TikTok Ads: o que é e como funciona

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O TikTok já é uma das redes sociais e plataforma de conteúdo mais usadas no Brasil, somando um total de 98,6 milhões de usuários brasileiros.

Após essa consolidação no mercado brasileiro, muitos negócios e empreendedores também passaram a investir em formas de integrar a plataforma em suas estratégias de marketing digital.

Se você também tem interesse em usar essa rede social para impulsionar os resultados do seu negócio, confira o nosso artigo e entenda como funciona o TikTok Ads.

O que é o TikTok Ads?

O TikTok Ads é a plataforma de anúncios da rede social. Para acessá-la, basta criar uma conta no TikTok for Business e então será possível criar anúncios na rede.

Através dessa ferramenta de anúncios, é possível criar campanhas com banners e vídeos publicitários.

Negócios que tem seu público no TikTok têm investido nesse tipo de estratégia porque a plataforma oferece ferramentas criativas, orçamento flexível com o ajuste de gastos e uma segmentação inteligente do seu público.

Esse último é uma forma otimizada de atingir os consumidores certos, usando o algoritmo da rede e recursos de inteligência artificial que segmentam as campanhas de forma inteligente e otimizada, sempre maximizando as interações e as chances de conversão.

Tipos de anúncios do TikTok Ads

Confira a seguir os tipos de anúncios disponíveis no TikTok Ads.

TopView

exemplo de anuncio topview do tiktok ads

TopView é o primeiro vídeo visto por um usuário ao abrir o aplicativo, sendo o anúncio de maior destaque na plataforma.

Os anúncios desse tipo aparecem apenas uma vez ao dia e podem ter a duração de até 60 segundos.

É uma ótima forma de gerar reconhecimento de marca e interações com o público, além de possibilitar a veiculação de anúncios criativos e histórias interessantes.

In-Feed Ads

exemplo de anuncio infeed ad no tiktok ads

Esses anúncios aparecem na página de descoberta dos usuários, que por padrão é a primeira página acessada ao abrir o app.

Os In-Feed Ads podem ser diretamente comparados aos anúncios no feed do Instagram.

É uma escolha para quem busca criar campanhas com foco em conversões de vendas, já que podem utilizar CTAs (call-to-action) e direcionar usuários para seu site.

Branded Hashtags

exemplo de branded hashtag no tiktok ads

Branded Hashtags ou Hashtag de marcas são um formato de anúncio em que empresas incentivam criadores de conteúdos a usar sua hashtag.

Quem optar por utilizar esse tipo de anúncio terá acesso exclusivo a sua hashtag, algo que não é possível em outras plataformas. Contudo, é um dos formatos de anúncios mais caros.

Branded Takeovers

exemplo de branded takeover no tiktok ads

É uma campanha que reúne vários tipos de anúncios simultaneamente, como o TopView, In-Feed e Branded Hashtag.

São anúncios de alto custo, mas que podem causar bastante impacto e engajamento.

Branded Effects

exemplod e anuncio de branded effects no tiktok ads

Os Branded Effects ou Efeitos de Marca são formas de engajar na rede social através de conteúdos exclusivos de sua marca, como: filtros, figurinhas, jogos e efeitos especiais.

Esses conteúdos podem utilizar recursos 2D, 3D e de Realidade Aumentada para divulgar sua marca.

Como os anúncios do TikTok Ads funcionam?

Anunciar no TikTok Ads não é uma tarefa complicada.

O primeiro passo é criar uma conta empresarial na plataforma, permitindo criar, administrar e acompanhar seus anúncios.

O próximo passo é descrever sua marca e definir o tipo de pagamento.

Depois, é possível escolher o modo simplificado ou personalizado do TikTok Ad Manager.

No modo simplificado os usuários têm um fluxo simples e direto para criar anúncios, onde o próprio algoritmo da plataforma será responsável pela segmentação.

Já o modo personalizado oferece completo controle sobre os anúncios, com opções avançadas de configuração, testes A/B, direcionamento com base em conteúdo consumido, interações, combinações de anúncios e mais.

A escolha desses modos não é permanente, portanto, é possível experimentar com os dois métodos.

Quanto custa anunciar com o TikTok Ads?

É possível escolher orçamentos para campanhas completas ou grupos de anúncios.

O valor mínimo para uma campanha é de $50 dólares e dos grupos de anúncios é de $20 dólares.

Os orçamentos para anúncios têm dois tipos: vitalícios ou diários.

Os orçamentos vitalícios têm um valor máximo a ser gasto em uma campanha durante seu período de veiculação. Já os orçamentos diários contam com o valor que será gasto por dia.

É importante saber que nos dois casos os orçamentos são limitados, que não necessariamente serão atingidos, mas que nunca serão ultrapassados.

Outra opção disponível no TikTok Ads é a categoria de entrega de anúncios que define a velocidade de entrega e gasto de orçamento, sendo padrão ou acelerada.

A opção padrão distribui bem o orçamento durante o período do anúncio a partir da distribuição de tráfego, focando em maximizar o retorno.

Já a entrega acelerada foca em gerar o maior número de resultados no menor tempo possível.

Passo a passo de como criar uma campanha no TikTok Ads

Confira a seguir o passo a passo de como criar uma campanha usando o TikTok Ads.

1. Defina um objetivo

Escolha um objetivo para criar uma campanha otimizada:

  • Direcionar tráfego para seu site
  • Gerar vendas online
  • Gerar instalações de app
  • Atrair novos leads

2. Escolha seu público

É possível utilizar opções variadas de segmentação de público:

  • Audiências customizadas
  • Diferentes dimensões-alvo
  • Alvos com base em interesses e comportamentos
  • Filtros demográficos ou por dispositivos

3. Defina o orçamento

Defina o orçamento que será usado para não pagar mais do que planeja, tudo isso com a flexibilidade de pausar ou ajustar gastos a qualquer momento.

É possível escolher as modalidades:

  • Orçamento diário ou vitalício
  • Entrega padrão ou acelerada
  • Orçamento flexível
  • CBO - Campaign Budget Optimization

4. Crie seus anúncios

Usando imagens ou vídeos, utilize os recursos do TikTok para editar o conteúdo do seu anúncio.

5. Acompanhe os anúncios em tempo real

O TikTok Ads Manager garante que os seus anúncios serão apresentados à audiência no momento certo.

A plataforma permite monitorar e otimizar os anúncios ativos, ter uma visão macro e micro das campanhas, personalizar e visualizar análises, além de baixar e exportar dados para análises futuras.

Aprenda a anunciar no TikTok Ads com quem já tem experiência

Curso de Estratégias de TikTok para iniciantes

Esse curso foi criado pela especialista em TikTok, Molly McGlew, e tem como objetivo ensinar a criar estratégias para destacar marcas na rede social.

Com mais de 10 anos de experiência, a profissional já atuou com grandes nomes como The New Yorker, Vanity Fair e GQ.

O material mostra como usar o pensamento estratégico para aumentar sua audiência no TikTok.

As aulas também ensinam como funciona o algoritmo e as ferramentas da plataforma, os tornando recursos para suas estratégias.

Carga horária: 2,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Guia para ferramentas do TikTok
  • Esboço da estratégia
  • Auditoria
  • Público-alvo: atual e alvo
  • Voz da marca: estética e tom

Tipo de acesso: Acesso ilimitado na plataforma Domestika.

Vídeo marketing: crie campanhas para Instagram e TikTok Ads

Esse curso foi criado pelas cofundadoras da agência Canvas+Co, Charlene Tassinari e Carly Potock.

O material ensina a criar campanhas em vídeo poderosas usando apenas seu celular.

O conteúdo mostra como criar anúncios de 15 a 30 segundos, combinando estratégias orgânicas e pagas para gerar resultados para sua marca.

Carga horária: 1 hora

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Por que anúncios em vídeo são importantes
  • Tipos comuns de vídeos
  • Vídeo orgânico x pago
  • Quem você está tentando alcançar?
  • O que você quer que eles façam?
  • Onde você vai alcançá-los?

Tipo de acesso: Acesso ilimitado na plataforma Domestika.

Redes sociais: estratégias de conteúdo para o setor criativo

Esse é um curso que ensina sobre o TikTok Ads e estratégias para outras redes sociais, como YouTube, Instagram, Facebook e Pinterest.

O material apresenta as principais ferramentas das redes sociais para otimizar usa presença online e criar uma comunidade ativa.

O conteúdo mostra as especificidades de cada plataforma e oferece métodos simples para administrar suas publicações.

Carga horária: 1,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Conteúdo por rede social
  • Encontrar ideias de conteúdo
  • Gear Engagement
  • Content batching
  • As variações
  • Calendário de publicações

Tipo de acesso: Acesso ilimitado na plataforma Domestika.

Preparado para anunciar no TikTok Ads?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a entender como o TikTok Ads funciona e ajudado a otimizar suas estratégias.

Caso tenha interesse em otimizar a conversão de leads gerados por suas campanhas, confira os recursos que o JivoChat oferece.

O JivoChat é uma ferramenta de chat online que pode ser adicionada em seu site e integra diversos canais de atendimento, como WhatsApp, Instagram, Facebook e até mesmo telefonia plus.

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