Customer Service: o que é e seus benefícios
O Customer Service é um conceito fundamental para o sucesso de um negócio. Afinal, o mercado atual é altamente competitivo e oferecer uma experiência positiva com sua marca pode ser o diferencial para se destacar da concorrência.
Esse conceito tem tanta relevância pelo fato de que os consumidores estão inseridos em uma cultura de experiência.
Oferecer apenas produtos e serviços de qualidade não é o fator decisivo para conquistar um cliente. Já que consumidores com experiências negativas tendem a cancelar serviços e deixar de comprar com a marca em questão.
Portanto, investir no atendimento e na experiência do consumidor é fundamental para manter e fidelizar seus clientes.
Se você tem interesse em saber o que é Customer Service e como implantá-lo em seu negócio, confira o nosso artigo.
O que é Customer Service?
Atendimento ao cliente é o que significa Customer Service, um termo diretamente relacionado à experiência dos consumidores.
Seu conceito inclui tudo o que está relacionado ao atendimento de clientes, antes e depois de uma compra.
Quando bem aplicado, garante que os clientes tenham experiências agradáveis e fáceis com o seu negócio.
Contar com profissionais de customer service ou até mesmo um setor dedicado a isso é uma excelente forma de priorizar a experiência dos seus clientes, algo fundamental na expansão de negócios.
A ideia de oferecer a melhor experiência possível tem ganho cada vez mais destaque porque hoje em dia o atendimento deve ter como foco o cliente.
Isso implica em estar presente nos canais preferidos do seu público, seja no telefone, redes sociais, site, e-mail, mensagens de texto ou redes sociais.
Contar com ferramentas de autoatendimento também é algo muito importante para garantir que sua empresa ofereça suporte aos seus clientes durante 24 horas por dia.
Por que o Customer Service é importante para um negócio?
O papel de um setor e dos profissionais de customer service é oferecer apoio aos seus clientes. Esse apoio é fundamental para fazer sua marca se destacar da concorrência.
Isso porque as interações e as experiências com negócios são cada vez mais relevantes na hora de um consumidor tomar uma decisão de compra.
Os benefícios desta área em um negócio vêm quando ela é bem implementada.
É preciso fazer mais do que reagir e resolver problemas, é preciso antecipar esses problemas, procurar as melhores soluções e aplicá-las para que evitar que seus clientes passem por eles.
Por que o Customer Service é importante para os clientes?
Os benefícios do customer service podem não ser percebidos diretamente pelos clientes, mas os influenciam positivamente através de processos simples e fáceis, experiências humanizadas e colaboradores que atendem com empatia.
Quais os objetivos e vantagens do Customer Service?
Agora que já entendemos o que é este conceito, vamos entender o que um customer service faz em negócio.
O que podemos adiantar é que um dos principais conceitos desta área é antecipar possíveis problemas dos clientes e oferecer soluções que melhoram o relacionamento da marca com seu público.
Portanto, essa área está diretamente ligada às etapas da jornada do consumidor, indo do início ao fim.
Através dos conceitos de customer service, sua equipe de atendimento será capaz de comunicar os valores de sua empresa aos seus clientes.
O atendimento humanizado também irá melhorar a experiência dos seus clientes com seus produtos ou serviços, atuando em conjunto com estratégias de fidelização.
Além disso, confira os principais objetivos e benefícios associados a esta estratégia de negócio.
Contribuir com a competitividade do seu negócio
Trabalhar com o foco na experiência dos clientes já não é mais uma tendência de mercado e sim uma realidade.
Apesar disso, existem muitos negócios que não adotam essa postura e deixam a desejar na hora de atender os consumidores.
Portanto, desenvolver uma boa estratégia de atendimento e experiência ao cliente é fundamental para posicionar sua marca e se diferenciar de concorrentes que ainda não fazer isso.
Além disso, a melhora na competitividade também pode ser vista através de melhorias nos serviços e produtos oferecidos.
Afinal, ouvir o feedback e sugestões dos seus clientes irá permitir atualizações que tornarão seu negócio cada vez mais competitivo.
Melhorar a reputação da sua marca
Aplicar bem a ideia de customer service também ajuda a desenvolver uma boa reputação para sua marca.
Isso é possível oferecendo um atendimento com foco em entender o cliente e suas dificuldades, mostrando que sua empresa os coloca como prioridade solucionando problemas e evitando que eles aconteçam novamente.
O bom atendimento pode até mesmo contornar situações em que os consumidores se deparem com problemas.
Mas ao notar que o suporte oferecido foi personalizado e atencioso, entendem que sua experiência foi positiva.
E é através de diversas experiências positivas com o seu público que a reputação de sua marca irá crescer no mercado, proporcionando oportunidades de conquistar novos clientes e até mesmo negociar com fornecedores e investidores.
Diminuir a insatisfação enquanto promove fidelização
Mesmo que os problemas do seu negócio sejam pequenos, eles podem acabar como grandes insatisfações para os clientes caso não sejam da forma adequada e no menor tempo possível.
Um dos principais objetivos das estratégias de customer service é evitar este tipo de problema.
Portanto, é obrigação do seu negócio conhecer bem seu público para antecipar possíveis dificuldades, oferecendo soluções para que elas não aconteçam.
Valorizar seus produtos e serviços
É natural que as ofertas disponíveis em um mercado competitivo sejam bastante semelhantes, tanto em qualidade quanto em preço.
Esse é um fator que faz com que o atendimento de qualidade seja ainda mais importante.
É a relação com o seu público que irá colocar os benefícios de suas soluções em destaque, agregando valor aos produtos e serviços oferecidos por estarem associados à uma empresa que valoriza e atende bem seus clientes.
O que faz um profissional de Customer Service?
O analista de customer service é o profissional que atua diretamente no atendimento de clientes que desejam tirar dúvidas, querem fazer reclamações ou precisam de suporte técnico.
O papel desse profissional é avaliar e compreender essas demandas para encontrar a maneira mais rápida e eficiente de solucioná-las.
O analista de customer service também deve avaliar quais são os problemas mais comuns entre os clientes e apresentar soluções que resolvam essas dificuldades de forma preventiva.
Outras funções desse profissional são:
- Propor melhorias a médio e longo prazo
- Administrar reclamações e inconformidades em pedidos
- Responder dúvidas
- Gerenciar a carteira de pedidos
- Avaliar a satisfação dos clientes
- Oferecer apoio à equipe de vendas
Como implementar o Customer Service no seu negócio?
Para que o investimento em customer service gere resultados será necessário contar com uma equipe treinada e qualificada para atender seus clientes de forma humanizada.
Esses profissionais precisam estar prontos para interagirem com outros setores em com o objetivo de defender os interesses dos clientes, procurando soluções independente do setor necessário.
Uma forma de potencializar os resultados de uma equipe bem formada é oferecer a melhor ferramenta de atendimento disponível no mercado.
O JivoChat é um aplicativo de atendimento profissional que pode ser usado por diversos setores de sua empresa, tanto para atender os clientes, quanto para conversar entre si.
As ferramentas oferecidas pela plataforma de atendimento permitem que seus clientes sejam atendidos via chat online em seu site, nas redes sociais ou no WhatsApp.
Tudo isso com a possibilidade de transferir conversas entre setores e com o histórico de mensagens.
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