Social Media Day: O que é, para que serve e quando acontece?
O Social Media Day, ou Dia das Mídias Sociais, é uma celebração anual que acontece no dia 30 de Junho que reconhece e destaca a importância e o impacto positivo e transformador das mídias sociais na comunicação de forma geral.
Com o objetivo de te ajudar a entender um pouco melhor o que é este dia, como ele surgiu e para que ele serve, nós preparamos um pequeno guia com tudo o que você precisa saber sobre esta data tão importante, confira!
O que é Social Media Day?
O Social Media Day foi criado pela Mashable em 2010 como uma maneira de celebrar a revolução e o impacto que as principais plataformas de mídia social tiveram na nossa comunicação, conexão e no modo que compartilhamos informações.
Além disso, este é um evento que nos ajuda a relembrar o poder que as redes sociais têm na nossa vida e como essas ferramentas, se usadas de forma correta, podem nos ajudar a promover mudanças significativas na sociedade e conectar diferentes grupos sociais.
Para que serve o Social Media Day?
Muito além do que reconhecer a influência das mídias sociais, esta é uma ótima oportunidade para conscientizar sobre a importância do uso responsável dessas plataformas e compartilha dicas relacionadas a boas práticas, segurança on-line e como lutar contra desinformação.
Algumas companhias utilizam o Social Media Day como uma ferramenta de relacionamento, permitindo que profissionais, porta-vozes e entusiastas da área se encontrem para trocar experiências e estabelecer conexões valiosas.
Ideias de Atividades
Aqui estão algumas sugestões de atividades para você planejar e utilizar no o seu evento de Social Media Day, confira:
- Workshops e Palestras: Organize sessões educacionais, workshops e palestras com profissionais da área abordando temas como novas tendências, estratégias de conteúdo e marketing digital, etc.
- Entrevistas com Especialistas e Influenciadores: Convide alguns influenciadores relevantes e especialistas para compartilharem suas historias, experiências e dicas de como criar conteúdos relevantes.
- Desafios e Concursos: Se possível, elabore desafios ou concursos estimulem os participantes a interagirem com a sua marca nas redes sociais. Faça concursos de criação de conteúdos, desafios de hashtags e competições de arte, fotografia ou vídeos.
- Demonstrações ao Vivo: Organize oficinas com demonstrações de ferramentas ao vivo, sessões de perguntas e respostas com especialistas, uma transmissão ao vivo dos principais momentos do evento, etc.
- Exposições e Stands: Uma estratégia interessante é disponibilizar um local onde marcas, especialistas e influenciadores possam montar stands para divulgar novas ferramentas e expor novos produtos e soluções tecnológicas.
- Atividades Interativas: Por último, promova jogos e quizzes relacionados a mídias sociais para educar os participantes sobre determinados assuntos de uma maneira interessante e divertida.
Quem pode participar deste evento?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, qualquer pessoa pode frequentar e aproveitar o Social Media Day, desde profissionais e especialistas experientes até iniciantes que querem aprender mais sobre mídias sociais.
Grande parte do público que frequenta esses eventos são gestores de marketing, gestores de redes sociais, analistas de dados e métricas, empreendedores e empresários, estudantes de comunicação, pesquisadores, influenciadores, agências, etc.
Todas essas pessoas participam do Social Media Day para se atualizar sobre as principais tendências do mercado, aprender novas técnicas e conhecer ferramentas que podem implementar em suas estratégias de conteúdo.
Aprendeu o que é o Social Media Day?
Esperamos que nosso artigo tenha mostrado a importância do Social Media Day e como um evento como este é uma excelente oportunidade para reunir diversos públicos interessados em compartilhar informações valiosas, aprender novas técnicas, conhecer ferramentas e desenvolver estratégias para criar conteúdos de qualidade.
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!