Tráfego pago: tudo sobre e melhores ferramentas (2024)
Tráfego pago é o resultado de uma estratégia muito utilizada por empresas de todos os portes, que também é bem conhecida por quem está por dentro das estratégias do Marketing Digital.
Em comparação ao tráfego orgânico, o tráfego pago, consegue fornecer resultados mais rápidos e objetivos para quem faz seu uso, e essa é a sua principal vantagem.
Com o tráfego pago, você consegue aumentar o número de visitas dentro do seu site escolhendo o quanto você deseja pagar. Assim, o seu serviço ou produto ganha mais destaque, aumentando as chances de realizar mais vendas.
Se você deseja saber como conseguir tráfego pago para o seu empreendimento, neste artigo nós iremos te oferecer um guia completo de tráfego pago para iniciantes. Iremos abordar o que é tráfego pago, quais são as vantagens e como ele aumenta as visitas no seu site.
O que é tráfego pago?
O tráfego pago não é sobre pagar um monte de gente para acessar seu site, como o nome possa indicar. Na verdade, o tráfego pago corresponde aos visitantes que chegam em seu site através de anúncios, também chamados de mídia paga.
Todo acesso que seu site ou redes sociais recebe é chamado de tráfego, seja ele originário de resultados de busca nas redes sociais ou de outros sites da internet.
O que é chamado de tráfego pago, é justamente a estratégia de investir um certo valor para atrair mais acessos e gerar mais tráfego. Pagando por esse tipo de publicidade, a plataforma ganha um anúncio de destaque em resultados de busca.
Ou seja, o tráfego pago são todos os acessos realizados dentro do site através de anúncios pagos. Entre elas podemos citar: as redes sociais, ou os mecanismos de busca, como o Google.
Uma das plataformas mais utilizadas para gerar tráfego pago atualmente é a plataforma Google Ads. Ela oferece muitas possibilidades de criação de anúncios e campanhas para você gerar tráfego para o seu site.
Qual a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?
Provavelmente você já entendeu a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago, mas para evitar qualquer dúvida, vamos explicar melhor.
Basicamente, a principal diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico é a forma de investimento que se faz, enquanto o tráfego pago o investimento é financeiro, já o tráfego orgânico é necessário, de forma resumida, o investimento do seu tempo.
O tráfego pago depende de quanto você aplica em suas campanhas e do quanto é capaz de criar anúncios atraentes e ao mesmo tempo relevantes. Então, para revisar os conceitos, tenha em mente que:
- Tráfego orgânico não tem custo, é o tipo de tráfego em que o visitante chega até suas páginas de maneira natural, ou seja, sem clicar em um anúncio.
- Tráfego pago por sua vez, é aquele que acontece no momento que um visitante clica em um de seus anúncios e é direcionado para o seu site.
Apesar das diferenças, os dois tipos de tráfego contribuem bastante com suas estratégias de marketing digital. Todo e-commerce deveria investir em ambos, mas nem sempre é possível.
Caso essa seja a situação da sua empresa, cabe a você definir qual caminho trará mais benefícios para o seu negócio, levando em consideração os recursos que tem à sua disposição.
Por que investir em tráfego pago?
Agora que você entendeu o que é tráfego pago, outra pergunta que muitas pessoas fazem é se vale a pena investir em tráfego pago.
Não existe uma resposta definitiva, mas o tráfego pago pode trazer alguns benefícios para sua loja virtual ou página em relação ao tráfego orgânico. Confira quais são as vantagens do tráfego pago.
Os resultados vêm mais rápido
É possível atingir resultados incríveis e duradouros com o tráfego orgânico, mas acaba dando muito trabalho produzir conteúdo para um e-commerce. Além disso, é necessário cativar seu público com o tempo, o que torna todo o processo mais demorado.
Com o tráfego pago, você não precisa esperar tanto. Um anúncio é capaz de atingir a visibilidade da sua loja virtual e atrair mais visitantes em um período de tempo mais curto, aumentando o reconhecimento da sua marca.
As plataformas de tráfego pago recebem seu dinheiro e, em troca, oferecem ao seu negócio um "espaço VIP" em resultados de busca, redes sociais e até mesmo outros sites da internet.
Não exige conhecimentos de marketing de conteúdo
Investindo em tráfego pago, não é necessário se preocupar com a geração de leads com conteúdo de qualidade, nem em desenvolver estratégias de SEO marketing.
Alimentar seu site, blog ou perfil nas redes sociais frequentemente com conteúdo de valor pode ser complicado caso sua equipe seja enxuta. Nesse caso, o tráfego pago é uma alternativa menos custosa para o seu negócio.
Você pode criar campanhas com objetivos mais específicos
Sabemos que nem toda empresa conta com orçamento para manter anúncios rodando o ano inteiro. Outra vantagem do tráfego pago é justamente a possibilidade da criação de campanhas pontuais e com objetivos mais específicos.
Por exemplo, preparar campanhas para a Black Friday, lançamento de um produto ou coleção, anunciar oferta para aumentar sua receita, entre outras.
Aumenta as conversões de seu e-commerce
Geralmente, os anúncios podem auxiliar na melhoria de diversos KPIs do seu e-commerce, mas é claro que, todo mundo quer vender mais.
Os anúncios tem o poder de dar aquele último empurrão nos leads que estão mais pro fundo do funil de vendas, aumentando as conversões do seu negócio, e este é um dos principais benefícios do tráfego pago.
Por exemplo, ao colocar um anúncio da sua marca no topo dos resultados de busca do Google, utilizando as palavras-chaves corretas, você está no caminho certo para a otimização da taxa de conversão.
Caso queira aprender como gerar tráfego para seu site e criar um banco de clientes, confira nossa lista com os cursos de gestor de tráfego online.
Como funciona o tráfego pago?
Agora que você já sabe por quais motivos deve investir em tráfego pago, vamos te mostrar brevemente como fazer algumas decisões para realizar suas campanhas e obter tráfego pago.
Estude seu público
Primeiro de tudo, você precisa reunir todos os dados que você possui sobre o seu consumidor.
É a partir desses dados que você irá escolher uma plataforma para gerar seus anúncios, e direcionar as pessoas até o seu site.
Também é válido pensar no tipo de produto ou serviço que você oferece.
Se for algum serviço específico, como reparo de eletrônicos, por exemplo, tenha em mente o tipo de comportamento que o seu público apresenta quando vai buscar esse tipo de serviço.
Quando estamos em busca de algum serviço, geralmente, utilizamos a barra de pesquisa do Google.
Se você vende produtos, talvez anunciar nas redes sociais não seja uma estratégia ruim tendo em vista o tempo médio que as pessoas passam dentro das redes sociais.
Compreendeu a importância de entender sobre o comportamento do seu público?
Escolha o modelo de anúncio e a plataforma
Abaixo, listamos alguns tipos de anúncios mais utilizados para gerar tráfego pago, que devem ser levadas em consideração as características do seu público alvo:
- Display Ads: Banners, textos, imagens, etc. São exibidos em sites parceiros da plataforma escolhida.
- Busca paga: Anúncios em buscadores como o Google e o Bing que irão mostrar seu site na sua página de resultados;
- Social media Ads: Anúncios nas redes sociais como Facebook, Instagram, Linkedin e etc.
Entenda o funcionamento das plataformas
Depois de avaliar o comportamento do seu público alvo, escolher quais são as plataformas que você deve investir é hora de entender como as plataformas de anúncios funcionam.
Para quem quer divulgar seus produtos a ordem dos anúncios precisa ser escolhida, por isso ocorre uma espécie de leilão onde são verificadas a qualidade do anúncio, entre outras características, que irão definir qual anúncio irá aparecer para aquela pessoa em dado momento.
Isso ocorre, pois há um grande fluxo de pessoas querendo anunciar e o melhor anúncio deve ser colocado à disposição daquela pessoa.
Outro dado importante é entender como esses anúncios são precificados para quem está realizando a campanha.
Geralmente são utilizadas duas métricas de cálculo para precificar anúncios que geram tráfego pago:
- CPC (custo por clique);
- CPM (custo por mil impressões).
CPC é custo por clique, isso significa que você só vai pagar pelo anúncio quando alguém clicar nele e for redirecionado para a página do seu site.
E o melhor de tudo é que você define qual vai ser o seu gasto diário.
Por exemplo, você definiu que sua verba é R$ 100,00 por dia, na hora que foi montar seu anúncio identificou que o custo por clique pelo período que você escolheu para o anúncio ser exibido é de R$ 10,00, por ser um horário bastante concorrido, então quando 10 pessoas acessarem seu site através dos anúncios, o seu anúncio deixará de ser exibido.
Já o CPM, é o custo por mil visualizações, é o valor que você decide pagar para que o seu anúncio apareça na timeline de um potencial comprador, por exemplo.
Por isso dizemos que o CPM é pra quem quer conquistar mais visibilidade para sua marca, assim você define o número de pessoas que gostaria que o seu anúncio atingisse, dependendo do orçamento que você dispõe no momento.
Depois disso basta que você configure as campanhas com as informações relevantes para o seu público alvo e deixe o seu anúncio rodar.
Apenas lembrando que em algumas plataformas é possível que você vá otimizando as campanhas.
Essas plataformas possuem aprendizado de máquina e fornecem uma série de sugestões para você melhorar suas campanhas de tráfego pago.
Para aprender com mais detalhes sobre como funciona cada plataforma de anúncio, você pode fazer um curso de tráfego pago, ler artigos em blog ou acompanhar canais de gestores de tráfego mais experientes no YouTube.
Plataformas de tráfego pago mais utilizadas
Agora vamos conhecer quais são as plataformas mais utilizadas e quais são as diferentes funcionalidades de cada um para que você tenha certeza de qual delas utilizar na hora de montar seus anúncios de tráfego pago.
1. Google Ads
Provavelmente a mais popular entre as plataformas, Google Ads é a plataforma de anúncios pagos do Google.
Com ela você pode desfrutar de diversas ferramentas dentro da própria Google.
Já é de conhecimento de todos que o Google é a ferramenta de pesquisa mais utilizada mundialmente, isso faz com que muitas pessoas tenham interesse em anunciar seus produtos dentro da plataforma Google Ads.
Você pode optar por realizar anúncios na rede de display ou na rede de pesquisa do Google.
Para a rede de pesquisa só é permitido fazer anúncios em texto, mas esses anúncios possuem diversos recursos como snippets e extensões que podem deixá-lo mais atraente e clicável para o seu público.
Já a rede de display se resume em anúncios que aparecerão em sites parceiros do Google, como quando você visita um site e os anúncios estão localizados em pontos específicos.
Ainda é possível fazer anúncios para aparecer na pesquisa do Youtube, Google meu negócio e muitas outras funcionalidades que exigiriam um artigo completo apenas falando da ferramenta.
Felizmente o Google possui um manual super completo para você que deseja se aprofundar mais nesse conteúdo, e você ainda pode aprofundar os seus conhecinhementos sobre a plataforma em um curso como Google Ads (Adwords) COMPLETO + Remarketing + Youtube Ads.
2. Facebook Ads
Com mais de 1 bilhão de usuários mundialmente, o Facebook Ads se torna uma ferramenta muito atraente para quem quer se promover dentro das redes sociais.
Isso porque além de criar anúncios para o Facebook, a plataforma possui integração com o Instagram, permitindo que você gerencie os anúncios através dessa ferramenta.
As campanhas podem ser segmentadas de acordo com o seu público alvo, geograficamente, comportamentalmente, entre outras características, que fazem com que o seu anúncio alcance mais pessoas qualificadas.
As campanhas no Facebook Ads costumam ser bem sucedidas por conta do tamanho do público da plataforma.
E você pode utilizá-la junto com o Google Ads, uma vez que elas acabam captando diferentes perfis de público.
Felizmente você pode utilizar o facebook blueprint para aprender mais sobre tráfego pago e anúncios ou investir em um curso para se capacitar mais rápidamente como o curso Estratégias de Tráfego Pago para Google Ads e Facebook Ads.
3. Youtube Ads
Se você também produz conteúdo no Youtube para mostrar o seu produto ou serviço, o Youtube Ads é uma ótima opção de ferramenta para que você consiga ganhar mais destaque.
Pois muitas pessoas também buscam informações de produtos através do Youtube.
A plataforma permite que você faça anúncios:
- Curtos de até 6 segundos: quando você quiser fazer uma mensagem de impacto e alcançar mais pessoas, esse tipo de anúncio é chamado de anúncio bumper.
- Trueview in Stream: são aqueles anúncios que permitem que a gente pule depois de alguns segundos de exibição.
- Discovery Trueview: são os anúncios da rede de pesquisa do Youtube.
O Youtube Ads é uma ótima opção para você exibir seus produtos e direcionar os telespectadores para o seu site.
4. Linkedin Ads
Se você atua no mercado B2B, o Linkedin Ads pode ser uma boa pedida, já que a plataforma Linkedin tem um foco no setor profissional.
A plataforma permite diversos tipos de anúncios com diferentes formatos. Você pode fazer seus anúncios do tipo:
- Sponsored Content: são os anúncios que aparecem na timeline.
- Text Ads: Anúncios que são exibidos na barra lateral.
- Sponsored InMail: Anúncios na caixa de entrada dos usuários.
É uma para que você divulgue seus produtos ou serviços para outras empresas, pois a plataforma se tornou referência entre empresários.
TikTok Ads Manager
Outra maneira de fazer sua loja virtual viralizar e atrair ainda mais pessoas é com os anúncios no TikTok. De acordo com as estatísticas do TikTok no Brasil, a rede social conta com mais de 4 milhões de brasileiros e mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo.
Criada pela própria empresa para centralizar o marketing no TikTok, o TikTok For Business é uma ferramenta que permite ganhar acesso ao TikTok Ads Manager, a ferramenta de anúncios da plataforma.
O TikTok permite que você defina critérios como o seu público-alvo na rede social e ainda possibilita avaliar o desempenho dos anúncios.
5. Taboola
Taboola é uma plataforma de anúncios nativos que possui parcerias com grandes sites de conteúdo ao redor do mundo.
Nessa plataforma seus anúncios serão exibidos nos sites parceiros.
O foco é que os consumidores encontrem seu produto durante a fase de descoberta do funil de vendas aumentando a sua exposição para impulsionar suas vendas online.
Como otimizar as suas campanhas de tráfego pago
Esteja sempre atento a esses detalhes quando você for investir em tráfego pago para a sua empresa, pois eles vão te ajudar a gerar resultados melhores
1. Crie personas
Batemos nessa tecla durante muitas vezes nesse artigo, mas é porque realmente é importante que você conheça o máximo de características possíveis a respeito do seu público alvo.
Não apenas para que você consiga segmentar suas campanhas, mas também para que você entenda como abordar o seu público e também como despertar o interesse desse público.
Assim, quando ele acessar o seu site é muito mais provável que ele tenha interesse pelo seu produto e efetue a ação desejada.
2. Crie mais do que apenas um anúncio
Comentamos sobre a importância de você criar diferentes buyer personas e compreender mais sobre o seu público alvo.
Com base nisso você deve criar mais de um grupo de anúncios com foco em personas diferentes.
Também é válido fazer o teste a/b, mudando as copys, imagens ou vídeos para saber com que tipo de anúncio o seu público se identifica mais.
Lembre-se que é uma estratégia e você precisa sempre estar aprimorando suas campanhas de maneira que elas possam gerar mais tráfego para o seu site.
3. Faça uma página de captura
Para você conseguir divulgar o seu produto ou serviço, é importante que tenha uma página de captura de leads para que essas leads possam avançar durante a jornada de compra.
Existem diversas ferramentas que você pode utilizar na construção das suas Landing Pages.
Lembre-se de passar informações claras sobre o seu produto e de utilizar os CTAs adequados para que o usuário identifique qual ação ele deve executar.
4. Certifique-se de que a página para onde seus anúncios está adequada com a proposta
Falamos de criar Landing Pages porque, pense bem, você tem um site e quer expor um produto.
Por isso é muito mais adequado que você direcione essa pessoa para uma página específica para esse produto do que para a home do seu site.
O Google Ads acaba levando isso em consideração na hora de verificar a qualidade do anúncio.
É para isso que serve a Landing Page, além de obter informações para que os visitantes se passem a ser leads em potencial, e que possam avançar durante o funil de vendas.
5. Utilize gatilhos mentais
Não perca a oportunidade de utilizar os gatilhos mentais para que o seu público realize ações, ou tome decisões mais rapidamente.
Existem alguns gatilhos mentais que são amplamente utilizados para vendas, e eles facilitam esse processo.
Por isso tenha uma boa copy nos seus anúncios e uma imagem bem chamativa com alguns desses gatilhos para que você consiga atrair mais tráfego pago para o seu site.
Continue trabalhando para melhorar seu tráfego pago
Nesse artigo abordamos um pouco sobre essa estratégia bastante popular no Marketing digital, e qual tem potencial para que você consiga alcançar mais pessoas e a partir disso melhorar suas vendas.
Mas não esqueça de sempre trabalhar em otimizar suas campanhas e anúncios publicitários, também invista em tráfego orgânico, pois essa é outra estratégia com grande potencial.
Além disso, estude sobre as personas, modelo B2C e toda a trajetória que elas percorrem durante o funil de vendas.
A metodologia AIDA é bastante útil para te guiar durante o funil de vendas.
E se você acha que não tem tempo para aprender tudo isso, talvez você precise procurar um Gestor de tráfego que é um profissional especializado nessa área.
Boas vendas!
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