Métricas redes sociais: o que são?
As métricas redes sociais são muito importante para que você consiga acompanhar o crescimento do seu negócio ao utilizar essas plataformas para promover os seus produtos e serviços.
As redes sociais se tornaram muito populares principalmente para quem busca divulgar seus produtos e serviços e criar relacionamento com o seu público-alvo.
E se você já faz o uso dessa estratégia de marketing digital é necessário que você esteja atento às métricas.
Pois, além de indicar o crescimento do seu negócio, elas também vão indicar se a sua estratégia de marketing precisa ser otimizada e fornecerão importantes insights para que você saiba como otimizá-las.
Se você ainda não sabe quais são as principais métricas redes sociais e como avaliá-las nesse artigo, iremos explicar.
O que são métricas redes sociais?
As métricas redes sociais são indicadores, medidas quantificáveis, que são utilizadas para avaliar o resultado de um processo.
Elas medem o desempenho de alguma ação ou campanha ou até mesmo de uma publicação nas redes sociais.
A escolha de quais métricas utilizar para avaliar o seu desempenho vai depender do seu objetivo.
Isso ocorre, pois a maioria das redes sociais utilizadas em campanhas fornecem mais dados do que o necessário para que você avalie o seu desempenho.
Então é preciso escolher apenas aqueles que possuem impacto direto no seu objetivo.
Por exemplo, se você estiver rodando uma campanha de anúncios no Instagram com o objetivo de levar tráfego para o seu site, algumas métricas interessantes de observar seriam o alcance desses anúncios e o próprio tráfego dentro do site.
Dessa maneira você poderia avaliar se o seu anúncio está mesmo gerando impacto no seu público-alvo e consequentemente as conversões desejadas para esse público.
Provavelmente você terá outras métricas disponíveis, e você pode utilizá-las para avaliar os seus resultados desde que não se esqueça de obter dados claros e concisos que te forneçam uma informação relevante.
Pois, trabalhar com dados desnecessários pode gerar confusão.
Qual é a real importância das métricas de redes sociais?
Se fizermos uma pequena análise e voltarmos no tempo, há poucos anos atrás, veremos que tanto a publicidade quanto o marketing mudaram.
Comparado a maneira com que se fazia publicidade há alguns anos atrás antes do crescimento do mercado digital, era muito difícil que você investisse em uma campanha de divulgação, por exemplo, e conseguisse ver os resultados dessa campanha em um curto período de tempo.
E talvez seja por esse motivo que muitas empresas ainda não acompanham as métricas das suas estratégias nas redes sociais.
Segundo a Social Media Trends, 25% das empresas brasileiras não analisam suas métricas dentro das redes sociais.
As empresas estão acostumadas com o retorno a longo prazo, e não estão adaptadas a trabalhar com dados e traçar as suas estratégias em cima desses dados.
Mas esse cenário deve mudar, pois com as ferramentas disponíveis atualmente no mercado, e até mesmo das próprias plataformas de redes sociais, é possível realizar um acompanhamento detalhado, e melhor ainda em tempo real.
Essa análise permite que você otimize suas estratégias, tenha um maior controle dos seus gastos e também passe a investir onde você está tendo um melhor resultado.
Além disso, é bom lembrar que as redes sociais, em sua maioria, irão fornecer mais dados do que você necessita para saber se a sua campanha está indo bem ou não.
E é preciso transformar esses dados em informação útil para que você consiga compreender os reais motivos da sua estratégia ter ido bem ou não.
Métricas redes sociais para acompanhar
Agora que você já conhece a importância de acompanhar as métricas, é preciso que você saiba que cada rede social possui suas próprias características e particularidades.
No entanto algumas são bastante semelhantes, e podem ser utilizadas mais de uma rede social.
Por isso, escolhemos as métricas principais para que você saiba o que elas significam e como elas podem ajudar você a desenvolver a sua estratégia.
Engajamento
O engajamento talvez seja a métrica mais popular dentro das redes sociais e mais buscada para quem administra uma rede social.
Ela é bastante abrangente, pois essa métrica leva em consideração o número de interações do seu público-alvo com as suas publicações.
E para que você consiga avaliar o engajamento você vai precisar se atentar às características das suas redes sociais pois cada uma delas permite um tipo de interação.
Por exemplo, o Twitter permite a possibilidade de retweetar, responder ou responder com um comentário, a publicação.
Já o Instagram permite curtir, comentar e salvar a publicação.
Onde cada uma dessas interações integrará a taxa de engajamento total.
Uma alta taxa de engajamento indica que os seus conteúdos são interessantes, e o quanto o seu conteúdo está alinhado com as características desse público.
A taxa de engajamento deve ser acompanhada diariamente em suas publicações, e ela é uma métrica muito importante durante as ações de branding que visam posicionar uma marca.
Você pode comparar a taxa de engajamento em todos os canais, a fim de avaliar perspectivas e novas possibilidades de estratégias.
Verifique em qual dos canais você deve investir mais esforços para alcançar o seu público.
Conscientização da marca
São métricas que levam as pessoas a conhecerem mais sobre o seu negócio ou então fazer com que o seu negócio tenha uma maior visibilidade.
Estamos falando sobre métricas muito importantes, e duas delas frequentemente são confundidas.
Seu objetivo é verificar o quanto a sua marca ou empresa está sendo percebida pelo público.
Alcance
O alcance é uma métrica que visa quantificar quantas pessoas tiveram acesso ao seu conteúdo no feed.
Ele leva em consideração o número de visualizações únicas da sua publicação.
E embora seja uma métrica muito importante ela deve ser avaliada em conjunto com engajamento para fornecer dados mais concretos.
Podemos dizer que existem duas possibilidades de alcance:
- Alcance orgânico: não envolve a monetização, é impactado pelo algoritmo das redes sociais
- Alcance pago: é promovido através de ferramentas de Ads, depende do orçamento da campanha e segmentação de público
Para o alcance orgânico, os algoritmos nas redes sociais são muito importantes, pois eles impactam a entrega de conteúdo.
Com o lançamento de novas ferramentas, as plataformas trabalham para que o alcance orgânico dessas novas ferramentas sejam maiores, obrigando o usuário a utilizá-las.
Já o alcance pago é mais impactado pela verba de cada campanha, e também pela segmentação do público-alvo, você pode conseguir um alcance pago grande, mesmo se seu perfil não tiver uma grande quantidade de seguidores.
Impressões
A impressão é o número de vezes que o seu conteúdo aparece no feed de um usuário.
Ou seja, o seu conteúdo pode aparecer mais de uma vez para a mesma pessoa e cada vez que esse conteúdo aparecer ele será contabilizado como uma impressão.
Essa é a principal diferença entre o alcance e o número de impressões.
As impressões também podem ser avaliadas em conjunto com a taxa de engajamento para que você possa tirar conclusões mais claras.
Tráfego
O tráfego é o volume de visitas que você recebe no seu site.
Se você estiver utilizando as redes sociais para gerar mais visitas para o seu site, o tráfego é uma métrica que deve ser analisada, podemos chamá-la de tráfego de rede social.
No entanto, a análise deve ser feita através do seu site por meio de ferramentas como o Google Analytics.
Ainda podemos separar tráfego orgânico de tráfego pago.
O tráfego orgânico é gerado por compartilhamento de link na sua bio, ou então em publicações que não estão sendo promovidas por anúncios.
Já o tráfego pago é gerado através de publicações promovidas ou impulsionadas por plataformas como o Facebook Ads.
Compartilhamento de voz
É uma métrica que mede o quanto as pessoas estão falando sobre você e o quanto a mensagem que a sua marca quer transmitir está sendo transmitida efetivamente.
Ela pode ser avaliada utilizando dois recursos:
Volume
O volume vai além do número de interações ou de publicações que estão acontecendo em torno da sua marca, ele mede se as pessoas estão realmente falando sobre você.
Para avaliar o volume é necessário ver quantas pessoas mencionaram a sua marca ou então quantas pessoas estão comentando sobre ela.
Sentimento
É através das interações e dos comentários que você recebe que você pode compreender a intenção das pessoas.
A maioria das suas interações são positivas ou negativas? O que as pessoas têm comentado sobre a sua marca?
O sentimento embora seja uma métrica tanto quantitativa quanto qualitativa é importante realizar o acompanhamento para saber como o seu público está percebendo as suas ações dentro das redes sociais.
Crescimento
São métricas que avaliam a aquisição de seja de mais seguidores para as suas redes sociais, ou conversões para alguma ação.
Também podem envolver a análise de rendimento total de uma campanha específica ou de todas as suas campanhas de uma maneira geral.
Crescimento por canal
O crescimento do canal é uma métrica bem simples.
Se baseia no número total de seguidores da sua página, também o engajamento das suas publicações e do tráfego conseguido através das suas campanhas nas redes sociais.
Para que essa métrica seja efetiva, você precisa avaliar o crescimento em todas as redes sociais em que você está presente.
Se identificar que a sua base de seguidores está crescendo é porque o público está mais disposto a se envolver com sua marca, ou seja, você tocando na dor dos seus clientes.
É principalmente nas ações de branding que o crescimento da sua marca deve ser levado em consideração.
Conversões
A taxa de conversões vai depender do seu objetivo.
Por exemplo, se o seu objetivo é gerar mais tráfego para o seu site através das redes sociais a cada novo visitante você gerou uma nova conversão.
Se o seu objetivo for mais vendas para o seu site, a cada nova venda você obteve uma conversão.
É por isso que para avaliar as conversões você deve ter um objetivo bastante definido e claro.
É importante realizar o acompanhamento dessa métrica mensalmente.
ROI
O retorno sobre o investimento também é uma maneira de controlar se você está obtendo lucro para o seu negócio a cada campanha.
O cálculo do ROI é feito da seguinte forma:
- ROI = (receita - custo do investimento) / custo do investimento
Por exemplo, digamos que uma campanha de anúncios com o objetivo de gerar tráfego para o seu site você investiu 100 reais e a sua receita foi 250. O seu ROI foi 1,5x maior do que o investido.
Métricas e monitoramento em redes sociais
Depois de todas as métricas que apresentamos nesse artigo, você provavelmente está se perguntando como conseguir analisar os dados de tantas redes sociais ao mesmo tempo.
Para simplificar esse trabalho existe uma plataforma que integra os dados de todas as suas redes sociais em um só lugar.
Além disso, é possível que você utilize essa plataforma para programar as suas publicações dentro das redes sociais.
Gerar relatórios e insights valiosos para que você consiga otimizar suas campanhas e acompanhar seu crescimento na rede social.
Conheça mais sobre essa plataforma e seus recursos entrando no site do SocialGram.
Onde buscar as métricas redes sociais
Oferecemos a possibilidade de integrar as redes sociais e obter os relatórios através de uma única rede social, mas você pode ter acesso a alguns desses dados em ferramentas disponibilizadas pelas próprias plataformas das redes sociais.
Se você quer ter acesso a dados como, o número de curtidas, novos seguidores na sua página, o facebook oferece uma ferramenta chamada "Facebook Insights".
Mas para ter acesso ao Facebook Insights você precisa possuir uma página comercial dentro da plataforma.
Os insights ficam localizados no painel à direita.
Eles fornecem muitas informações relevantes como o número de curtidas.
- Curtidas: apresenta o número total de pessoas que curtiram sua página e também o número de descurtidas.
- Na aba de alcance, exibem o alcance de visualizações que a sua página obteve. Detalhado por total, orgânico e promoções.
- Publicações: apresentam informações referentes às publicações da última semana, e também o comportamento dos seguidores, horário de acesso.
- Pessoas: dados demográficos agregados de pessoas que curtiram a sua página com base nas informações de idade e gênero disponíveis em seus perfis de usuário. Estes dados poderão ajudar você no trabalho de definição de sua persona e entender melhor seus interesses.
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Se você deseja avaliar as suas métricas no Instagram, a plataforma também disponibiliza uma ferramenta de acompanhamento e coleta de dados.
Assim como o Facebook, para acessar a ferramenta do Instagram é preciso que você também tenha um perfil comercial.
Com o Instagram Insights você tem acesso ao número de seguidores, alcance das suas publicações com base nos conteúdos, as impressões e as atividades no seu perfil.
Também tem acesso ao número de interações com o seu conteúdo, e os dados relevantes sobre o seu público como dados demográficos, faixa etária e horários de atividade.
E você pode ter acesso a métricas exclusivas dos Instagram Stories:
- Interações: quantas pessoas interagiram com o seu story.
- Descoberta: o número total de alcance dos seus stories
- Toques para voltar: número de pessoas que voltaram no seu story;
- Toques para avançar: número de pessoas que avançaram o seu story
- Saídas: número de pessoas que saíram do seu story.
- Respostas: número de respostas que você recebeu do seu story
Para você que utiliza o Linkedin para divulgar a sua empresa, a rede social também conta com um painel avançado com dados sobre a sua conta.
Após acessar a sua página basta que você encontre a opção "análise" para ter acesso a métricas redes sociais como.
- Visitantes: são os visitantes únicos e visualizações da página ao longo do tempo, também é possível obter dados demográficos desses visitantes.
- Atualizações: número total de interações com a sua conta.
- Seguidores: número de usuários que seguiram sua página e a demografia compreendendo: localidade, função, nível de experiência, setor, tamanho de empresa e status no emprego.
Youtube
Se você é criador de conteúdo dentro da plataforma, também precisa ficar atento às principais métricas disponíveis através da ferramenta Youtube Studio.
No Youtube Studio você pode ver estatísticas de crescimento do seu canal como:
- Alcance: você tem acesso a impressões, taxa de cliques de impressões, visualizações e espectadores únicos.
- Envolvimento: tempo de exibição e duração média da visualização
- Público: espectadores recorrentes, espectadores únicos e inscritos
- Visão geral: visualização, tempo de exibição e inscritos
Com a ferramenta do Twitter, o Twitter Analytics você tem acesso a análise de diversas estatísticas do seu perfil.
Onde as métricas principais são:
- Tweets: número total de tweets ou publicação
- Impressões: quantas vezes os seus tweets foram visualizados
- Visitas ao perfil: quantas visitas o seu perfil recebeu
- Menções: quantas vezes os usuários mencionaram o seu perfil
- Seguidores: seguidores atuais e quantos você adquiriu
- Tweet de destaque: o tweet que ganhou mais impressões em um determinado mês;
- Menção de destaque: o tweet com mais impressões em que outro usuário do Twitter menciona seu nome de usuário;
- Seguidor de destaque: seu seguidor com o maior número de seguidores. Esse dado mostra um potencial influenciador e parceiro para seu negócio.
Analise suas métricas redes sociais para e invista na sua estratégia de marketing
Nesse artigo, fomos capazes de explicar quais são as principais métricas redes sociais, e como encontrar dados valiosos dentro das principais plataformas.
Não esqueça de investir em uma boa estratégia de marketing de conteúdo, inbound marketing e marketing de relacionamento atingir os seus objetivos com as redes sociais mais rapidamente.
E não se apegue às métricas de vaidade, mantenha o foco em conseguir uma base sólida de seguidores.
E se você utiliza as redes sociais para prestar atendimento ao seu público, conheça o JivoChat, um chat online que oferece recursos para que você consiga integrar as principais redes sociais e receber as mensagens em um só lugar.
Boas vendas!
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