a um negócio físico.
Não é preciso investir em aluguel, e você pode trabalhar nos horários que achar mais conveniente
A facilidade de monitoramento permite que você tenha um controle maior dos gastos e também do seu investimento.
Se você já definiu quais produtos irá vender, uma ótima maneira de iniciar um negócio online é utilizando a loja virtual.
Para isso, você pode usar diversas plataformas de ecommerce, como por exemplo:
Entre diversas outras opções disponíveis no mercado. Inclusive, confira nossa lista com os melhores sites para criar uma loja virtual.
Qual é a importância do Marketing comercial
Para que você esteja se sinta motivado em aplicar o Marketing comercial ao seu negócio, separamos alguns dos principais benefícios na aplicação dessa estratégia.
Dados relevantes para o seu negócio
Para aplicar o marketing comercial é necessário que você faça pesquisas de mercado e também a respeito do seu público-alvo.
Isso permite que você tenha um melhor direcionamento das suas campanhas e também das suas estratégias.
Pois elas serão baseadas em resultados e dados reais oferecidos pelo mercado.
Você pode alcançar maior reconhecimento
As estratégias de marketing não mantém seu foco apenas em vender mais, mas também em ampliar o reconhecimento do seu negócio dentro do mercado,
Estar na cabeça do consumidor é fundamental para que você consiga vender mais, e por isso o foco do Marketing comercial é fazer você compreender as principais necessidades do consumidor.
Ter maiores chances de fidelização
O Marketing comercial também visa trabalhar seu relacionamento com o consumidor de maneira indireta.
Ao realizar pesquisas de mercado e manter-se atualizado permite que você trabalhe em melhorias seja no atendimento ao cliente, nas suas campanhas ou até mesmo nos produtos que você oferta.
Investir em melhorias aumenta a satisfação dos seus clientes e consequentemente faz com que eles sejam mais fiéis ao seu negócio para realizar novas compras.
Invista em Marketing comercial e aplique outras estratégias de Marketing em conjunto
Nesse artigo abordamos o que é Marketing comercial e como você pode aplicá-lo no seu negócio para buscar os diferenciais no seu produto.
Também apresentamos a importância de se manter atualizado com as principais tendências do mercado e também sobre as estratégias de Marketing, pois elas irão contribuir para que o seu negócio tenha sucesso.
E se você está decidido a iniciar um negócio virtual, não esqueça de investir em atendimento ao cliente, que é um fator importante para a sua reputação.
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