Plano de Marketing: o que é e como fazer

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Thais L.
Thais L.
Redatora

Elaborar o Plano de Marketing irá contribuir para que você direcione suas ações e alcance os seus objetivos. 

Pois, a principal função do Plano de Marketing é funcionar como guia orientando cada estratégia seja para captar novos clientes ou melhorar as suas vendas.

Quando colocado em prática o Plano de Marketing é um grande aliado para manter a sua equipe alinhada com os objetivos propostos. 

Se você ainda não sabe como fazer o seu, nesse artigo você vai conhecer mais sobre o Plano de Marketing e como fazer um para a sua empresa.

O que é o plano de marketing?

O Plano de Marketing é uma ferramenta de gestão, elaborada em formato de documento, que sintetiza o planejamento de marketing das estratégias da sua empresa dentro de um determinado período de tempo.

Esse Plano de Marketing pode conter informações como: os seus objetivos, indicadores, análises e outras informações relevantes que sirvam para orientar as ações da sua empresa no mercado. 

Portanto, ele deve ser constantemente atualizado para permitir que você acompanhe as principais mudanças e tendências que ocorrem no mercado. 

Assim, o Plano de Marketing possibilita que você defina as suas metas a partir do seus objetivos para o momento atual e também as melhores estratégias marketing digital para a sua empresa B2B ou B2C, com base no conhecimento de mercado contribuindo com a satisfação dos seus clientes e o sucesso do seu negócio.

O Plano de Marketing pode ser elaborado com o foco em um planejamento global para a área de marketing, ou com o foco em estratégias específicas, campanhas ou produtos e serviços. 

Portanto, para elaborar um Plano de Marketing não existem regras quanto ao prazo ou quanto ao seu conteúdo e nem a profundidade desses conteúdos.

No entanto, ele deve conter informações relevantes o suficiente para que ele possa ser colocado em prática. 

Por que é importante elaborar um plano de marketing?

Além de permitir que você se mantenha atualizado sobre as mudanças que ocorrem no mercado, o Plano de Marketing também contribui para que você estabeleça metas e objetivos. 

Dessa forma, você mantém a sua empresa com foco no objetivo.

Alguns empreendedores começam seus negócios sem conhecer a importância de definir metas e objetivos para um determinado período de tempo. 

E por isso não compreendem que para obter sucesso nas suas campanhas de marketing é necessário pensar estrategicamente, pois cada campanha tem o seu objetivo próprio.

Por exemplo, para divulgar um serviço dentro das redes sociais você tem a oportunidade de utilizar o Marketing de Conteúdo.

Mas para fazer um bom uso dessa estratégia é necessário que se tenha um bom conhecimento do público alvo e também da concorrência.

Enquanto algumas pessoas acham que para vender basta exibir o produto dentro da rede social. 

Por conta disso acabam ignorando etapas que são cruciais para que suas estratégias sejam otimizadas para alcançar os objetivos dentro do prazo proposto.

E o plano de marketing não é utilizado apenas para os cargos mais altos na hierarquia de uma empresa, mas sim para todos os níveis para que de fato a empresa consiga alcançar os seus objetivos.

Dessa forma o plano de marketing também pode contribuir para a melhoria de processos internos dentro da sua empresa, e outras características como as que veremos a seguir:

  • Melhoria na tomada de decisão, a partir de uma visão mais analítica.
  • Melhoria do ROI.
  • Melhoria na comunicação interna.
  • Melhor conhecimento do mercado e mapeamento desse mercado.

Por isso, investir em um plano de marketing para a sua empresa ou suas ações de marketing permite que você se torne mais assertivo. 

Como elaborar um plano de marketing?

Para elaborar o plano de marketing é necessário o conhecimento do mercado, podemos dizer que não existe plano de marketing sem um bom estudo de mercado, análise e pesquisas. 

Também é necessário um bom conhecimento a respeito da empresa, como missão, valores, visão e objetivos a longo e médio prazo.

A compreensão a respeito da relevância do seu negócio para o mercado, unido ao conhecimento do público-alvo fornecem informações para que você estruture suas estratégias. 

Para elaborar um plano de marketing eficaz, também é necessário o envolvimento dos colaboradores.

A motivação e o trabalho de equipe dessas pessoas, por isso é importante que toda a sua empresa se envolva nesse projeto que envolve três etapas principais.

O planejamento e construção do plano de marketing, a aplicação, a análise e o controle. 

1.Planejamento e construção do plano de marketing

Dentro do planejamento e construção do plano de marketing é onde são realizadas análises e pesquisas sobre o mercado atual, seu negócio, público e também os seus concorrentes.

O planejamento também é dividido em diversas etapas, cada uma envolvendo uma análise específica como veremos a seguir: 

Análise empresarial

A primeira etapa do planejamento do plano de marketing envolve compreender qual é o contexto que a sua empresa está inserida.

Nessa análise deve constar: as principais características do seu negócio, incluindo os valores, a missão, situação presente, objetivos e estratégias para alcançar.

Como se você estivesse realizando um diagnóstico da sua empresa, ela também envolve um histórico dos seus colaboradores, volume das vendas e de recursos. 

Utilizando a análise SWOT, também é possível definir quais são os pontos fortes e os pontos fracos da sua empresa, bem como as ameaças e possíveis oportunidades. 

Quanto mais informações você coletar sobre o estado atual do seu negócio, mais fácil será a análise das estratégias. 

Análise do ambiente

A análise do ambiente implica em olhar para o que ocorre externamente à empresa, tanto a nível macro e micro, referindo-se ambiente externo, e também para o ambiente interno.

A nível de ambiente externo procura-se investigar os principais fatores que possam vir a ser considerados prejudiciais para a execução de um plano de marketing. 

O estudo do macroambiente, por sua vez, deve considerar mudanças e as tendências  a um nível global (país, mundo e região).

As principais análises realizadas a nível de microambiente são: 

  • Aspectos econômicos: como inflação, distribuição de renda, taxas e juros que podem ter impacto na sobrevivência do seu negócio.
  • Fatores socioculturais: estão mais relacionados com as características da população de maneira geral como o tamanho, a concentração, grau de escolaridade, distribuição geográfica, comportamento e necessidades dos consumidores e etc...
  • Fatores políticos: levam em conta as principais leis para o segmento em que a sua empresa atua.
  • Fatores tecnológicos: as novas tecnologias que estão presentes e podem impactar o andamento do seu negócio.

Enquanto a análise a nível microambiente é mais voltada para o segmento de atuação da empresa.

Ela  envolve uma análise mais ampla sobre os seus concorrentes.  

Sendo imprescindível a análise das características como: 

  • Os preços.
  • As formas de pagamento.
  • Ameaça de novos concorrentes.
  • Distribuição.
  • Atendimento.
  • Surgimento de novos produtos.

Por isso, invista em buscar mais informações sobre a atuação da concorrência desde sua comunicação até uma análise mais aprofundada das estratégias que eles utilizam com o público.  

Você pode analisar seus concorrentes através das ferramentas Google Alertas e SEMrush .

A análise do ambiente interno é voltada para o ambiente atual e o futuro da empresa com relação aos objetivos que serão definidos pelo plano de marketing.

É importante observar características e aspectos como:

  • Espaço físico para a alocação dos recursos humanos.
  • Equipamentos, o quão modernos esses equipamentos são.
  • Os recursos financeiros.
  • A cultura organizacional atual e a desejada.

Definição de público-alvo e persona

Depois de executar a análise de mercado, da concorrência e também da sua empresa, é necessário que você passe a pensar para o grupo de pessoas para quem essas ações de marketing serão voltadas. 

O público-alvo é um grupo de pessoas com características semelhantes para quem você irá direcionar as suas ações de marketing, podendo ser uma pessoa física ou  jurídica.

Para encontrar o seu público-alvo é necessário realizar uma segmentação de mercado com base em características como:

  • Características geográficas
  • Demográfica.
  • Psicográficas.
  • Comportamentais

Além da segmentação, é necessário que você identifique qual é a dor que o seu produto ou serviço soluciona para esse público.

Pois com base nessa característica você irá apresentar o seu produto ou serviço para esse público. 

A persona pode ser criada a partir do público-alvo, e diferentemente do público-alvo ela fornece características mais aprofundadas sobre esse grupo de pessoas, ela é muito próxima da imagem de cliente ideal.

A partir da elaboração de uma persona é possível pensar na trajetória de compra e também alinhar essa trajetória com o Marketing de Conteúdo em cada etapa do Funil de Vendas.

Não se preocupe se você ainda não sabe o que é Marketing de Conteúdo, pois explicaremos mais adiante. 

Mas não deixe de conferir o curso Redator Hacker SEO e Marketing de Conteúdo, pois ele irá ampliar os seus conhecimentos sobre essa estratégia e te deixar atualizado para utilizá-la em conjunto com outras estratégias do Marketing Digital.

Posicionamento de mercado 

O posicionamento de mercado se refere a maneira como o seu público-alvo irá perceber o seu negócio, ou seja, por qual imagem você gostaria de ser reconhecido.

Lembre-se que a sua imagem deve ser única, e que você deve se destacar da sua concorrência. 

O posicionamento também está relacionado ao processo de branding, pois esse processo gera uma identidade para a sua empresa e define características importantes.

É a partir do posicionamento de uma empresa que o público passa a se identificar com o seu produto ou serviço, ou crie interesse nesse produto. 

O seu posicionamento irá impactar em todas as suas ações de marketing, e também na maneira como você se comunica com o seu público. 

É o momento de você demonstrar, também, quais são os valores da sua empresa.

Definição dos seus objetivos e das suas metas

É a etapa que vai direcionar suas ações no plano de marketing.

Depois de adquirir conhecimento de mercado, você tem condições de definir quais são suas metas e seus objetivos com base no mercado atual.

Lembre-se que as devem ser mensuráveis para que você consiga acompanhar o desenvolvimento das suas estratégias ao longo do tempo. 

E para a definição de objetivos que sejam reais, e alcançáveis você pode utilizar a metodologia SMART:

  • Specific (específicos).
  • Measurable (mensuráveis).
  • Attainable (atingíveis).
  • Realistic (realistas).
  • Time-bound (com prazo).

Não esqueça de informar os objetivos das suas ações de marketing aos colaboradores da sua empresa, pois objetivos claros contribuem com a motivação da equipe como um todo.

Um exemplo de objetivo pode ser aumentar as vendas em 7% até o mês de outubro. 

Dependendo da situação atual da sua empresa, esse objetivo pode preencher todos os requisitos da metodologia SMART.

Determine os KPIs

Os KPIs são uma maneira de você monitorar o seu progresso, através de métricas individuais e que estão relacionadas com o seu objetivo.

Eles permitem que você saiba se suas estratégias estão funcionando ou não.

Para utilizar os KPIs é necessário estabelecer uma rotina de acompanhamento, bem como a elaboração de relatórios.

Alguns exemplos de KPI são:

  • Tráfego orgânico.
  • Tráfego em redes sociais;
  • Retorno sobre o investimento (ROI).
  • % de aumento nas vendas.
  • E outras...

Defina as estratégias

As estratégias são como a sua empresa irá alcançar os objetivos definidos.  

É nesse momento que definem-se quais serão as operações e ações que irão conduzir aos resultados esperados.

Para definir suas estratégias você pode se basear nos 4 Ps do marketing, que são a base para qualquer boa estratégia de marketing.

Os 4 Ps se referem:

  • Produto: É o bem ou serviço que a sua empresa oferece ao consumidor e que deve dispor de características essenciais para suprir as necessidades do consumidor.
  • Preço: é o quanto esse produto ou serviço irá custar para o consumidor, é o valor a ser cobrado. O preço ideal de venda é aquele que cobre os custos do produto ou serviço e ainda proporciona o retorno desejado pela empresa.
  • Praça: É o local onde você irá oferecer seus produtos ou serviços, ou seja, como esse produto será colocado à disposição do seu cliente.
  • Promoção: Com foco em três objetivos principais a promoção permite que o cliente adquira conhecimento do produto, onde ele pode encontrar o produto e lembrar a existência desses produtos.

Ainda é possível adicionar um 5º P que se refere a pessoas, ou seja os colaboradores da sua empresa e a qualificação desses colaboradores.

Lembre-se que é importante que essa estratégia esteja alinhada com o seu posicionamento. 

Elaboração do Plano de Marketing 

Para elaborar um plano de marketing você deve definir quais são os recursos que a sua empresa possui para investir nas estratégias estabelecidas.

Também deve montar um cronograma para o cumprimento de todos os objetivos e quem serão os responsáveis pela execução das estratégias presentes nele.

Depois de todas as análises e avaliações realizadas você deve estruturar esse documento de acordo com a seguinte orientação:

  1. Sumário.
  2. Análise empresarial.
  3. Análise do ambiente.
  4. Concorrentes.
  5. Público-alvo e persona.
  6. Posicionamento.
  7. Objetivos.
  8. Metas e indicadores.
  9. Estratégias.
  10. Recursos e orçamento.
  11. Cronograma e responsáveis.

Quando elaborar o seu plano de marketing certifique-se de que a linguagem utilizada é clara e objetiva, permitindo que todos os responsáveis compreendam.

Você também pode reforçar a identidade visual do seu negócio investindo em um design bonito para o seu plano de marketing. 

2. Implementação

Para aplicar o seu plano de marketing é necessário elaborar um plano de ação.

Esse plano de ação deve conter:

  • Descrição das atividades: Quais atividades devem ser executadas.  
  • Como elas devem ser realizadas: Qual a sequência e como essas atividades serão realizadas, quais são as prioridades. 
  • O prazo para a execução de cada atividade: prazo limite para a conclusão das atividades. 
  • Quem são os responsáveis:  responsável pela execução e conclusão de cada atividade às pessoas mais indicadas.
  • Verba disponível: um levantamento dos custos incluídos nas ações propostas, como custos de criação, confecção e envio dos materiais promocionais, custos de pessoal, entre outros. 

É possível também definir uma metodologia para o desenvolvimento das ações:

  • Agile marketing: que tem foco em realizar ciclos curtos de trabalho e planos flexíveis que se adaptam às mudanças do mercado.
  • Waterfall: É a metodologia mais comum, com uma abordagem linear e sequencial.
  • Metodologia OKR: Uma abordagem focada em resultados. 

3.Avaliação e controle

Para que o plano de marketing mantenha a sua eficácia, ele deve ser constantemente avaliado e modificado, acompanhando as tendências e modificações do mercado. 

Por isso, é importante que se realize o controle e avaliação em todas as etapas, antes, durante e após a aplicação do plano de marketing.

Destacamos alguns pontos importantes durante a avaliação do seu plano de marketing.

  • Analisar os KPIs: avaliar os KPIs e se eles ainda estão adequados com suas metas e objetivos. Pode-se incluir KPIs novos ou excluir.
  • Treinamento dos funcionários: manutenção da equipe e qualificação para desempenhar as funções.
  • Recursos financeiros: Se os recursos destinados cobriram as despesas. 
  • Relacionamento com os funcionários: manter a boa comunicação com os seus colaboradores e permitir que essa comunicação seja bilateral é essencial, bem como manter a sua equipe motivada e comprometida com as atividades.
  • Acompanhar a evolução das estratégias: vendas, lucros ou custos, número de reclamações de clientes, pesquisas antes, durante e depois de ações específicas

Imagem vetorizada de um homem analisando dados.

Principais estratégias

Conheça agora quais são as principais estratégias que você pode aplicar durante a elaboração do seu plano de marketing digital. 

Inbound Marketing

Inbound marketing com o foco na atração de potenciais clientes e nutrição de leads durante o processo de funil.

O Inbound oferece a chance de conquistar os clientes em cada etapa do funil até a conclusão da compra.

Essa estratégia envolve criar landing page, marketing de conteúdo, funil de vendas, AIDA e pode envolver multicanal

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo já mencionado anteriormente, se baseia em atrair os consumidores através de conteúdos que geram valor para esse público.

Ele também é um forte aliado na construção de autoridade no ambiente online, e pode ser utilizado em conjunto com o funil de vendas.

Geralmente utiliza-se blogs, redes sociais e ferramentas de email marketing.

Marketing de Relacionamento

Marketing de Relacionamento é um conjunto de estratégias que visa melhorar o seu relacionamento com o consumidor e também com a comunicação.

Busca a fidelização dos seus clientes que já se encontram na sua carteira de clientes ativa.

Podem envolver a utilização de vários recursos e ferramentas, como o uso das redes sociais, email-marketing, ferramentas de CRM como o RD Station, que além de concentrar os dados dos usuários, também é uma ferramenta de automação de marketing. 

Marketing de empresarial

Marketing empresarial são ações realizadas com o objetivo promover um empreendimento ou negócio, é impulsionar os seus negócios utilizando as bases do marketing que listamos neste artigo.

Definindo suas ações através de estratégias de curto e médio prazo de acordo com os objetivos que sua empresa pretende atingir. 

Marketing promocional

Marketing promocional se resume em utilizar diferentes estratégias para a sua empresa e a partir dessas estratégias mostrar seus valores, ideias e produtos para o seu público-alvo de maneira criativa e também atrativa. 

Crie seu plano de marketing e otimize suas estratégias

Nesse artigo foi abordada a importância do plano de marketing para que uma empresa saiba como se posicionar no mercado diante de suas ações.

E que a elaboração do plano de marketing fornece os recursos básicos para qualquer estratégia de marketing digital que você for realizar.

Através do plano de marketing sua empresa tem a chance de alcançar resultados mais concretos. 

Faça um mapa conceitual e apresente para a sua equipe, de maneira didática, as estratégias que você pretende implementar.

Não esqueça que o atendimento ao cliente é uma etapa essencial, para que você ofereça um serviço de qualidade, por tanto conheça JivoChat, um chat online com muitos recursos para você utilizar dentro do seu site. 

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