O que é Branding e como aplicar

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Thais L.
Thais L.
Redatora

Conhecer o que é Branding e porque muitas empresas utilizam essa estratégia vai fazer você querer utilizá-la no seu negócio também.

Pois é através do Branding que você melhora o posicionamento da sua marca dentro do mercado para que seu público-alvo a reconheça e crie afinidade com ela.

Com a alta competitividade fica cada vez mais difícil encontrar diferenciais e se destacar da concorrência.

Mas investir em Branding pode fazer toda diferença para que a sua marca a seja a preferida para o consumidor.

Pois adquirir reconhecimento e se tornar referência facilita o processo de venda do seu produto ou serviço.  

No Branding são aplicadas diferentes estratégias para que você obtenha sucesso ao destacar a sua marca no mercado.

Nesse artigo nós vamos te apresentar o que é o Branding, qual é a sua importância e como você pode aplicá-lo na sua empresa.

O que é Branding?

Se você ainda não sabe o que é Branding, vamos tentar simplificar o conceito.

O Branding é um processo de significação de uma marca. Ele consiste em um conjunto de estratégias que são planejadas e organizadas para que uma marca seja percebida pelo seu público.

Dessa maneira, o conceito de Branding também se mistura com o conceito de gestão de marca.

Essa gestão inclui planejamento a longo prazo, criação e gerenciamento de sua identidade visual e também a promoção da sua marca. 

Tudo com o objetivo de aumentar a sua relevância no mercado, visibilidade e reconhecimento entregando um produto que esteja alinhado com os valores e a promessa da sua marca.

Ou seja, é através do Branding que a sua marca adquire uma personalidade própria, passa a se comunicar com o seu público e faz com que esse público crie conexões com ela.

Quando bem executada ela passa a afetar positivamente o comportamento do consumidor, pois ele contribui para a tomada de decisão de uma compra.

Por exemplo, quando um consumidor está indeciso, entre escolher você ou um concorrente, se você tiver um bom Branding há mais chances deles optarem pela sua empresa.  

Também pode afetar positivamente os colaboradores da sua empresa, tendo em vista eles se sentem mais motivados a trabalhar conhecendo quais são as ideias de uma marca.

Mas não confunda o Branding com marca, pois a marca, seus valores e posicionamento são resultados do Branding. 

Qual a importância do Branding?

Já abordamos o que é Branding e iremos abordar qual é a importância dessa estratégia para que você consiga se destacar no mercado.

No início deste artigo mencionamos sobre a crescente competitividade que se encontram nos diferentes nichos de mercado.

E isso faz com que o consumidor tenha disponível um mesmo produto ou serviço de diferentes empresas. 

Assim o Branding é considerado uma estratégia  vantajosa, pois: 

Faz com que sua marca ganhe destaque

O Branding ajuda a sua marca a se estabelecer no mercado.

Através dele você trabalha o posicionamento da sua marca e também como transmitir esses valores até os consumidores.

Os valores da sua marca podem ser uma vantagem competitiva, pois os consumidores passam a ver a sua marca como única e diferente das demais.

Oferecendo a esse público mais um motivo para eles adquirirem seu produto ou serviço ao invés do concorrente. 

E isso foi observado pela Harvard Business Review, onde 64% dos consumidores entrevistados, elegem os valores compartilhados como a principal razão para se relacionar com uma marca.

Constrói reconhecimento de marca

Antes de se tornar um sucesso de vendas, a sua marca precisa ser reconhecida e ao conhecer o que é Branding você consegue aumentar o reconhecimento da sua marca.

Para que sua marca seja reconhecida, ela precisa se diferenciar das concorrentes.

Uma das estratégias de  Branding é criar uma identidade visual que gere impacto no seu público-alvo e te dê destaque entre os concorrentes.

Além disso, promover a sua marca também faz parte do Branding como a construção de sites one page e websites que agreguem valor ao seu público alvo. 

Permite que sua marca tenha constância 

Consistência é um ponto chave, e muito importante para se manter no mercado, pois atualmente com o Marketing Digital o relacionamento entre uma marca e o consumidor estão cada vez mais estreitos.

Dessa forma é praticamente impossível que uma marca que não tenha consistência no posicionamento, valores e até mesmo tom de voz consiga manter um bom relacionamento com seu público.

Através do Branding você consegue alinhar toda a comunicação da sua marca permitindo que você seja mais constante e presente para o seu público-alvo.

Segundo pesquisa realizada pela Lucidpress "State of brand consistency", quando as ações de gestão de marca mantêm sua constância de apresentação, elas podem gerar uma receita em média 23% maior que os concorrentes.

A aceitação de campanhas de marketing com novos produtos e serviços são maiores nessas situações.

Contribui com a fidelização dos seus clientes

Manter a consistência  e constância na comunicação com o seu público permite que você otimize o relacionamento com esse público.

Utilizar o Branding para melhorar o relacionamento que a sua marca tem com seus clientes, a longo prazo contribui com a fidelização desses clientes, pois o Branding também pode trabalhar com o emocional.

Dessa maneira o seu público passa a ser leal a você, e ao promover boas experiências de marca o seu público provavelmente vai comentar sobre ela com outras pessoas, fazendo Marketing Indireto para a sua marca.

Como fazer um trabalho de Branding para a sua marca?

Depois de entender o que é Branding e como ele é importante para o mercado se você deseja aplicar essas estratégias para melhorar o posicionamento da sua empresa?

Existem alguns passos que você deve considerar, por isso  vamos te mostrar quais são as principais estratégias para um bom Branding e posicionamento, ou se preferir considere contratar os serviços de uma agência de marketing digital. Confira nossas dicas :

Defina sua marca e seus objetivos

Independentemente de você já ter um negócio ou não, entender como o seu produto ou serviço se insere no mercado, qual é o potencial desse produto e avaliar como ele é funcional para a vida dos seus clientes é um dos passos primordiais.

Você também precisa refletir sobre quais são os valores que a sua marca vai transmitir para o mercado e para o seu público, principalmente.

Lembre-se de que mencionamos os valores da sua empresa tem potencial para ser um diferencial, e que através dele o seu público-alvo pode gerar uma afinidade maior ou menor com o seu produto e serviço.

Mais adiante forneceremos um exemplo de uma marca que é bem vista por conta dos seus valores perante a sociedade.

Quando pensar nos valores lembre-se de se perguntar se eles estão de acordo com os interesses do seu público.

A mensagem que você deseja transmitir ao público é fundamental para que ele compreenda como a sua empresa se posiciona.

Ou seja, encontrar um propósito para a sua marca é muito importante para o que é Branding.

Por isso, é importante que você entenda qual é o propósito da sua marca existir, e isso é fundamental, antes mesmo de pensar em criar uma identidade visual. 

Os valores, ou atributos da marca ajudam a posicioná-la e também trabalham com a sua humanização. 

Fazer alguns questionamentos podem te ajudar na percepção do espaço que a sua marca ocupa como:

  • Para quem a sua marca é feita?
  • Quem são os seus concorrentes?
  • Qual imagem você deseja que sua marca tenha no futuro?
  • Quais são os principais valores dessas marca? 
  •  Como o meu produto resolve um problema do meu público-alvo?
  • Quais são os diferenciais do meu produto?

Entenda seu público alvo

Mencionamos no tópico anterior em uma das perguntas que você deveria pensar para qual público a sua marca é feita.

Esse público está intimamente relacionado com o produto ou serviço que você oferece, dessa forma não basta compreender quem eles são, mas também é necessário entender sobre o seu comportamento.

Entender o que é Branding é fácil comparado a entender quem são as pessoas que irão adquirir o seu produto ou serviço e também qual é o comportamento dessas pessoas.

Você já parou para pensar o que elas esperam do seu produto? Ou como ele deveria se apresentar para despertar o interesse desse público?

Essas perguntas devem ser respondidas, para facilitar a compreensão de como a sua marca deve se posicionar no mercado.

Além disso também é preciso compreender dados mais simples como:

  • Faixa etária: idade do público que terá acesso ao produto ou serviço.
  • Gênero: são em sua maioria homens, mulheres e etc.
  • Quais são os canais que mais impactam esse público: internet, rádio, tv e etc...
  • Poder aquisitivo: quanto ganham, com o que gastam...
  • O que gostam de fazer: quais são seus hobbies, quais são as celebridades que acompanham.

Quanto mais dados você conseguir coletar a respeito do seu público alvo, mais fácil fica de você alinhar os valores da sua empresa com os interesses do seu público.

Por isso, é recomendável que você crie personas a fim de compreender e coletar mais informações sobre o seu público alvo.

As personas representam uma parte do seu público alvo e podem te dar informações detalhadas sobre ele.                                                                                                                                                                                                       

Defina o local distribuição do seu serviço

Onde o público vai encontrar seu serviço ou onde o seu produto vai ser distribuído?

É importante que você tenha definido o local onde o público irá fazer contato com a sua marca.

Por exemplo, se você pretende abrir um ecommerce, escolha um plataforma que permita a integração de com plataformas e redes sociais que facilitem o acesso do seu público-alvo aos seus produtos.

A Shopify, por exemplo, é uma plataforma para você montar o seu ecommerce, e você pode personalizar o layout dele, para adequar com a sua identidade visual, que mencionaremos a seguir, melhorando o reconhecimento da sua marca.

Com o local de distribuição definido você pode traçar estratégias para aplicar a sua identidade visual fortalecendo a sua estratégia de Branding.

Defina sua identidade visual

A identidade visual é a representação física da sua marca.

E é fundamental que essa identidade visual esteja o mais alinhada possível com os valores, interesses do seu público, como mencionamos nos últimos tópicos.

Para que o seu público alvo consiga criar uma identificação com a sua marca mais rápida.

No entanto, colocar isso no papel e definir cada um dos elementos que compõem a identidade visual não é fácil. 

Os elementos que compõem a identidade visual são:

  • Cores: se utiliza muito a psicologia das cores na criação de identidade visual, pois sabe-se que cada cor desperta uma ideia ou sentimento. Além disso, servem para deixar a sua marca mais atrativa e facilitar seu reconhecimento.
  • Logotipo: ele é o elemento visual e gráfico primordial de uma identidade visual, e é o ponto de diferenciação da sua marca entre os concorrentes. É a ele que os consumidores irão associar a sua marca.
  • Tipografia: está associada ao logo, é a escolha da fonte que você vai utilizar para que o seu público reconheça a sua marca.
  • Slogan: quando bem construídos são frases que facilitam a associação do público e transmitem uma mensagem a favor do seu negócio. Inspire-se com boas ideias de um gerador de slogan.
  • Tom de voz: o tom de voz expressa a linguagem, a forma como a sua empresa se comunica com o seu público, por exemplo, mais formal ou informalmente.
  • Manual de identidade visual: um guia de como você aplica o seu logotipo, as tipografias em diferentes produtos e também expressa o tom de voz. Ajuda a sua marca a se tornar mais consistente.

Atualmente ao criar uma identidade visual implica em pensar na sua aplicação também para o ambiente online.

Um logo aplicável é aquele que você consegue utilizar tanto em materiais impressos, como folders, cartões de visita quando no ambiente virtual nas páginas e redes sociais, como também nas diversas flexões de logo.

Por conta disso, muitos apostam na tendência minimalista, para criar logos que se adaptem a qualquer situação necessária. 

Mas lembre-se que o logo é a apresentação da sua marca e que ele deve transmitir os valores que você definiu.

Também deve-se pensar sobre sua aplicabilidade no futuro.

Dificilmente marcas que fazem muito sucesso ou que são reconhecidas decidem mudar o logo.

Para a escolha da tipografia também, ela deve estar alinhada com os conceitos da sua empresa, pois existem fontes que podem transmitir mais seriedade ou menos, outras são mais esportivas e etc…

É por isso que é recomendável que a identidade visual seja planejada por um designer ou por um publicitário, que são os profissionais com conhecimento técnico capaz de transferir os valores da sua marca para o papel.

A escolha do nome também faz parte do processo de Branding.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo contribui com a promoção do seu do produto ou serviço, dessa forma favorece o seu Branding, pois ele melhora o reconhecimento da sua marca.

Ao entregar conteúdo de valor para o seu público, eles se sentem mais confiantes e seguros a respeito da sua marca.

Além disso, o marketing de conteúdo também é utilizado para atrair leads, convencê-los da necessidade de compra, e fidelizá-los. 

Você pode oferecer soluções para as dúvidas dos seus clientes, ou reforçar os valores da sua empresa, divulgando causas que façam o seu público se interessar mais pela sua marca.

Desse modo, para fazer uso do marketing de conteúdo e reforçar o seu Branding, você pode optar por escrever artigos em blogs, utilizar vídeos, fazer podcasts, infográficos e webinars.

Vale dizer que 91% dos profissionais usam o marketing de conteúdo para promover o reconhecimento da marca, de acordo com Content Marketing Institute Research.

Lembre-se que é quase uma troca, você oferece as informações que o seu público precisa e você ganha clientes mais fiéis e engajados com a sua marca.

E se você se interessou por marketing de conteúdo e quer saber como produzir um bom conteúdo para engajar os seus clientes conheça o curso Redator Hacker SEO e Marketing de Conteúdo para ficar por dentro das principais estratégias do marketing digital. 

Estabeleça a sua presença digital

Uma das maneiras mais eficazes de promover seu produto ou serviço e ainda fortalecer o que é Branding da sua empresa, gerando um melhor relacionamento com os seus clientes é a utilização das redes sociais e do ambiente digital.

Se você ainda não fez um site para o seu negócio ou ele ainda não possui uma rede social própria, está na hora de considerar essa possibilidade.

Pois a internet oferece muitas maneiras de promover a sua marca e com custo reduzido se compararmos com os métodos utilizados no ambiente físico.

O próprio Marketing de Conteúdo, que mencionamos anteriormente, é uma maneira de promover o seu negócio sem precisar investir muito.

As grandes empresas já perceberam o quanto estar no ambiente virtual melhora o relacionamento com o consumidor e muitas delas utilizam as redes sociais como forma de manter esse relacionamento.

É uma maneira de reforçar o seu Branding, pois redes sociais como o Instagram, são bastantes visuais, e estar presente no feed dos seus clientes faz com que eles se lembrem da sua marca. 

Invista no marketing promocional 

O Marketing Promocional ajuda a fortalecer e divulgar a sua marca, além de fortalecer o relacionamento com o consumidor. 

Para aderir ao Marketing promocional você pode oferecer:

  • Distribuição de brindes personalizados.
  • Degustação de produtos.
  • Envio de amostras grátis.
  • Envio de materiais de divulgação.
  • Cupons de desconto.
  • Concursos culturais.
  • Programas de fidelidade.
  • Concessão de descontos exclusivos.

E se você definiu o perfil da sua persona é fácil saber qual dessas ações vai gerar mais impacto para eles.

Exemplos de Brandings de sucesso 

Natura

Logo da marca de cosméticos Natura.

A empresa famosa e conhecida pelos seus cosméticos foi uma empresa que acompanhou as tendências do mercado para expandir a sua marca.

Mesmo depois de inaugurar sua loja física em 1970, a Natura optou por utilizar a metodologia de venda direta, apostando na força do relacionamento com o consumidor. 

Se expandiu por diversas regiões do Brasil e em 1980 a marca já tinha alcançado a marca de 200 colaboradores.

Acompanhando as preocupações do público e tendências do mercado, a Natura baniu os testes em animais com os seus cosméticos.

Cada vez mais a marca foi reforçando a sua preocupação com as causas ambientais, lançou programas de investimento para a proteção da Amazônia e criou parques ecológicos.

Através de seus produtos tentou reforçar essa valorização com o meio ambiente e promovendo a conscientização das pessoas.

Com o avanço da tecnologia a natura também se viu obrigada a investir em uma plataforma online para vender seus produtos, então apostou na criação de um ecommerce oficial. 

Seu Branding deu tão certo que a marca já adquiriu outras marcas internacionais e inclusive a sua principal concorrente no mercado brasileiro, a Avon. 

A marca também investe no relacionamento com o consumidor através das redes sociais.

Um exemplo é a mascote virtual Nat da natura que se apresenta no twitter como influencer da marca.

Coca-Cola

Logo da marca de refrigerantes Coca-Cola

A Coca-Cola talvez seja uma das marcas de maior sucesso de todos os tempos, e embora os valores da marca tenham passado por mudanças ao longo dos anos, a Coca-Cola continua sendo o refrigerante mais consumido mundialmente.

E o Branding da Coca-Cola é tão forte que a marca mantém o mesmo logo desde a década de 40.

A marca investe muito em publicidade e está presente nos outdoors, nos comerciais de TV, na internet, além do investimento de marketing indireto.

Aposto que você já viu a logo da Coca-Cola estampando a camiseta de times de futebol, ou até mesmo em uma cena de filme.

Com o slogan "abra a felicidade" a Coca-cola se caracteriza como uma marca que está presente em todos os momentos.

E dá certo, pois embora existam outros refrigerantes semelhantes, ninguém consegue derrotar a marca mundialmente conhecida.

Agora você já sabe o que é Branding e como aplicá-lo no seu negócio

Nesse artigo trabalhamos a conceituação de Branding e algumas estratégias que as empresas utilizam para fazer o seu Branding e para reforça-lo.

Existem muitas estratégias interessantes que você pode usar que não mencionamos no artigo como marketing multicanaltransmídia, endomarketing e outras…

Nós citamos as principais e mais utilizadas atualmente, principalmente no ambiente virtual, tendo em vista que o mercado digital oferece muitas oportunidades de promoção dos seus produtos ou serviços.

E se você já tem um negócio e deseja reposicioná-lo o rebranding é a estratégia que pode te ajudar,

Não esqueça também que para manter uma reputação boa com o seu público-alvo é necessário prestar um atendimento de qualidade no seu site, por isso conheça o JivoChat e todos os seus recursos que tornam o seu atendimento mais profissional e qualificado.

Boas vendas! 

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