Media kit: O que é e como criar o seu
Para quem trabalha com produção de conteúdo e como influenciador digital e querem fechar parcerias com marcas, o mídia kit ou media kit é uma ferramenta muito importante para que as empresas conheçam onde estão anunciando.
É através deste documento que você apresenta as características do seu perfil no Instagram, canal no YouTube ou qualquer outra plataforma, transformando em uma vitrine e convence anunciantes de parcerias para divulgar produtos e serviços.
O mídia kit também é um recurso para mostrar que você possui credibilidade e está preocupado com a relevância do conteúdo que publica nas redes. Por isso, vamos te mostrar o que é e como fazer um midia kit. Confira!
O que é mídia kit?
Como falamos, o mídia kit é um documento utilizado por produtores de conteúdo, influenciadores e veículos de comunicação para apresentar sua plataforma e divulgar informações importantes a respeito dela para fechar parcerias com marcas e anunciantes.
O media kit ou kit de mídia é muito utilizado no mercado de comunicação, sobretudo o publicitário.
Este documento tem o objetivo de apresentar uma pagina, blog, rede social ou canal de YouTube, para marcas e agências interessadas em divulgar serviços e produtos utilizando a influência naquele espaço.
Com o media kit, o criador de conteúdo mostra dados sobre a plataforma, quem é seu público, quais são os níveis de engajamento e quais tipos de conteúdos pode elaborar para a marca interessada.
Por isso, no mídia kit, o produtor de conteúdo fornece dados sobre a plataforma, quem é seu público, quais são os níveis de engajamento e quais tipos de materiais pode elaborar para a marca interessada.
Na prática, o media kit ajuda não apenas o produtor de conteúdo, como uma forma de monetização do conteúdo, mas também marcas que desejam entender o perfil do criador, seu público e qual alcance teria ao anunciar em seu canal.
Analisando as informações no mídia kit, a marca consegue ter embasamento para decidir se vale a pena realmente investir em publicidade naquela plataforma.
Caso um produtor produza conteúdos no Instagram e no YouTube, o mídia kit apresenta as principais características e informações da sua atuação nessas redes para que marcas possam fechar uma publicidade de um produto ou serviço.
Por que fazer um midia kit?
Agora que você entendeu o que é media kit e para que serve o mídia kit profissional. Mas por que você deve fazer um para apresentar seu trabalho e seus números como produtor de conteúdo para marcas?
Para entender a importância e as vantagens de fazer um mídia kit, listamos as principais vantagens de ter um kit mídia em mãos.
Tornar a sua rede social uma vitrine para anunciantes
Se você é produtor de conteúdo em uma plataforma, como redes sociais ou blog, conta com um público bem definido e um bom nível de engajamento, é natural que empresas tenham interesse em fazer divulgação através do seus canais.
O media kit abre portas para esse tipo de parceria, já que em diversos momentos, é o primeiro ponto de contato da marca com informações mais aprofundadas sobre seus números nas plataformas.
É fundamental que essas informações sejam apresentadas de maneira simples, compacta, visual e criativa.
Demonstrar credibilidade
O mídia kit é uma ferramenta fundamental para demonstrar profissionalismo. É através desse documento que você irá comprovar que conhece seu público, que o conteúdo gera engajamento e agrega valor para sua audiência.
O media kit ainda padroniza a comunicação que você tem com as marcas interessadas em seu conteúdo. Resumindo, ele demonstra que você é um profissional sério, que se preocupa com a credibilidade.
Convencer anunciantes a contratarem você
Você como produtor de conteúdo de qualidade e possui um bom relacionamento com o público, o mídia kit é a oportunidade ideal para mostrar e convencer as marcas de que elas devem anunciar na sua plataforma.
Alinhar parcerias de acordo a sua proposta de valor
Quando você escolhe fazer publicidade para outra empresa, é fundamental que exista um alinhamento em relação aos valores, propósitos e missão que ela apresenta. Senão, seu público irá perceber que o conteúdo anunciado não tem a ver com você.
Isso pode acabar danificando sua imagem e credibilidade como produtor de conteúdo. Com o mídia kit, você já pode apresentar seus valores de forma clara para quem estiver interessado em anunciar em suas plataformas.
Esse é o primeiro filtro para que marcas que não tem relação com o seu conteúdo descartem a publicidade ao conferir os seus dados no mídia kit.
O que colocar no mídia kit?
Como falamos, o objetivo do mídia kit é apresentar informações que as marcas não conseguem apenas realizando uma pesquisa na internet. Quem for ler seu kit mídia precisa entender quem é você, qual tipo de conteúdo e como é o seu trabalho.
Por isso, separamos algumas informações essenciais que você deve adicionar na hora de fazer seu mídia kit, lembrando que ele deve conter apenas informações e dados relevantes para as marcas.
1. Quem é você ou sua marca
Em um pequeno parágrafo, faça uma apresentação de si mesmo de forma bem resumida, definindo quem você é, para despertar o interesse da marca em continuar lendo o seu mídia kit.
2. Missão, valores e propósito
Como mostramos antes, o alinhamento da sua missão, valores e propósitos são fundamentais para que as marcas entendam qual o sentido do seu trabalho. Esses fatores são essenciais para manter a credibilidade diante o público.
3. Nicho de mercado
Expor o nicho de mercado em que você atua é fundamental para que as marcas avaliem se estão apostando na plataforma correta.
4. Perfil do público
Uma das maiores preocupações das marcas ao lerem um mídia kit é entender se você tem o mesmo público que ela deseja atingir. Portanto, quanto mais informações sobre o perfil da sua audiência você disponibilizar, melhor.
Insira informações que vão além de gênero, idade, renda e escolaridade. Explore os produtos que sua audiência consome, estilo de vida, onde moram, se já adquiriram itens que você anunciou.
Além disso, se tiver uma persona para o seu público, adicione-o no mídia kit para ajudar na compreensão. Mas nunca minta sobre o perfil da audiência para convencer uma marca a fechar parceria.
5. Número de seguidores
A quantidade de seguidores é uma informação básica, já que apresenta uma noção à marca da quantidade de pessoas que serão expostas ao anúncio. Esse já é um indicativo do impacto que você exerce como criador de conteúdo.
6. Estatísticas e recordes
Além da quantidade de seguidores, é fundamental apresentar um número ainda mais importante, o engajamento. O que seria isso? É a sua capacidade de influenciar pessoas e se relacionar com elas.
Não adianta ter milhares de seguidores onde poucas pessoas interagem com você. Para comprar que o seu conteúdo realmente é relevante, adicione estatísticas como taxa de engajamento, número de comentários e taxa de entrega das publicações.
Também pode ser interessante adicionar alguns recordes, como fotos mais curtidas e artigos e publicações mais compartilhadas.
7. Parcerias já feitas
Outra forma de mostrar credibilidade e profissionalismo em seu media kit é falar sobre parcerias que deram certo com outras marcas. Separe os melhores negócios que fez, sempre lembrando de que eles devem ser relevantes.
Essa é uma forma de mostrar que o seu conteúdo tem um bom alcance e que impactou positivamente a marca.
8. Espaços de anúncio e formatos de conteúdo
Quando estiver montando seu kit mídia, deixe claro para as marcas quais espaços de anúncio e formatos de conteúdo estão disponíveis para ela. Por exemplo, quais são os formatos de conteúdo que você pode oferecer a elas.
Uma publicação no Instagram, Stories, artigo em blog, banner em site, vídeo no YouTube, esses são alguns exemplos.
9. Preços
Muitas pessoas ficam em dúvida se devem colocar o preço no mídia kit, mas acreditamos que seja uma forma de poupar tempo. Visto que se um anunciante tem interesse em parceria, ele já tem acesso a esses valores e decidem se fecham ou não um anúncio.
Você pode destinar o mídia kit sem preço a empresas com as quais deseja fazer um projeto ou parceria, mas está recém apresentando o seu conteúdo. Muitas vezes, pode ser interessante ter um com preço e outro sem.
10. Regras
Adicione os direitos e deveres de cada parte no mídia kit, incluindo condições de pagamento, tempo para publicação dos materiais e qualquer ajuste relativo ao conteúdo, por exemplo, se você tem liberdade para transmitir uma opinião sincera sobre o produto.
Sempre deixe todas as regras claras e objetivas para evitar possíveis dúvidas e confusões entre as partes.
11. Informações de contato
Apesar de ser algo simples, é fundamental adicionar seus dados para contato, como e-mail profissional para facilitar a comunicação.
Como fazer um media kit?
Não existe um padrão obrigatório na hora de elaborar um mídia kit, mas existem alguns fatores que devem ter em mente. As informações devem ser bem organizadas e apresentadas de forma resumida e com elementos visuais para atrair a atenção do leitor.
A criatividade no layout e design é um diferencial, você deve, de preferência, utilizar cores da sua marca ou plataforma de conteúdo, como o logo do blog, por exemplo. Você não precisa ter experiência em ferramentas de design, um mídia kit pode ser feito no Shutterstock: Creative Flow.
O Kittl é uma ferramenta completa de edição que possibilita você criar media kit ou press kit a partir de templates.
O editor pode ser utilizado em seu navegador ou através do seu smartphone como um aplicativo. Ele conta com uma interface intuitiva, prática e fácil de usar.
A variedade de layouts prontos do Kittl é ótima para quem quer se inspirar na hora de fazer um media kit.
São várias opções para mídia kit Instagram, para Facebook, blogs e muito mais. Além disso, o Kittl também com recursos para criação de materiais que serão impressos como cartazes, cartões de visita e até mesmo logos.
Após finalizar suas edições, os documentos ficarão salvos na própria ferramenta e poderão ser alterados ou baixados novamente.
Como fazer mídia kit Instagram
Como no Instagram, grande parte dos conteúdos são em formato de vídeos e imagens, coloque miniaturas das fotos postadas que geraram um alto engajamento. Além disso, adicione prints de informações do engajamento e do público.
Invista em bastantes informações visuais de dados como:
- Número de seguidores
- Taxa de engajamento nas publicações e nos Stories
- Perfil do público
- Conteúdos que se destacaram
- Média de seguidores novos diários
- Dias e horários em que o seu público está online
- Alcance das publicações.
Como fazer mídia kit Facebook
Na hora de fazer um mídia kit para o Facebook, a lógica é semelhante, já que os conteúdos incluem imagens ou vídeos. Assim como no Instagram, inclua imagens de postagens que geraram alto engajamento. Demais informações são iguais aos dados do Instagram:
- Número de curtidas na página
- Taxa de engajamento nas publicações
- Perfil do público
- Conteúdos que se destacaram
- Média de seguidores novos diários
- Dias e horários em que o seu público está online
- Frequência de postagem
- Alcance das publicações.
Como fazer mídia kit para YouTube
Já para kit mídia do Youtube, onde os conteúdos são sempre em vídeo, o que não deve faltar são informações que mostram o desempenho dos vídeos que você publica e do alcance que tem o seu canal:
- Número de inscritos
- Taxa de engajamento nos vídeos (curtidas, compartilhamentos e comentários)
- Número de visualizações média por vídeo
- Número de visualizações mensais
- Conteúdos que se destacaram
- Perfil do público
- Frequência de publicação.
Como fazer mídia kit para blog
Na hora de criar um mídia kit para blogs, é necessário adicionar algumas informações um pouco diferente, já que se trata de um formato distinto de conteúdo. Busque colocar as seguintes informações:
- Número de visitantes
- Duração das visitas às páginas do blog
- Perfil do público
- Posicionamento de artigos no Google por meio de SEO
- Taxa de cliques em anúncios.
Aprendeu o que é media kit?
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender tudo sobre mídia kit e como montar esse documento para apresentar as marcas.
Aprenda também como você pode ganhar dinheiro fazendo parcerias com influenciadores digitais no Instagram.
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