O que é moodboard e como criar um

Tempo de leitura7 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O moodboard é uma ótima solução para quem precisa desenvolver ideias e conceitos para projetos, encontrando uma essência para suas ações de marketing e até mesmo sua marca.

Esse processo de criação é bastante interativo e visual, proporcionando uma atmosfera criativa e gerando projetos com propostas de valor.

Se você quer se aprofundar mais nesse assunto para aprender como criar moodboards interessantes, confira nosso artigo.

O que é um moodboard?

O moodboard (quadro de humor) é uma forma de representar conceitos e ideias visualmente através de um grupo de imagens, textos e vários outros recursos de design.

A proposta desse conceito é ajudar a definir tom, personalidade e estilo para projetos.

Uma forma de resumir essa ferramenta é imaginá-la como uma colagem de ideias pequenas que ajudam a formar um conceito maior.

A ideia é que cada elemento adicionado em seu quadro represente algum segmento do projeto maior, sejam imagens, textos ou cores.

Quando todos esses elementos se juntam, eles ajudam a inspirar ideias ou sentimentos relacionados àqueles elementos.

É possível criar moodboards de várias formas:

  • Usando uma ferramenta de edição como o Photoshop, adicionando imagens, textos e cores.
  • Reunindo uma série de imagens em aplicativos como o Pinterest.
  • Físicamente usando um quadro e colando suas inspirações.

Para que serve o moodboard?

A principal proposta do moodboard é ajudar a encontrar um estilo para um projeto.

Esse projeto pode ser aplicado em qualquer área, podendo ser marcas, produtos, serviços, projetos de arquitetura e até mesmo perfis de pessoas.

O valor que essa prática oferece é gerar características que ajudam a tornar o projeto em questão algo único.

Através dele serão escolhidas as cores, os elementos gráficos, a direção de arte e qualquer outra característica pertinente.

Quais são suas principais vantagens?

Visualizar esse conceito em um só lugar ajuda equipes a "ficarem na mesma página", entendendo o objetivo que devem alcançar de uma forma visual e concreta.

Isso é importante para evitar ideias que não fazem sentido naquele contexto, mantendo o foco de todo time em uma só direção.

Trabalhar de forma alinhada nesse processo de criação ajuda equipes a irem em direção de um objetivo final em harmonia.

Isso faz com que todos economizem tempo, tenham mais produtividade e entreguem projetos de alta qualidade.

Como criar um moodboard

Depois de entender o que é um moodbard e conhecer seus principais benefícios, é hora de aprender como criar um.

1. Defina um estilo de design

Existem vários estilos de design e arte que podem ser adotados por um projeto. Contudo, antes de fazer uma escolha é importante conhecer bem o público-alvo para quem seu projeto está sendo desenvolvido.

Caso contrário, suas ideias podem seguir um mesmo tom e serem coerentes, mas podem acabar não se comunicando com o público final.

Confira a seguir alguns exemplos de estilos de design populares:

  • Minimalismo: foco na simplicidade e clareza, usando cores, textos e elementos gráficos de forma mais restrita e simples. Pode ser resumido como "menos é mais".
  • Estilo de varejo: foco em vendas e promoções, com uso de cores quentes, letras chamativas em caixa alta e elementos que visam gerar o senso de urgência.
  • Retrô ou vintage: estilo que remete a alguma época do passado, usando cores, fontes e elementos gráficos que evocam a nostalgia daquele período.
  • Grunge: ideias mais rebeldes, com efeitos desgastados, texturas ásperas e uma estética "suja" de forma proposital.
  • Colagem: uso de várias imagens, texturas e textos para criar uma composição única. Pode gerar efeitos dinâmicos e criativos, dando uma ideia artesanal ou digital.

Outro fator importante na hora de escolher um estilo de design é que as peças visuais do seu projeto precisam estar conectadas com sua marca, usando elementos e ideias que a represente.

Isso é importante para manter a identidade visual do seu negócio, garantindo que o público entenda que existe uma essência entre os materiais produzidos por sua marca.

2. Escolha a paleta de cores

Também é fundamental definir uma paleta de cores para seu moodboard. É possível utilizar várias cores diferentes ou manter-se ligado a apenas um tom.

A ideia é que essas cores sejam uma diretriz visual de como seu projeto será desenvolvido.

Para fazer essa escolha é importante pensar em sua identidade visual e o objetivo do projeto em questão;

3. Use imagens e texturas

As imagens são ótimas ferramentas para construir a ideia do seu moodboard, sejam elas fotos ou ilustrações.

É importante escolher imagens diferentes, mas que estejam ligadas pelo objetivo do seu projeto e ideia de design.

Não ficar apenas nas imagens também irá ajudar a criar projetos mais interessantes. Texturas variadas, de elementos gráficos ou fotografias também irão ajudar a dar o tom do seu projeto.

4. Palavras descritivas e seus valores

Apesar do moodboard ser uma ferramenta visual, nem todo seu conteúdo deve ser gráfico.

Utilizar palavras-chave e frases descritivas também é uma forma de fortalecer o conceito que está sendo criado.

Para garantir que as ideias sejam coerentes com o que a marca deseja oferecer, adicionar a missão e os valores da empresa também é uma forma de manter o foco em seus objetivos durante todo projeto.

5. Escolha bem a tipografia

Além do conteúdo do seu texto, pense na forma com que ele será apresentado. Tipografias diferentes ajudam a passar ideias e devem ser escolhidas com inteligência.

Garanta que as fontes usadas no projeto sejam coerentes com o estilo gráfico escolhido, a identidade da marca e as ideias inseridas no seu painel.

Exemplos de moodbards

Moodboard natureza e tons terrosos

Moodboard natureza e viagem

Moodboard tons pastéis

Moodboard cores frias e elegância

Moodboard natureza e tons verdes

Moodboard cores vibrantes

Ferramentas para criar um moodboard

Confira a seguir algumas das melhores ferramentas para criar seu moodboard.

  • Fotor: o Fotor é uma ferramenta de edição online gratuita que oferece recursos interessantes e fáceis de usar para criar seus moodboards. A solução também conta com integrações de IA que podem ajudar a encontrar a vibe certa para seu projeto.
  • Miro: essa é uma plataforma para criar quadros colaborativos online onde é possível adicionando imagens, textos e elementos gráficos.
  • Photoshop: o Photoshop é uma das ferramentas de edição mais utilizadas por designers profissionais. Sua versão mais recente conta com recursos de edição avançados e auxílio de IA para criar moodboards incríveis, contudo, é preciso pagar uma assinatura para utilizar a ferramenta.
  • GoMoodBoard: essa é uma opção muito simples e gratuita que conta com modelos prontos para estruturar seus conteúdos. É uma boa opção para quem quer criar algo mais básico.

Dicas de como criar um moodboard

Agora que você já sabe o que é um moodboard e como criar um, confira algumas dicas para garantir a inspiração em seus projetos.

1. Brainstorm

Fazer um brainstorming em equipe é uma ótima forma de alinhar os temas e objetivos do projeto.

Busque reunir todas as partes envolvidas, crie um espaço de trabalho e comece a compartilhar suas ideias.

2. Reúna materiais e elementos

Quando sua equipe entra em acordo sobre o tema do moodboard, é hora de começar a reunir elementos para representar suas ideias.

Lembre-se de manter a estética estabelecida na reunião na hora de coletar esses elementos.

Contudo, busque explorar ideias diferentes que não sejam diretamente ligadas, mas que ainda tenham conexão com o que foi definido.

Fugir do padrão é uma forma saudável de levar novas ideias que ainda não foram discutidas pelo seu time.

3. Revise e faça curadoria do conteúdo

Depois de reunir os materiais que serão utilizados, é hora de começar a juntá-los.

Se estiver trabalhando em equipe, busque revezar o que será adicionado ao board mantendo a conexão ao tema central.

Caso esteja sozinho, busque adicionar o máximo de elementos que puder. Depois de encher o quadro, comece a retirar aqueles itens que não estão ligados ao tema.

Isso é importante para assegurar a criatividade em seu projeto, enquanto o mantém focado em seu conceito central.

Já sabe como criar um moodboard?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado a entender o que é um moodboard e apresentado dicas de como criar um para seu projeto.

Caso tenha interesse em se aprofundar nos assuntos de design gráfico e edição, confira nosso artigo os melhores cursos de design online.

Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download