14 melhores cursos de blog em 2024

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Buscando por uma opção de como gerar renda na internet? Fazer um curso de blog e aprender a criar seu próprio conteúdo pode ser a melhor opção.

Uma das formas mais tradicionais de conteúdo na internet continuar sendo popular e oferecer diversas formas de monetização.

A vantagem de se dedicar a essa plataforma é a possibilidade de trabalhar e produzir conteúdos com temas que você acha interessante e domina.

O que é um curso de blog?

Um curso de blog pode ser qualquer tipo de treinamento que ensina as habilidades necessárias para criar, administrar e otimizar blogs.

Os conteúdos podem cobrir uma grande variedade de assuntos, desde questões técnicas de configuração e criação até assuntos com estratégias avançadas de marketing e monetização.

Vale a pena criar um blog?

Saber como criar um blog profissional passo a passo abre oportunidades para que você possa compartilhar conteúdo relevante sobre áreas de conhecimento que domina - ou sobre áreas de conhecimento diretamente relacionadas ao produto ou serviço já oferecido pelo seu negócio.

A partir disso, torna-se possível educar o mercado e começar a trabalhar nas primeiras etapas de seu funil de vendas - fazendo com que consumidores reconheçam um problema e entendam como solucioná-lo.

Por que fazer um curso de blog?

Aprender através de cursos de blog é uma forma de aprender a partir de um conhecimento estruturado sobre o gerenciamento de conteúdo e sua monetização.

A experiência de profissionais que já atuam com blogs irá ajudar a compreender mais a fundo os aspectos técnicos para começar um blog e as habilidades necessárias para gerar acessos às suas páginas.

Esses conteúdos também são importantes para indicar estratégias comprovadas de como começar seu trabalho, otimizando o tempo e evitando erros comuns de quem está começando, tornando seu caminho para o sucesso mais curto.

Cursos de blog

Confira as seguir cursos de blog interessantes para quem deseja aprender mais sobre esse universo.

Introdução ao blogging

Esse curso foi criado por Abigail Quesnel, Bacharel em Comunicação e Vice-Diretora da coolhuntermx.com, com a proposta de ensinar como criar seu blog e poder viver dele.

O conteúdo é um guia para criar seu primeiro blog do zero e gerar um impacto real em seus leitores com conteúdo original.

As aulas apresentam um passo a passo desde a criação do nome até a identidade visual, público-alvo e técnicas para criar conteúdos atraentes.

Carga horária: 1,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Encontre seu nicho
  • Naming + branding
  • SEO
  • O que seus leitores querem?

Tipo de acesso: Acesso ilimitado na plataforma Domestika.

Como Criar Um Blog e Ganhar Dinheiro

O curso Como Criar um Blog do Zero mostra todos os passos de como criar um blog, gerar conteúdo e tráfego para suas publicações.

O material é completo e mostra como explorar nichos lucrativos, otimizando essa forma de gerar renda na internet.

As aulas são práticas e vão direto ao ponto, permitindo colocar o que aprendeu em prática conforme avança no curso.

Carga horária: 11,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Como criar seu blog passo a passo
  • Monetização do blog
  • Criação de conteúdo de qualidade
  • Como personalizar seu blog
  • Geração de tráfego
  • Como criar conteúdo com ChatGPT

Tipo de acesso: Acesso total vitalício na plataforma da Udemy.

Cursos de blog: foco em SEO

As estratégias de SEO são um componente essencial no sucesso de um blog.

Aprofundar seus estudos nesse assunto é uma forma de otimizar o tempo de crescimento e os resultados do seu conteúdo.

Curso de SEO Completo - Do básico ao avançado

A proposta desse curso de blog é ensinar SEO para aprender a lógica usada pelos buscadores e otimizar seus resultados.

O material mostra o que é necessário para gerenciar projetos de SEO e produzir conteúdos eficientes para seu blog.

As aulas ensinam sobre as principais ferramentas de SEO, como Google Analytics, google Search Console, campanhas de links patrocinados e mais.

Carga horária: 5 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Criar um plano de SEO completo
  • Analisar as métricas de desempenho do projeto de SEO
  • Verificar a concorrência e suas ações de SEO
  • Otimizar em diversas plataformas
  • Escolher as melhores palavras-chave
  • Ferramentas para SEO

Tipo de acesso: Acesso total vitalício através da Udemy

A proposta desse curso é ensinar técnicas para levar seu blog ao topo do Google através do link building.

O material conta com diversas dicas e estratégias para gerar tráfego de qualidade em suas páginas, dominando o SEO de forma clara e exclusiva.

O conteúdo mostra a teoria e a prática simultaneamente, mostrando como o link building é um projeto a médio prazo que gera resultados.

Carga horária: 2 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Criação de Links de alta qualidade para seu site ou blog
  • Domine SEO de forma simples
  • Como fazer SEO na prática
  • Tipos de Backlinks
  • Estratégia de Links com PBN
  • Cases reais de sites feitos do zero e com tráfego crescente
  • Planejamento para construção de backlinks

Tipo de acesso: Acesso total vitalício através da Udemy

Cursos de blog: marketing de conteúdo

Entender o que é o marketing de conteúdo e como criar estratégias para seu blog é importante para gerar acessos e monetizar suas publicações.

Confira a seguir alguns cursos de blog que se aprofundam nesse tema.

Content marketing: do planejamento à execução

Manter um blog, criar publicações relevantes e com consistência ao longo do tempo é um grande desafio.

Principalmente hoje, em que a internet é um ambiente rápido, com várias mudanças e repleto de informação.

A proposta desse material é ensinar a criar conteúdos de relevância, que se destaquem nesse contexto e amplie sua presença digital começando do zero.

As aulas ensinam como encontrar sua própria voz com técnicas de storytelling, definindo sua audiência e criando um calendário minucioso de publicações.

Carga horária: 3,5 horas

Certificado: Oferece um certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Estruturação
  • Achando sua voz
  • Estratégia dos 3 Hs
  • Plataforma
  • Calendário de conteúdo
  • Ferramentas para mandar bem
  • Conversando e interagindo com seu público

Tipo de acesso: Acesso ilimitado através da plataforma Domestika.

Redator Hacker SEO e Marketing de Conteúdo

Esse é um conteúdo para quem deseja se aprofundar no marketing de conteúdo e técnicas de produção de texto para levar seu blog ao topo do Google.

As aulas ensinam a otimizar textos com técnicas de SEO, criar conteúdos que geram muitos acessos e podem ser monetizados.

Carga horária: 3,5 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Estrutura do texto e SEO
  • Redação SEO
  • Produção de conteúdo para SEO na prática
  • Novo projeto de conteúdo
  • Redator freelancer
  • Ferramentas na prática
  • Dicas rápidas

Tipo de acesso: Acesso total vitalício através da Udemy

Curso de blog: WordPress

O WordPress é uma das maiores plataformas para criação de blogs e sites do mundo.

Com diversas integrações e formas de criar seu blog, aprender a usar essa ferramenta pode ser o ponto de partida para criar um blog que se destaca em conteúdo, estética e funcionalidade.

Programação no Wordpress: crie um site

Esse curso de criação de sites no WordPress foi feito por Carlos Molina, profissional especializado em criar produtos digitais que combinam funcionalidade e estética.

Em suas aulas, Molina ensina como unir esses dois universos através da plataforma WordPress.

O conteúdo mostra porque o WordPress é a ferramenta ideal para criar sites e blogs com um passo a passo.

Quem optar pelo material irá aprender sobre diversas funcionalidades e personalizações com HTML, CSS e Javascript.

Carga horária: 5,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Projeto e conceituação
  • Wireframe, maquete e web design no Figma
  • Preparação do ambiente de trabalho e programação
  • Esquema HTML
  • Integração WordPress

Tipo de acesso: Acesso ilimitado na plataforma Domestika.

Web design sem código com Elementor e WordPress

Esse curso de blog é o material ideal para quem quer criar seu site no WordPress, com estilo e personalidade sem a necessidade de código.

As aulas ensinam o processo criativo para fazer sites originais e dinâmicos sem precisar escrever linhas de código.

O conteúdo usa o Figma para projetar suas seções, desenvolvendo de maneira simples e divertida usando o WordPress e o editor visual Elementor.

Carga horária: 3,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Onde buscar referências visuais
  • Mapa do site e guia de estilo
  • Preparação da proposta de design
  • Elementor
  • Construção de sites
  • Extras e lançamento do site

Tipo de acesso: Acesso ilimitado na plataforma Domestika.

Cursos de blog: Google Analytics

Confira a seguir os melhores cursos online para dominar o Google Analytics e realizar análises precisas dos resultados do seu blog.

Curso de Google Analytics - do Básico ao Avançado

Esse curso de Google Analytics ensina tudo o que é preciso para usar os recursos básicos e avançados da ferramenta, no seu ritmo e mensurando o retorno de investimentos.

O conteúdo ensina a fazer configurações na plataformas para vários cenários, uso do Google Tag Manager e configurações em WordPress.

É uma ótima opção para aprender a analisar os dados do seu blog, oferecendo insights para otimizar seu conteúdo e monetização.

Carga horária: 16,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Como o Google Analytics funciona e base para análise de dados
  • Configurações básicas e avançadas
  • Configurações com Google Tag Manager
  • Configurações com programação
  • Configurações em Wordpress e outras plataformas
  • Configurações em diversos tipos de sites
  • Monitorando dados além do seu site
  • Política de dados
  • Análise de dados avançada
  • Comportamento, engajamento e características do usuário
  • Análise das métricas mais polêmicas do Google Analytics
  • Estudo detalhado de relatórios complexos
  • Situações reais do dia a dia
  • Identificação do usuário
  • Google Analytics Demos & Tools
  • Usando APIs do GA com programação PHP e JS
  • Muito mais

Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.

Web Analytics (COMPLETO) - Muito além do Google Analytics

A proposta desse curso é ensinar sobre ferramentas e técnicas para analisar ações de marketing digital.

O conteúdo ensina web analytics do básico ao avançado, usar o Google Analytics, criar dashboards no Looker Studio, métricas de marketing e metodologias para organizar dados e tomar decisões.

Carga horária: 9,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Web Analytics do Básico ao Avançado
  • Usar 7 Ferramentas de Web Analytics
  • Responder com base em Dados a mais de 30 perguntas que os Executivos de Marketing costumam fazer
  • Utilizar o Google Analytics com acesso há uma Conta Real de E-commerce
  • Criar um Dashboard no Google Data Studio
  • Fazer Teste A/B e Multivariado com Cases Reais
  • Principais Métricas de Marketing Digital e de Negócios
  • Metodologia para Organizar os Dados e Tomar Decisões
  • Prever Demandas e Simular Resultados com base em Dados para o Negócio
  • Extrair, Analisar e Tomar Decisões com base em Dados gerados pelas ações de Marketing Digital da sua empresa

Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.

Curso de blog: redação

Saber escrever um conteúdo interessante e prender a atenção do seu público é uma habilidade essencial para ter sucesso com um blog.

Confira a seguir dois cursos que irão ajudar a desenvolver sua habilidade de contar histórias e otimizar seu texto para gerar resultados e vendas.

Storytelling para freelancers e criadores

Desenvolver a habilidade de contar histórias é um passo importante para aprender a vender suas ideias.

Aprender e explorar técnicas narrativas permitem criar conteúdos que se conectam com sua audiência.

O material da Domestika ensina a encontrar sua própria história e como desenvolvê-la para se conectar com o público.

Serão ensinadas técnicas narrativas para prender a atenção das pessoas e formas de impulsionar sua presença digital através do storytelling.

Carga horária: 2 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Todo mundo tem uma história para contar
  • Engenharia reversa da história
  • Encontrando sua história não escrita
  • Estrutura da história
  • Aumentando a tensão
  • Técnicas de escrita

Tipo de acesso: Acesso ilimitado na plataforma Domestika.

Copywriting Bootcamp: Seu Guia para Redação Comercial

Esse curso de copywriting ensina as melhores práticas modernas para um redator, preparando os estudantes para escreverem conteúdos de todos os tipos.

As aulas ensinam a estruturar campanhas de marketing, criar uma voz e estilo de escrita, criar marketing de conteúdo, títulos que chamam a atenção e conteúdo para audiovisual.

Carga horária: 5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • O que é copywriting?
  • A campanha de marketing
  • Voz de uma marca
  • Brainstorming de um redator
  • Mercado e concorrëncia
  • Business to Consumer (B2C) x Business to Business (B2B)
  • Manchetes, linhas de assuntos e slogans
  • WebcopyÇ sites, landing pages e frases de chamariz
  • Copy para email
  • Reda para mídia social
  • Redação para audiovisual

Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.

Cursos de blog: design gráfico

Introdução ao Adobe Photoshop

Esse é um pacote de cursos que ensina a usar o Adobe Photoshop do zero através de lições práticas.

O material é muito interessante para quem deseja criar um blog onde fotografias são o foco, aprendendo a retocar e a melhorar imagens.

O conteúdo também ensina sobre a fotomontagem, oferecendo recursos para criar imagens únicas e criativas para suas publicações.

As aulas também mostram como usar as ferramentas de retoque para reconstruir, limpar e melhorar suas fotografias e imagens com um acabamento impecável e realista.

Carga horária: 6,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Primeiro contato
  • As mil transformações
  • Artista com pincel
  • Magia do retoque
  • Luzes, sombras e cor

Tipo de acesso: Acesso ilimitado na plataforma Domestika.

Adobe Illustrator para design gráfico

Desenvolver uma estratégia de comunicação gráfica é uma das bases da criação de um blog.

Aprender o Adobe Illustrator é uma das melhores formas de desenvolver todos os aspectos visuais do seu blog e conteúdo exatamente da forma que idealiza.

Esse curso ajuda você com isso, apresentando os elementos básicos do Illustrator, criando e editando vetores.

Carga horária: 7,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Design de uma marca
  • Criação de patterns
  • Design de elementos corporativos
  • Designs publicitários
  • Exportação e armazenamento

Tipo de acesso: Acesso ilimitado na plataforma Domestika.

Como monetizar blogs

Agora que você já sabe como criar um blog de forma simplificada, provavelmente deve estar curioso para saber de quais formas você conseguirá monetizar seu blog para que consiga gerar renda através de seus conteúdos.

Existem diversas formas de monetizar o seu website e os conteúdos publicados, confira as principais alternativas e pesquise a fundo para entender completamente como cada uma delas funciona.

Exibindo banners e anúncios

Você certamente já deve ter entrado em um artigo e encontrado elementos visuais exibindo anúncios, certo?

Normalmente isso é feito através de plataformas de anúncios, principalmente o Google Adsense - a ferramenta do Google que te permite exibir anúncios em texto, banners com imagens e outros elementos para monetizar suas páginas.

Dessa forma, você terá a oportunidade de monetizar sua página através de diferentes modalidades:

  • Custo por clique (CPC): você recebe sempre que algum visitante clicar em um anúncio sendo exibido em uma das páginas de seu blog.
  • Custo por mil impressões (CPM): você receberá sempre que um anúncio for visualizado mil vezes por visitantes únicos, independente dos mesmos tomarem qualquer ação ou clicarem no banner.

Além disso, o Google se responsabiliza por exibir os anúncios mais rentáveis de acordo com seu público.

Entretanto, é importante considerar que exibir anúncios em excesso pode ser detrimental para a experiência de leitura de seus visitantes.

Portanto, caso queira monetizar seu blog dessa forma, preze pelo bom design e evite encher cada página com múltiplos ADS.

Marketing de afiliados

O marketing de afiliados é outra excelente forma de monetizar qualquer página, sendo inclusive um dos grandes motivos pelo qual empreendedores buscam aprender como criar um blog.

Todavia, diferente do que muitos pensam, ela também requer bastante trabalho e expertise para que você seja capaz de vender produtos através de seus conteúdos.

Diversas empresas e negócios oferecem programas de afiliados, nos quais você pode se cadastrar como um afiliado, tendo como papel promover o produto em questão e ser comissionado por isso.

Normalmente, você recebe um link atribuído ao seu cadastro como afiliado e, sempre que um cliente tomar a ação desejada pela empresa produtora após ter acessado através de seu link, você será atribuído como o afiliado responsável por gerar aquele resultado.

Existem diferentes formas de comissionamento definidos por cada empresa, algumas pagam por lead, ou oferecem uma comissão sobre o valor de um produto vendido, entre outras.

Para exemplificar, o programa de afiliados do JivoChat oferece 30% do valor de cada pagamento realizado por clientes indicados através do programa, de forma recorrente, durante todo o período no qual o cliente continuar ativo.

Plataformas como o Hotmart e Monetizze, por exemplo, atuam como uma espécie de marketplace para afiliados, de forma que empresas consigam incluir seus programas nas mesmas e você consiga se cadastrar e começar a promover os produtos como afiliado.

Comercialização de infoprodutos

Outra grande oportunidade para quem busca como criar um blog é investir em conteúdos ricos e começar a trabalhar em infoprodutos, como Ebooks, webinários, cursos online, entre outros tipos de materiais.

Estes infoprodutos podem ser vendidos diretamente através de seus próprios conteúdos no blog e, ao perceber que você é autoridade no nicho e área de conhecimento trabalhada em seu blog, visitantes poderão optar por adquirir tais materiais mais extensos e completos.

Crie análises e publicações patrocinadas Caso você consiga se colocar como autoridade em sua área de conhecimento, empresas relacionadas podem ter interesse em adquirir espaço e visibilidade em suas publicações.

Oportunidades como a escrita de avaliações, análises de produtos e serviços ou demais formas de publicação patrocinadas são uma excelente forma de monetizar seu blog - entretanto, normalmente acontecem apenas quando você já possui um fluxo estável de visitantes mensais.

Preparado para começar seus cursos de blog?

Esperamos que o nosso artigo tenha apresentado alternativas variadas e interessantes para desenvolver sua habilidade como blogueiro ou blogueira.

Caso tenha escolhido o WordPress como plataforma para criar seu blog, confira também nosso artigo que ensina como instalar plugins no WordPress.

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