O que é Outbound Marketing e como usar essa estratégia
Prospectar clientes é uma etapa fundamental para qualquer negócio ter sucesso.
O marketing oferece uma série de ferramentas e estratégias para auxiliar nesse processo. O outbound é uma das principais.
Essa é uma forma proativa de fazer marketing que oferece inúmeras formas de gerar resultados com a ajuda de ferramentas e plataformas digitais.
Se você tem interesse em entender melhor o que é outbound marketing e como aplicá-lo em seu negócio, confira nosso conteúdo.
O que é Outbound Marketing?
O outbound marketing é uma estratégia de prospecção de clientes ativas.
Esse tipo de marketing consiste em identificar um perfil de clientes potenciais e as melhores formas para abordá-los ativamente.
A estratégia usa formas de surpreender e impactar os consumidores. Contudo, mesmo sendo impactados, esses potenciais clientes têm a escolha de interagir ou não com sua estratégia.
Os principais canais para a prospecção no outbound marketing são:
- Outdoors
- Panfletos e mala direta
- Propagandas de rádio e TV
- Propagandas em sites e redes sociais
- Propagandas no Google
- Publicidade de influenciadores
- Email marketing
Por se tratar de uma estratégia interruptiva, identificar bem seu público-alvo e ter uma persona bem definida é muito importante.
Atingir o público errado pode fazer com que sua estratégia pareça invasiva e não gere resultados.
Mas se o estudo de público for feito corretamente, seu negócio irá oferecer uma proposta de valor interessante, mesmo sem ter sido solicitada.
Qual a diferença entre as metodologias de marketing Inbound e Outbound?C
O inbound marketing, também conhecido como marketing de conteúdo ou marketing de atração, é uma estratégia que busca despertar o interesse dos clientes através de conteúdos relevantes.
Essa vertente de marketing usa uma abordagem em que o cliente irá atrás do seu produto.
Já o outbound marketing consiste nas ações que uma empresa cria para interromper a rotina de seus potenciais clientes, apresentando seus produtos e serviços.
Ou seja, é uma forma de marketing tradicional onde as empresas usam propagandas para chegar ao cliente.
4 vantagens do Outbound Marketing
Confira a seguir as principais vantagens de contar com uma estratégia de outbound marketing.
1. ROI mais rápido
O outbound oferece um ROI (Return on Investment, ou Retorno sobre o Investimento) mais rápido que a estratégia inbound.
Isso acontece porque o inbound precisa de uma construção ao longo do tempo, oferecendo resultados em médio e longo prazo.
Já o outbound é uma abordagem que começa a gerar resultados a partir do momento que a empresa começa sua prospecção.
2. Mensuração de resultados mais fácil
Por permitir que o ROI aconteça mais rapidamente, é possível obter uma amostra para análise em menos tempo.
Dessa forma é possível acompanhar as taxas de conversão em tempo real e direcionar suas estratégias para o caminho com mais resultados.
3. Validação rápida de premissas
A natureza mais rápida e prática permite que negócios validem suas premissas de persona, estratégias, pipeline de vendas e várias outras em menos tempo.
Isso é ainda mais importante para negócios que estão começando e precisam fazer essas validações sempre o mais rápido possível.
4. Contato personalizado
Apesar de ser uma estratégia interruptiva e mais dinâmica, isso não significa que o seu negócio está jogando a abordagem personalizada fora.
Para que as estratégias de marketing gerem resultados, é fundamental que o negócio tenha o perfil de cliente ideal bem definido.
É a partir dessas informações que será possível chegar nesses consumidores e convertê-los em clientes.
Principais desvantagens do Outbound Marketing
Apesar de contar com grandes vantagens, também é preciso conhecer as desvantagens que a estratégia do outbound oferece.
Custo de Aquisição de Clientes elevado
Processos de outbound precisam de equipes de vendas bem capacitadas para manter a estratégia funcionando.
Manter e escalar esses times não é uma tarefa fácil nem barata, mesmo tendo bons resultados em vendas.
Também é preciso investir em canais que irão oferecer resultados apenas durante o tempo determinado para sua campanha.
Rejeição
Em muitos casos é possível que sua comunicação seja rejeitada ou ignorada pelos observadores, em certas situações antes mesmo de ser vista.
Por isso é importante ter uma persona bem definida, para garantir que os recursos investidos pela empresa estejam direcionados a consumidores que realmente possam se interessar em suas soluções.
Quando o Outbound Marketing é recomendado?
Avaliar o ticket médio é o primeiro passo para entender se o outbound marketing é uma estratégia interessante para o seu negócio.
Por apresentar um custo de aquisição de clientes mais alto, será preciso realizar testes e conferir o retorno sobre os investimentos de suas campanhas.
Como funcionam as vendas no Outbound Marketing?
Confira a seguir as etapas do processo de vendas do outbound marketing.
Criação da lista de leads
O primeiro passo para uma estratégia de outbound é criar uma lista de leads, consumidores que podem se tornar clientes.
Para começar esse processo é importante já ter o marketing de sua empresa estruturado, pensando no seu público-alvo e perfil de cliente ideal. Dessa forma a busca por clientes é muito mais assertiva.
As plataformas digitais geralmente oferecem o melhor custo-benefício para encontrar esses consumidores, além de oferecer dados mais precisos sobre eles.
Prospecção
Depois de criar uma lista, é hora de tentar se conectar com esses leads.
Os canais onde esse contato será feito irá variar de acordo com sua estratégia e público, podendo ser realizado através de telefone, mensagens no WhatsApp, email e redes sociais.
Nessa etapa também é importante entender que será preciso insistir para conseguir converter esses leads.
O fluxo de cadência de vendas é importante nesse contexto. Esse conceito foi definido pelo autor Gabe Larsen como "uma série de interações que utilizam diferentes métodos de comunicação a fim de aumentar as chances de contato com um prospect".
Ou seja, é importante ter um ritmo pré-determinado de tentativas de contato com os consumidores.
Portanto, não desista de um lead antes de atingir ao menos seis tentativas.
Qualificação
A qualificação dos leads é fundamental para garantir que esses contatos tem o perfil de cliente que sua empresa está procurando.
Essa é a principal forma de avaliar se ele tem uma necessidade que a sua solução atende e está procurando por ela.
A maneira mais eficiente de fazer isso é adotando a venda consultiva. Instrua sua equipe a não tentar forçar vendas, mas mostrar aos consumidores que sua oferta é benéfica para os dois.
Diagnóstico
Esse é o momento em que o vendedor precisa fazer uma avaliação profunda do negócio, avaliando sua maturidade, suas dores e se elas estão realmente ligadas à solução oferecida pelo negócio.
Caso sim, então é hora de apresentar o produto mostrando como essa solução pode ajudar a resolver as dores daquele cliente.
Fechamento da negociação
Nos casos onde a solução é interessante para o consumidor, é hora apresentar uma proposta interessante para tentar fechar negócio com o consumidor.
Como fazer prospecção ativa no Outbound Marketing
O papel de se conectar consumidores que não estão esperando o contato de uma empresa não é simples.
É por isso que o outbound marketing conta com algumas técnicas para auxiliar esse processo a gerar mais resultados.
Perfil Ideal de Cliente
O ICP (Ideal Customer Profile) consiste em traçar o perfil do cliente que gera mais valor para o seu negócio.
Identificar esse consumidor ideal permite que negócios sejam mais objetivos em concentrar esforços de abordagem e negociação em casos que geram mais resultados.
Para fazer isso é preciso analisar as características dos principais clientes e identificar clientes com o melhor ROI.
Os critérios utilizados para avaliar esse perfil irá variar de negócio para negócio. O importante é encontrar formas de definir quem é esse cliente ideal.
Cold Mailing
Uma das formas mais comuns de fazer a primeira abordagem na prospecção ativa é através do email.
Essa estratégia tem o nome de cold mailing (email frio) porque os remetentes não estão esperando receber esse contato.
Para que isso funcione, é fundamental que suas mensagens não se assemelham ao spam, ou sejam completamente ignoradas.
Por isso, é preciso focar na personalização para montar um email com conteúdo relevante para o perfil daquela pessoa.
Também é necessário contextualização. Em muitos casos é possível que o consumidor não conheça sua empresa e não tenha pedido seu contato.
Portanto, é preciso apresentar sua empresa e proposta de solução logo no início.
Trabalhar a curiosidade também pode fazer com que essas pessoas tenham interesse em saber mais sobre o que seu negócio tem a oferecer.
Cold Calling
A ligação fria é semelhante ao cold calling, mas geralmente tem mais importância pelo contato em tempo real.
Inclusive, muitas vezes o objetivo dos emails é conseguir uma ligação ou avisar sobre uma ligação, tornando o mais receptivo a sua ligação.
Já o objetivo dessas ligações é identificar se os consumidores prospectados estão dentro do perfil de cliente ideal.
Ou seja, o processo de cold calling é uma forma de qualificar seus leads para então realizar uma tentativa de venda.
O funil de vendas deve focar no inbound ou outbound marketing?
Adotar uma estratégia não significa que seu negócio deve abrir mão da outra.
É importante entender as vantagens de cada uma delas e avaliar se vale a pena aplicá-las simultaneamente.
Caso esse seja o caso, seu funil de vendas deve ser estruturado para direcionar leads obtidos pelos dois métodos.
Uma forma de fazer isso é adotar o funil de vendas em Y. Essa ferramenta permite que sua equipe direcione o discurso de vendas para cada uma das situações.
Clientes prospectados através do outbound que possuem um problema que sua solução resolve têm o perfil de compra desejado.
É papel do vendedor apontar esses problemas aos consumidores, mostrando as vantagens de adquirir a solução.
Caso esses leads ainda não estejam prontos para o momento da compra, o recomendado é levá-los ao processo de inbound.
Dessa forma seu negócio pode nutrir esses leads até o momento ideal de fazer um novo contato para tentar realizar a venda.
Já os leads captados pelo inbound podem variar bastante dependendo da etapa que se encontram em seu funil.
Nesse lado da estratégia é importante que seu negócio ajude os consumidores a identificarem seus problemas, os incentivá-los a procurar por uma solução e apresentar sua oferta.
Contudo, se os vendedores identificarem leads do inbound que já sabem de seus problemas e estão procurando pela solução, é uma boa hora de utilizar a abordagem do outbound com eles.
Dicas para aumentar a eficiência do seu processo de Marketing
O outbound marketing é uma estratégia que oferece a possibilidade de gerar resultados rápidos, permitindo testar suas estratégias de forma prática e personalizar a comunicação.
Só que, para que isso aconteça, é preciso garantir que o trabalho operacional esteja acontecendo de forma eficiente desde a criação de lista até a prospecção de contatos.
Confira a seguir algumas dicas e ferramentas que podem ajudar a agilizar e a melhorar os resultados doe seus processos de vendas.
Criação de listas
Uma das principais tarefas para fazer a estratégia de outbound funcionar é capturar dados sobre seus potenciais clientes.
Essa pesquisa em redes sociais, sites públicos, páginas de empresas e outras plataformas geram uma enorme quantidade de dados.
Tratar e organizar esses dados manualmente não é um trabalho viável, por isso, o mais indicado é a utilização de uma ferramenta voltada a esse objetivo.
Alguns exemplos de serviços que podem ajudar seu negócio nessa tarefa são:
Ferramenta | Aplicação |
LinkedIn Sales Navigator | Captura de dados dos leads em redes sociais corporativas |
Navigator | Captura de dados dos leads em redes sociais corporativas |
Reev | Captura de dados dos leads em redes sociais corporativas |
Skrapp | Captura de dados dos leads em redes sociais corporativas |
GetProspect | Captura de dados dos leads em redes sociais corporativas |
FindThatLead | Captura de dados dos leads em redes sociais corporativas e sites de empresas |
Hunter | Captura de dados em sites de empresas e qualificação de leads |
Clearbit | Enriquecimento de dados sobre os leads |
Datanyze | Enriquecimento de dados sobre os leads |
UpLead | Enriquecimento de dados sobre os leads |
Sales Navigator for Gmail | Validação de endereços e domínios de emails |
Proofy | Validação de endereços e domínios de emails |
Prospecção
A prospecção é uma etapa muito importante e desafiadora na estratégia de outbound marketing.
Os profissionais responsáveis por esse processo contam com diversas atividades em sua rotina, como envio de emails, ligações, pesquisa para contextualizar leads e muito mais.
Para que essa etapa seja executada de forma eficiente, é preciso que a empresa tenha um processo bem estruturado, organização e controle em sua gestão.
Uma forma de assegurar que nenhuma dessas atividades sejam deixadas de lado é contar com um pipeline de vendas bem definido.
Preparado para criar uma estratégia de outbound marketing?
Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a entender um pouco melhor o que é outbound marketing e suas aplicações.
Caso tenha interesse em uma ferramenta que pode ajudar a melhorar sua taxa de conversão junto a essa estratégia, confira os recursos do JivoChat.
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