O que é spam: como parar de receber e enviar
O spam é uma prática tão comum na internet que é praticamente impossível não ter sido alvo pelo menos uma vez.
O termo é usado para classificar as mensagens indesejadas recebidas por email, redes sociais, WhatsApp, SMS, comentários em blogs e até mesmo ligações.
Apesar da prática ser antiga e continuar existindo até hoje, existem diversas formas de amenizar e evitar esse problema.
Inclusive, é importante até mesmo que empresas entendam como o spam funciona para evitar que suas mensagens sejam classificadas dessa forma.
Confira nosso artigo para entender melhor o que é spam e como evitar recebê-lo e enviá-lo.
O que é spam?
Spam são conteúdos digitais enviados a destinatários sem seu consentimento.
Por ser uma prática muito antiga, o spam é comumente associado com emails. Contudo, hoje em dia essas mensagens indesejadas são enviadas pelas redes sociais, SMS e até mesmo ligações.
Grande parte do conteúdo dessas mensagens é voltado para propaganda de produtos e serviços, mas existem diversos esquemas e práticas de phishing usadas por criminosos para aplicar golpes e conseguir informações pessoais.
Essas práticas ilegais se tornaram muito populares no Brasil. Segundo o relatório de Spam e Phishing feito em 2022 pela Kaspersky, o Brasil foi o país com o maior número desse tipo de tentativa de fraude: 76 mil.
Além disso, o site MailModo reuniu pesquisas que apontam que cerca de 45,37% dos emails enviados em 2021 foram categorizados como spam.
De onde surgiu o termo spam?
O termo começou a ser usado no meio digital após uma esquete popular feita no programa humorístico Monty Python’s Flying Circus.
Originalmente Spam é uma marca de carne de porco enlatada situada nos Estados Unidos.
Na esquete, o uso da palavra é repetido à exaustão por todos atores em uma referência ao racionamento que a Inglaterra passou após a Segunda Guerra, onde o país importava a carne enlatada dos Estados Unidos.
Então, pessoas da época associaram a palavra spam com os envios massivos de mensagens eletrônicas geralmente associadas com propagandas.
Após a popularização do termo, ele acabou ganhando um significado prático para cada uma de suas letras: "Sending and Posting Advertisement in Mass" ou "Enviar e Postar Publicidade em Massa" em tradução livre.
Quais são os tipos de spam?
O spam também pode ser dividido em categorias de acordo com seu formato e objetivo final. Confira e entenda os principais.
Propaganda
Esse é o tipo mais comum. Consiste em conteúdos publicitários enviados aos destinatários sem seu consentimento.
As mensagens tentam vender qualquer tipo de produto ou serviço, sejam eles lícitos ou ilícitos.
De forma geral, não oferecem muitos riscos aos usuários, apenas ocupam espaço em seu email e geram uma perda de tempo.
Apesar disso, é preciso tomar cuidado para não comprar produtos que não existem ou que são proibidos no país.
Correntes
São mensagens que usam a superstição dos destinatários para fazer ameaças ou incentivá-los a tomar algum tipo de ação.
Um exemplo comum são mensagens com textos como "caso não compartilhe esse email com mais 10 contatos, terá azar por 10 anos".
As correntes também podem usar argumentos positivos para se espalharem, como prometer um emprego, ganhar dinheiro, encontrar uma pessoa especial, etc.
Fake news
Atualmente muitas mensagens de spam compartilham conteúdos e teorias da conspiração.
A proposta é apenas espalhar a desinformação nas redes sociais e email.
Geralmente essas mensagens utilizam títulos alarmantes e gatilhos mentais para gerar indignação nos usuários e fazer com que compartilhem as mensagens falsas.
Para evitar cair nesse tipo de armadilha é preciso tomar cuidado com as informações enviadas por contatos que você não conhece.
Também é importante fazer a checagem de fatos caso receba mensagens que apresentem alguma suspeita.
Golpes
Conhecido como phishing no meio digital, essa é uma técnica de engenharia social que busca enganar usuários de internet para obter suas informações confidenciais.
O objetivo dos criminosos que fazem o envio em massa desse tipo de mensagem é conseguir nomes de usuários, senhas e detalhes de cartões de crédito.
Geralmente o conteúdo apresenta alguma oportunidade financeira, promessa de uma herança ou pede por uma contribuição para uma causa nobre.
Uma prática comum que esses criminosos fazem é direcionar os destinatários a partir de links suspeitos para páginas falsas que copiam sites como lojas e bancos.
Em alguns casos, esses estelionatários enviam diretamente boletos para que os destinatários paguem.
Vírus
Em muitos casos pode ser que o spam esteja acompanhado de malwares em seus links ou arquivos.
Esses malwares, quando baixados e executados podem instalar algum programa que irá infectar o computador e espalhar outros vírus de variados tipos.
Quais são os perigos do spam?
O perigo que um spam pode oferecer irá variar de acordo com seu tipo de conteúdo e objetivo de quem o enviou.
Spams mais comuns que apresentam apenas anúncios publicitários irão fazer com que o destinatário perca tempo e espaço em sua caixa postal.
Já os spams enviados para enganar os destinatários, instalar vírus ou roubar suas informações sigilosas podem gerar problemas muito grandes.
Os problemas podem variar desde a piora do desempenho de sua máquina até prejuízos financeiros muito graves.
O acúmulo de spam também pode fazer com que pessoas deixem de perceber que têm emails importantes em suas caixas.
Além disso, se sua caixa ficar cheia de spams, é possível que seu email não tenha mais espaço para receber emails realmente importantes.
Onde o spam está mais presente?
O spam continua sendo muito presente nas caixas de email, mas isso não é uma exclusividade deste canal há alguns anos.
A prática também se tornou comum nas redes sociais como Instagram, Twitter e Facebook, aplicativos de mensagens como o WhatsApp, SMS e até mesmo ligações.
A principal diferença é que nesses outros canais é que os tipos mais comuns de spam são fake news e correntes.
Apesar disso, também existe um número considerável de estelionatários que tentam passar golpes oferecendo vagas de emprego, esquemas de pirâmide e se passando por outras pessoas para roubar dinheiro das vítimas.
Como parar de receber spam?
Cada um dos canais digitais precisam de cuidados e práticas diferentes para evitar o recebimento de spam.
Confira a seguir algumas dicas valiosas para cada um desses canais.
Como parar de receber spam no Email
Ao acessar seu email, lembre-se sempre de marcar os emails de publicidade indesejada como spam.
Essa prática ajuda os serviços de email a direcionar novas mensagens desses remetentes para sua caixa de spam.
Eventualmente, a prática pode até mesmo ajudar outras pessoas a não receberem essas mensagens.
Também é importante não compartilhar correntes e fake news que chegam em sua caixa de email.
Por fim, só recebemos spam porque alguém possui o nosso endereço de email.
Para evitar receber mais mensagens de natureza, tome mais cuidado com a divulgação do seu email e dados pessoais. Use e passe essas informações apenas para pessoas e sites de confiança.
Como parar de receber spam no WhatsApp
Existem vários tipos de spam que podem ser enviados diretamente pelo WhatsApp, por isso é importante estar sempre atento às mensagens que recebe. Principalmente de pessoas desconhecidas.
Também é preciso tomar cuidado com mensagens de pessoas em sua lista que fogem do seu padrão de comportamento.
Existem casos em que criminosos roubam números e tentam passar golpes.
Portanto fique atento caso seus contatos passem a escrever de uma forma diferente, usando uma linguagem diferente ou até mesmo pedindo dinheiro.
Também evite clicar em links suspeitos e de contatos que você não conhece, pois esses arquivos e páginas da internet podem infectar seu celular.
Na dúvida, bloqueie esses contatos suspeitos.
Como parar de receber spam no Facebook
A melhor forma de evitar o spam no Facebook é excluir interações e pessoas que não conhece realmente.
Também é importante remover o acesso de jogos e aplicativos que estão ligados à sua conta.
Como parar de receber spam no Instagram
A principal forma de evitar spam no Instagram é fazer com que seu perfil fique privado, além de desativar as sugestões de perfis semelhantes.
Caso ainda sim receba spam, busque reportar e bloquear esses remetentes.
Como parar de receber spam no Twitter ou X
O Twitter, que atualmente é chamado de X, conta com vários recursos que interpretam o que é spam automaticamente.
Contudo, até mesmo essas ferramentas tecnológicas têm suas limitações.
Tornar seu perfil privado e bloquear os contatos suspeitos pode ajudar a reduzir drasticamente o número de spam recebido.
Como parar de receber spam por Ligações
Dispositivos Android contam com uma funcionalidade que pode atuar de forma preventiva, bloqueando as ligações de spam.
Para ativar esse recurso acesse o app "Telefone", clique nos três pontos do canto superior e ative a opção "Proteção ID de chamadas e Spam" e depois ative a opção "Bloquear chamadas de Spam e Scam".
Outra alternativa, que também pode ser adotada por usuários do sistema iOS, é cadastrar seu CPF no site Não Me Perturbe para que não receba mais ligações spam.
Mais algumas dicas rápidas de como evitar spam
- Não compartilhe seu email publicamente: manter seu endereço de email como uma informação privada reduz as chances de receber spam em sua caixa de entrada.
- Tenha atenção ao preencher formulários online: preencha apenas formulários de fontes confiáveis e leia sua política de privacidade para saber como eles irão utilizar suas informações.
- Use o filtro de spam: lembre-se de configurar um filtro de spam em seu servidor ou cliente de email.
- Saia de listas de email indesejadas: caso esteja recebendo promoções e notícias que não deseja, busque pela opção para cancelar sua inscrição.
Como evitar que os seus e-mails caiam no spam: 8 dicas
Quem tem um negócio e depende de estratégias de marketing para impulsionar suas vendas também precisa tomar cuidado para que suas mensagens não sejam consideradas spam.
Caso isso aconteça com suas mensagens, os clientes sequer irão ler seu conteúdo e o dinheiro investido no disparo dos emails não irá geral venda alguma.
Para evitar que esse problema aconteça em seu negócio, confira algumas práticas importantes.
1. Use um provedor de email confiável
Pesquise por provedores de email que tenham uma boa reputação com seus clientes.
As boas práticas desses provedores irão gerar pontuações altas em seus endereços de IP, o que os torna confiáveis.
A todo custo, evite os provedores que contam com uma má reputação. Nesses casos é bem provável que os principais serviços de email como Gmail e Outlook irão bloqueá-los.
2. Só mande mensagens para destinatários que autorizaram os envios
Quem não respeita o consentimento dos usuários está fadado a cair na caixa de spam.
Por mais que existam estratégias antigas como a mala direta, que visa enviar mensagens para pessoas potencialmente interessadas em sua solução. O recomendado é evitar esse envio genérico.
Isso acontece porque os filtros oferecidos pelos provedores de email são muito eficientes e usam inteligência artificial para aprender a filtrar possível spam.
Além disso, o Brasil conta com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD que define o email como um dado pessoal.
Dessa forma, empresas precisam do consentimento para enviar mensagens. Atualmente já não é mais suficiente deixar apenas a opção de cancelar o recebimento de mensagens.
Para evitar cair nessa armadilha, pense no consentimento dos usuários na hora de construir sua base de leads.
O que é para evitar:
- Usar malas diretas
- Adicionar emails de conhecidos em sua base
- Apresentar termos de consentimento pré-marcados
- Usar a base de leads de outras empresas
- Usar termos de consentimento que não são explícitos
3. Crie formulários de inscrição diretos e claros
É importante conseguir o consentimento do usuário e ser transparente com ele quanto aos seus objetivos.
Ao criar formulários de inscrição, busque se comunicar de forma direta e não deixe margem para dúvidas.
Informe ao lead o que ele realmente irá receber, como emails e ações de tráfego pago personalizadas.
Por mais que isso possa adicionar passos e tornar o processo de inscrição mais longo, oferecer a transparência mostra que sua marca é profissional e confiável.
A longo prazo isso pode gerar ótimos resultados.
Agora, pensando de forma prática, busque estruturar a inscrição da seguinte forma:
- Formulário de inscrição com detalhes sobre o que será enviado, tipo de conteúdo, periodicidade e temas.
- Formulário de consentimento transparente.
- Convite para uma página de confirmação.
- Link de confirmação definitivo, enviado no email.
- Mensagem de boas-vindas ao novo inscrito.
4. Não tenha medo de facilitar o processo de cancelamento da inscrição
Tornar o cancelamento da inscrição fácil e rápido de se fazer é importante no processo para evitar que seus emails se tornem spam.
Já que o usuário começou a receber seu conteúdo em poucos cliques, o que ele espera é que seja capaz de parar de receber da mesma forma.
Tentar esconder o link no rodapé do email, usar a mesma cor do design ou criar processos longos de cancelamento são fatores levados em consideração pelos filtros de spam.
Portanto, use um botão fácil de identificar e torne o processo algo prático.
Uma dica é oferecer opções além do cancelamento definitivo da lista de emails. Por mais que seu conteúdo seja interessante, alguns usuários precisam de um determinado tempo sem recebê-los.
Caso seus emails sejam considerados spam com frequência, tente usar o botão de cancelamento no topo da mensagem.
5. Use verificadores de spam
O verificador de spam é um serviço que irá avaliar seus emails a partir de filtros de spam, buscando por problemas que podem fazer com que sua mensagem não chegue aos seus contatos.
Essa ferramentas irão pontuar a qualidade de sua mensagem e indicar os principais erros contidos nela.
Algumas opções de ferramentas para esse tipo de teste são:
6. Faça a limpeza constante da sua lista de contatos
A manutenção da sua lista de contatos é uma prática fundamental para manter seus resultados otimizados e evitar que seus emails caiam na caixa de spam.
A atividade consiste em avaliar quais contatos realmente estão engajados, quais têm se distanciado da conversão e quais passaram a ignorar todos os seus emails.
A recomendação é que a última categoria deva ser desativada do seu banco, já que ignoram suas mensagens e não geram valor comercial.
Afinal, as pessoas que não estão interessadas em seu conteúdo podem direcionar suas mensagens ao lixo eletrônico.
Portanto, ficar livre desses contatos irá evitar que seus emails sejam tratados com spam de forma geral.
Para fazer essa gestão, faça revisões periódicas em suas campanhas do início ao fim. Veja os dados coletados, os estude e avalie seu engajamento.
Criar eventuais campanhas para aquecer o público frio também é uma boa sacada. Oferecer um novo formulário de consentimento é uma boa estratégia para separar os leads.
Essa prática pode dar mais trabalho, mas é algo que pode realmente aumentar suas chances de conversão.
7. Evite usar muitas imagens
Garantir que seus emails sejam equilibrados em imagens e textos é importante para evitar que sua mensagem seja vista como spam.
Apesar do uso de imagens e outros tipos de mídia serem muito populares, e até mesmo incentivados, nas redes sociais, sites e vídeos, com o email é diferente.
O corpo do email oferece a opção de usar diversos formatos de mídia, mas seu foco continua sendo o texto.
Quem utiliza muitas imagens corre o risco de cair no lixo eletrônico de seus contatos.
Dentre as práticas recomendadas estão a utilização de texto na sua mensagem principal e a utilização do texto alternativo.
O alt text tem como função descrever suas imagens para que os leitores de tela consigam interpretar seu conteúdo.
Outro fator importante é que peças de publicidade que usam mais imagens são mais pesadas e podem ser um alvo maior para os filtros de spam.
Isso significa que seus disparos devem conter apenas texto? Não. A ideia é manter o equilíbrio usando poucas imagens que sejam otimizadas em seu tamanho e textos para conversão.
8. Fique de olho na frequência de envio
Por mais que pareça uma ideia tentadora, manter uma frequência muito alta e constante de emails é uma das principais formas de cair na caixa de spam.
Essa prática pode fazer com que sua lista acabe ignorando o grande fluxo de conteúdo.
Isso faz com que inevitavelmente os filtros de spam avaliem suas mensagens como lixo eletrônico e as mova para a caixa de spam.
Portanto, busque um intervalo maior entre os envios. É importante entender que não existe uma fórmula pronta, esse valor irá mudar de acordo com sua estratégia, público-alvo e suas preferências.
Entendeu o que é spam e como se livrar dele?
Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a entender o que é spam e oferecido dicas interessantes para que suas mensagens não se tornem spam também.
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