TikTok Ads: o que é e como funciona
O TikTok já é uma das redes sociais e plataforma de conteúdo mais usadas no Brasil, somando um total de 98,6 milhões de usuários brasileiros.
Após essa consolidação no mercado brasileiro, muitos negócios e empreendedores também passaram a investir em formas de integrar a plataforma em suas estratégias de marketing digital.
Se você também tem interesse em usar essa rede social para impulsionar os resultados do seu negócio, confira o nosso artigo e entenda como funciona o TikTok Ads.
O que é o TikTok Ads?
O TikTok Ads é a plataforma de anúncios da rede social. Para acessá-la, basta criar uma conta no TikTok for Business e então será possível criar anúncios na rede.
Através dessa ferramenta de anúncios, é possível criar campanhas com banners e vídeos publicitários.
Negócios que tem seu público no TikTok têm investido nesse tipo de estratégia porque a plataforma oferece ferramentas criativas, orçamento flexível com o ajuste de gastos e uma segmentação inteligente do seu público.
Esse último é uma forma otimizada de atingir os consumidores certos, usando o algoritmo da rede e recursos de inteligência artificial que segmentam as campanhas de forma inteligente e otimizada, sempre maximizando as interações e as chances de conversão.
Tipos de anúncios do TikTok Ads
Confira a seguir os tipos de anúncios disponíveis no TikTok Ads.
TopView
TopView é o primeiro vídeo visto por um usuário ao abrir o aplicativo, sendo o anúncio de maior destaque na plataforma.
Os anúncios desse tipo aparecem apenas uma vez ao dia e podem ter a duração de até 60 segundos.
É uma ótima forma de gerar reconhecimento de marca e interações com o público, além de possibilitar a veiculação de anúncios criativos e histórias interessantes.
In-Feed Ads
Esses anúncios aparecem na página de descoberta dos usuários, que por padrão é a primeira página acessada ao abrir o app.
Os In-Feed Ads podem ser diretamente comparados aos anúncios no feed do Instagram.
É uma escolha para quem busca criar campanhas com foco em conversões de vendas, já que podem utilizar CTAs (call-to-action) e direcionar usuários para seu site.
Branded Hashtags
Branded Hashtags ou Hashtag de marcas são um formato de anúncio em que empresas incentivam criadores de conteúdos a usar sua hashtag.
Quem optar por utilizar esse tipo de anúncio terá acesso exclusivo a sua hashtag, algo que não é possível em outras plataformas. Contudo, é um dos formatos de anúncios mais caros.
Branded Takeovers
É uma campanha que reúne vários tipos de anúncios simultaneamente, como o TopView, In-Feed e Branded Hashtag.
São anúncios de alto custo, mas que podem causar bastante impacto e engajamento.
Branded Effects
Os Branded Effects ou Efeitos de Marca são formas de engajar na rede social através de conteúdos exclusivos de sua marca, como: filtros, figurinhas, jogos e efeitos especiais.
Esses conteúdos podem utilizar recursos 2D, 3D e de Realidade Aumentada para divulgar sua marca.
Como os anúncios do TikTok Ads funcionam?
Anunciar no TikTok Ads não é uma tarefa complicada.
O primeiro passo é criar uma conta empresarial na plataforma, permitindo criar, administrar e acompanhar seus anúncios.
O próximo passo é descrever sua marca e definir o tipo de pagamento.
Depois, é possível escolher o modo simplificado ou personalizado do TikTok Ad Manager.
No modo simplificado os usuários têm um fluxo simples e direto para criar anúncios, onde o próprio algoritmo da plataforma será responsável pela segmentação.
Já o modo personalizado oferece completo controle sobre os anúncios, com opções avançadas de configuração, testes A/B, direcionamento com base em conteúdo consumido, interações, combinações de anúncios e mais.
A escolha desses modos não é permanente, portanto, é possível experimentar com os dois métodos.
Quanto custa anunciar com o TikTok Ads?
É possível escolher orçamentos para campanhas completas ou grupos de anúncios.
O valor mínimo para uma campanha é de $50 dólares e dos grupos de anúncios é de $20 dólares.
Os orçamentos para anúncios têm dois tipos: vitalícios ou diários.
Os orçamentos vitalícios têm um valor máximo a ser gasto em uma campanha durante seu período de veiculação. Já os orçamentos diários contam com o valor que será gasto por dia.
É importante saber que nos dois casos os orçamentos são limitados, que não necessariamente serão atingidos, mas que nunca serão ultrapassados.
Outra opção disponível no TikTok Ads é a categoria de entrega de anúncios que define a velocidade de entrega e gasto de orçamento, sendo padrão ou acelerada.
A opção padrão distribui bem o orçamento durante o período do anúncio a partir da distribuição de tráfego, focando em maximizar o retorno.
Já a entrega acelerada foca em gerar o maior número de resultados no menor tempo possível.
Passo a passo de como criar uma campanha no TikTok Ads
Confira a seguir o passo a passo de como criar uma campanha usando o TikTok Ads.
1. Defina um objetivo
Escolha um objetivo para criar uma campanha otimizada:
- Direcionar tráfego para seu site
- Gerar vendas online
- Gerar instalações de app
- Atrair novos leads
2. Escolha seu público
É possível utilizar opções variadas de segmentação de público:
- Audiências customizadas
- Diferentes dimensões-alvo
- Alvos com base em interesses e comportamentos
- Filtros demográficos ou por dispositivos
3. Defina o orçamento
Defina o orçamento que será usado para não pagar mais do que planeja, tudo isso com a flexibilidade de pausar ou ajustar gastos a qualquer momento.
É possível escolher as modalidades:
- Orçamento diário ou vitalício
- Entrega padrão ou acelerada
- Orçamento flexível
- CBO - Campaign Budget Optimization
4. Crie seus anúncios
Usando imagens ou vídeos, utilize os recursos do TikTok para editar o conteúdo do seu anúncio.
5. Acompanhe os anúncios em tempo real
O TikTok Ads Manager garante que os seus anúncios serão apresentados à audiência no momento certo.
A plataforma permite monitorar e otimizar os anúncios ativos, ter uma visão macro e micro das campanhas, personalizar e visualizar análises, além de baixar e exportar dados para análises futuras.
Aprenda a anunciar no TikTok Ads com quem já tem experiência
Curso de Estratégias de TikTok para iniciantes
Esse curso foi criado pela especialista em TikTok, Molly McGlew, e tem como objetivo ensinar a criar estratégias para destacar marcas na rede social.
Com mais de 10 anos de experiência, a profissional já atuou com grandes nomes como The New Yorker, Vanity Fair e GQ.
O material mostra como usar o pensamento estratégico para aumentar sua audiência no TikTok.
As aulas também ensinam como funciona o algoritmo e as ferramentas da plataforma, os tornando recursos para suas estratégias.
Carga horária: 2,5 horas
Certificado: Oferece certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Guia para ferramentas do TikTok
- Esboço da estratégia
- Auditoria
- Público-alvo: atual e alvo
- Voz da marca: estética e tom
Tipo de acesso: Acesso ilimitado na plataforma Domestika.
Vídeo marketing: crie campanhas para Instagram e TikTok Ads
Esse curso foi criado pelas cofundadoras da agência Canvas+Co, Charlene Tassinari e Carly Potock.
O material ensina a criar campanhas em vídeo poderosas usando apenas seu celular.
O conteúdo mostra como criar anúncios de 15 a 30 segundos, combinando estratégias orgânicas e pagas para gerar resultados para sua marca.
Carga horária: 1 hora
Certificado: Oferece certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Por que anúncios em vídeo são importantes
- Tipos comuns de vídeos
- Vídeo orgânico x pago
- Quem você está tentando alcançar?
- O que você quer que eles façam?
- Onde você vai alcançá-los?
Tipo de acesso: Acesso ilimitado na plataforma Domestika.
Redes sociais: estratégias de conteúdo para o setor criativo
Esse é um curso que ensina sobre o TikTok Ads e estratégias para outras redes sociais, como YouTube, Instagram, Facebook e Pinterest.
O material apresenta as principais ferramentas das redes sociais para otimizar usa presença online e criar uma comunidade ativa.
O conteúdo mostra as especificidades de cada plataforma e oferece métodos simples para administrar suas publicações.
Carga horária: 1,5 horas
Certificado: Oferece certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Conteúdo por rede social
- Encontrar ideias de conteúdo
- Gear Engagement
- Content batching
- As variações
- Calendário de publicações
Tipo de acesso: Acesso ilimitado na plataforma Domestika.
Preparado para anunciar no TikTok Ads?
Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a entender como o TikTok Ads funciona e ajudado a otimizar suas estratégias.
Caso tenha interesse em otimizar a conversão de leads gerados por suas campanhas, confira os recursos que o JivoChat oferece.
O JivoChat é uma ferramenta de chat online que pode ser adicionada em seu site e integra diversos canais de atendimento, como WhatsApp, Instagram, Facebook e até mesmo telefonia plus.
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