O que postar no Stories: 21 ideias

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O Instagram conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos, sendo que cerca de 500 milhões acessam a plataforma diariamente.

Isso faz com que a ferramenta proporcione uma ótima oportunidade para conquistar novos seguidores e interagir com eles.

O Stories é um recurso que potencializa tudo isso, pois pode servir para atrair mais pessoas, gerar interações e compartilhamento. 

Contudo, para ter resultados usando essa ferramenta, é preciso saber o que postar no Stories do Instagram. 

Por se tratar de um recurso que pode ser usado diariamente para promover engajamento, é comum que se esbarre em um bloqueio criativo eventualmente. 

Afinal, a pressão para estar ativo na rede é muito alta, principalmente quando seus concorrentes também estão bem ativos. 

Contudo, não é preciso se desesperar. Saiba que existem diversas estratégias para promover seu conteúdo no Instagram com diversas ferramentas.

É por isso que criamos este artigo com dicas de conteúdos para postar no seu Stories.

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Definindo o equilíbrio de publicações em seu perfil

O Instagram é uma rede que promove mais o engajamento entre usuários do que outras redes sociais. Isso faz com que conteúdos e interações orgânicas tenham mais valor.

Para tirar o melhor proveito deste aspecto da plataforma é preciso produzir conteúdos de qualidade. Isso permite que marcas e influenciadores desenvolvam uma relação próxima com seus seguidores. 

Os diversos recursos e possibilidades da plataforma podem assustar quem está começando a utilizar a rede profissionalmente. 

Contudo, encontrar o equilíbrio certo entre os conteúdos será o fator determinante na hora de conquistar seguidores e convertê-los em clientes.

Portanto, pesquise referências e descubra novas formas de conteúdo para criar um calendário editorial de publicações.

Desta forma será mais fácil se planejar e produzir materiais de qualidade, que geram valor para seus seguidores, ou você também pode contratar os serviços de uma agência de marketing digital especializada em redes sociais.

O que postar no Stories do Instagram: 21 ideias

Para ter novas ideias sobre o que postar no Instagram, confira nossa lista e encontre várias opções.

1. Templates

Templates são modelos prontos de artes que podem ser customizados para serem usados tanto em seu feed quanto nos Stories.

Esse tipo de material oferece uma ótima oportunidade de interagir com seu público e aumentar o engajamento. 

Os templates são bem comuns na rede e permitem que os seguidores interajam com o seu perfil ou compartilhem seu próprio Story. 

Uma dica é criar templates relacionados à sua área de atuação, sendo algo completamente original. 

Desta forma, seguidores interessados poderão responder e tirar um print para usar em seus próprios Stories.

Ferramentas de edição de imagem com o Shutterstock: Creative Flow conta com diversas opções de templates prontas para serem usadas e que também podem ser customizadas para ficar com a cara do seu perfil.

2. Vídeos

Segundo a gerente de produtos do Instagram, Silvia Ramazotti, 40% dos Stories mais vistos são vídeos. Além disso, 1 a cada 5 deles geram directs.

Portanto, crie vídeos originais para promover seus produtos, responder dúvidas, mostrar novidades e diversas outras ideias. 

Esses vídeos também podem ser usados em seu IGTV e postados nos Reels do Instagram para ter um alcance ainda maior.

3. Lives

As lives do Instagram são assistidas através do espaço do Stories. Esse formato de conteúdo é uma ótima forma de aumentar a interação e engajamento com seu público.

Fazer lives também faz com que o algoritmo do Instagram melhore a relação com seu perfil. Além disso, os Stories não permitem um conteúdo mais extenso, que pode ser realizado em lives. 

Portanto, aproveite esse recurso para apresentar novidades, discutir temas do momento, ensinar sobre assuntos relacionados à sua área de atuação e até mesmo trazer convidados, debatendo sobre algum tema.

4. Enquetes

Uma ótima ideia do que postar no Stories é criar enquetes. Essa é uma forma prática de gerar resultados e conseguir a opinião de seus seguidores.

Use esse recurso para entender a opinião do seu público sobre certos assuntos, ajudando até mesmo a descobrir que tipo de conteúdo eles gostariam de ver em seu perfil. 

É possível criar enquetes em vários formatos, o mais popular é o de "sim ou não", em que é possível optar entre duas opções. É possível editar as opções com palavras diferentes e até mesmo emojis. 

Ao criar esse tipo de conteúdo, lembre-se de deixar a enquete bem visível e de preferência no meio da tela, facilitando as interações.

5. Citações

Uma dica rápida e prática de conteúdo para quem quer compartilhar uma forma de conteúdo bem comum na rede social é a citação. 

Contudo, é preciso planejar bem as citações e descobrir quais são as preferências do seu público. 

7. Caixa de perguntas

Outra forma muito interessante de interagir com seu público e gerar engajamento é criar Stories com a Caixa de Perguntas

Esse é outro tipo de conteúdo que é priorizado pelo algoritmo da rede social. O recurso pode ser usado para contar histórias, tirar dúvidas de seguidores, pedir por indicações, entender opiniões do seu público e muito mais. 

Também é possível usar as perguntas para gerar interações mais descontraídas perguntando sobre músicas, séries, filmes e mais.

Caixa de perguntas do Instagram

8. Correntes

As correntes são muito comuns nos Stories do Instagram. Um exemplo é "Responda este Story com um emoji de coração e irei publicar sua foto que mais gostei em meus Stories". 

Essa é uma forma de gerar um alto volume de directs em seu perfil, criando uma conexão com seu público. 

Contudo, tome cuidado com a corrente que irá seguir, pois pode exigir muito trabalho.

Também é possível criar suas próprias correntes e tentar fazer com que seus seguidores a façam.

9. Depoimentos

Depoimentos são conteúdos marcantes que podem ser postados nos Stories. É possível criar depoimentos sobre assuntos populares relacionados ou não ao seu conteúdo, mas que sejam do interesse do seu público.

Além disso, a melhor opção é trazer os depoimentos de terceiros para aumentar a credibilidade de sua marca, produto e serviço. 

Busque depoimentos escritos ou em vídeo de clientes e seguidores para mostrar à sua audiência experiências positivas com sua marca.

10. Cupons e códigos de desconto

Quem deseja usar o Stories para aumentar suas vendas pode compartilhar cupons de desconto e códigos promocionais.

É uma forma inteligente de incentivar os seguidores a ficarem atentos ao seu conteúdo e a comprarem. 

Além disso, será possível avaliar quantas pessoas visualizaram seu cupom caso ele seja exclusivo.

11. TBT

O TBT é uma hashtag muito famosa no instagram. A sigla significa "Throwback Thursday", em português "Quinta-feira para Relembrar". 

A hashtag virou uma tradição na rede em que pessoas compartilham momentos especiais, divertidos e marcantes em suas vidas.

Aproveite para conferir seus Stories e publicações arquivadas para compartilhá-las nesse dia, é uma forma de reciclar conteúdo e gerar interações.

12. Reposte Stories

Uma dica muito interessante sobre o que postar no Instagram é criar ações para que os seguidores marquem seu perfil em publicações relacionadas ao seu conteúdo.

Desta forma será possível conferir essas publicações e reposta-las em seu próprio Story. Isso é possível porque seu perfil irá receber notificações com a opção de adicionar isso ao seu Story", facilitando a interação.

Essa prática irá aumentar o reconhecimento de sua marca e ajudar seu perfil a ser bem visto pelo algoritmo do Instagram.

13. Bastidores

Um conteúdo bastante interessante que pode chamar a atenção do seu público é mostrar os bastidores do seu trabalho.

Crie conteúdo que mostre os desafios enfrentados, seu processo criativos, momentos interessantes do seu dia a dia ou até mesmo sua rotina;

Essa é uma forma de mostrar um lado mais humano em seu perfil, criando uma ligação mais próxima com seus seguidores.

Adicionar links no seus Stories é uma forma muito interessante para fazer com que seus seguidores acessem seu site ou um link promocional.

Contudo, essa é uma funcionalidade disponível apenas para perfis com mais de 10 mil seguidores ou perfis verificados pelo próprio Instagram. 

Confira nossa lista com os melhores serviços para comprar seguidores e alcançar 10 mil seguidores.

Texto "arrasta pra cima" com ícones de setas apontando para cima

15. "Toque para editar"

O Stories funciona de uma forma que para conferir o próximo Story é preciso tocar na tela. Utilize essa ação para criar uma experiência interativa e divertida.

Publique uma sequência de imagens e use o texto "Toque para editar" para mostrar uma transformação ou acontecimento.

Isso irá fazer com que os usuários vejam e revejam seu conteúdo, aumentando sua métrica de impressões.

16. Histórias

Uma recurso muito importante para o marketing é o storytelling, a arte de contar história e envolver seu público. 

Pensar em histórias para contar pode ajudar sua marca a ser lembrada, gerar mais engajamento, reter e encantar seus usuários.

Ensine sobre um passo a passo, crie publicações em carrossel e use exemplos para contar histórias envolventes que podem melhorar seus resultados na rede social.

17. Destaques

O "Destaques" é um recurso que deixa uma série de Stories em destaque no seu perfil, tornando mais fácil para os seguidores encontrarem conteúdos.

Esse recurso também pode ser muito bem utilizado para apresentar informações importantes sobre o seu perfil para novos usuários. 

Destaques interessantes aliados a uma boa bio do Instagram irão causar uma excelente primeira impressão em visitantes do seu perfil

É possível criar catálogos, explicar sobre produtos específicos, dar dicas sobre seu segmento e organizar o seu perfil.

18. Serviços e produtos

Criar conteúdos sobre o que você vende também é importante para manter sua rede social relevante. 

Contudo, tenha ciência que apenas criar publicações desse tipo pode fazer com que seguidores percam interesse no seu perfil. Busque manter um equilíbrio entre os tipos de conteúdo. 

Além disso, faça publicações simples e informativas sobre produtos e serviços, mas sempre que possível tente apresentá-los de uma forma criativa para chamar a atenção de quem está conferindo seus Stories.

19. Mini tutoriais

Tutoriais e mini-tutoriais são conteúdos bastante consumidos na internet. Esse tipo de publicação tende a facilitar a vida do seu público com informações e dicas relevantes sobre um determinado assunto.

Tenha ciência que não é preciso criar tutoriais diretamente relacionados à sua área de atuação, também é possível criar tutoriais sobre temas que o seu público-alvo tenha interesse.

Essa é uma forma de manter seu público engajado mesmo com assuntos que não estejam diretamente ligados a produtos e serviços.

Manter essa estratégia de conteúdo fará com que seu público continue te seguindo e até mesmo recomende seu perfil para outras pessoas.

20. Reviews e avaliações

Uma dica de conteúdo interessante é fazer análises e reviews dos seus próprios produtos ou de marcas parceiras.

Esse tipo de publicação é importante para pessoas que seguem seu perfil, mas ainda não conhecem seus produtos ou serviços. Também é importante para gerar parcerias com outras marcas.

Esse tipo de conteúdo demonstra que sua marca está preocupada em expor a verdade, aumentando a credibilidade e até mesmo a autoridade do seu perfil.

21. Sorteios

Por fim, um conteúdo que pode ajudar a aumentar o número de interações no seu perfil e até mesmo ganhar novos seguidores

Escolha um produto ou serviço interessante para oferecer, crie uma publicação oficial em seu feed e promova seu sorteio através dos Stories.

Para realizar o sorteio marque um horário para fazer uma live e mostrar aos seguidores que o resultado foi conquistado de uma forma justa, através de uma ferramenta para fazer sorteios no Instagram que é confiável.

Já sabe o que postar nos Stories do Instagram?

Esperamos que a nossa lista tenha ajudado a ter ótimas ideias de conteúdo para postar nos seus Stories. 

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O JivoChat é uma plataforma de atendimento online profissional que pode adicionar um chat em seu site e unifica seus canais de atendimento digital, como WhatsApp, Instagram e Facebook, aumentando a praticidade e melhorando seus resultados.

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