Social Media: o que é e o que faz

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Thais L.
Thais L.
Redatora

O profissional de Social Media é o profissional que atua fazendo o gerenciamento das redes sociais, e a procura por esse profissional tem aumentando por conta da alta demanda das empresas para se posicionar no mercado online.

De acordo com o Techmundo, em 2019 o número de brasileiros que acessavam o Facebook era de 130 milhões e para o Instagram esse número chegava a 69 milhões para uma população de 210 milhões de pessoas.

Olhando para esses dados já podemos entender o motivo pelo qual as empresas buscam se posicionar no mercado online através das redes sociais e porque esse profissional é tão requisitado.

Basta pensarmos,  se você tem um empreendimento online é muito provável que você encontre o seu público-alvo nas redes sociais. 

Além disso, as grandes empresas já perceberam que podem utilizar as redes sociais para melhorar seu relacionamento com os clientes, ganhar autoridade no mercado e divulgar seus produtos.

Se você quer saber mais sobre a dinâmica dessa profissão, nesse artigo nós iremos fazer um guia completo sobre o Social Media o que é esse profissional que está por  trás de toda a comunicação nas redes sociais.

O que é Social Media?

O termo Social Media é originário do inglês, e no Brasil tornou-se muito popular chamar o profissional que trabalha nas redes sociais de Social Media.

No entanto, Social Media, ou em português Mídias Sociais, são todas as mídias nas quais podemos compartilhar informações e assim gerar interação com outras pessoas.

Nesse caso, todas as redes sociais são consideradas mídias sociais, pois podemos interagir com outras pessoas que possuem os mesmos interesses. 

E é nesse cenário que o profissional de Social Media se insere, pois ele é um profissional capacitado para gerir as redes sociais de uma empresa, influencers ou ONGs.

Sua atuação é voltada para o público nos canais de comunicação online, e é ele que fica responsável pelo planejamento, criação de postagens, interações e análise de crescimento das redes sociais.  

Por isso é comum você ouvir dizer que esse profissional precisa ser heavy user de redes sociais, que nada mais é do que um alguém que utiliza as redes sociais diariamente. 

O que faz um Social Media?

Como já comentamos, o profissional de Social Media é responsável por atualizar, monitorar e gerar conteúdo para as páginas oficiais de uma marca ou empresa nas redes sociais. 

Mas sua principal função é gerar conteúdo que seja relevante e desperte o interesse do público, chamamos isso de “conteúdo de valor”.

Pois, queremos agregar algum tipo de valor para que o público se identifique com a marca, posicionamento, ou serviço, com mais facilidade.

E assim comece a gerar mais engajamento, colaborando com a divulgação da empresa e consequentemente vindo a adquirir o produto ou serviço.

Dentre as outras funções atribuídas ao social media estão o planejamento estratégico e análise de resultados.

É o profissional de Social Media que elabora toda a estratégia de divulgação da marca, dos produtos ou dos serviços nas redes sociais, sendo o responsável pelo reconhecimento e engajamento dessas empresas no ambiente virtual.

Por fim, durante a análise de resultados, esse profissional irá avaliar qual foi o impacto e desempenho  dos seus trabalhos, e também o crescimento da empresa durante determinado período de tempo.

Só assim poderá traçar novas estratégias e aprimorá-las.

As empresas já perceberam que com a crescente concorrência, ter uma conexão com o seu público se tornou essencial para fidelizar seus clientes. 

Melhores Cursos de Social Media Online

Se você tem interesse em começar uma carreira como social media ou aprender a gerar mais resultados, confira uma lista com os melhores cursos online da área.

1. Formação Social Media Marketing e Redes Sociais

Essa formação em Social Media ensina sobre estratégias, técnicas e ferramentas avançadas para ter sucesso no marketing digital e nas redes sociaisl.

As aulas ensinam sobre os pilares para se tornar um social media e uma das principais ferramentas para o sucesso produzindo conteúdo: funil para redes sociais.

O material também se aprofunda no planejamento, criação de personas, arquétipos, copywriting e gatilhos mentais, técnicas avançadas e social analytics.

Carga horária: 16,5 horas

Certificado: oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Pilares do Social Media
  • Funil para redes sociais
  • Planejamento do Social Media
  • Persona
  • Arquétipos
  • Copywriting e gatilhos mentais
  • Técnicas avançadas para redes sociais
  • Social Analytics
  • Social Ads

Tipo de acesso: Acesso vitalício ao conteúdo pela plataforma Udemy.

2. Curso Social Media Expert

O Curso Social Media Expert ensina de forma simples e objetiva a construir sua carreira como social media.

O conteúdo do curso leva em consideração o contexto do mercado, a quantidade de pessoas conectadas e a importância dessas conexões.

As aulas vão ensinar a exercer essa nova profissão ou se aperfeiçoar caso já esteja atuando na área.

Os alunos que optarem pelo curso irão aprender o gerenciamento profissional de redes sociais, conceitos de marketing de conteúdo, ferramentas de pesquisa para gerar ideias, criar perfis e captar clientes.

Carga horária: 6,5 horas

Certificado: oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • O que faz um Social Media
  • Oportunidades de Trabalho para um Social Media
  • Conhecimentos Iniciais que um Social Media precisa ter
  • Perfil do consumidor
  • Produção de Conteúdo e Linhas Editoriais
  • Diferença de Público Alvo x Persona
  • Usar o Gerador de Personas
  • Estratégias de Conteúdo
  • Montar e usar Mapas mentais
  • Calendário de Conteúdo
  • Fontes de Pesquisa
  • Como criar fontes de pesquisa infinitas
  • Funil de Conteúdo
  • Frequência de Postagem

Tipo de acesso: Acesso vitalício ao conteúdo pela plataforma Udemy.

3. Gestão de Tráfego, Social Media e Criação de Sites

A proposta desse curso é ensinar um modelo de negócios que é sucesso nos EUA, mas poucas pessoas aplicam no Brasil.

O modelo de Agência Digital de Prestação de Serviços é uma possibilidade de negócio que pode levar você para um novo nível do empreendedorismo digital.

As aulas ensinam do zero a fazer sua agência, com mais de 19 horas de conteúdo em vídeo sobre Gestão de Tráfego, Social Media e Criação de Sites.

Carga horária: 19 horas

Certificado: oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Mentalidade
  • Posicionamento
  • Modelo de Negócio
  • Captação de Clientes
  • Estrutura da Agência
  • Automação da Agência
  • Estrutura para Cliente
  • Gestor de Tráfego
  • Estratégias de Anúncios
  • Criação de Sites + Templates editáveis pra começar ontem

Tipo de acesso: Acesso vitalício ao conteúdo pela plataforma Udemy.

4. Curso de Social Media Design com Adobe Photoshop

O design gráfico é uma área fundamental das estratégias e conteúdos para as redes sociais.

Esse curso ensina a superar o bloqueio criativo e apresenta dezenas de técnicas de composição que irão otimizar seu processo criativo.

As aulas foram feitas para ensinar iniciantes do zero, mas se aprofundam o suficiente para melhorar os resultados de quem trabalha na área e deseja se aperfeiçoar.

O conteúdo ensina de uma forma prática e criativa a criar artes para os mais variados segmentos e negócios.

Carga horária: 10,5 horas

Certificado: oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Photoshop para iniciantes
  • Recortes (remover fundos e extrair objetos na prática)
  • Criando posts para segmentos variados

Tipo de acesso: Acesso vitalício ao conteúdo pela plataforma Udemy.

Como é o trabalho do Social Media?

Você se interessou pelo trabalho de social media e agora quer saber um pouco mais sobre o dia-a-dia desse profissional?

A vida diária do Social Media vai depender de suas habilidades e também do contrato que ele estabelece com clientes ou empresários.

Podendo englobar desde o planejamento dos conteúdos, até o desenvolvimento de artes  e o das  gerenciamento de redes sociais.

Mas lembre-se que, muitas pessoas que trabalham como social media não fazem as artes por não possuírem os conhecimentos técnicos de design.

Mas vamos entender um pouco mais da rotina desse profissional:

Abertura de contas

Essa é uma atividade comum, porém não cotidiana do Social Media, pois ela se restringe a atender apenas aqueles empreendedores que não estão inseridos nas redes sociais.

Antes de realizar a abertura de contas existem algumas análises que o profissional precisa alinhar o posicionamento do cliente no ambiente físico com o virtual.

Por tanto vale a pena observar:

  • Observar quais são as características da marca? Como contar pros outros sobre essa marca?
  • Como essa marca se comporta? Qual seu tom de voz?
  • Analisar a concorrência.
  • Divulgação. Venda direta, autoridade, atrair leads, relacionamento e atendimento.

Apenas depois de realizar todas essas tarefas você terá informações o suficiente para conseguir posicionar o seu cliente  para inseri-lo nas redes sociais e realizar a sua gestão.

Estudo de público alvo

O estudo de público alvo é outra tarefa importante, e não recorrente do social media, pois é bem provável que clientes que já estejam inseridos no mercado há algum tempo conheçam o seu público alvo.

Mas vale lembrar que dependendo da rede social escolhida o perfil do consumidor pode mudar, por tanto cabe a esse profissional realizar essa análise.

É a partir da criação da persona que esse profissional irá descobrir qual é o conteúdo mais relevante para a clientela do seu cliente. 

Podendo entregar conteúdos com mais confiabilidade. 

Planejamento de conteúdo

Provavelmente seja a atividade mais comum e recorrente para o social media. 

Assim que você terminar a análise de público alvo é hora de partir para o planejamento, e pensar quais são as melhores opções de postagem e também o seu cronograma. 

Nessa atribuição o Social Media avalia a concorrência para ver o que está em alta, e quais são as estratégias que ele pode usar para ganhar destaque. 

É também onde ele realiza uma ampla pesquisa sobre os assuntos do momento dentro do nicho do seu cliente, avaliando estrategicamente os assuntos, e quais campanhas serão realizadas. 

E por fim, criar um cronograma de postagens para esses assuntos, desde cronogramas semanais, mensais e até semestrais.

Produção de conteúdo

Aqui  o profissional vai buscar referências para escrever sobre os temas que escolheu no planejamento.

Vale também ver como o concorrente se posiciona a respeito desses assuntos, tentar trazer informações novas e fazer com que o leitor se interesse por aquele assunto.

Lembrando que os conteúdos devem ser claros e concisos, e que o Social Media ainda deve escrevê-los no tom de voz daquela marca ou empresa. 

Elaboração de peças gráficas

Não seria atribuição do social media, mas muitos profissionais participam da criação das artes, e outros contratam designers.

Mas independente de ser realizada por um profissional de Social Media ou por um Designer essa é uma atribuição importante.

Pois a escolha das imagens deve conversar com os conteúdos que o profissional propôs, uma vez que as redes sociais são muito visuais e as imagens chamam bastante atenção.

Por isso, esse profissional deve ficar atento para que o conteúdo dos posts e a imagem estejam alinhados. 

Agendamento de  postagens

Outra tarefa rotineira para o profissional de social media é realizar o agendamento das postagens.

Dependendo do volume de redes sociais as quais esse profissional irá trabalhar, é um trabalho cansativo de ser realizado manualmente.

Por isso existem algumas ferramentas, como o SocialGram, que facilitam o trabalho desse profissional.

Essas ferramentas, em sua maioria, permitem que o profissional integre várias redes sociais na mesma plataforma.

É nessa etapa que o profissional faz a verificação final das legendas, textos e imagens para postá-las nas redes sociais. 

Análise de resultados

Para verificar o andamento da estratégia, esse profissional precisa ter a comprovação de que as pessoas estão engajando nas suas postagens e se identificando com o conteúdo.

Nessa etapa o Social Media faz a análise dos KPIs, que são os indicadores de crescimento.

Eles são dos mais diversos tipos como: número de seguidores, curtidas, compartilhamentos, engajamentos e, entre outros.

Algumas das ferramentas que citamos na programação de posts oferecem gráficos e métricas para que seja mais fácil desse profissional acompanhar o desenvolvimento das estratégias.

Imagem vetorizada de um menino com uma tela atrás dele com uma rede social aberta onde ela reorganiza a tela.

Como ser Social Media?

Agora que você já conhece um pouco sobre o trabalho do profissional de Social Media, deve estar se perguntando o que é preciso para ser um.

Primeiramente, você deve ter notado que o Social Media é um profissional com amplas capacidades comunicativas e analíticas. 

Utilizar as redes sociais é uma estratégia de marketing, nesse caso, os profissionais que estariam aptos para atuar como social media são os profissionais da área da comunicação.

No entanto, a área é ocupada também por outros profissionais como: profissionais  administração, letras e outros. Não existe uma graduação específica para quem deseja ser social media.

E de uma maneira geral esse profissional precisa ter conhecimentos de:

  • Marketing digital
  • Inbound Marketing
  • Mídias Sociais
  • Monitoramento e relacionamento com consumidor
  • Gostar de trabalhar com dados 
  • Bom conhecimento da língua portuguesa e redação.

Os salários para Social Media são variáveis, como mostramos no artigo, esse profissional pode desempenhar diversas funções e tudo depende de quais ele irá desempenhar em seus serviços.

Em média esse profissional ganha de R$ 1.003,00 até R$ 2.014,00, podendo ter ganhos maiores de acordo com o volume de clientes, caso atue como freelancer. 

Onde o Social Media atua?

Agências de Marketing e Publicidade

Em agências, esse profissional irá atuar prestando serviços para clientes da agência de marketing digital, podendo atuar no time estratégico da agência e também com o time de criação.

Realiza a gestão das redes sociais e ou pode coordenar a sua própria equipe para executar o trabalho. 

Empresas privadas

Quando é procurado por empresas privadas, esse profissional integra o time de marketing. É muito comum que sejam atribuídas várias funções a esse profissional. 

Mas se a empresa for de grande porte é possível que ele atue em conjunto com profissionais da área do Design, Gestores de tráfego e vendas para alinhar todas as estratégias tanto online como offline. 

Freelancer

É possível também atuar como freelancer e oferecer seus serviços de Social Media para microempreendedores e empresas.

Para isso é importante investir um tempo atuando nas próprias redes sociais, pois muitos clientes a utilizam como portfólio para validar o seu trabalho.

 Oferecer consultoria para quem está começando o seu negócio online é uma outra opção para esse profissional.

Busque qualificação para ser Social Media

Neste artigo explicamos um pouco sobre essa carreira que vem se mostrando cada vez mais promissora e procurada entre as empresas através da busca na melhora do seu relacionamento com o consumidor.

Apesar de ser uma profissão relativamente nova, ela pode ser promissora para aqueles que desejam trabalhar pela internet.

Pois o trabalho do social media é desenvolvido 100% atrás do computador, assim como a profissão Gestor de Tráfego, podendo ser atrativo trabalhar como freelancer.

No entanto, você precisa buscar as qualificações necessárias para desempenhar a profissão e entregar os melhores resultados.

Não dispense a possibilidade de fazer uma graduação na área de comunicação e buscar por outros cursos para melhorar seu currículo.

Quer mais conteúdos para te ajudar a iniciar na carreira? Saber qual é o melhor horário para postar no Instagram é essencial para quem deseja ser Social Media, saiba tudo sobre as curtidas no Facebook e o que colocar na bio do Instagram de loja.

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