Como criar um site profissional e quanto custa
Fazer um site profissional é algo muito valioso para garantir o sucesso de uma empresa no mercado digital.
A presença online já não é mais um diferencial competitivo, é uma necessidade digital para negócios que atuam em qualquer segmento.
Além disso, empresas de qualquer tamanho podem investir em tecnologia, pois isso é importante para garantir que os consumidores notam sua presença online.
Esse mercado conectado exige que as empresas adotem posturas mais inovadoras e estejam ligadas às tendências do mercado, para não ficarem defasadas.
Portanto, criar um site com qualidade profissional é o pilar essencial para sustentar qualquer estratégia online.
Apesar do site ser algo tão importante, é comum que existam diversas dúvidas sobre sua criação e quanto custa.
Para ajudar você a entender mais sobre esse assunto, criamos este artigo para apresentar as principais informações sobre o assunto e ajudar a colocar sua empresa no mundo digital.
O que é preciso para criar um site profissional?
Para começar a criação do seu site primeiro será preciso definir quais objetivos serão alcançados através dele.
Isso é importante, porque em alguns projetos é possível contar com sites mais simples, enquanto lojas virtuais precisam de sites mais elaborados.
Após definir suas metas será preciso escolher entre contratar um desenvolvedor profissional ou utilizar uma plataforma para criar seu site sozinho.
O valor pode ser bem diferente entre as duas opções, mas a melhor opção pode variar de negócio para negócio e da disponibilidade de recursos para serem investidos.
As plataformas de criação tornaram a personalização de sites algo mais acessível, portanto, hoje em dia é completamente possível utilizar estas ferramentas para obter novos resultados profissionais.
Por que é importante ter um site?
O mercado digital e a virtualização dos serviços tem tornado a presença online algo fundamental para qualquer negócio.
Confira a seguir as principais vantagens de criar um site profissional.
Marketing e divulgação
É muito importante contar com uma página de sua marca com sua identidade visual voltada para o seu público.
Utilizando técnicas de SEO, sua página pode ser a melhor maneira de compartilhar conteúdo.
Interação com os clientes
É preciso oferecer soluções integradas e eficientes em diversos canais para assegurar a comodidade, confiabilidade e praticidade para solucionar a necessidade dos consumidores.
Isso irá facilitar o contato de clientes com a empresa, que terão mais opções para entrar em contato.
Adequação às tendências
É importante entender que o comportamento dos clientes é moldado pelas tendências e pode mudar com rapidez.
Hoje qualquer pessoa pode usar a internet para pesquisar e comparar preços. Portanto é importante estar ciente que existem diversas opções na internet e os clientes irão dar a preferência à marca com a qual tem uma relação afetiva mais próxima.
Portanto, esteja preparado para se adequar às tendências e oferecer conteúdo de qualidade para se aproximar dos seus clientes.
Quanto custa um site profissional?
A evolução da tecnologia e acessibilidade das ferramentas tornou a criação de sites uma tarefa muito mais simples.
Existem muitos profissionais e diversas plataformas disponíveis para auxiliar empresas de todos os tamanhos a criar suas páginas.
Para entender melhor os custos deste processo é preciso conhecer sobre os preços do mercado, prazo, qualidade e outros fatores relacionados à manutenção das páginas.
Confira a seguir itens necessários para um site profissional e entenda como eles podem influenciar no custo de sua criação.
Tipo de site
Existem vários elementos que precisam ser pensados durante a elaboração do seu site. Escolher a categoria de site irá definir todo o processo de criação de suas páginas e os custos para colocá-las no ar.
Geralmente sites institucionais são mais acessíveis, blogs tem um custo um pouco mais elevado e sites de e-commerce criados do zero são os mais caros.
Para entender melhor a necessidade do seu negócio, conheça os principais tipos de sites:
- Site institucional: conta com páginas para expor informações sobre uma empresa, seus produtos e serviços, além de divulgar seus canais de atendimento. É uma boa alternativa para quem precisa conquistar seu espaço na internet, mas não oferece muito conteúdo para ser compartilhado.
- Site com blog: é uma adição ao site institucional, oferece a opção de marcas publicarem atualizações sobre suas atividades e compartilharem conteúdos para seus seguidores.
- OnePage: o site one page reúne todas as informações de um negócio em uma página só, funcionando através da rolagem como em dispositivos mobile.
- Hotsite: é uma página desenvolvida para destacar novidades e realizar ações pontuais, como lançamento de produtos e divulgação de eventos.
- E-commerce: também conhecido como loja virtual. São sites mais complexos onde consumidores podem comprar produtos, produtos digitais e contratar serviços. Geralmente são muito elaborados e precisam de desenvolvedores profissionais para serem feitos ou através de plataformas especializadas.
Construtores de sites
A forma tradicional de construir um site é através da programação, com linhas de código. Fazer isso do zero é algo que pode levar muito tempo e recurso, além de exigir bastante conhecimento técnico.
Uma alternativa eficiente são as plataformas de construção de sites. Essas ferramentas facilitam este tipo de desenvolvimento e possibilitam que até mesmo pessoas sem conhecimento algum em programação e design criem sites e obtenham resultados profissionais.
Estes construtores de sites permitem que as páginas sejam desenvolvidas apenas com a funcionalidade de arrastar e soltar. Dentre as melhores e mais conhecidas ferramentas, estão:
Escolher uma boa opção irá influenciar nos resultados de SEO e desempenho, portanto é muito importante pesquisar para conhecer os recursos que cada ferramenta oferece.
Design inteligente
O design inteligente é algo que une a parte técnica e visual. Esse é um elemento muito importante por que está ligado à imagem que a marca está interessada em passar para o seu público.
É importante que um site profissional mantenha o equilíbrio entre usabilidade e design, complementando a experiência para usuários mobile e desktop.
Portanto, adaptar a identidade visual do seu negócio com as cores, imagens, textos e botões de suas páginas é fundamental.
Ao planejar a criação do seu site, avalie a possibilidade de contratar um profissional de design para oferecer um design de valor, fazendo o investimento valer a pena.
Hospedagem de qualidade
A hospedagem é um serviço essencial para que um site funcione com qualidade e eficiência. Neste caso, geralmente as opções com maior qualidade andam juntas com os melhores preços.
Esse tipo de serviço é onde seu site será armazenado, como todo seu conteúdo e arquivos. Por isso é muito importante contar com uma alternativa que garanta uma ótima usabilidade.
Escolher uma boa hospedagem é o que irá garantir que suas páginas irão ficar online 24 horas por dia. Portanto, o investimento nesta área é fundamental.
Além disso, é preciso identificar qual tipo de hospedagem seu projeto irá precisar. Existem opções mais acessíveis, como a compartilhada e opções mais completas, como VPS e dedicada.
Para entender melhor sobre este aspecto da criação e manutenção de sites, confira nosso artigo com os melhores serviços de hospedagem de site em 2021.
Domínio
O domínio é o nome do seu site, que será utilizado pelos usuários para acessá-lo. Esse endereço eletrônico precisa estar relacionado ao nome para sua empresa e precisa esta disponível para ser usado.
O nome do domínio irá ajudar seu site a ser encontrado e também é importante para garantir que seu negócio esteja presente nos mecanismos de busca.
O valor de domínios é algo acessível, os preços iniciais começam a partir de R$ 40,00 por ano. Contudo, existem domínios que são mais caros.
Uma dica é conferir se o nome que você deseja usar está disponível em um site como o Registro.br.
Quanto custa manter um site profissional?
O custo de criar um site profissional é uma das dúvidas mais comuns sobre este assunto.
Agora que já entendemos os elementos que envolvem a criação de sites, é hora de compreender melhor seus custos.
Contratando profissionais
Para entender quanto custa um site profissional é preciso estar ciente que os valores podem variar muito. Tudo gira em torno das necessidades de uma empresa e os recursos disponíveis.
Empresas que precisam de uma página simples para divulgar sua marca e ser encontrada por consumidores nos mecanismos de busca. Geralmente, nesses cenários os sites podem variar de mil a 4 mil reais.
Já negócios que necessitam de páginas mais completas, com mais recursos, cadastro de clientes e ferramentas podem acabar precisando investir cerca de 4 a 8 mil reais.
Sites de vendas são bem mais complexos e envolvem diversas questões de segurança, logística, etc. Por isso os custos são mais elevados, afinal precisam de uma programação mais robusta. Seu valor ficará em média acima de 8 mil reais.
Construtores de sites
Hoje em dia os construtores de sites contam com ferramentas capazes de criar páginas profissionais, que geram resultados nos mecanismos de buscas.
É possível encontrar opções acessíveis com planos mensais de ferramentas responsáveis por criar e gerenciar sites a partir de R$ 20,00 reais.
Tudo irá depender da necessidade do seu empreendimento, a capacidade de acesso que seu site precisa oferecer e suas funcionalidades.
Como fazer um site profissional?
Independente da categoria de site escolhida, seu processo de criação será o mesmo. Confira as dicas a seguir e se prepare para criar seu próprio site profissional.
1. Defina o domínio do seu site
Como já explicamos, o domínio é a identidade do seu negócio na internet. É através dele que usuários irão acessar e encontrar suas páginas na internet.
Portanto, se possível use o mesmo nome de sua empresa. Caso não esteja disponível, opte por nomes curtos, fáceis de lembrar e escrever, além disso, evite que outros nomes possam ser parecidos com o seu.
2. Crie um e-mail profissional
A criação de um e-mail profissional é indispensável para quem deseja ter um site profissional.
Isso é necessário para passar mais confiança a fornecedores e clientes, além de não misturar assuntos pessoais com o seu trabalho, o que pode gerar muita desorganização.
3. Escolha o serviço de hospedagem
A hospedagem é o serviço que irá oferecer segurança e armazenar os dados do seu site, como textos, fotos, vídeos e mais.
Serviços mais básicos ou ruins podem acabar deixando suas páginas lentas e suscetíveis à quedas. Portanto, primeiro defina qual o tipo de hospedagem é a mais indicada para o seu negócio e então escolha uma empresa que ofereça boas opções.
As categorias de hospedagem são:
- Hospedagem compartilhada: indicada para sites pessoais, profissionais autônomos e pequenas empresas. É uma opção barata que divide a capacidade de servidores para vários sites.
- Hospedagem Cloud: é um serviço mais completo que pode disponibilizar um ou mais servidores virtuais. A alternativa oferece bastante segurança, pois as informações são distribuídas em vários servidores. Então, caso algum problema técnico aconteça, o site continuará funcionando.
- Hospedagem VPS: é a categoria em que as informações ficam hospedadas em um servidor físico poderoso que se divide em vários servidores virtuais que trabalham de maneira independente.
Conheça algumas das melhores opções grátis em nosso artigo sobre melhores serviços de hospedagem.
4. Escolha uma plataforma de criação ou contrate um profissional
Avalie as necessidades do seu negócio e os recursos disponíveis para saber se a melhor opção é contratar um profissional dedicado em criar seu site ou se utilizar uma plataforma de criação pode ser algo efetivo.
Profissionais especializados podem desenvolver sites complexos e com diversas funcionalidades, contudo, o valor do seu serviço geralmente é elevado.
Já os construtores de sites oferecem planos acessíveis de ferramentas em que qualquer pessoa pode criar e gerenciar seu próprio site profissional.
5. Defina o layout do seu site profissional
Hoje em dia contar com uma boa aparência e um layout responsivo é algo fundamental para os resultados desses sites.
A boa notícia é que até mesmo as opções mais acessíveis de construtores de sites oferecem templates responsivos que se adaptam a qualquer dispositivo.
Além disso, se preocupe em otimizar o tamanho dos seus arquivos de imagem para otimizar o tempo de carregamento de suas páginas. Isso irá promover seu site nos mecanismos de busca e melhorar sua usabilidade.
Busque também contar com templates para formulários de contato, o que pode ajudar seu empreendimento em eventuais campanhas e promoções.
6. Use ferramentas e técnicas de SEO
É um fato que a maior parte dos usuários de internet não acessam o site digitando diretamente sua URL. A maneira mais comum de sites serem encontrados é através de buscas no Google.
Portanto, se posicionar bem nos mecanismos de busca alcançando o topo das primeiras páginas é algo fundamental para gerar uma quantidade de tráfego relevante.
Para que isso seja possível será preciso implementar as técnicas de SEO - Otimização para Mecanismos de Busca em seu site.
Para aprender o que é este conceito e como aplicar suas técnicas, confira nosso guia completo sobre SEO.
7. Contrate uma agência especializada
Se o caso for ter um alto nível de qualidade tanto técnica quanto visual, o melhor caminho para sua empresa é contratar uma agência de criação de sites.
O processo de desenvolvimento de site em uma agência passa por diversos profissionais diferenciados e especializados em cada uma etapa (design, programação, SEO, analista de Marketing, atendimento e gerente de sucesso), o site da empresa é visto como a porta de entrada para o meio digital.
Cada etapa do projeto é pensada e executada pelos profissionais, pensando nas estratégias de Marketing Digital, e a evolução do projeto só ocorre com a aprovação prévia do cliente.
Com um time completo, as entregas acontecem com mais qualidade e os resultados são realmente diferenciados para a sua empresa.
Os valores para se contratar uma agência especialista em criação de sites e Marketing digital podem variar quanto a experiência, quantidade de profissionais envolvidos no processo, funcionalidades do website e quantidade de conteúdo (páginas) a serem desenvolvidas.
Antes de pensar em valores, avalie os projetos que a agência já desenvolveu (portfólio) e veja a performance dele nos buscadores. Já é um bom começo.
Preparado para criar seu site profissional?
Criar um site funcional e otimizado é um grande passo para negócios que estão começando ou estão fazendo sua transição para o digital.
Esperamos que o conteúdo do nosso artigo tenha ajudado com informações valiosas sobre este processo.
Caso você tenha interesse em deixar seu site ainda melhor, invista no atendimento online.
O JivoChat é uma ferramenta profissional de atendimento por chat que pode ser instalada em suas páginas e pode centralizar diversos canais de atendimento em um só lugar.
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!