Portal de Vendas: Aprenda o Que É e Qual o Melhor Para Anunciar o Seu Negócio
Para todas as empresas que buscam conquistar novos clientes na internet, investir em um portal de vendas é uma das melhores formas de se fazer isso. Existem diversas plataformas que oferecem esse serviço, cada uma com suas vantagens.
O comércio eletrônico é um dos meios mais concorridos atualmente, e se torna cada vez mais uma tendência. Somente em 2018 teve um crescimento de 12% em relação ao ano anterior e faturou R$ 53,2 bilhões, segundo levantamento feito pela E-bit/Nielsen.
Pensando nisso, as empresas precisam saber como trabalhar online para que, utilizando essas plataformas e ferramentas, consigam expandir a visibilidade do seu negócio.
Considerando essa necessidade, separamos esse conteúdo com algumas dicas e explicando dentre os portais existentes, qual o que mais se adequa à sua empresa e como melhorar os negócios por meio deles. Acompanhe:
Conheça os tipos de portais de venda existentes
Com os investimentos nessa mídia ganhando cada vez mais força, as empresas precisam entender como trabalhar nesses meios. De um modo geral, a maior vantagem dos portais de vendas é conseguir retorno com um baixo investimento.
Atualmente existem diversos tipos, e antes de começar a investir em um, é importante que entenda como cada um deles funciona. Os portais de venda podem ser descritos da seguinte forma:
Transacionais e informativos
Os portais transacionais possibilitam a realização de transações online, venda de serviços e produtos e a possibilidade de cadastro dos usuários. O comércio eletrônico é um grande exemplo disso.
Os informativos, por outro lado, apresentam uma quantidade de conteúdos diferenciados e relevantes, e são focados em facilitar o acesso à informação e garantir uma boa experiência de navegação para o usuário.
Privados e públicos
Os portais de vendas privados se referem a um grupo com diversos usuários selecionados de acordo com perfis específicos. Os sites de notícias que possuem uma aba especializada em assinaturas com algum conteúdo especializado, são um exemplo.
Já os portais públicos que, diferente dos privados, não possuem restrição alguma em relação ao acesso dos usuários. O foco é liberar todo tipo de informação sem selecionar um público específico.
Horizontais e verticais
Os portais horizontais são caracterizados por disponibilizarem vários conteúdos aos usuários, divididos em categorias e com o objetivo de alcançar um público cada vez maior, havendo interação e engajamento com os usuários.
Já os portais verticais priorizam um público mais segmentado. O tipo de conteúdo produzido é elaborado para um grupo selecionado de usuários com interesses em comum, havendo participação ativa nas discussões.
Leia também: Inbound e Outbound Marketing: Qual Utilizar em seu Ecommerce?
Utilize marketplaces como portal de compra e venda
Buscando entender como vender pela internet, algumas plataformas se mostram extremamente eficientes para que as empresas possam realizar esse serviço. Os marketplaces são ótimas plataformas para as empresas investirem também.
Para que não tenha dúvidas a respeito de o que é marketplace, irei explicar. Basicamente, marketplace é uma plataforma que funciona tanto para sites quanto aplicativos e possibilita o encontro de compradores e vendedores.
Para exemplificar podemos compará-lo a um shopping virtual. Assim como um shopping center, o marketplace é um local que reúne diversas lojas diferentes, a única diferença é que isso acontece no ambiente virtual.
Utilize os melhores portais de vendas
Ao buscar novos clientes na internet, as empresas precisam se atentar às melhores plataformas para realizar esse serviço. Pensando nessa necessidade, os portais de vendas são excelentes plataformas para esse trabalho.
Existem diversos portais, e cada um possui suas características. Ao longo deste conteúdo vimos os transacionais, informativos, privados, públicos, horizontais e verticais. Além disso, saber utilizar adequadamente os melhores marketplaces é algo importante para aumentar sua visibilidade.
Seguindo essas dicas, sua empresa tem a oportunidade de alavancar suas vendas e aumentar sua notoriedade na internet, alcançando um número maior de clientes e conseguindo mais negócios.
*Este guestpost foi produzido pela Soluções Industriais.
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