Retargeting Facebook: o que é e como criar suas campanhas
Enfrentando dificuldades para aumentar a taxa de conversão das suas campanhas? O Retargeting Facebook é um recurso que pode ser a solução! Campanhas impulsionadas ou anúncios no Facebook geralmente aumentam as conversões, mas nem sempre atingem os resultados esperados.
Uma das razões para isso é que, muitas vezes, o público alcançado pela campanha ainda não conhece a sua marca o suficiente para confiar nela e tomar uma ação importante, como fazer uma compra.
Portanto, uma maneira de contornar esse problema é direcionar a campanha para o público que já conhece o negócio. Isso por si só já costuma aumentar a taxa de conversão de uma campanha. O Facebook Retargeting é a ferramenta ideal para alcançar essas pessoas.
Por isso, neste artigo vamos te mostrar tudo sobre o que é Retargeting Facebook e como criar campanhas de retargeting. Confira!
O que é retargeting?
O retargeting é uma estratégia que identifica usuários que visitaram sua loja online e permite que você os alcance novamente por meio de anúncios. Traduzido literalmente, retargeting significa "mirar novamente em um alvo".
Dessa forma, anúncios relacionados ao seu negócio continuam aparecendo para uma pessoa que interage de alguma forma com sua marca (visitou o site, comprou um produto etc.) enquanto navega pela internet.
Quando fazer campanha de retargeting Facebook?
Uma campanha de retargeting no Facebook pode ser criada em praticamente qualquer momento. Tudo o que você precisa é de um orçamento para pagar pelos anúncios e de uma conta de anúncios.
No entanto, é importante considerar alguns critérios e situações para determinar se a ação será benéfica para suas estratégias de marketing.
O mais importante deles é ter uma audiência mínima para criar a campanha, pois o Facebook não permitirá a criação de um anúncio se a audiência for muito baixa. A boa notícia é que apenas 20 pessoas na audiência da marca, são necessárias para que os anúncios possam ser veiculados.
Também é recomendável criar uma campanha de retargeting quando você já tem um número razoável de visitas no site. Além disso, é importante ter objetivos e metas claras para a campanha, como a venda de produtos ou serviços, o download de algum material, a inscrição em um webinar ou a participação em uma pesquisa.
Como fazer retargeting no Facebook?
Para criar campanhas de anúncios para retargeting no Facebook, siga o passo a passo abaixo:
- Acesse o Gerenciador de Anúncios do Facebook;
- Clique em Públicos, no menu na esquerda da tela;
- Clique no botão Criar Público;
- Selecione Público Personalizado para continuar;
- Escolha a opção Site;
- Com o Pixel já instalado em seu site, na janela que se abrirá, selecione (ou mantenha) a opção Qualquer pessoa que visite o seu site. Em seguida, nomeie o público e escolha o tempo de retenção;
- Feito isso, basta clicar em "Criar público" e seu novo público de retargeting Facebook estará pronto;
- Então, basta criar uma nova campanha de vendas, por exemplo, e selecionar esse novo público criado.
Dicas de campanhas de retargeting no Facebook
Agora que você entendeu melhor o que é essa estratégia e como fazer retargeting no Facebook, chegou o momento de conferir as dicas que funcionam para as campanhas de retargeting no Facebook!
1. Crie campanhas para visitas a URLs específicas.
O Facebook Retargeting é a prática de mostrar anúncios para pessoas que já visitaram os perfis da marca nas redes sociais ou suas páginas do site e blog. Mas qual página deve levar a qual anúncio?
Para fazer uma publicidade mais direcionada do que em outras campanhas de Facebook Ads, é preciso determinar os gatilhos para cada tipo de retargeting.
No caso de um e-commerce, a tarefa é mais simples: você pode exibir anúncios do mesmo item da página acessada. Também é possível oferecer itens de concorrentes.
Por exemplo, se alguém pesquisou por "tênis de corrida" e clicou em uma página da Mizuno, talvez se interesse por aquele Nike que está em promoção.
Nesse caso, você está anunciando para alguém que está no fim da jornada de compra. Ela já clicou em um item, sabe o preço e tudo mais. Mas e quando o gatilho do retargeting são conteúdos e não a venda em si?
O melhor a fazer é mapear as principais páginas do seu site ou blog, atribuindo a cada uma um estágio do funil. Em seguida, você categoriza seus anúncios seguindo a mesma lógica e exibe o anúncio certo para a pessoa certa, fazendo-a avançar no sentido da compra.
Mas para que tudo isso aconteça, é necessário ter o Pixel do Facebook instalado no seu site para identificar quem foi esse visitante.
2. Faça anúncio para gerar leads baseado no engajamento da página
Mesmo que você seja um pequeno empreendedor com produtos anunciados apenas no Marketplace do Facebook sem nenhum site, você pode usar o retargeting para melhorar a comunicação com seus potenciais clientes.
Se alguém demonstrou interesse em um item, mas não comprou e não voltou à sua página, você pode exibir um anúncio para essa pessoa, oferecendo um desconto em troca do endereço de e-mail dela.
Depois que ela preencher o formulário, você tem a chance de nutrir esse lead em uma comunicação direta e sem ruídos, típica do e-mail marketing. Essa estratégia também é excelente se você tem um site que acabou de começar e tem pouco tráfego.
Lembrando que, para usar esse tipo de anúncio, você deve criar um anúncio com o objetivo de campanha "geração de cadastros".
3. Invista em campanhas de Retargeting Facebook para quem já é cliente
Não há ninguém mais propenso a comprar de você do que quem já comprou anteriormente. Portanto, mesmo que pareça não fazer sentido, essa estratégia resgata clientes antigos que não compraram nada por um tempo e ainda pode melhorar a experiência de quem acabou de comprar, além de aumentar seu ticket médio.
Por exemplo, nosso comprador hipotético do tênis Nike ou Mizuno pode gostar da ideia de adquirir também meias, uma camiseta para corrida ou uma esteira, se você vende esses itens.
Para isso, crie um anúncio com o objetivo de conversão e, em seguida, no nível do conjunto de anúncios, acesse um "Público Personalizado" baseado em vendas. Se você ainda não tem esse público, é só criar um.
4. Mantenha seus anúncios de retargeting no Facebook sempre atualizados.
Além de gerar mais vendas e alcançar um público mais específico, o retargeting também é uma maneira de realizar a segmentação de público no Facebook Ads.
Portanto, se você não manter seus públicos e anúncios sempre atualizados, prejudicará a experiência do seu potencial consumidor e fará com que ele perca a confiança na marca.
Para evitar que alguém visualize seu anúncio, clique sobre ele e encontre uma página fora do ar, um item esgotado ou qualquer tipo de problema, crie uma rotina semanal de verificação de anúncios.
Pode ser um pouco cansativo no início, mas faz toda a diferença para suas vendas e a experiência do usuário que você deseja conquistar.
5. Utilize de públicos semelhantes para aumentar as suas chances de conversão
Os "Públicos Semelhantes" são essenciais para que qualquer página, e-commerce ou campanha no Facebook Ads seja bem-sucedida. A lógica por trás deles é simples: são um tipo de público baseado em quem já segue sua página.
Ou seja, pessoas com os mesmos hábitos, pensamentos e interesses que seu público atual. Para criar um "Público Semelhante" é fácil. Quando estiver no nível do conjunto de anúncios, vá em "Público" e clique em "Criar novo".
Basta seguir o passo a passo que mostramos no tópico anterior, mas ao invés de selecionar público personalizado, escolha "Público Semelhante". Então informe quais critérios de semelhança utilizar para gerar seu novo público.
Em "Selecionar sua fonte semelhante", você pode escolher sua página do Facebook, perfil do Instagram ou outro público que já tenha criado para os anúncios.
Depois, é só selecionar a localização, o número de públicos semelhantes desejado e a porcentagem combinada. Quanto maior a porcentagem, menos semelhante ao original será o novo público, então, não exagere!
6. Faça anúncios de retargeting no Facebook para seus seguidores
Não é mais novidade que nenhuma página exibe conteúdo para todos os seus seguidores. Por outro lado, quem segue você e demonstrou interesse no seu conteúdo, o que torna esse público qualificado. Então, vale a pena segmentar os anúncios de retargeting apenas para a base de seguidores.
Aliás, é ótimo também criar publicidade específica para esse público, já que eles são diferentes do resto dos usuários. Para fazer essa segmentação, repita os passos de criação de públicos que apresentamos ao longo do artigo.
Depois de selecionar "público personalizado", selecione a opção "Página do Facebook" ou "Conta Instagram", como mostrado na imagem abaixo. Então, selecione a página, o evento e a retenção e clique em "Criar público".
Aprendeu o que é Retargeting Facebook e como utilizá-lo?
Neste artigo, explicamos como fazer o Retargeting Facebook, para que você possa usá-lo para atrair de volta quem visitou o seu site ou visualizou algum anúncio do seu negócio.
Não se esqueça de estudar outras estratégias de marketing digital, como o inbound marketing e marketing de relacionamento para ter uma estratégia de marketing completa.
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