Porquê Você Precisa Segmentar Seus Leads

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Lucas C.
Lucas C.
CMO

Para garantir bons resultados em suas campanhas de marketing digital, é necessário produzir e entregar conteúdo relevante, que atinja e consiga engajar a persona de seu negócio e, para que isso aconteça, primeiramente é necessário entender realmente quem é o seu público, gerar leads e qualificá-los.

Exatamente, o processo não pode apenas parar na geração de leads, você precisa interagir com sua base e utilizar a informação ao seu favor para identificar quais consumidores têm maiores chances de comprar. Veja porquê você precisa segmentar seus leads, como fazer isso e quais são os principais benefícios de trabalhar com uma base segmentada.

E claro, para isso, não deixe de utilizar o JivoChat para obter informações de seus clientes e integre-o à uma ferramenta de CRM para otimizar o processo de qualificação de leads.

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Porquê segmentar seus leads

Primeiramente, é importante diferenciarmos que uma base de leads gerada através de suas próprias campanhas de marketing digital já apresenta um potencial de conversão muito superior à uma base fria, comprada ou adquirida utilizando outros meios. Isso porque os leads cadastrados já apresentaram interesse em seu negócio em pelo menos um ponto de contato durante suas campanhas.

Mesmo assim, certamente não podemos assumir que todos os leads cadastrados serão convertidos em clientes. Por isso, os principais motivos para segmentar seus leads é diminuir o custo de aquisição e aumentar suas chances de conversão. Afinal, ao utilizar uma base segmentada, você não estará mais investindo igualmente em leads que não estão realmente interessados em seu negócio.

Isso não significa que você irá apenas abandonar os leads que não vão realizar uma compra neste momento, mas sim trabalhá-los e nutrí-los de uma maneira diferente em relação aos leads considerados clientes em potencial.

Como segmentar seus leads

Segmentar seus leads significa obter informações, organizá-las em sua base e criar filtros para que você possa identificar exatamente em qual etapa na jornada do cliente cada lead se encontra. Como você pode imaginar, o processo envolve diferentes plataformas e ações para garantir que você seja capaz de qualificar leads. Saiba como segmentar seus leads:

Trabalhe com automatização de marketing

Automatização de marketing é uma solução para que você possa automatizar a segmentação de leads em seu negócio, possibilitando a configuração de marcadores e métricas para identificar exatamente em qual ponto da jornada cada lead se encontra.

Para fazer isso, você pode seguir por exemplo o infográfico da Resultados Digitais para iniciar a automação de marketing e segmentar seus leads. Eles apresentam 8 principais passos para o procedimento:

  1. Definir a estratégia e as métricas para a campanha;
  2. Escolher uma ferramenta que possa ajudá-lo;
  3. Criar gatilhos e marcadores para um lead entrar no fluxo de nutrição;
  4. Definir a interação para cada etapa de compra;
  5. Decidir os conteúdos para estas etapas;
  6. Implementar seus fluxos através da ferramenta utilizada;
  7. Avaliar seus relatórios e métricas;
  8. Realizar ajustes e melhorias.

Essencialmente, todo este procedimento permite que você otimize suas ações e segmente seus leads de forma prática. Entretanto, esta não é a única forma de trabalhar este processo, que pode variar de acordo com seus objetivos.

Segmentar seus Leads com Automatização de Marketing

Utilize um CRM para organizar seus leads

Um sistema de CRM (Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente) é uma solução ideal para você armazenar informações, organizar seus leads, qualificá-los e segmentá-los. Dessa forma, você poderá acessar todos os dados em um único local, gerar insights sobre seus clientes e otimizar todo o procedimento.

Além disso, as melhores plataformas de CRM contam com automações para seus processos de venda, ações de e-mail marketing, follow-up e muito mais. Portanto, o CRM é uma ferramenta poderosa durante a segmentação de leads.

Abuse do bom atendimento ao cliente

Seus canais de atendimento podem ser considerados os melhores pontos de contato para gerar leads para suas estratégias de marketing digital. Entretanto, para que isso aconteça, é necessário que você trabalhe com excelência, ofereça os melhores canais e também integre-os aos seus demais sistemas, como o próprio CRM.

Além disso, é imperativo que você ofereça um atendimento personalizado, de forma que seus representantes possam, durante uma sessão no chat, chamada no telefone ou e-mail de contato captar e compreender as dores, necessidades, demandas e interesses de cada cliente em potencial e inserir estas informações em seu cadastro.

Para otimizar seu atendimento ao cliente ao máximo e realmente ser capaz de obter informações e converter leads, não deixe de oferecer um chat online na página de seu negócio. Hoje, ele é considerado o canal de atendimento preferido entre os consumidores online e, além disso, 42% dos clientes atendidos pelo chat apontam-no como o melhor canal para passar informações e conversar com sua empresa, como aponta esta pesquisa da Invesp.

Otimize seus formulários e estratégias de geração de leads

Certifique-se de garantir que seus formulários e demais estratégias para captação de leads estejam otimizados para que você possa imediatamente classificar cada lead recebido. Para isso, é necessário que você avalie alguns pontos-chave, como:

  • Tipo de conteúdo que mais chamou atenção do lead;
  • Perfil do consumidor e seu cargo de atuação;
  • Produtos ou categorias de interesse;
  • Nicho de mercado no qual seu negócio atua, especialmente para ecommerces B2B (Business to Business);

Após colher estas informações, não deixe também de implementar táticas de Lead Scoring, que lhe permite dar uma "nota" para cada lead de acordo com seu nível de interesse em relação aos produtos apresentados. O Lead Scoring permite que você possa segmentar seus leads de forma mais rápida, precisa e objetiva.

Tenha melhores resultados com uma base segmentada

Agora que você sabe a importância e benefícios de qualificar e segmentar seus leads, não deixe de implementar estes conceitos em seu próprio negócio, visando melhorar o desempenho de suas campanhas, assim como aumentar sua produtividade e eficiência. Uma base segmentada e organizada só trás benefícios para sua empresa, realmente não existem pontos negativos por trás desta estratégia. Portanto, comece hoje mesmo!

Inclusive, se você ainda não consegue monitorar visitantes na página de seu negócio em tempo real e abordá-los, está na hora de investir em uma plataforma de atendimento realmente capaz de aumentar suas conversões. Não perca oportunidades de negócio e confira agora mesmo como ganhar conversões com os convites proativos do JivoChat!

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