Rich Media: O que é e qual é a vantagem

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Thais L.
Thais L.
Redatora

Rich Media é uma maneira diferente de fazer publicidade priorizando a experiência e a imersão do usuário. 

Se você já navegou pela internet e encontrou um anúncio que além de clicável permitia que você interagisse com o seu conteúdo já sabe do que estamos falando.

Esse tipo de anúncio foi criado justamente com o foco de atrair a atenção do usuário e deixá-lo com gostinho de quero mais.

Ao oferecer essa experiência única, seu público fica mais engajado com o produto que você está anunciando, e você adquire uma nova oportunidade de conversão.

Para que você entenda melhor o que é Rich Media, como você pode fazer para utilizá-la e quais são os tipos de Rich Media mais utilizados, nós elaboramos esse artigo.

O que é Rich Media?

Rich Media, também conhecido por mídia interativa, é o termo utilizado para designar um tipo de anúncio que possui recursos interativos, como áudio, vídeo e outros elementos que permitem que a interação com o usuário vá além de cliques.

Abaixo apresentaremos alguns exemplos de anúncio Rich Media para que você consiga compreender melhor.

Mas eles são aqueles anúncios que permitem que você resolva enquetes, veja mais fotos sobre um produto e etc…

Com o foco na interação do usuário, eles permitem que o usuário tenha acesso a mais informações, do que em um anúncio convencional, e que ainda sinta vontade de interagir com o seu conteúdo.

Eles são conhecidos por melhorar as taxas de cliques e de conversão, ou seja, melhorar as vendas. 

Além disso, permitem que sejam coletados outros dados relevantes para a otimização das campanhas. 

Em que aspecto os anúncios Rich Media são diferentes de outros formatos de anúncio?

Talvez você ainda não tenha compreendido muito bem o que diferencia um anúncio de Rich Media de um anúncio tradicional.

De uma maneira geral, a maioria dos anúncios de Rich Media possuem  interatividade, mas esse não é ponto determinante na diferenciação dos anúncios.

Por isso precisamos avaliar outras características, como: 

Possuem mais de um formato de arquivo 

Um anúncio de Rich Media pode possuir mais de um formato de mídia, enquanto os anúncios convencionais comportam apenas um formato, podendo ser gif, jpg, png e etc…

Esse fato só é  possível graças à tecnologia HTML5 que permite que o anúncio ofereça todas essas extensões. 

Além disso, os anúncios tradicionais não permitem a inclusão de vídeos, e no Rich Media você  pode utilizar vídeos.

Por tanto, tem vídeo? É um anúncio de Rich Media. 

São expansíveis

Enquanto os anúncios tradicionais em sua maioria possuem um tamanho fixo e determinado, os anúncios de Rich Media podem expandir, aumentando seu tamanho para melhorar a interação com o usuário. 

Também podem se movimentar, flutuar ou expandir.  

Provavelmente você já deve ter visitado algum site, e deparado com anúncios flutuantes ou que cobriam a tela inteira.

Então você já teve uma experiência com anúncios expansíveis de Rich Media. 

Ele pode te fornecer métricas mais detalhadas

No primeiro tópico desse texto, mencionamos sobre a possibilidade dos anúncios de Rich Media fornecer métricas que vão além das métricas convencionais. 

Para os anúncios de Rich Media nós podemos citar dois tipos de métricas:

  • Métricas padrão: são métricas ativadas, medidas e reportadas automaticamente. 
  • Métricas personalizadas: são ativadas por web designers, e podem medir mais de 400 interações para um anúncio de Rich Media.

Qual a relevância em utilizar anúncios de Rich Media para a publicidade?

A tecnologia passa por modificações e atualizações, bem como o Marketing e a Publicidade, por isso existe a necessidade criar novas possibilidades para atrair a atenção do público, além  de melhorar a experiência do usuário.

E os anúncios de Rich Media conseguem fazer com que o público se envolva ainda mais com o produto, inserindo o usuário dentro de determinado contexto.

Logo ele permite que o usuário explore e adquira mais conhecimento sobre um produto, através de seus vários recursos interativos, sem precisar visitar um site ou abandonar o que ele estava fazendo, por exemplo.

Que pode ser considerado um grande avanço para o ambiente online, pois sabemos que a internet possui algumas limitações, se compararmos a compra de um produto em ambiente físico. 

Além disso, como abordamos no tópico anterior, os anúncios de Rich Media podem fornecer mais de 400 métricas e isso diz muito sobre o comportamento do consumidor.

Ao conhecer mais sobre o comportamento do consumidor, surge a oportunidade de otimizar campanhas e aumentar as suas chances de conversão.

Assim o Rich Media melhora, e muito, a experiência do usuário.

Rich Media no Brasil

Embora os dados para Rich Media sejam escassos, e ainda mais no Brasil, é fato que eles já estão presentes na maioria dos anúncios oferecidos para telefones celulares, e também nas telas dos computadores.

O investimento no mercado publicitário digital no Brasil tende a crescer chegando em até US $5,17 bilhões, em 2021, de acordo com YDIGITAL. Não há dados ainda que indiquem quanto deste montante é destinado a cada formato de mídia.

Por tanto, se você já jogou algum jogo e teve que assistir um anúncio, mas surpreendentemente você conseguia interagir com esse anúncio e "jogar" pelo menos duas vezes antes de ser redirecionado a página da Google play, você já teve uma experiência de Rich Media.

Agora pense: Quantas vezes você já se deparou com esse formato de anúncio nos últimos anos? 

Formatos utilizados para a criação de Rich Media

Como você já deve imaginar, depois de tudo que abordamos até aqui, os anúncios de Rich Media possuem diversos formatos, que os tornam dinâmicos para despertar o interesse do consumidor. 

Por esse motivo é interessante que você saiba identificar quais são os tipos de anúncios de Rich Media mais utilizados.

Anúncios de banner

Os anúncios de banner, são provavelmente o tipo mais comum de anúncios que você vai encontrar. 

Normalmente eles possuem dimensões fixas quando são exibidos em um site.

Embora eles sejam comuns quando se incorpora elementos de Rich Media, a esses anúncios, eles conseguem chamar a atenção da audiência.  

Eles apresentam como vantagem a rapidez no carregamento, e o custo de criação é baixo comparado a outros tipos de anúncios Rich Media.

Os elementos de Rich Media mais comuns para esse tipo de anúncio são:

  • Questionários.
  • Movimento.
  • Imagens em 3D.
  • Carrossel de imagens.

Banners sendo exibidos na tela de dispositivos móveis

Anúncios Intersticiais

Anúncios intersticiais são um tipo de anúncio com alta capacidade de imersão, pois eles são aqueles anúncios que preenchem a tela, do tipo fullscreen.

E também são projetados para aparecerem em pontos de transição enquanto um usuário navega na internet ou utiliza um dispositivo móvel. 

São aqueles anúncios que costumamos ver muito nos dispositivos móveis, em aplicativos de jogos principalmente.

Possuem como vantagem um maior retorno do investimento (ROI), conseguem um número alto de impressões (número de exibição dos anúncios), possuem visibilidade aprimorada, e uma alta taxa de cliques.

Alguns dos elementos comuns nesse tipo de anúncio são:

  • Botões de cadastro.
  • Jogos.
  • Promoções rápidas.
  • Catálogos.
  • Giroscópio.
  • Vídeos.

Anúncios de Rich media intersticiais sendo exibidos em dispositivos móveis

Anúncios Responsivos

Anúncios responsivos conseguem se ajustar a diferentes tamanhos e formatos para se adaptar a telas de dispositivos móveis e ao desktop.

A tendência é que esse tipo de anúncio seja cada vez mais popular, pois basta pensarmos que atualmente até mesmo refrigeradores possuem telas de display com acesso a internet.

E para comportar e acompanhar os diferentes formatos dos displays é necessário melhorar a responsividade dos anúncios a qualquer tamanho ou formato. 

A grande vantagem de utilizar esses anúncios é que eles possuem carregamento rápido, são flexíveis, o alcance deles é mais amplo por comportarem diversos formatos e são muito utilizados durante as campanhas de remarketing.

Eles são utilizados quando o objetivo do anúncio é performance, e geralmente eles possuem elementos como: 

  • Carrossel.
  • Enquetes.
  • Imagens de 180º.
  • Vídeos de 360º.

Diferentes tipos de anúncios responsivos

Anúncios de vídeo

Anúncios de vídeos são populares, e também muito efetivos para a publicidade.

Eles podem ser utilizados sozinhos, mas podem vir em um banner acompanhados de uma imagem, dessa forma causam um impacto maior no consumidor.

Entregam uma alta quantidade de informação, que não seria possível entregar apenas com imagem, por isso são considerados um componente essencial nas campanhas de Marketing digital

Apresentam como vantagem maior taxa de compartilhamento, maior visibilidade, alta taxa de conversão e contém uma grande quantidade de informação.

Geralmente os elementos que compõem esse tipo de anúncio são:

  • Carrossel de vídeo.
  • Picture in picture, permite que você assista vídeos em uma janela flutuante.
  • Surgem em janelas de pop-up.

exibição de um anúncio rich media de vídeo

Anúncios expansíveis 

Anúncios expansíveis aumentam seu tamanho, melhoram a visibilidade para que a mensagem seja lida com mais clareza. 

Como vantagem eles conferem um maior impacto, e por isso melhoram a taxa de cliques, além  de possuírem um espaço maior para comportar o conteúdo do anúncio.

Em sua maioria eles possuem elementos como:

  • Scroll ou deslize de tela.
  • Vídeo e imagem.
  • Rollover, quando a imagem permanece estática até que o mouse passe por cima dela. 

Dispositivo móvel exibindo um anúncio menor e depois um anúncio de tela cheia

Anúncios Page Takeover

São anúncios que aparecem no plano de fundo de uma página ou então de ambos lados. 

Não passam despercebidos pelos usuários e ainda encorajam os usuários a executar a ação desejada. 

Como vantagem são anúncios que melhoram o reconhecimento de marca, e aumentam a taxa de cliques.

Alguns conteúdos de Rich Media desses anúncios são:

  • Vídeo.
  • Deslizar a tela.
  • Efeitos de transição.

Anúncio page takeover ocupando todo o background de um site

Anúncios criativos dinâmicos

Esses anúncios se modificam com base nos parâmetros propostos pelo anunciante, assim é exibida a melhor opção de anúncio para o usuário.

Esses parâmetros podem ser a localidade, língua, atividade online, clima e outros.

Como vantagem, eles promovem um alto um pacto, mais taxa de cliques, mais informações.

Você ainda pode inserir elementos como:

  • Ondulações.
  • Votações.
  • Escala de Lakert.
  • Vídeos.

Exemplo de anúncio Rich Media interativo dinâmico

Como obter sucesso utilizando anúncios de Rich Media?

Assim como todo o tipo de anúncio, os anúncios de Rich Media precisam de um bom planejamento, pois a possibilidade de uso dos recursos é maior.

É importante que você defina qual é o objetivo do anúncio e qual o público esse anúncio deve alcançar.

Por isso, não esqueça de manter a qualidade do seu anúncio, com essas dicas:

Seja criativo

Podendo utilizar vários formatos de Rich Media e uma grande quantidade de recursos, como já vimos, você pode expandir a sua criatividade para elaborar um anúncio que consiga captar a atenção do usuário.

Por isso, conheça um pouco mais sobre o seu nicho de trabalho e também sobre o seu público alvo antes de elaborar um anúncio de Rich Media.

É possível criar anúncios impactantes mesmo sem muitos recursos, basta que você compreenda o que desperta interesse no seu público, seja criativo e invista bons programas de edição de vídeo e imagem. 

O Movavi, por exemplo, é um editor de vídeo bastante intuitivo e que preza pela praticidade do usuário, com ele você pode ter acesso a recursos profissionais para criar os seus anúncios de vídeo. 

Lembre-se de que vídeos costumam ser bastante compartilhados pelos usuários e assim aumentam o alcance dos seus anúncios. 

Aposte também em ideias criativas e inovadoras através do uso dos recursos que você tem disponível.

Utilize CTAs

Os CTAs, ou call to action, são um recurso muito utilizado no marketing para fazer com que um usuário realize uma ação que você deseja. 

Dessa forma você deve escolher um call to action que esteja alinhado com o objetivo do seu anúncio.

Botões como "compre já", "visite o nosso site" e "saiba mais", são bastante utilizados em anúncios. 

Pois eles contribuem para que o usuário avance para a próxima etapa do funil de vendas.

Explore os diferentes formatos de anúncios

Mesmo que você já esteja utilizando um dos anúncios que mencionamos anteriormente, realize testes com outros formatos de anúncio. 

Pois ao utilizar essa estratégia você pode aumentar o alcance da sua campanha, e também verificar qual é o anúncio que mais gera conversões para o seu público alvo. 

Reforce a presença da sua marca

Se você vai investir em anúncios é importante que as pessoas consigam reconhecer a sua marca.

Você pode deixar isso claro ao utilizar elementos da sua identidade visual nos seus anúncios.

Dê visibilidade ao seu logotipo colocando-o em uma posição de destaque, mas que não atrapalhe a visualização do anúncio. 

Prefira utilizar cores e tipográficas que sejam características da sua marca, para facilitar a identificação pelo público. 

Seja conciso e claro

Para que o público compreenda o que você quer comunicar, entregue uma mensagem clara e objetiva. 

Tente manter o mesmo tom de voz estabelecido nas redes sociais, ou no site do seu empreendimento, e utilize uma boa copy para atrair o seu público. 

Você também pode fazer uso dos gatilhos mentais para facilitar que o usuário passe para a próxima etapa. 

Vantagens de utilizar Rich Media

Embora o custo investimento em anúncios de Rich Media seja maior do que o investimento em anúncios convencionais, por causa da produção, existem vantagens que devem ser levadas em consideração.

Maior taxa de interação

Uma maior taxa de interatividade de um anúncio pode entregar maior conhecimento de marca, e intenção de compra. 

Desta forma, os anúncios de Rich Media concentram um índice de engajamento superior à mídia tradicional, de acordo com a YDigital Media. 

E você pode obter esses dados em tempo real e assim avaliar o andamento da sua campanha, e possivelmente trabalhar na sua otimização.

São altamente imersivos, melhorando as taxas de conversão, impressão e maior retorno de investimento. 

Melhoram a experiência do usuário

Como viemos falando ao longo do texto, eles apresentam uma melhoria na experiência do usuário.

Pois na maioria das vezes eles estão inseridos em locais que não atrapalham a visualização do usuário.

Ainda é possível adicionar a esse tipo de anúncio um recurso chamado de "Carregamento discreto".

Esse recurso permite que o anúncio só seja exibido depois que todos os seus componentes estejam devidamente carregados. 

Fornecem maior conhecimento do produto

Já foi abordado que em alguns formatos de Rich Media, é possível que você ofereça uma maior quantidade de informações.

E que essa é uma grande vantagem levando em consideração que a informação está incorporada a um anúncio, e que você não precisa mudar de aba para saber mais sobre o produto.

Onde utilizar anúncios de Rich Media

Você pode investir em anúncios de Rich Media nas principais plataformas de anúncios:

O Google Ads detém cerca de 98% de todos os anúncios que você encontra na internet.

São mais de 4 milhões de anúncios ativos dentro da plataforma. 

Através do Google você pode anunciar na rede de display, em dispositivos móveis e também no Youtube. 

E de acordo com o site Statista, só entre 2019 e 2020, a receita gerada pelo Google Ads pulou de US$ 134,81 bilhões para US$ 146,92 bilhões.

Facebook Ads

Através do Facebook Ads é possível criar anúncios de Rich Media para divulgar dentro do Facebook.

Em 2016, a plataforma lançou um recurso chamado Canvas que permitiu que os usuários realizassem anúncios de Rich Media que expandissem ao tamanho da tela, em dispositivos móveis, aumentando a imersão do usuário.

Esses anúncios, em sua maioria, possuem carregamento instantâneo, oferecendo melhora na experiência do usuário.

Linkedin Ads

O Linkedin é uma rede social que os usuários utilizam para divulgar seus perfis profissionais, por tanto muitas empresas decidem recrutar funcionários nessa plataforma.

O Linkedin Ads permite que você elabore campanhas de anúncios para rodar dentro da rede social, com conteúdos de vídeo e áudio. 

Exemplos de anúncios de Rich Media

Exemplo da Ubisoft 

A Ubisoft é uma marca muito famosa e reconhecida por produzir vários games.

Durante o lançamento do jogo Assassin's Creed, em 2015, para a plataforma Playstation 4 e outras, a marca divulgou um anúncio de Rich Media em vários sites.

Esse anúncio era no formato expansível, e permitia que o usuário interagisse a ponto de descobrir toda a história por detrás da trama do jogo.

Dentro do anúncio ainda era possível visualizar mapas, e ter acesso a imagens do jogo através de um gameplay.

Uma experiência de imersão total para que os usuários se sentissem inseridos no contexto da história.

Anúncio expansível veiculado pela Ubisoft,  mostrando várias interações possíveis a partir desse anúncio como conhecer a história dos personagens

Exemplo da Fiat 

Conhecida mundialmente por ser uma montadora de veículos, durante o lançamento do modelo 500x, na Itália, a Fiat investiu em anúncios de Rich Media que permitiam que você escolhesse as características do seu carro. 

Além de oferecer duas versões do mesmo veículo, uma delas mais clássica para a vida na cidade e outra mais esportiva para viagens, o anúncio veiculado permitia que você alterasse a cor do veículo, tivesse acesso a imagens dentro do veículo e principalmente pontos de destaque nas características do automóvel. 

Mais um exemplo de como esse tipo de anúncio fornece uma experiência total de imersão. 

Anúncio expansível veiculado pela Fiat, mostrando várias interações possíveis a partir desse anúncio como mudança de cor do carro

Explore os recursos da Rich Media

Com tantas possibilidades de criar anúncios cada vez mais envolventes para o seu público fica difícil não utilizar a Rich Media.

Não importa se você tem um ecommerce, uma loja de produtos personalizados ou venda pelas redes sociais, trabalhe para oferecer uma melhor experiência para o seu público. 

Embora ela demande um investimento maior, é bem provável que você consiga um retorno maior nas suas campanhas.

E se você deseja aumentar o reconhecimento da sua marca não deixe de estudar sobre as técnicas de Marketing Indireto, pois ela oferece vantagens a longo prazo para o seu negócio.

Boas vendas! 

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