Marketing de Influência - Ainda Vale A Pena Investir Nisso?
Marketing de influência é um dos termos mais usados quando se fala em marketing na era digital. E não é para menos, temos várias redes sociais e centenas de influenciadores surgem com isso. É natural que as grandes e pequenas marcas tentem usar isso como uma forma de promover seus produtos.
Sabemos que administrar seu próprio negócio é difícil. Você tem que criar um produto, cuidar da burocracia, tirar um tempo para encontrar uma hospedagem de website rápida, trabalhar duro para promover o seu trabalho e muito mais. É fácil se sentir sobrecarregado com tudo isso.
Pensando nesse tipo de situação, decidimos criar este artigo, onde vamos explicar da forma mais simples possível o que é o marketing de influência e se ele ainda vale a pena.
O que é o marketing de Influência
Os usuários de plataformas como YouTube, Instagram e TikTok têm a opção de escolher se vão seguir outros usuários ou não. Naturalmente, algumas pessoas acabam conseguindo mais seguidores do que outras.
Mas há certos indivíduos que se destacam de uma forma notável. São pessoas com centenas de milhares ou até milhões de seguidores nas redes sociais. Nós os chamamos de influenciadores.
Um influenciador tem o poder de se comunicar com milhares de pessoas regularmente através das redes sociais. Isso representa uma oportunidade enorme para muitas empresas.
Afinal, quem não gostaria de divulgar seus serviços e produtos para milhares ou até milhões de clientes em potencial?
Então este é o marketing de influência. As marcas contratam os influenciadores para divulgar seus produtos e serviços.
Antes de explicarmos se investir nesse tipo de marketing faz sentido para você, vamos nos aprofundar mais nos detalhes a respeito dos influenciadores.
Exemplos de influenciadores
Pessoas como Whindersson Nunes e Felipe Neto são bons exemplos de influenciadores brasileiros. Na verdade, eles estão entre os maiores influenciadores do nosso país. Ambos contam com milhões de seguidores nas redes sociais.
Kim Kardashian e muitos membros de sua família são bons exemplos de influenciadores digitais. O clã Kardashian é conhecido por ter contratos milionários com várias marcas famosas.
Há ainda grandes figuras internacionais como:
- Gary Vaynerchuk: Empresário e autor best-seller, Vaynerchuk é o dono da VaynerMedia, uma das principais agências de mídia social do mundo. Ele também é um extremamente popular palestrante e podcaster, com milhões de seguidores em todas as plataformas sociais. Sua mensagem sobre a importância do marketing digital e da criatividade tem inspirado profissionais de marketing em todo o mundo.
- Casey Neistat: YouTuber, cineasta e co-fundador da Beme, Neistat é um dos maiores nomes da mídia social. Sua marca pessoal é conhecida por seus vídeos virais extremamente bem produzidos, que abordam tudo, desde as notícias do dia até as viagens pelo mundo. Neistat também tem um grande número de seguidores em outras plataformas sociais, como Instagram e Snapchat.
- PewDiePie: Com mais de milhões de inscritos em seu canal no YouTube, PewDiePie é o youtuber individual mais popular do mundo. Ele ganha a vida fazendo comentários sarcásticos sobre jogos eletrônicos enquanto os joga, mas também aborda outros assuntos de pop culture de vez em quando. Seus vídeos são extremamente populares entre os jovens adultos e adolescentes.
- Zoella: Zoe Sugg, mais conhecida pelo seu nome no YouTube Zoella, é uma das youtubers femininas mais populares do mundo. Ela ganha a vida fazendo vlogs sobre sua vida diária, dicas de beleza e maquiagem, além de outros assuntos relacionados à moda e estilo de vida jovem feminino. Com mais de milhões de inscritos em seu canal, Zoella tem uma legião extremamente leal de fãs jovens mulheres que a consideram uma verdadeira amiga virtual.
Tudo isso baseado em uma coisa: essas pessoas têm milhões de seguidores nas redes sociais, e podem alavancar o seu negócio com uma única postagem em suas redes sociais.
O elefante na sala - o dilema com os seguidores falsos
Antes de se perguntar se o marketing de influência faz sentido para o seu negócio, você precisa entender a natureza ilusória das redes sociais.
Podemos passar horas falando sobre como as redes sociais são artificiais, mas para o propósito deste artigo basta mencionar o problema dos seguidores falsos.
Hoje em dia é possível comprar seguidores falsos para a maioria das plataformas digitais. Inclusive, também é possível comprar likes, visualizações, comentários e outras métricas para as redes sociais.
Existe um verdadeiro negócio, com muitas empresas no ramo, que movimenta muito dinheiro baseado na compra e venda de seguidores e outras métricas para as redes sociais.
Na verdade, até algumas celebridades como Neymar e Cristiano Ronaldo são conhecidas por comprar seguidores para plataformas como o Instagram.
Portanto, antes de pensar em contratar um influenciador para divulgar o seu produto ou serviços, entenda que é bastante provável que o influenciador em questão não seja tão popular quanto parece.
Marketing de influencer vale a pena se você sabe o que está fazendo
Não é segredo para ninguém que é possível comprar seguidores nas redes sociais. Ainda assim, grandes marcas contratam influenciadores para divulgar seus produtos. Estariam eles cometendo um erro? Provavelmente não.
Acontece que mesmo os influenciadores que compram seguidores podem possuir uma parcela enorme de fãs reais.
Por isso, investir em marketing de influência pode ser uma ótima estratégia para aumentar as vendas da sua empresa. No entanto, é importante saber como fazer isso da maneira certa para que o retorno seja positivo.
Pesquise bem os influenciadores ideais para a sua marca e ofereça produtos ou serviços que estejam alinhados às suas necessidades. Também é importante criar uma boa estratégia de comunicação e ter um bom relacionamento com os seus clientes.
A chave então é identificar quais influenciadores valem a pena para o seu negócio
Há ferramentas online que fazem o processo de auditoria de perfis nas redes sociais. Elas mostram quantos seguidores falsos uma conta possui. Isso pode ser bastante útil para quem pretende contratar influenciadores.
Quando se trata de marketing de influência, é importante identificar quais influenciadores valem a pena para o seu negócio. Isso significa considerar os seguintes fatores:
- O tamanho da audiência do influenciador.
- A relevância do influenciador para o seu público-alvo.
- A qualidade do conteúdo que o influenciador produz.
- A capacidade do influenciador de gerar engajamento com o seu público.
- O nível de envolvimento do influenciador com a sua marca.
Considerar esses fatores vai ajudá-lo a identificar os melhores influenciadores para o seu negócio e garantir que você esteja investindo seu tempo e dinheiro no marketing de influência de forma eficaz.
O que fazer a partir daqui
Identificar quantos seguidores falsos um influenciador tem é só um dos passos necessários para encontrar a pessoa ideal para divulgar o seu negócio.
É necessário fazer uma análise de mercado, você precisa verificar se o público que segue o influenciador é o tipo de público que compra o que você está vendendo.
Não vamos mentir, isso pode dar muito trabalho, mas ei, é assim que o empreendedorismo funciona.
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!