Marketing Social: o que é e como aplicar?
O Marketing Social quando bem estruturado pode contribuir para que o seu negócio adquira maior visibilidade, além de fortalecer a imagem e os valores da sua empresa perante o seu público.
Essa estratégia é bastante utilizada por empresas de pequeno, médio e grande porte, pois ela costuma gerar impacto positivo na imagem de uma empresa, além contribuir com a fidelização dos seus clientes.
Mas para que isso aconteça você precisa conhecer mais sobre essa estratégia e como as empresas fazem o uso dela.
Por isso, preparamos esse artigo onde você irá aprender o que é o Marketing Social, como fazer, quais são as suas vantagens e alguns exemplos que podem te inspirar.
O que é Marketing Social?
O Marketing Social acontece por intermédio de campanhas voltadas principalmente para eliminar, contribuir para a diminuição ou fazer com que as pessoas se conscientizem de problemas sociais.
Esses problemas sociais podem estar relacionados a questões de saúde pública, trabalho, educação e uma variedade de outros temas.
São problemas que estão inseridos na sociedade e geralmente despertam o interesse das pessoas por se tratarem de bem estar social.
E por isso são bem vistos quando são abordados ou difundidos através de uma empresa ou produtos por meio de campanhas conferindo alguns benefícios a essas empresas.
Além de trabalhar em prol do benefício social, essas empresas, adquirem mais exposição e visibilidade, fazendo com que simpatizantes da causa passem a apoiar a marca e consequentemente influenciar nas vendas.
Uma pesquisa do Instituto Ethos revelou que 24% dos consumidores preferem comprar produtos ou serviços de empresas que apresentam algum tipo de responsabilidade social.
E em um mercado que é cada vez mais competitivo, essa é uma maneira de ganhar destaque entre seus concorrentes.
Marketing Social é um conceito que surgiu em 1970 através de Philip Kotler e Gerald Zartman que perceberam que o marketing também atua como um propagador de atitudes, causas e comportamentos.
E desde então ele é amplamente utilizado para conscientizar o público sobre questões que são relevantes para a sociedade de uma maneira geral.
A diferença entre Marketing Social e Marketing Comercial?
Provavelmente você já deve ter compreendido que a principal diferença entre o Marketing Social e o Marketing Comercial é o objetivo para o qual cada um deles se destina.
O Marketing Comercial, por sua vez, visa melhorar as vendas através da divulgação dos seus produtos e serviços.
Já o Marketing Social não objetiva gerar vendas pois ele é centrado em valores e humanização.
E permite que a empresa mostre que além de transformar a vida do consumidor, ela contribui para transformar o mundo.
É uma maneira também da empresa se mostrar autêntica e íntegra com os seus valores, solidificando a sua imagem perante a sociedade ao preservar o bem estar social.
Por isso, dizemos que o Marketing Social é uma consequência das ações que sua empresa realiza, ele é quase um bônus, pois não se deve apoiar uma causa apenas pensando no Marketing Social.
Podemos dizer também que o Marketing Social confere benefícios indiretos para a sua empresa, do ponto de vista mercadológico, já os benefícios do Marketing Comercial são diretos e facilmente percebidos.
Por que investir em Marketing Social na minha empresa?
Já citamos alguns benefícios que o Marketing Social tende a gerar tanto para a sua empresa quanto do ponto de vista social e humanitário.
Esses benefícios tendem apenas a melhorar o posicionamento da sua empresa no mercado e a sua imagem perante ao seu público-alvo quando o Marketing Social é realizado genuinamente.
Do ponto de vista mercadológico ele tende a contribuir para que a sua empresa conquiste mais clientes, fidelize os clientes atuais e construa uma melhor aceitação dentro do mercado.
Já foi mencionado também sobre o Marketing Social se tornar uma vantagem competitiva, pois os consumidores estão cada vez mais exigentes e a concorrência dentro do mercado só cresce.
Além desses fatores, o Marketing Social tem o poder de aumentar a credibilidade da sua empresa, pois você acaba mostrando que possui responsabilidade social.
A responsabilidade social é o cumprimento de deveres e obrigações dos indivíduos e empresas com a sociedade.
Algumas empresas, por exemplo, demonstram sua preocupação com o meio ambiente e estendem essas ações a seus produtos.
É o caso da Natura, e de outras empresas de cosméticos que não mais fazem testes em animais para os seus produtos.
Quem se identifica com a causa passa a utilizar a marca e, por outro lado, exigir que a marca tenha mais posicionamento dentro do mercado.
A tendência é que você venha a conquistar clientes mais fiéis e engajados com o seu negócio adquirindo uma base de clientes mais sólida.
Desta forma, seu controle financeiro empresarial irá expandir e lhe trará retornos ainda melhores para o seu negócio.
Entre outros benefícios gerados pelo Marketing Social podemos citar:
- Mais valor agregado ao seu produto ou serviço: como mencionamos no exemplo da natura a tendência é que o público se identifique e aceite até mesmo pagar mais por um produto que contribua com o bem estar social.
- Aumentam a rentabilidade do negócio: é consequência de uma maior exposição a pessoas que abraçam a causa.
- Mais exposição e visibilidade: campanhas promocionais e ações promocionais de Marketing Social tendem a dar maior visibilidade para sua marca.
Como aplicar o Marketing Social
Para que você possa fazer uso do Marketing Social é necessário traçar um plano de marketing, adquirir conhecimento do seu público-alvo, do seu negócio e dos seus concorrentes.
Esses dados irão contribuir para que você consiga definir qual é a melhor causa e as melhores estratégias para aplicar utilizando o Marketing Social do seu negócio.
Definindo uma causa com base nos seus valores
Primeiro passo é definir uma causa para apoiar, e para que isso ocorra é necessário que você volte a atenção para a sua empresa e também para o seu público.
A causa não deve ser definida com base nos gostos pessoais, ela precisa estar alinhada com os seus objetivos e com as questões que o seu público-alvo apoia e demonstra ter consideração.
Portanto, é necessário obter informações sobre o comportamento do seu público-alvo, também é válido realizar pesquisas com os consumidores para avaliar como eles se sentem a respeito de diferentes ações e causas que são divulgadas na mídia.
Lembre-se de que a sua causa deve estar alinhada aos seus objetivos, deve ser uma causa que você sinta que vai fazer a diferença para o seu público e também para o seu negócio.
A partir do momento que você começar a investir em campanhas e em marketing promocional, a imagem da sua empresa passa a ser associada a essa causa.
Por isso, não tenha pressa para definir a sua causa.
Pesquise seus concorrentes
Pesquisar sobre a concorrência e identificar se eles apoiam uma causa também é importante para que você consiga definir a sua causa.
E talvez contribua até mesmo para que escolha uma causa que não tenha devido destaque dentro do mercado, conferindo um diferencial para a sua campanha de Marketing Social.
Além disso, também é muito importante que você consiga identificar no Marketing Social dos seus concorrentes quais foram as ações que tiveram resultado positivo para posteriormente aplicá-las no seu negócio.
Responda perguntas como:
- Como as principais marcas do seu setor estão utilizando o Marketing Social?
- Quais são as suas responsabilidades sociais?
- Quais métodos utilizam para desenvolver essas campanhas? Em quais canais?
- Quais pessoas costumam envolver?
- Como essas campanhas são vistas pelo seu público?
Recursos financeiros
Dependendo da causa e também das ações que você pretende realizar elas vão demandar um investimento, por isso é necessário planejar e colocar os gastos na ponta do lápis.
Talvez você possa elaborar algumas campanhas com um plano de gastos reduzidos ou possa buscar patrocinadores para apoiar a sua causa e gerar um benefício mútuo.
Pense como você pode elaborar diferentes estratégias para apoiar uma causa.
Pode ser através de eventos educacionais, culturais e em alguns casos você pode até mesmo reverter parte dos seus lucros para ajudar ONGs, abrigos e outras entidades.
Essas ações como essas também geram um impacto positivo no consumidor, e não esqueça de definir a periodicidade dessas campanhas.
Estabeleça seus objetivos e metas
É importante que você defina e tenha bem claro qual será o principal objetivo de executar essa campanha.
Também é necessário implementar metas para que esses possam ser alcançados objetivos, e defina apenas objetivos e metas que sejam tangíveis
Mantenha a sua equipe informada sobre todos os detalhes, os objetivos e as metas, faça com que eles se engajem e se sintam motivados a contribuir com o seu objetivo e a sua campanha.
Ao traçar o objetivo das suas campanhas de Marketing Social pode contribuir com a sua decisão e modelo de campanha a seguir:
- Informativas: são campanhas com o objetivo de informar a população sobre algum problema que precise de ação. Pode-se criar cartilhas com dicas, cuidados e informações sobre o problema.
- Ação: campanhas que envolvem a ação como realizar doação de alimentos, participação em protestos em prol da causa e etc
- Mudança de comportamento: objetiva estimular a conscientização da população gerando novos hábitos e comportamentos. No entanto, é necessário um conjunto de ações a longo prazo.
- Transformação de crenças: O objetivo dessa campanha é atingir valores arraigados no público através de mensagens que provoquem a reflexão.
Desenvolvimento de campanha
Mantenha todas as estratégias definidas, metas, objetivos, envolvidos e gastos documentados no seu plano de Marketing Social.
Permita que a sua equipe tenha fácil acesso a esse documento, facilitando para que os colaboradores e as equipes envolvidas troquem informações e compartilhem ideias para melhorar o desenvolvimento das suas campanhas.
Através de reuniões você pode ouvir dar voz de fala para os seus colaboradores, escutando suas ideias e permitindo que você trabalhe para otimizar as suas estratégias.
Avalie também os riscos, e se apoiar a causa vier a gerar um impacto negativo para a sua marca? Como você pode fazer para manobrar esse cenário?
E por isso certifique-se de estar preparado para conter imprevistos que possam vir a ocorrer na execução da sua campanha de Marketing Social visando a minimizar os danos.
O próximo passo é se certificar de que está com tudo pronto para que a sua campanha de Marketing Social seja implementada.
Antes de realizar a sua campanha, você pode fazer um teste com um grupo reduzido para testar os efeitos e a aceitabilidade da sua campanha.
Divulgação
Para divulgar a sua campanha de Marketing Social o objetivo deve ser reforçar os valores da sua marca e também informar o público sobre as ações que a sua empresa executa em prol do benefício social.
É possível até mesmo convidar o público para participar dessas ações, por isso pesquise canais em que o seu público-alvo está inserido.
Atualmente no marketing digital as redes sociais ganharam papel importante dentro da publicidade e são ótimas ferramentas para você utilizar em suas campanhas promocionais.
Você também pode criar um blog e utilizar o marketing de conteúdo não só para promover as suas ações de Marketing Social, mas também para promover os seus produtos e serviços.
O marketing de conteúdo consiste em levar informação relevante para o seu público-alvo para que encontre os seus serviços mais rapidamente.
Essa estratégia é amplamente utilizada no ambiente digital para promover produtos e serviços e melhorar o relacionamento com o público.
Se você ainda não conhece essa estratégia, conheça o curso Redator Hacker SEO e Marketing de Conteúdo para ficar por dentro das principais estratégias para conquistar o seu público alvo por meio de suas publicações.
O marketing de conteúdo também é uma estratégia que pode ser utilizada nas redes sociais.
O importante é que você saiba o canal onde seu público está inserido e tente se comunicar com eles através deste canal, ou quem sabe aplicar a estratégia de marketing multicanal.
Avaliação da sua campanha
Depois de implementada é hora de você avaliar se a sua campanha foi positiva e se você conseguiu atingir seus objetivos através dessa campanha.
Como o público reagiu a sua campanha?
É importante que mesmo durante a sua campanha de Marketing Social você mantenha-se monitorando se ela está gerando mobilização do público.
Ou se o seu público parece engajado com a causa.
É nesse momento que você pode identificar aspectos para melhorar seja na divulgação ou na campanha em si, por isso mantenha resultados que foram obtidos através da sua campanha disponíveis a todos os colaboradores que participaram dela.
Contabilize quantas pessoas foram atingidas pela sua campanha e como você pode estipular novos objetivos para alcançar mais pessoas e fazer com que o seu público reconheça a importância da sua causa.
Exemplos de campanhas de Marketing Social no Brasil
Projeto Jovem de futuro - Unibanco
Em 2007, o Instituto Unibanco lançou o projeto Jovem de Futuro que objetivava contribuir com a aprendizagem de alunos do Ensino Médio nas redes públicas do Brasil.
O projeto ofereceu apoio financeiro à escola, que tinha como objetivo definir e identificar as principais carências e necessidades para melhoria do ambiente escolar.
O projeto visava também contribuir com o desenvolvimento dos alunos e também diminuir da evasão escolar.
Natura e sua parceria com ONGs
A Natura faz parceria com diversas ONGs que atuam na preservação do meio ambiente, um exemplo é a ONG Associação do Grupamento Ambientalista, que tem um projeto de preservação de nascentes.
Para apoiar essas ONGs basta efetuar uma compra no site da natura, utilizar o cupom correspondente a causa que você deseja apoiar e a natura doará 5 reais para apoiar a ONG.
McDia feliz - Instituto Ronald McDonald
É promovida pelo Instituto Ronald McDonald para que as pessoas se conscientizem da luta contra o câncer infantil.
Ela acontece anualmente, e as vendas do sanduíche Big Mac são revertidas em doações para instituições que ajudam crianças com câncer.
Pedigree - Adotar é tudo de bom
A campanha da Pedigree visa conscientizar a população para a adoção de animais abandonados.
Utiliza o próprio slogan como moto da campanha "Cachorro é tudo de bom" a campanha leva o nome de "Adotar é tudo de bom".
Com a estratégia de reverter parte das vendas dos produtos ao programa, a campanha consegue aumentar as vendas da marca, envolver a população na causa e ainda apoiar mais de 150 ONGs que cuidam dos animais.
Ministério da Saúde: #PartiuTeste
O ministério da saúde trabalha todos os anos com campanhas sobre a conscientização da saúde pública.
Em 2015, foi lançada uma parceria junto com os principais aplicativos de relacionamento Tinder e Hornet com o foco em atingir o público mais jovem e se comunicar na mesma linguagem desse público.
Utilize o Marketing Social como apoio suas campanhas de Marketing
Nesse artigo abordamos a importância do Marketing Social e como a sua empresa pode influenciar comportamentos na sociedade.
Mas como já mencionamos, o Marketing Social não tem o foco em vendas, para aprender outras estratégias de marketing, estude sobre marketing empresarial, plano de marketing e funil de vendas.
Boas vendas!
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