O que é Remarketing e Como Funciona?
Dentre as diversas formas de trabalhar o marketing digital, poucas tem tanto potencial de gerar resultados em um período de tempo tão curto quanto o remarketing. Isso porque como o próprio Google aponta em suas estatísticas, 97% dos clientes em potencial acessando a sua página não irão realizar uma compra na primeira visita e é exatamente para ajudá-lo a trazer este cliente de volta que o remarketing existe.
Se você está precisando aumentar sua taxa de conversão ou não sabe como funciona esta ferramenta, hoje vamos explicar o que é remarketing, assim como apresentar seus benefícios e repassar dicas sobre como começar a utilizá-lo imediatamente em seu próprio negócio.
O que é remarketing?
O remarketing é, na verdade, um dos vários recursos disponíveis na plataforma de anúncios do Google, o Google Ads. Se você acompanhou nosso conteúdo sobre porquê vale a pena investir e anunciar através do Google Ads, já deve ter uma ideia de como funciona esta ferramenta, mas vamos nos aprofundar mais.
Como descreve a própria empresa:
"O remarketing ajuda a alcançar pessoas que visitaram o seu Website ou utilizaram a sua aplicação para dispositivos móveis anteriormente. Os visitantes ou utilizadores anteriores podem ver os seus anúncios à medida que navegam em Websites que fazem parte da Rede de Display da Google ou quando pesquisam termos relacionados com os seus produtos ou serviços no Google." - Google Ads
A partir desta descrição, podemos começar a entender o objetivo da estratégia. O remarketing funciona a partir da utilização dos Cookies, que são pequenos arquivos ou pacotes de dados que guardam algumas informações sobre seu acesso na página e permitem que a plataforma considere-as na hora de realizar o direcionamento de anúncios através da rede de display.
A rede de display do Google é, essencialmente, um grande network composto por mais de 2 milhões de websites, vídeos e aplicações e é capaz de alcançar até 90% dos usuários da Internet a nível mundial, como apresenta a própria empresa.
E claro, você também pode alavancar seu chat online da JivoChat para reter visitantes que retornam à sua página através do remarketing do Google utilizando os convites proativos.
Como funciona?
Na prática, quando um visitante acessa sua página, ele certamente já demonstrou algum tipo de interesse em suas ofertas e, mesmo que o mesmo não compre na primeira visita - o que é muito provável - , o remarketing te ajuda a manter seus anúncios e ofertas visíveis para aquele cliente, de forma a não deixá-lo esquecer de sua loja.
Existem inúmeros motivos que podem levar um visitante a não comprar no primeiro momento, no geral, podemos apontar que o mesmo não está no momento certo, mas após acessar suas categorias, página de produto e talvez até mesmo ir até o carrinho de compras, o mesmo já identificou sua dor e, além disso, sabe que seu produto pode resolvê-la.
O remarketing ajuda a garantir que, quando este visitante estiver no momento certo, pronto para comprar, ele lembre-se exatamente da sua loja, ao invés de simplesmente procurar pelo produto novamente no Google e comprar de um concorrente.
Você mesmo já deve ter passado pela experiência de acessar a página de um produto apenas uma vez, não comprar e mesmo assim continuar recebendo anúncios e ofertas da loja por dias após a visita. Este é o remarketing em ação, não te deixando que você se esqueça.
Benefícios do remarketing
A partir da definição e funcionamento do remarketing, já é possível identificar suas principais vantagens: aumentar as chances que o cliente volte à sua loja e compre de você quando estiver no momento certo. Mesmo assim, dentro do Google Ads, este não é o único benefício, pois a ferramenta é mais robusta e oferece outros recursos que impulsionam esta estratégia. Citando especificamente os principais benefícios apontados pelo próprio Google, temos:
Enorme alcance
Como mencionado anteriormente, a rede de display do Google alcança até 90% dos usuários navegando online. Considerando isso, quase não existem chances de que os anúncios e banners criados para sua campanha de remarketing não sejam vistos pelo público alvo.
Além disso, o remarketing também ajuda clientes pesquisando por termos dentro de seu nicho de mercado a encontrar sua loja quando buscarem ativamente a sua empresa no Google.
Publicidade direcionada
A ferramenta de remarketing do Google Ads é realmente robusta e muito versátil. Ao configurar suas campanhas, você poderá criar e utilizar múltiplos filtros para atingir um público específico através de uma base segmentada.
Por exemplo, você poderá optar por fazer remarketing apenas para quem incluiu um produto no carrinho de compras mas não finalizou a compra, ou alguém que chegou até a página de checkout e abandonou sua página.
Preços ajustáveis
Ao disputar uma área na rede de display com outra loja também realizando o remarketing, você estará utilizando como parte da própria ferramenta o leilão de anúncios do Google, que te permite fazer lances automáticos para vender a competição utilizando o menor valor possível, de acordo com como você configurou sua própria campanha.
A plataforma busca garantir que todas as empresas que utilizam o remarketing tenham sua presença reforçada através da rede de display e consigam resultados.
Relatórios e estatísticas para análise
Caso você já utilize o Google Ads, já sabe como seus relatórios, estatísticas e painéis de administração são realmente completos e repletos de dados que podem ajudá-lo a acompanhar precisamente o desempenho de cada uma de suas campanhas e claro, não poderia ser diferente para os resultados do remarketing.
Entre os dados exibidos nos relatórios finais, você poderá saber exatamente em quais locais dentro da rede display seus banners foram apresentados, assim como o preço que está a pagar a partir dos lances automáticos mencionados anteriormente.
Estratégias de remarketing
Dentro da própria ferramenta, você poderá identificar pelo menos cinco formas diferentes de remarketing na hora de configurar e criar sua própria campanha, sendo elas:
- Remarketing padrão: este funciona como já explicamos, exibindo seus anúncios e banners através dos espaços dedicados à rede de display do Google.
- Remarketing dinâmico: serve para caso queira criar campanhas ainda mais focadas, apresentando produtos ou serviços específicos, já visualizados pelo visitante anteriormente em sua loja.
- Lista de remarketing para anúncios de pesquisa: esta função te ajuda a aparecer para visitantes antigos quando realizam pesquisas do seu segmento no próprio buscador.
- Remarketing de vídeo: é claro que a ferramenta de remarketing também oferece a opção de trabalhar com anúncios em vídeo, que serão exibidos para o público alvo através do YouTube, como também em páginas na rede de display.
- Remarketing da lista de clientes: caso você já tenha sua própria base segmentada, poderá utilizar esta opção para mostrar-lhes anúncios em diferentes plataformas da Google.
Além das diferentes modalidades de remarketing oferecidas pela própria plataforma, nós temos ainda algumas dicas que podem ajudá-lo a otimizar os resultados de suas campanhas.
Crie anúncios personalizados
Na hora de criar suas campanhas, certifique-se de criar banners ou vídeos de alta qualidade, personalizados e capazes de realmente chamar atenção e impactar seus clientes. Afinal, seus resultados não serão o mesmo se não trabalhar bem a própria apresentação de seus anúncios, fazendo com que não transmitam profissionalismo e confiabilidade.
Atinja um público específico
Trabalhar de forma segmentada aumenta significativamente o potencial de suas campanhas. Especialmente para ecommerces de multicategorias e que abrangem múltiplos nichos, considere exatamente os interesses e dores do cliente a partir das visitas anteriores à sua loja e direcione anúncios de forma focada.
Considere a persona do negócio
Para ter sucesso em essencialmente qualquer campanha de marketing digital, o que também inclui o remarketing, você precisa saber exatamente quem é a persona do seu negócio, ou seja, o perfil do cliente ideal que apresenta as maiores chances de conversão. Para isso, acompanhe os visitantes em sua página e utilize o próprio atendimento ao cliente para obter estas informações.
Faça testes A/B
Para identificar exatamente qual modelo de anúncio ou estratégia têm os melhores resultados, não deixe de realizar testes A/B e acompanhar de perto os relatórios e estatísticas apresentados pelo próprio Google Ads.
Esteja pronto para abordar seus clientes
Não existe como negar que o remarketing realmente ajuda a trazer os visitantes de volta para sua página, mesmo assim, você ainda precisa oferecer estar pronto para oferecer uma experiência diferenciada e abordá-los, colocando-se à disposição para responder perguntas e resolver problemas imediatamente, em tempo real.
Para isso, não deixe de disponibilizar o canal de atendimento preferido pelo consumidor moderno em sua página: o chat online. Conheça o JivoChat e saiba mais sobre como esta solução pode impulsionar ainda mais o resultados de suas estratégias de marketing digital e campanhas de remarketing.
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