O Que é Automação de Marketing e Quais as Principais Vantagens
O avanço do uso de redes sociais e a transformação digital deram origem a um volume gigantesco de interações na web. Lidar com isso seria praticamente impossível se não fosse a ajuda de recursos eficazes de automação de marketing.
Os softwares especializados permitem disparar mensagens, realizar atividades e classificar leads dentro do funil, tudo de maneira automática. Para os profissionais de marketing, ter o suporte dessas ferramentas é contar com grande dinamização de suas tarefas cotidianas.
Mas você sabe realmente o que é automação de marketing? Neste post mostraremos porque isso tem sido tão importante. Confira as vantagens proporcionadas e saiba como escolher a ferramenta certa!
O que é a automação de marketing?
Consegue imaginar como seria para um profissional de marketing ter que lidar com todas as suas tarefas diárias manualmente? Classificar leads, disparar emails, manter um relacionamento com o público, realizar postagens em redes sociais, checar indicadores e uma série de outras demandas são atividades simplesmente básicas na rotina.
No entanto, sem o suporte de uma ferramenta seria cansativo e levaria muito tempo para cuidar disso tudo. A automação de marketing envolve programar a execução de todas essas tarefas, de forma que elas sejam realizadas automaticamente, utilizando um software que dê suporte para isso.
Essas ferramentas são capazes de executar uma grande parte do trabalho a partir de comandos básicos, identificando padrões e agindo de maneira programada.
A principal função da automação é justamente aumentar a produtividade do setor de marketing. Com um número alto de interações em redes sociais, o público consumindo conteúdo e leads entrando no funil de vendas, por exemplo, é impossível conseguir lidar com tudo manualmente. Mas uma ferramenta de automação é capaz de cuidar dessas demandas e dar suporte ao profissional.
Na prática, esses softwares têm duas funções básicas em seu uso: aumentar a eficácia das ações da equipe de marketing e melhorar a produtividade do trabalho, ou seja, proporcionar maior volume de tarefas executadas, sem que isso demande mais tempo da equipe.
Quais são as vantagens da automação de marketing?
A automação de marketing proporciona uma série de vantagens que tornam o trabalho mais prático, eficiente e, principalmente, estratégico. Com menor necessidade de ter que se dedicar à parte operacional, o profissional foca na análise e no desenvolvimento das campanhas, deixando o disparo e a execução delas para os softwares especializados.
Veja a seguir quais são as principais vantagens do uso de uma ferramenta e saiba quais são os principais ganhos que ela oferece no cotidiano do marketing.
Redução de tarefas recorrentes
A rotina de um profissional de marketing pode ser muito cansativa sem a automação. Afinal, há muitas atividades recorrentes e cansativas, como disparos, desenvolvimento de landing pages e criação de novos mecanismos de captação de leads.
Essas e outras tarefas fazem parte da estratégia, mas simplesmente tomam tempo demais que pode ser utilizado em demandas realmente estratégicas e decisivas.
Se você tem uma ferramenta como suporte, ela é capaz de automatizar uma grande parte desse trabalho, deixando tudo programado para ser executado. O profissional pode deixar encaminhada a maneira como será feito o disparo de e-mails durante a nutrição de um lead, por exemplo. Isso garante que a estratégia seja eficaz e que sejam geradas conversões.
Maiores chances de conversão
A partir do momento em que um lead é captado, ele entra na sua programação de nutrição e será alimentado para que gere novas conversões. Já imaginou como seria para um profissional ter que examinar cada lead, observando a partir de qual mecanismo ele foi captado e então continuar analisando seus interesses para propor novos conteúdos?
Esse trabalho simplesmente não renderia nada! A automação de marketing permite o registro pontual de qual foi a origem daquele lead, o que já o coloca automaticamente segmentado em um grupo com interesses em comum.
A partir dessas informações, basta que o profissional desenvolva um fluxo de nutrição adequado, que enviará ofertas mais oportunas e com mais chances de gerar conversões.
Segmentação na comunicação
A segmentação é talvez o ponto mais importante quando se fala de automação de marketing. Toda empresa tem um público em específico e precisa disparar campanhas, publicações, ações e outros mecanismos de maneira específica, com foco nessas pessoas. Isso seria muito difícil de se fazer manualmente, sem o suporte de uma ferramenta capaz de realizar esse direcionamento.
Uma empresa pode ter em sua base diferentes segmentações, devido ao fato de trabalhar com ofertas distintas de produtos e serviços. Isso mostra como a segmentação automática dá um suporte fundamental para fazer oferecimentos mais apropriados para cada grupo de pessoas. Assim, aumentam muito as chances de uma comunicação adequada e de conversões acontecerem.
Nutrição eficaz de leads
Todo cuidado é pouco na hora de nutrir os leads que você conseguiu na sua estratégia digital! Já que qualquer precipitação pode resultar na perda daquele contato, o que você precisa é de construir um fluxo de nutrição. Assim, todas as etapas serão devidamente cumpridas e a oferta final só será feita quando o lead estiver totalmente educado em relação ao produto ou serviço.
A automação de marketing tem um grande papel no suporte ao email marketing. É ela que possibilita que esse ciclo de mensagens com as ofertas sejam feitas respeitando o tempo ideal que aquele lead necessita.
Se você é capaz de nutrir esses contatos com a construção ideal de ofertas, respeitando o estágio do funil em que ele se encontra, crescem muito as chances de conseguir conversões no momento da oferta.
Gestão otimizada de redes sociais
As redes sociais são parte fundamental e quase que primária das estratégias de Marketing Digital. Por meio delas é possível vender, veicular campanhas e conseguir bons leads para seguir uma nutrição até gerar conversões. No entanto, qualquer trabalho por lá só é feito a partir de ferramentas de automação.
Dos posts até o disparo de links patrocinados, tudo é feito com o suporte de soluções, sejam elas internas, que as próprias redes oferecem, como o Facebook Ads, sejam outras plataformas de apoio. Só assim é possível segmentar com eficiência, consultar métricas e seguir com uma estratégia produtiva e proveitosa nas redes sociais.
O que considerar ao escolher uma ferramenta?
Depois de entender quão útil pode ser a automação de marketing, o próximo passo natural é buscar uma ferramenta que ajude a conseguir todas essas vantagens. Você encontrará algumas ótimas opções no mercado, mas entenda que é preciso que a plataforma seja útil para o seu negócio.
Por isso, confira a seguir alguns parâmetros que devem considerados na sua busca por uma ferramenta. Sua escolha deve ser totalmente adequada à realidade das suas demandas de marketing.
Analise suas funcionalidades
O que essa plataforma oferece em relação às funcionalidades? Geralmente são inúmeras opções, mas elas precisam ser realmente funcionais e úteis para a sua rotina no trabalho com o marketing. Antes de escolher qual ferramenta vai usar, procure saber como ela irá propor esse suporte diário.
Empresas menores nem sempre têm uma necessidade mais ampla e, em um primeiro momento, menos funções vão gerar custos reduzidos. Essa pode ser a melhor escolha, até porque é possível ampliar os serviços futuramente, caso o negócio passe a escalar.
Pesquise sobre a facilidade de operar
Por mais que estejamos na era de tecnologia, nem toda aplicação digital é bem simples de ser operada. Quanto mais funcionalidades, maiores as chances de se tornar complicado — embora isso não seja uma regra. É justamente por conta dessa possibilidade que você deve entender previamente se determinada ferramenta é simples de ser operada no cotidiano de trabalho.
Essa facilidade vai proporcionar uma rápida adaptação e resultados satisfatórios logo nas primeiras semanas de uso. Afinal, sem ter que aprender a usar as ferramentas, os colaboradores conseguem executar demandas de maneira mais intuitiva, sem perder tempo. Tudo isso colabora para manter a produtividade nas estratégias de marketing.
Preze por uma plataforma com integração
A automação de marketing também é feita com o suporte de dados. Eles estão nos leads, nos resultados de campanha de redes sociais e em diversas outras origens importantes. As ferramentas precisam captar essas informações para gerar relatórios e até mesmo para executar suas ações de maneira automática.
O acesso a esses dados só acontece com eficiência se a plataforma escolhida for capaz de se integrar com outras ferramentas, como um CRM e principalmente as redes sociais. Já imaginou ter que checar esses números e dados para poder inserir na plataforma utilizada? Isso anularia totalmente o conceito de automação de marketing e tornaria o trabalho cansativo.
Avalie o custo de implantação e uso
Quanto essa ferramenta vai custar para a sua empresa? Cada companhia tem uma realidade financeira e isso precisa ser avaliado antes da escolha de qual plataforma será usada. Os valores devem ser compatíveis com os limites financeiros da empresa, ou seja, seu orçamento.
Esse custo estará sempre associado à amplitude de funcionalidades e ao volume de trabalho com o qual a ferramenta vai trabalhar. Sendo assim, se a sua empresa tem menor exigência, busque uma ferramenta com um custo-benefício interessante, ou seja, que entregue o que você precisa por um preço justo!
A automação de marketing está presente na realidade de grandes empresas e agências. Sem esses recursos, fica muito difícil ter eficiência nas estratégias, especialmente na segmentação de público e na nutrição de leads.
Você tem dúvidas sobre como escolher uma ferramenta de automação para as suas campanhas? Confira agora mesmo quais são as principais!
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