O que é o plano de negócios e como fazer um

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

A falta de planejamento é um dos principais problemas enfrentados nos meses iniciais de um empreendimento.

É preciso ir além da uma boa ideia para criar um negócio saudável, contar com um planejamento estratégico é fundamental para o futuro do negócio e evitar futuros riscos.

O plano de negócios é a ferramenta certa para evitar esses problemas, oferecendo um caminho claro para alcançar seus objetivos.

Confira nosso artigo para entender mais sobre esse recurso de gestão e como aplicá-lo em seu empreendimento.

O que é um plano de negócios?

O plano de negócios é um documento formal que tem como objetivo descrever os objetivos de uma empresa, suas estratégias e recursos para alcançá-lo.

Sua proposta é servir como um guia para direcionar as operações e os crescimentos de um negócio, avaliando a viabilidade do empreendimento.

Para ser considerado um plano de negócios, o documento precisa conter:

  • Resumo executivo
  • Descrição da empresa
  • Análise de mercado
  • Organização e gestão
  • Produtos e serviços
  • Planejamento de marketing e vendas
  • Plano operacional
  • Plano financeiro

Contar com esse recurso ajuda a guiar empresas para seu sucesso, indicando o melhor caminho a seguir, gerir riscos e administrar a organização a médio e longo prazo.

Qual o objetivo de um plano de negócio?

Esse documento é um dos primeiros passos para entender o que é necessário para começar um negócio.

Seu conteúdo irá ajudar a tomar decisões estratégicas, relevantes tanto a curto prazo quanto a longo prazo.

Isso permite prever futuros problemas, diminuir riscos prováveis e aumentar suas chances de sucesso.

De forma resumida, o plano de negócios tem como objetivo gerar decisões bem estruturadas e oferecer uma boa perspectiva de crescimento.

Vale a pena fazer um plano de negócios?

O plano de negócios atua diretamente com o modelo de Timmons, que define o tripé do empreendedorismo composto por:

  • Oportunidade
  • Recursos
  • Equipe

infográfico de plano de negócios

O plano auxilia a identificar oportunidades e os recursos disponíveis de um negócio, permitindo avaliar e equilibrar ao máximo sua ideia de valor com as informações disponíveis no momento.

Além disso, existem outros benefícios que adotar esse documento pode gerar a um negócio, como:

Mantém as expectativas realistas

Uma das vantagens de contar com esse documento é evitar se encantar pela ideia e perder a objetividade na hora de tomar decisões.

Não cair nessa ilusão gerada pelo excesso de confiança é importante, ajudando você e seus sócios a se manterem fiéis ao planejamento estratégico e sua execução.

Manter os pés no chão pode ser a grande diferença de projetos que falharam e ideias que tiveram sucesso.

Entender o empreendimento a fundo

É preciso entender seu empreendimento a fundo para conseguir elaborar um plano de negócios.

Será preciso estudar bem o mercado, consumidores, concorrentes, fornecedores e todo ambiente relacionado ao seu negócio.

Tudo isso ajudará a reduzir possíveis erros na hora de executar suas ações, além de trazer ideias fundamentais para o valor do negócio.

Como fazer um plano de negócios?

O Business Model Canvas é uma ferramenta visual e prática que ajuda a identificar o conteúdo do seu plano de negócios.

Aplicado na fase inicial, é possível identificar nove pontos-chave sobre seu empreendimento através dele.

Utilizar o modelo oferece uma ótima forma de colocar sua ideação no papel, ajudando a organizar como o negócio irá funcionar e sua proposta de valor.

Confira a seguir um exemplo de Business Model Canvas:

exemplo de businness model canvas para plano de negócios do sebrae

O bloco central é reservado para a proposta de valor. Os blocos da direita têm como foco os clientes e os blocos da esquerda organizam a entrega da proposta de valor.

Já os blocos da parte inferior estão relacionados à organização financeira do negócio.

Apesar de ser um modelo bem simplificado, o Business Canvas Model oferece uma base sólida para construir seu plano de negócios completo.

Quanto mais aprofundado o conteúdo desse documento for, maiores serão suas chances de sucesso.

Contudo, é preciso se preparar bem e entender que o processo para criar uma boa versão deste documento pode levar alguns meses.

9 Entendendo as divisões do Business Model Canvas

  1. Segmentos de clientes: é o segmento em que a empresa irá atuar e seu público-alvo.
  2. Proposta de valor: o que a empresa irá oferecer ao mercado, gerando valor para seus clientes.
  3. Canais: quais canais a empresa irá utilizar para conquistar novos clientes.
  4. Relação com clientes: como o negócio irá estabelecer as relações com seus clientes.
  5. Fontes de receita: métodos que o negócio irá usar para gerar dinheiro.
  6. Principais atividades: serviços que a empresa irá executar para entregar a proposta de valor.
  7. Recursos-chave: recursos necessários para realizar as atividades-chave da empresa, tanto recursos humanos quanto materiais e logísticos.
  8. Parcerias-chave: parceiros estratégicos.
  9. Estruturas de custos: identificação e análise de todos os custos necessários para operações da empresa.

Elementos necessários em um plano de negócios

Depois de elaborar um Business Model Canvas, é hora de começar a construir o documento completo com as ideias, propostas, levantamentos e projeções.

É importante citar e explicar, pelo menos minimamente, os elementos adicionados. Dessa forma, qualquer pessoa que ler o plano será capaz de entender sua estrutura, funcionamento e objetivos.

Confira a seguir os itens-chave que precisam estar presentes em seu plano:

  1. Sumário Executivo: contém descrição do negócio, vantagens competitivas, mercado-alvo, projeções de vendas e lucratividade.
  2. Equipe de Gestão: currículo de posições-chave e organograma.
  3. Pesquisa de Mercado: apresentação do público-alvo, mercado, tendências, concorrentes e necessidades dos clientes.
  4. Análise Econômico-Financeira: análise das projeções de vendas, margens, lucratividade, ponto de equilíbrio, custos e tempo para atingir um fluxo de caixa positivo.
  5. Plano de Marketing: precificação, produto, preço e praça, além de determinar os principais canais para venda e estratégias de divulgação.
  6. Plano Operacional: elementos-chave da operação, processos operacionais, regulamentações, assuntos jurídicos, logística e outros assuntos relacionados ao funcionamento do negócio.
  7. Plano de Implantação: análise SWOT, contratação de colaboradores, planos para gerar capital e análise de cenários.

Preparado para criar um plano de negócios?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado a entender o que é o plano de negócios e como criar um para seu empreendimento.

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