Social Media: o que é e o que faz
O profissional de Social Media é o profissional que atua fazendo o gerenciamento das redes sociais, e a procura por esse profissional tem aumentando por conta da alta demanda das empresas para se posicionar no mercado online.
De acordo com o Techmundo, em 2019 o número de brasileiros que acessavam o Facebook era de 130 milhões e para o Instagram esse número chegava a 69 milhões para uma população de 210 milhões de pessoas.
Olhando para esses dados já podemos entender o motivo pelo qual as empresas buscam se posicionar no mercado online através das redes sociais e porque esse profissional é tão requisitado.
Basta pensarmos, se você tem um empreendimento online é muito provável que você encontre o seu público-alvo nas redes sociais.
Além disso, as grandes empresas já perceberam que podem utilizar as redes sociais para melhorar seu relacionamento com os clientes, ganhar autoridade no mercado e divulgar seus produtos.
Se você quer saber mais sobre a dinâmica dessa profissão, nesse artigo nós iremos fazer um guia completo sobre o Social Media o que é esse profissional que está por trás de toda a comunicação nas redes sociais.
O que é Social Media?
O termo Social Media é originário do inglês, e no Brasil tornou-se muito popular chamar o profissional que trabalha nas redes sociais de Social Media.
No entanto, Social Media, ou em português Mídias Sociais, são todas as mídias nas quais podemos compartilhar informações e assim gerar interação com outras pessoas.
Nesse caso, todas as redes sociais são consideradas mídias sociais, pois podemos interagir com outras pessoas que possuem os mesmos interesses.
E é nesse cenário que o profissional de Social Media se insere, pois ele é um profissional capacitado para gerir as redes sociais de uma empresa, influencers ou ONGs.
Sua atuação é voltada para o público nos canais de comunicação online, e é ele que fica responsável pelo planejamento, criação de postagens, interações e análise de crescimento das redes sociais.
Por isso é comum você ouvir dizer que esse profissional precisa ser heavy user de redes sociais, que nada mais é do que um alguém que utiliza as redes sociais diariamente.
O que faz um Social Media?
Como já comentamos, o profissional de Social Media é responsável por atualizar, monitorar e gerar conteúdo para as páginas oficiais de uma marca ou empresa nas redes sociais.
Mas sua principal função é gerar conteúdo que seja relevante e desperte o interesse do público, chamamos isso de “conteúdo de valor”.
Pois, queremos agregar algum tipo de valor para que o público se identifique com a marca, posicionamento, ou serviço, com mais facilidade.
E assim comece a gerar mais engajamento, colaborando com a divulgação da empresa e consequentemente vindo a adquirir o produto ou serviço.
Dentre as outras funções atribuídas ao social media estão o planejamento estratégico e análise de resultados.
É o profissional de Social Media que elabora toda a estratégia de divulgação da marca, dos produtos ou dos serviços nas redes sociais, sendo o responsável pelo reconhecimento e engajamento dessas empresas no ambiente virtual.
Por fim, durante a análise de resultados, esse profissional irá avaliar qual foi o impacto e desempenho dos seus trabalhos, e também o crescimento da empresa durante determinado período de tempo.
Só assim poderá traçar novas estratégias e aprimorá-las.
As empresas já perceberam que com a crescente concorrência, ter uma conexão com o seu público se tornou essencial para fidelizar seus clientes.
Melhores Cursos de Social Media Online
Se você tem interesse em começar uma carreira como social media ou aprender a gerar mais resultados, confira uma lista com os melhores cursos online da área.
1. Formação Social Media Marketing e Redes Sociais
Essa formação em Social Media ensina sobre estratégias, técnicas e ferramentas avançadas para ter sucesso no marketing digital e nas redes sociaisl.
As aulas ensinam sobre os pilares para se tornar um social media e uma das principais ferramentas para o sucesso produzindo conteúdo: funil para redes sociais.
O material também se aprofunda no planejamento, criação de personas, arquétipos, copywriting e gatilhos mentais, técnicas avançadas e social analytics.
Carga horária: 16,5 horas
Certificado: oferece certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Pilares do Social Media
- Funil para redes sociais
- Planejamento do Social Media
- Persona
- Arquétipos
- Copywriting e gatilhos mentais
- Técnicas avançadas para redes sociais
- Social Analytics
- Social Ads
Tipo de acesso: Acesso vitalício ao conteúdo pela plataforma Udemy.
2. Curso Social Media Expert
O Curso Social Media Expert ensina de forma simples e objetiva a construir sua carreira como social media.
O conteúdo do curso leva em consideração o contexto do mercado, a quantidade de pessoas conectadas e a importância dessas conexões.
As aulas vão ensinar a exercer essa nova profissão ou se aperfeiçoar caso já esteja atuando na área.
Os alunos que optarem pelo curso irão aprender o gerenciamento profissional de redes sociais, conceitos de marketing de conteúdo, ferramentas de pesquisa para gerar ideias, criar perfis e captar clientes.
Carga horária: 6,5 horas
Certificado: oferece certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- O que faz um Social Media
- Oportunidades de Trabalho para um Social Media
- Conhecimentos Iniciais que um Social Media precisa ter
- Perfil do consumidor
- Produção de Conteúdo e Linhas Editoriais
- Diferença de Público Alvo x Persona
- Usar o Gerador de Personas
- Estratégias de Conteúdo
- Montar e usar Mapas mentais
- Calendário de Conteúdo
- Fontes de Pesquisa
- Como criar fontes de pesquisa infinitas
- Funil de Conteúdo
- Frequência de Postagem
Tipo de acesso: Acesso vitalício ao conteúdo pela plataforma Udemy.
3. Gestão de Tráfego, Social Media e Criação de Sites
A proposta desse curso é ensinar um modelo de negócios que é sucesso nos EUA, mas poucas pessoas aplicam no Brasil.
O modelo de Agência Digital de Prestação de Serviços é uma possibilidade de negócio que pode levar você para um novo nível do empreendedorismo digital.
As aulas ensinam do zero a fazer sua agência, com mais de 19 horas de conteúdo em vídeo sobre Gestão de Tráfego, Social Media e Criação de Sites.
Carga horária: 19 horas
Certificado: oferece certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Mentalidade
- Posicionamento
- Modelo de Negócio
- Captação de Clientes
- Estrutura da Agência
- Automação da Agência
- Estrutura para Cliente
- Gestor de Tráfego
- Estratégias de Anúncios
- Criação de Sites + Templates editáveis pra começar ontem
Tipo de acesso: Acesso vitalício ao conteúdo pela plataforma Udemy.
4. Curso de Social Media Design com Adobe Photoshop
O design gráfico é uma área fundamental das estratégias e conteúdos para as redes sociais.
Esse curso ensina a superar o bloqueio criativo e apresenta dezenas de técnicas de composição que irão otimizar seu processo criativo.
As aulas foram feitas para ensinar iniciantes do zero, mas se aprofundam o suficiente para melhorar os resultados de quem trabalha na área e deseja se aperfeiçoar.
O conteúdo ensina de uma forma prática e criativa a criar artes para os mais variados segmentos e negócios.
Carga horária: 10,5 horas
Certificado: oferece certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Photoshop para iniciantes
- Recortes (remover fundos e extrair objetos na prática)
- Criando posts para segmentos variados
Tipo de acesso: Acesso vitalício ao conteúdo pela plataforma Udemy.
Como é o trabalho do Social Media?
Você se interessou pelo trabalho de social media e agora quer saber um pouco mais sobre o dia-a-dia desse profissional?
A vida diária do Social Media vai depender de suas habilidades e também do contrato que ele estabelece com clientes ou empresários.
Podendo englobar desde o planejamento dos conteúdos, até o desenvolvimento de artes e o das gerenciamento de redes sociais.
Mas lembre-se que, muitas pessoas que trabalham como social media não fazem as artes por não possuírem os conhecimentos técnicos de design.
Mas vamos entender um pouco mais da rotina desse profissional:
Abertura de contas
Essa é uma atividade comum, porém não cotidiana do Social Media, pois ela se restringe a atender apenas aqueles empreendedores que não estão inseridos nas redes sociais.
Antes de realizar a abertura de contas existem algumas análises que o profissional precisa alinhar o posicionamento do cliente no ambiente físico com o virtual.
Por tanto vale a pena observar:
- Observar quais são as características da marca? Como contar pros outros sobre essa marca?
- Como essa marca se comporta? Qual seu tom de voz?
- Analisar a concorrência.
- Divulgação. Venda direta, autoridade, atrair leads, relacionamento e atendimento.
Apenas depois de realizar todas essas tarefas você terá informações o suficiente para conseguir posicionar o seu cliente para inseri-lo nas redes sociais e realizar a sua gestão.
Estudo de público alvo
O estudo de público alvo é outra tarefa importante, e não recorrente do social media, pois é bem provável que clientes que já estejam inseridos no mercado há algum tempo conheçam o seu público alvo.
Mas vale lembrar que dependendo da rede social escolhida o perfil do consumidor pode mudar, por tanto cabe a esse profissional realizar essa análise.
É a partir da criação da persona que esse profissional irá descobrir qual é o conteúdo mais relevante para a clientela do seu cliente.
Podendo entregar conteúdos com mais confiabilidade.
Planejamento de conteúdo
Provavelmente seja a atividade mais comum e recorrente para o social media.
Assim que você terminar a análise de público alvo é hora de partir para o planejamento, e pensar quais são as melhores opções de postagem e também o seu cronograma.
Nessa atribuição o Social Media avalia a concorrência para ver o que está em alta, e quais são as estratégias que ele pode usar para ganhar destaque.
É também onde ele realiza uma ampla pesquisa sobre os assuntos do momento dentro do nicho do seu cliente, avaliando estrategicamente os assuntos, e quais campanhas serão realizadas.
E por fim, criar um cronograma de postagens para esses assuntos, desde cronogramas semanais, mensais e até semestrais.
Produção de conteúdo
Aqui o profissional vai buscar referências para escrever sobre os temas que escolheu no planejamento.
Vale também ver como o concorrente se posiciona a respeito desses assuntos, tentar trazer informações novas e fazer com que o leitor se interesse por aquele assunto.
Lembrando que os conteúdos devem ser claros e concisos, e que o Social Media ainda deve escrevê-los no tom de voz daquela marca ou empresa.
Elaboração de peças gráficas
Não seria atribuição do social media, mas muitos profissionais participam da criação das artes, e outros contratam designers.
Mas independente de ser realizada por um profissional de Social Media ou por um Designer essa é uma atribuição importante.
Pois a escolha das imagens deve conversar com os conteúdos que o profissional propôs, uma vez que as redes sociais são muito visuais e as imagens chamam bastante atenção.
Por isso, esse profissional deve ficar atento para que o conteúdo dos posts e a imagem estejam alinhados.
Agendamento de postagens
Outra tarefa rotineira para o profissional de social media é realizar o agendamento das postagens.
Dependendo do volume de redes sociais as quais esse profissional irá trabalhar, é um trabalho cansativo de ser realizado manualmente.
Por isso existem algumas ferramentas, como o SocialGram, que facilitam o trabalho desse profissional.
Essas ferramentas, em sua maioria, permitem que o profissional integre várias redes sociais na mesma plataforma.
É nessa etapa que o profissional faz a verificação final das legendas, textos e imagens para postá-las nas redes sociais.
Análise de resultados
Para verificar o andamento da estratégia, esse profissional precisa ter a comprovação de que as pessoas estão engajando nas suas postagens e se identificando com o conteúdo.
Nessa etapa o Social Media faz a análise dos KPIs, que são os indicadores de crescimento.
Eles são dos mais diversos tipos como: número de seguidores, curtidas, compartilhamentos, engajamentos e, entre outros.
Algumas das ferramentas que citamos na programação de posts oferecem gráficos e métricas para que seja mais fácil desse profissional acompanhar o desenvolvimento das estratégias.
Como ser Social Media?
Agora que você já conhece um pouco sobre o trabalho do profissional de Social Media, deve estar se perguntando o que é preciso para ser um.
Primeiramente, você deve ter notado que o Social Media é um profissional com amplas capacidades comunicativas e analíticas.
Utilizar as redes sociais é uma estratégia de marketing, nesse caso, os profissionais que estariam aptos para atuar como social media são os profissionais da área da comunicação.
No entanto, a área é ocupada também por outros profissionais como: profissionais administração, letras e outros. Não existe uma graduação específica para quem deseja ser social media.
E de uma maneira geral esse profissional precisa ter conhecimentos de:
- Marketing digital
- Inbound Marketing
- Mídias Sociais
- Monitoramento e relacionamento com consumidor
- Gostar de trabalhar com dados
- Bom conhecimento da língua portuguesa e redação.
Os salários para Social Media são variáveis, como mostramos no artigo, esse profissional pode desempenhar diversas funções e tudo depende de quais ele irá desempenhar em seus serviços.
Em média esse profissional ganha de R$ 1.003,00 até R$ 2.014,00, podendo ter ganhos maiores de acordo com o volume de clientes, caso atue como freelancer.
Onde o Social Media atua?
Agências de Marketing e Publicidade
Em agências, esse profissional irá atuar prestando serviços para clientes da agência de marketing digital, podendo atuar no time estratégico da agência e também com o time de criação.
Realiza a gestão das redes sociais e ou pode coordenar a sua própria equipe para executar o trabalho.
Empresas privadas
Quando é procurado por empresas privadas, esse profissional integra o time de marketing. É muito comum que sejam atribuídas várias funções a esse profissional.
Mas se a empresa for de grande porte é possível que ele atue em conjunto com profissionais da área do Design, Gestores de tráfego e vendas para alinhar todas as estratégias tanto online como offline.
Freelancer
É possível também atuar como freelancer e oferecer seus serviços de Social Media para microempreendedores e empresas.
Para isso é importante investir um tempo atuando nas próprias redes sociais, pois muitos clientes a utilizam como portfólio para validar o seu trabalho.
Oferecer consultoria para quem está começando o seu negócio online é uma outra opção para esse profissional.
Busque qualificação para ser Social Media
Neste artigo explicamos um pouco sobre essa carreira que vem se mostrando cada vez mais promissora e procurada entre as empresas através da busca na melhora do seu relacionamento com o consumidor.
Apesar de ser uma profissão relativamente nova, ela pode ser promissora para aqueles que desejam trabalhar pela internet.
Pois o trabalho do social media é desenvolvido 100% atrás do computador, assim como a profissão Gestor de Tráfego, podendo ser atrativo trabalhar como freelancer.
No entanto, você precisa buscar as qualificações necessárias para desempenhar a profissão e entregar os melhores resultados.
Não dispense a possibilidade de fazer uma graduação na área de comunicação e buscar por outros cursos para melhorar seu currículo.
Quer mais conteúdos para te ajudar a iniciar na carreira? Saber qual é o melhor horário para postar no Instagram é essencial para quem deseja ser Social Media, saiba tudo sobre as curtidas no Facebook e o que colocar na bio do Instagram de loja.
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