5 Motivos para Investir em Branding + Exemplos

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Quem possui um negócio, seja ele um e-commerce, uma loja física ou qualquer outro tipo de empreendimento, deseja que a sua marca seja reconhecida no mercado e pelo público, não é mesmo? 

Afinal de contas, ter uma marca sólida atrai mais clientes, gera oportunidades de negócios e diferenciação da concorrência, aumenta as vendas e o faturamento da empresa, entre muitas outras vantagens. 

Porém, construir uma marca forte não é uma tarefa fácil para qualquer pessoa. Todos esses benefícios que citamos acima e muitos outros que você verá neste post, fazem parte do que chamamos de branding. No entanto, diferentemente do que muitos pensam, o branding não é apenas o logotipo e a identidade visual de uma empresa.

O branding está relacionado a tudo o que uma empresa faz, como, por exemplo, o seu propósito, valores, ações e como ela se posiciona não só no mercado, mas para o mundo e, principalmente, para os seus clientes reais e potenciais.  

Ainda não sabe se realmente vale a pena investir em branding? Neste artigo, você vai saber os 5 motivos que vão te convencer de que esse serviço é a melhor opção para alcançar o sucesso com uma marca. 

O que é Branding?

Antes de falarmos o porquê vale a pena investir em branding, você precisa aprender o que é o branding de fato. Como mencionamos anteriormente, essa estratégia não está limitada apenas à questão visual de um negócio como, por exemplo, o logo da empresa. Ela vai muito além disso.

O conceito de branding está relacionado, basicamente, a uma estratégia de gestão de marca. Em outras palavras, o branding é um conjunto de técnicas que visa construir, posicionar e gerenciar uma marca de acordo com os seus valores e objetivos comerciais. 

O maior objetivo do branding é fazer com que os consumidores tenham uma percepção positiva sobre a marca, enxergando-a como algo valioso e desejável. Para isso, é preciso criar uma conexão entre a marca e o público para que, assim, construa-se uma relação de confiança.  

"Processo de branding é mais do que ser conhecido e ser gostável, é passar a ser confiável" – Alex Lima, CEO da Glóbulo.

Dessa forma, uma marca forte não é reconhecida, admirada e desejada apenas pelos produtos ou soluções que oferece, mas sim pelo valor, pela essência e pelas emoções que transmite para o consumidor. 

Portanto, o branding é o principal responsável por adotar um conjunto de ações que fazem uma marca se tornar memorável para o público por simplesmente se identificar com ela. 

Por que sua empresa deve investir em Branding?

Em um mercado cada vez mais competitivo, destacar-se de marcas que possuem o mesmo segmento de atuação que o seu é um grande desafio, mas não é impossível. Através das estratégias de branding, além de diferenciar a sua marca das demais e gerar valor para o consumidor, você conseguirá satisfazer e encantar o cliente com as soluções oferecidas. 

Essas e muitas outras vantagens de investir em branding, você vai aprender agora com mais detalhes. Confira! 

1. Facilita a tomada de decisão de compra

Vivemos em uma sociedade em que as pessoas estão sempre correndo contra o tempo, devido às suas rotinas de trabalho, e até mesmo da vida pessoal, serem sempre agitadas. A sensação de estarmos sempre ocupados e querendo dar conta de tudo causa uma escassez de tempo, além de termos que lidar com o excesso de informação. 

Diante desse cenário, se pensarmos nos hábitos de consumo, há uma diversidade de opções de marcas, produtos e serviços no mercado que acabam deixando os consumidores na dúvida de qual escolher para comprar. 

É nesse momento que um bom projeto de branding entra em ação. Afinal de contas, o branding também está relacionado ao posicionamento de marca. Sendo assim, ele é primordial para ajudar os clientes a tomarem uma decisão mais rápida. 

Isso pode ser feito através do brand awareness, conhecido como consciência de marca, que vai indicar o quanto o público-alvo se identifica, reconhece e confia na sua marca.

2. Cria laços com o consumidor

É fato que existem diversas marcas que oferecem soluções semelhantes às suas e, consequentemente, isso aumenta a concorrência. Entre tantas opções disponíveis, obviamente, o consumidor irá optar por aquela que mais passa confiança. 

As pessoas já estão cansadas de marcas que fazem falsas promessas e que não entregam aquilo que de fato foi falado. Sendo assim, o branding tem o objetivo e a responsabilidade não só de destacar os benefícios dos seus produtos ou serviços, mas de também chamar a atenção, construir uma conexão e criar um laço forte com o consumidor. 

No entanto, só é possível firmar esse relacionamento com o consumidor a partir da experiência oferecida a ele e do nível de confiabilidade que ele terá pela marca. Esses são fatores que, além de ajudar a criar laços, são essenciais para a decisão de compra

3. Destaca-se dos concorrentes

Ao longo do artigo, já citamos que um dos benefícios de investir em branding é o fato de se destacar entre os concorrentes, assim como citamos que existem diversos negócios que oferecem produtos ou serviços semelhantes aos seus, certo?

Porém, independentemente de existirem outras empresas que possuem as mesmas soluções que as suas, vocês não fazem o mesmo atendimento ao cliente, possuem estratégias e abordagens de vendas diferentes, utilizam diferentes canais de comunicação, não oferecem a mesma experiência para o consumidor, entre muitos outros fatores. 

Diante disso, você precisa pensar: qual é o meu diferencial em relação aos meus concorrentes? Com um branding bem elaborado, você será capaz de construir uma personalidade única para sua marca e fazer com que ela seja lembrada pelos consumidores acima da qualidade do produto ou serviço que oferece. 

Marcas famosas, como Apple, Coca-Cola, Nike, McDonald’s e muitas outras, são um exemplo claro disso. Muitas pessoas escolhem essas marcas não só pela qualidade do produto, mas pela forma memorável que elas se posicionam no mercado em relação aos seus concorrentes. 

4. Garante uma melhor experiência para o cliente

Investir em um projeto ou planejamento de branding gera valor não só para a empresa, mas também para o consumidor. No entanto, esse valor só é percebido por parte do cliente quando a marca proporciona boas experiências para ele.

E quando falamos de garantir a melhor experiência para o cliente, não estamos nos referindo apenas a promover uma boa qualidade para os produtos ou serviços que a empresa oferece. É preciso prestar também um atendimento de qualidade e realizar estratégias que vão facilitar a decisão de compra, criar um relacionamento mais próximo com o consumidor e se destacar diante dos concorrentes, como já citamos anteriormente. 

Portanto, a partir do branding e da união de diversas vantagens que ele possibilita, é possível deixar os consumidores satisfeitos e gerar uma experiência que pode ir além das expectativas deles.

5. Atrai mais clientes, vendas e faturamento

Este último tópico é a consequência ou o resultado do conjunto das táticas que vimos até aqui. O branding é uma estratégia de posicionamento de marca e não de vendas, porém, quando você investe em branding, você contribui para atrair novos clientes e, logo, para o aumento de vendas e faturamento da empresa

É importante deixar claro que esse resultado não é perceptível de imediato. Afinal de contas, não é do dia para a noite que as pessoas passarão a confiar na sua marca. Não importa quantos clientes o seu negócio já tenha, sempre será necessário encantar, entregar valor e construir um relacionamento de confiança com os novos consumidores. 

Durante esse processo, é preciso ter paciência, pois só o tempo e as boas ações de branding irão mostrar o valor da sua marca e alinhar as necessidades e expectativas do cliente às soluções que a marca tem disponíveis. 

3 Exemplos de Branding

Agora que você já sabe os motivos pelos quais deve investir em branding, separamos alguns exemplos de marcas que alcançaram o sucesso apostando nessa estratégia. Confira e se inspire: 

McDonald’s

O McDonald’s, uma das maiores redes de fast food do mundo, é um grande exemplo de branding. As cores vermelha e amarela e a letra M são elementos que representam a marca e que já estão cravados na mente das pessoas (até mesmo daquelas que não consomem da marca). 

O forte posicionamento da marca no mercado se dá pelo fato de abrir e investir em redes locais e implementar estratégias que sejam capazes de oferecer a melhor experiência para os consumidores de determinada região. 

Além disso, a marca atende às necessidades de diferentes públicos como, por exemplo, o público infantil, que tem a opção de escolher o McLanche Feliz e ainda ganhar um brinde. Os fãs mirins do McDonald’s, com certeza, não perdem a oportunidade de garantir um novo brinquedo a cada lançamento.  

Coca-Cola

Quem nunca ouviu em comerciais da Coca-Cola o slogan: "abra a felicidade", não é mesmo? O posicionamento da marca é exatamente fazer com que as pessoas lembrem da Coca-Cola em momentos felizes, como em um churrasco com amigos, festa de final de ano com a família ou até em um almoço de domingo. 

Esse apelo de querer demonstrar o sentimento de felicidade para as pessoas é perceptível em todas as suas peças audiovisuais e gráficas, que priorizam mostrar momentos felizes compartilhados com amigos e familiares, incentivando o público a consumir o produto e também a compartilhar essa felicidade. 

Madeli 

A Madeli foi um projeto de branding realizado pela Agência Tupiniquim. A empresa é uma rede de café localizada na cidade de Guarulhos, em São Paulo, e o objetivo era destacar a marca diante dos concorrentes que já existiam na região. 

Com a criação do nome, logotipo, identidade visual e do projeto de branding com base em um propósito voltado para as relações humanas, carinho na produção de cada prato e qualidade com sofisticação, o público conseguiu ter uma alta identificação com a marca, além de gerar valor para ela e de se destacar da concorrência. 

Construa o seu Projeto de Branding

Se você ainda tinha dúvidas de que vale a pena investir em branding, neste artigo, você conheceu 5 motivos para te convencer de que aplicar essa estratégia no seu negócio é um dos passos para o sucesso. 

Além disso, também te apresentamos 3 excelentes exemplos inspiradores de branding que você pode utilizar como referência para atingir resultados excepcionais e, principalmente, garantir o melhor posicionamento de marca para a sua empresa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da agência de branding Tupiniquim, que, há mais de 10 anos, acredita no poder da gestão de marcas.

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