Página de captura: o que é e como criar a melhor em 2025

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

A página de captura é um recurso estratégico para conquistar leads e criar uma base de contato sólida, que gera resultados com o envio de conteúdo periódico.

A relevância dessas páginas é uma realidade, segundo um estudo sobre conversão feito pela Unbounce em 2020, a média de conversões geradas pelas páginas é de quase 10%.

Além disso, é preciso que essas páginas sejam pensadas para o mobile. Segundo um levantamento feito pela Nifty Marketing, cerca de 86% das landing pages com melhores resultados são otimizadas para dispositivos móveis.

Portanto, existem diversos fatores tão importantes quanto o tráfego que será direcionado para suas páginas, como CTA, headline, imagens, tempo de carregamento e um formulário com o número de campos adequados.

Se você deseja aprender o que é página de captura e como criar a melhor, confira nossas dicas.

O que é página de captura? Vale a pena ter uma?

Explicando de forma objetiva, a página de captura é uma landing page criada para capturar contato de leads, geralmente pedindo por seu email.

É um dos métodos mais efetivos de aumentar o número de leads em sua lista de contatos e também para aumentar sua lista de transmissão no WhatsApp, caso esse seja o objetivo da captura.

Um dos principais recursos para tornar essas páginas atrativas é oferecer uma isca digital. Essa isca pode ser algum material gratuito, como infográfico, e-book ou vídeo.

Os visitantes que desejarem obter esse conteúdo oferecem seu contato em troca do material, gerando uma troca entre negócio e consumidor.

O objetivo dessas páginas de captura é oferecer um conteúdo relacionado ao seu negócio, atraindo pessoas que potencialmente possam se interessar no seu produto final. 

Então, será preciso colocar estratégias de marketing direcionadas a esse grupo de leads em prática. 

Para garantir que eles irão permanecer em sua lista de contato e avançar em seu funil de vendas, é preciso enviar conteúdo relevante com frequência.

Ou seja, emails com materiais interessantes para aquela persona, estreitando a relação com sua empresa e caminhando em direção da conversão.

Quando vale a pena usar uma página de captura?

Esse tipo de landing page é uma estratégia de marketing aplicada para leads no início da jornada de vendas.

Esse recurso permite capturar as informações dos visitantes e convertê-los em leads qualificados.

Se o seu negócio conta com um conteúdo de valor para oferecer ao público-alvo, vale a pena contar com uma landing page para captura o tempo todo.

Além disso, campanhas pontuais também podem contar com páginas de captura específicas para essas ações.

Existe diferença entre página de captura e landing page?

A landing page é uma página de um site voltada para um assunto específico, seja ela para agradecer um cliente, mostrar uma promoção, ser uma carta de vendas ou obter os contatos de um visitante.

As landing pages são muito utilizadas no Inbound Marketing para atrair os usuários de forma sutil.

Já a página de captura é uma landing page criada especificamente para capturar os contatos dos visitantes.

Como criar uma página de captura?

Confira a seguir os principais itens necessários para criar a melhor página de captura para o seu negócio.

Entenda as dores de sua persona

Conhecer bem sua persona é uma etapa fundamental para qualquer estratégia de marketing digital, com as landing pages não é diferente. 

Portanto, antes de começar, pense bem em quem é o seu cliente ideal. Descubra sua idade, localização, gênero, nível de escolaridade e, principalmente, seus sonhos e seus problemas.

Entender a dor do seu público-alvo irá ajudar a criar um argumento mais forte na hora de oferecer seu conteúdo e pedir pelas informações dos leads.

Ofereça um conteúdo gratuito de qualidade

Com as informações de sua persona em mãos, desenvolva um conteúdo atrativo para oferecer ao seu público. Esse é o item que irá despertar o interesse das pessoas em preencher o formulário.

Um dos tipos de conteúdos mais comuns utilizados nesse tipo de estratégia é desenvolver e-books grátis. Esse é um formato interessante, mas já é muito utilizado por diversas empresas.

Essa utilização excessiva do formato faz com que o público se torne mais exigente na hora de oferecer seus dados.

Isso porque os consumidores podem estar desinteressados em consumir um e-book ou estejam cientes da intenção de pegar o contato.

Portanto, para oferecer um conteúdo mais interessante e criativo, utilize formatos variados. Confira alguns exemplos:

  • Webinar
  • Newsletter
  • Infográfico
  • Planilhas
  • Aulas inaugurais
  • Podcast

Mais importante que o formato é ter a ciência de que o conteúdo oferecido deve ser interessante e útil para as pessoas.

Não hesite em oferecer seu conhecimento de forma gratuita, pois ele pode ser um fator crucial para conquistar novos clientes.

Escolha uma ferramenta para criar páginas de captura

Uma das formas mais fáceis de criar uma página de captura é usar uma ferramenta de landing page.

Esse tipo de serviço oferece a possibilidade de criar páginas sem a necessidade de saber programação ou design gráfico.

Geralmente essas ferramentas oferecem layouts prontos para serem personalizados com as informações necessárias em sua página.

É importante conferir se a plataforma também conta com os recursos necessários para gerenciar os resultados e acessos de sua página.

Crie uma copy atrativa

Tão importante para gerar uma conversão em uma carta de vendas, o copy é essencial para convencer os visitantes a trocarem suas informações pelo conteúdo da página de captura.

Ou seja, por mais que seu objetivo não seja vender um produto ou serviço, ainda será necessário usar técnicas de persuasão para convencer seus leads.

Capriche muito para criar um título atrativo, já que esse será o primeiro elemento que será visto pelos visitantes.

É preciso que esse texto seja chamativo e interessante para fazer com que as pessoas continuem lendo o conteúdo da página.

Caso não saiba ou não tenha muitas outras informações para adicionar no restante da página, busque ser o mais breve possível.

Mantenha o foco nas vantagens que o seu conteúdo oferece e mostre de forma objetiva qual será a recompensa que os visitantes irão ganhar ao disponibilizar seu email.

Por fim, não esqueça de usar um Call to Action para direcionar essas pessoas a preencher o formulário, já que essa é sua principal meta com a página. 

Use imagens atrativas

Crie imagens atrativas que estejam alinhadas com a proposta de sua página. 

É importante que elas não tirem o destaque do seu Call to Action, mas elas devem ser interessantes e capturar a atenção dos visitantes.

As imagens da página também devem destacar o formulário, direcionado naturalmente a leitura para o formulário.

Crie um formulário com a quantidade certa de campos

Formulários muito extensos ou que pedem informações muito específicas podem fazer com que os visitantes desistam de oferecer seus dados.

Portanto, pense bem nos campos que o seu formulário irá ter.

Peça apenas as informações necessárias para adicionar o contato em sua lista ou dados específicos caso a página esteja relacionada a uma ação.

Crie uma página de agradecimento

Por fim, crie uma página de agradecimento para tentar estreitar o relacionamento com esses novos leads.

Essa página pode ser carregada de forma automática após o visitante preencher os dados do formulário.

Agradecer as pessoas é uma forma de promover os próximos passos da jornada de vendas, interagindo mais com os leads e aumentando a probabilidade de sucesso nas próximas interações.

Melhores ferramentas para criar landing page

Confira a seguir as melhores ferramentas de landing page para criar as páginas de captura perfeitas para sua campanha.

1. SendinBlue

O sendinblue é uma plataforma que oferece várias funcionalidades para marketing digital como CRM, automação de marketing, chat e mais.

Um de seus principais serviços é a criação de landing pages, que permite criar páginas profissionais em apenas alguns minutos.

O serviço conta com uma ferramenta de criação fácil de usar, onde é possível escolher modelos prontos e customizá-los ou começar do zero. 

O editor usa uma ferramenta de arrastar e soltar, o que torna o processo de criação muito mais fácil.

Também é possível usar a plataforma para criar uma experiência mais ágil e positiva, adicionando páginas de acompanhamento e agradecimento.

Uma das principais vantagens de usar o Sendinblue para criar uma lista de contatos é poder usar uma ferramenta de email marketing para alimentar esses leads.

Esse recurso pode ser usado em conjunto com funcionalidades de automação de marketing, criando um funil de vendas eficiente e cheio de conteúdo.

2. E-goi

O E-goi é uma plataforma que reúne diversas ferramentas de marketing digital e que permite criar landing pages gratuitas.

O recurso para criar página de captura grátis está incluso em qualquer plano da ferramenta, seja o base ou pro.

O criador usa recursos de arrastar e soltar para criar as landing pages, adicionando elementos com muita facilidade.

Também é possível escolher modelos prontos para editar com a identidade visual do seu negócio e de sua campanha.

Um dos recursos diferenciados do E-goi é contar com a segmentação automática. Pessoas que se cadastrarem no formulário podem ser segmentadas automaticamente em sua base de dados de acordo com as opções escolhidas.

A plataforma conta até mesmo com um recurso de tags para facilitar esse processo.

Outra opção interessante da plataforma é a contagem regressiva que pode ser adicionada em sua página para aumentar o sentimento de urgência, resultando em mais conversões.

Por fim, quem usar o E-goi poderá usar o recurso de automação de marketing para enviar emails e SMS para esses leads com conteúdos e avisos importantes.

3. RD Station

O RD Station também oferece os recursos necessários para sua estratégia de marketing digital atrair novos clientes para seu site.

O criador de landing pages oferecido pela empresa é muito fácil de usar, utilizando um editor de arrastar e soltar.

A ferramenta permite estruturar sua página da forma que desejar, adicionando elementos, botões, imagens, vídeos e mais.

É possível utilizar modelos prontos para serem customizados ou criar do zero, fazendo uma landing page exatamente como desejar. 

O serviço também conta com um recurso para adicionar pop-ups para fazer ofertas na hora certa, automatizando tarefas e ganhando eficiência.

Assim como os outros itens de nossa lista, a ferramenta também conta com recursos de email marketing para conduzir seus leads em um funil de vendas.

É possível usar a plataforma para criar emails marketing personalizados e sequências de email para uma jornada de vendas otimizada.

Aprendeu o que é uma página de captura?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado a entender o que é uma página de captura e como criar uma landing page que gera resultados.

Caso tenha interesse em aumentar suas chances de conversão, considere usar uma ferramenta de chat online em suas páginas.

O JivoChat é uma ferramenta de atendimento profissional que adiciona um chat em seu site.

Com ela é possível iniciar conversas com convites proativos personalizados para cada página do seu site.

A plataforma de atendimento também unifica canais de chat como Instagram e WhatsApp em um só lugar.

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