Conheça as regras para sorteio no Instagram
O Instagram é uma das redes sociais e aplicativos mais usados no mundo. Mais de 1 bilhão de pessoas usam a plataforma para consumir e produzir conteúdo. No Brasil, a rede também é muito popular, alcançando a marca de 64 milhões de usuários.
Essa popularidade acaba sendo uma excelente oportunidade para você promover sua marca ou produto na internet e consequentemente atrair mais clientes e compradores, aumentando seu faturamento.
Existem inúmeras formas de ganhar seguidores e crescer seu perfil no Instagram, e uma das maneiras que iremos focar aqui são os sorteios no Instagram. Entretanto, fazer sorteio no Instagram não é algo tão simples.
Ao adotar essa estratégia na rede social é preciso tomar alguns cuidados, pois existem algumas regras para sorteio no Instagram, além claro, de ter um planejamento bem definido para a campanha ser um sucesso.
Por isso, para te ajudar a entender como fazer um sorteio no Instagram corretamente, seguindo todas as regras da plataforma, preparamos este artigo para te mostrar as regras para sorteio no Instagram.
Aprenda a aumentar seus resultados no Instagram
Antes de apresentarmos as regras para sorteio no Instagram, se você deseja produzir conteúdo para a plataforma, conquistar seguidores e transformar seu perfil no Instagram em um negócio rentável, temos a indicação de um curso que irá te ajudar.
O curso InstaBoss é uma das melhores opções para quem deseja aprender de uma vez a transformar seu Instagram em uma conta business, atraente e profissional. Suas aulas abordam desde a criação de uma conta comercial até a elaboração de estratégias para negócios.
O que é sorteio no Instagram?
Os sorteios no Instagram são ofertas de distribuição gratuita de produtos ou serviços para um ou mais participantes, feitas de forma aleatória por empresas em um período limitado através da rede social.
Para que os usuários da rede social possam participar, eles precisam cumprir alguns requisitos definidos pelos responsáveis pelo sorteio.
Geralmente são ações simples, como seguir uma ou mais páginas, marcar outros usuários nos comentários e compartilhar uma publicação específica nos Stories.
Então, é responsabilidade da empresa definir todos os participantes elegíveis e realizar o sorteio dentro do prazo, no Instagram. A forma mais prática e segura de fazer os sorteios no Instagram é através de aplicativos especializados.
Regras para sorteio no Instagram
A própria plataforma disponibiliza na sua Central de Ajuda todas as Diretrizes de Promoção, onde explica todas as regras para sorteio no Instagram.
De acordo com as diretrizes da plataforma, se você deseja utilizar o Instagram para realizar sorteios ou concursos, você é o total responsável pela operação da promoção, inclusive as regras oficiais do sorteio, os termos da oferta e os requisitos de qualificação.
Além disso, você também fica responsável pela conformidade com as regras e os regulamentos aplicáveis que regem a promoção e todos os prêmios oferecidos. É proibido marcar conteúdo ou incentivar usuário a marcar conteúdo de forma inadequada.
Por regra da plataforma, as promoções no Instagram devem apresentar uma isenção de responsabilidade total do Instagram por cada participante, reconhecimento de que a promoção não é patrocinada ou administrada pelo Instagram.
O Instagram ainda destaca que não ajudará nenhum usuário na administração da promoção nem na orientação quanto às autorizações necessárias para utilizar o conteúdo dos usuários ou como conseguir tais autorizações.
Dessa forma, ao optar por realizar um sorteio no Instagram, você concorda que, se usar nosso serviço para administrar sua promoção, faz isso por sua conta e risco.
Cuidados ao fazer sorteio no Instagram
Agora que você conheceu as regras para sorteio no Instagram segundo as diretrizes de Promoção da própria plataforma. Além de respeitar essas regras, é preciso tomar outros cuidados ao realizar um sorteio no Instagram.
Como já mencionamos, vale a pena destacar que é preciso reconhecer que toda a responsabilidade do sorteio é sua, além de reconhecer que a promoção não está ligada, associada, patrocinada nem administrada pelo Instagram.
Além disso, sorteios no Brasil também precisam da autorização prévia do governo federal.
As promoções comerciais, desde 2018, se tornaram responsabilidade da Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria do Ministério da Fazenda, que fiscaliza os sorteios.
Para evitar problemas, lembre-se sempre de cumprir estes 3 passos fundamentais:
- Solicite o pedido de autorização do sorteio por meio do site da SEFEL
- Faça o pagamento da taxa de fiscalização, que pode variar de acordo com o valor do prêmio escolhido.
- Ao final do sorteio, preste contas ao órgão.
Conheceu as regras para sorteio no Instagram?
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a conhecer e entender todas as regras para sorteio no Instagram e possa te ajudar a criar um sorteio totalmente legal e seguro para você e seus seguidores.
Se você deseja aprender tudo sobre sorteio no Instagram, confira nosso artigo completo sobre Como fazer sorteio no Instagram.
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!