Celular que Dobra: Tudo que você precisa saber
Nos últimos anos, a Samsung realizou o lançamento de um dos primeiros modelos de celular que dobra para o mercado top de linha, trazendo componentes de hardware potentes e inovando completamente o mercado de smartphones.
Mesmo com poucos modelos disponíveis atualmente no Brasil, existem algumas opções muito interessantes que podem ser encontradas em território nacional e para te ajudar, nós preparamos uma lista com todos esses aparelhos e iremos estar atualizando ela constantemente conforme outros dispositivos forem lançados.
Celular que dobra, vale a pena?
Muitas pessoas podem não entender o propósito desses aparelhos, porém ter um celular que dobra no meio é extremamente prático, principalmente quando pensamos que eles oferecem telas maiores sem ocupar mais espaço no seu bolso ou na sua mochila.
Outro benefício presente nesses novos modelos de smartphone é a durabilidade, afinal, a tala dobrável utiliza materiais mais resistentes para a construção do display com o objetivo de eliminar danos que podem ser causados ao dobrar a tela, com isso, acabam sendo resistentes contra quedas e riscos.
1. Samsung Galaxy Z Flip5
O Samsung Galaxy Z Flip 5 é um dos principais modelos de celular que dobra do mercado atual, trazendo configurações excelentes e inovação, sem deixar de lado o design e a qualidade da marca.
A tela principal possui 6.7 polegadas com uma resolução nativa de 1080 x 2640 pixels com tecnologia Dynamic AMOLED 2X e o segundo display possui 3.4 polegadas em SUPER AMOLED trabalhando com uma resolução nativa de 720 x 748 pixels.
Quando totalmente aberto, ele possui 16.5 centímetros de altura, 7.1 centímetros de largura e 0.7 centímetros de espessura, enquanto dobrado ele fica com 8.5 centímetros de altura, 7.1 centímetros de largura e 1.5 centímetros de espessura.
Para o hardware contamos com um sistema operacional Android 13 One UI 5.1.1, um processador Snapdragon 8 Gen 2 de oito núcleos, uma GPU Adreno 740, 8GB de memória RAM e 256GB de armazenamento interno para aplicações, jogos, fotos e vídeo.
As fotos são tiradas utilizando um sistema com duas câmeras de 12 megapixels cada, produzindo imagens com 4000 x 3000 pixels de resolução e gravando vídeos em Ultra HD 4K a 60 quadros por segundo.
Ficha Técnica:
- Tela principal: 6.7" polegadas Dynamic AMOLED 2X;
- Tela secundária: 3.4 polegadas SUPER AMOLED;
- Processador: Snapdragon 8 Gen 2;
- Memória RAM: 8 GB;
- Armazenamento: 256 GB;
- Câmera traseira: 12 MP e 12 MP;
- Câmera frontal: 10 MP;
- Dimensões aberto: 16.5 cm x 7.1 cm x 0.7 cm;
- Dimensões dobrado: 8.7 cm x 7.3 cm x 1.7 cm;
- Peso: 187g;
- Bateria: 3.700 mAh.
2. Samsung Galaxy Z Flip 4
Apesar do Z Flip 4 ser uma versão anterior ao Z Flip 5, ele ainda conta com ótimas configurações e é capaz de entregar uma experiência incrível para quem está em busca de inovação.
O Z Flip 4 é um celular que dobra compatível com a rede 5G, sendo capaz de oferecer bem mais velocidade quando comparado ao 4G, além de possuir a mais nova interface bluetooth 5.1.
Quando desdobrado, o Z Flip 4 possui 16.5 centímetros de altura, 7.1 centímetros de largura e 0.69 centímetros de espessura, ao dobrar ele fica com 8.5 centímetros de altura, 7.1 centímetros de largura e 1.5 centímetros de espessura.
Para o hardware ele conta com um processador Snapdragon 8+ Gen 1 de oito núcleos, 8GB de memória RAM, uma placa de vídeo Adreno 730, 256GB de armazenamento interno disponível e traz uma bateria de 3700 mAh.
O Z Flip 4 possui um display principal de 6.7 polegadas utilizando Dynamic AMOLED 2X com uma resolução nativa de 1080 x 2640 pixels e uma taxa de atualização de 120Hz, enquanto a outra tela tem 1.9 polegadas em Super AMOLED e trabalha com uma resolução de 260 x 512 pixels.
Ficha Técnica:
- Tela principal: 6.7" polegadas Dynamic AMOLED 2x;
- Tela secundária: 1.9 polegadas SUPER AMOLED;
- Processador: Snapdragon 8+ Gen 1;
- Memória RAM: 8 GB;
- Armazenamento: 256 GB;
- Câmera traseira: 12 MP e 12 MP;
- Câmera frontal: 10 MP;
- Dimensões aberto: 16.6 cm x 7.1 cm x 0.69 cm;
- Dimensões dobrado: 8.4 cm x 7.1 cm x 1.5 cm;
- Peso: 187g;
- Bateria: 3.700 mAh.
3. Galaxy Z Fold4
Diferente dos modelos anteriores, o Z Fold é uma linha de celulares que quando aberto fica muito parecido com um tablet, oferecendo ao consumidor uma grande área de utilização.
Quando sua tela está em total extensão o Z Fold 2 possui 7.6 polegadas e entrega uma resolução de 1812 x 2176 pixels em um painel Dynamic AMOLED 2x com 120 Hz de taxa de atualização. Ao fechar a tela, ele ativa o display secundário que possui 6.2 polegadas e uma resolução nativa de 904 x 2316 pixels.
Ele utiliza um Snapdragon 8+ Gen 1 com oito núcleos aliado de 12GB de memória RAM, o que garante uma fluidez incrível para realizar multitarefas e executar aplicações mais pesadas.
Diferente do modelo anterior, o Z Fold4 conta com uma câmera de 50 megapixels e duas câmeras auxiliares, sendo uma de 10 megapixels e outra de 12 megapixels, o que te possibilita gravar vídeos em 8K a 24 quadros por segundo.
Para garantir um maior tempo de usabilidade, este celular da Samsung que dobra no meio traz uma bateria com 4400 mAh, permitindo que você jogue e veja vídeos por horas sem se preocupar.
Ficha Técnica:
- Tela principal: 7.6" polegadas Dynamic AMOLED 2x;
- Tela secundária: 6.2 polegadas Dynamic AMOLED 2x;
- Processador: Snapdragon 8+ Gen 1
- Memória RAM: 12 GB;
- Armazenamento: 256 GB;
- Câmera traseira: 50 MP, 10 MP e 12 MP;
- Câmera frontal: 4 MP;
- Dimensões aberto: 15.5 cm x 13 cm x 0.63 cm;
- Dimensões dobrado: 15.5 cm x 6.7 cm x 1.4 cm;
- Peso: 263g;
- Bateria: 4.400 mAh.
4. Galaxy Z Fold5
Caso queira uma versão ainda mais atualizada do celular que dobra na horizontal, aposte no Z Fold5, o mais recente lançamento da marca que traz várias melhorias quando comparamos ele ao Z Fold 4.
A tela principal dele possui 7.6 polegadas e trabalha com painel Dynamic AMOLED 2x que entrega 120 Hz de taxa de atualização e 1812 x 2176 pixels de resolução. Ao dobrar o aparelho, você tem acesso a uma tela de 6.2 polegadas com 904 x 2316 pixels que também utiliza um painel Dynamic AMOLED 2X com 120 Hz e é protegida pelo Corning Gorilla Glass Victus 2.
O hardware também conta com um upgrade, trazendo o mais novo Snapdragon 8 Gen 2 de oito nucleos, 12 GB de memória RAM, uma GPU Adreno 740, 512 GB de armazenamento interno e uma bateria de 4.400 mAh com sistema de fast charging.
Ficha Técnica:
- Tela principal: 7.6" polegadas Dynamic AMOLED 2x;
- Tela secundária: 6.2 polegadas Dynamic AMOLED 2x;
- Processador: Snapdragon 8 Gen 2;
- Memória RAM: 12 GB;
- Armazenamento: 512 GB;
- Câmera traseira: 50 MP, 10 MP e 12 MP;
- Câmera frontal: 4 MP;
- Dimensões aberto: 15.4 cm x 12.9 cm x 0.61 cm;
- Dimensões dobrado: 15.4 cm x 6.7 cm x 1.3 cm;
- Peso: 253g;
- Bateria: 4.400 mAh.
Qual o melhor celular que dobra?
Apesar de não serem muitas opções, escolher o melhor dispositivo desta linha pode ser um tanto quanto difícil, principalmente por serem uma novidade no mercado e serem os pioneiros quando falamos desta tecnologia.
Para te ajudar a fazer uma escolha mais assertiva, iremos falar brevemente sobre alguns dos principais componentes, com o objetivo de esclarecer suas dúvidas e trazer algumas dicas.
Processador
Um dos principais componentes de hardware de um celular que dobra é o processador, pois é justamente ele que determina a quantidade de tarefas que o seu dispositivo irá conseguir executar, além de definir a velocidade e o desempenho do aparelho no geral.
Para definir o [melhor processador de celular](/blog/reviews/produtos/melhor-processador-de-celular.html), é preciso observar o modelo do processador e a quantidade de núcleos que cada modelo possui, pois quanto maior a quantidade de núcleos, maior será o desempenho do processador. Eles são separados da seguinte maneira:
- Single-Core: Este é o nome das unidades de processamento que trabalham com apenas um núcleo e são construídos em cima de um único componente.
- Dual-Core: Esses são os modelos de processadores que em apenas um único chip, acomodam duas unidades de processamento centrais e que podem dividir as tarefas.
- Quad-Core: Os processadores quad-core são construídos com até quatro núcleos, que de forma independente, realizam todo o trabalho de executar os aplicativos e o sistema do seu aparelho.
- Octa-Core: Sendo o modelo mais potente do mercado, os processadores de oito núcleos possuem oito unidades básicas de processamento independentes e geralmente são muito utilizados em multitarefas e jogos.
Tela
Outra característica que pode te ajudar a decidir qual celular comprar, é verificar o tamanho da tela, a tecnologia que ela utiliza, a resolução nativa e neste caso, observar o tamanho dela quando está aberta e quando está dobrada
Cada uma dessas telas utiliza diferentes tecnologias para conseguir entregar as cores, trabalhar os contrastes e o brilho das imagens exibidas, sendo assim, alterando a sua experiência visual em jogos, vídeos e séries.
Por serem smartphones da Samsung, eles estão equipados com displays em SUPER AMOLED ou em Dynamic AMOLED 2x, que além de oferecerem imagens incríveis, trabalham com taxa de atualização altas, proporcionando imagens muito mais fluidas.
Agora, como estamos falando de celulares que dobram, você precisa estar atento no tamanho e nas especificações das telas secundárias, além do tamanho do aparelho quando ele estiver em extensão total e quando ele estiver dobrado.
Os dispositivos da linha Z Flip quando abertos ficam igual um smartphone comum e quando fechados viram quase que um pequeno bloco, enquanto os aparelhos da linha Z Fold ficam com uma área parecida com a de um tablet quando abertos e quando fechados, parecem um smartphone comum.
Memória RAM
A memória RAM trabalha em conjunto com o processador para garantir velocidade e fluidez ao seu celular, além de ser uma das peças responsáveis por fazer você utilizar diversos aplicativos ao mesmo tempo.
Por serem aparelhos top de linha, qualquer celular da Samsung que dobra trabalha com muita memória RAM, onde o modelo mais antigo oferece um total de 8GB e os mais recentes, como o Z Fold utilizam 12GB.
Bateria
Por último, é preciso verificar nas especificações de cada aparelho a capacidade da bateria, afinal, é ela que vai ditar o número de horas que o seu celular vai ficar ligado quando estiver fora da tomada.
A capacidade de carga é indicada pela sigla mAh que se traduz para miliampere-hora e serve para te ajudar a entender a autonomia da bateria quando estiver em carga máxima, além da quantidade de horas que você poderá utilizar seu celular Asus.
Encontrou o melhor celular que dobra?
Esperamos que nosso artigo tenha te ajudado a escolher o melhor dispositivo, que atenda todas suas necessidades e ofereça todos os recursos que você precisa para manter a sua rotina de uma forma prática.
Lembre-se de conferir as informações do produto e todos os recursos que eles oferecem, para assim, realizar uma escolha assertiva com aquilo que você precisa.
Nós somos participantes do programa de associados da Amazon Services LLC, um programa de afiliados projetado para proporcionar comissões de vendas através do direcionamento para páginas da Amazon e seus demais sites relacionados
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!