11 melhores Cursos de Branding

Tempo de leitura9 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Quando uma marca é bem elaborada, ao pensarmos nela pensamos em seu nome, cores, letras, formas e até mesmo sons, lembranças e sensações associadas a ela.

O conjunto de técnicas responsável por fazer com que as pessoas associam marcas a sensações e geram conexões é o branding.

Indispensável na criação de uma marca, aplicar essas técnicas pode fazer com que os clientes escolham a sua alternativa na hora de comprar.

O branding está relacionado a tudo o que sua marca faz, desde a concepção inicial, criação de logotipo, escolha das cores, tom de voz, fonte e valores que irão representar sua empresa.

Esse conjunto de fatores e escolhas é o que permite construir a personalidade de uma marca na mente dos consumidores, que irão interpretá-la através de suas próprias percepções e sensações.

Uma boa marca ajuda a criar valor para produtos e serviços, criando significados por meio de símbolos e ações.

Se você tem interesse em aprender a construir e gerenciar uma marca de forma profissional, confira nossa lista com os melhores cursos de branding da internet.

10 melhores cursos de branding online

Confira a seguir uma seleção com os melhores cursos online sobre branding disponíveis na internet.

1. Branding e Marketing - Criação e Gestão de Marcas de Sucesso

Com uma ótima nota na Udemy e uma comunidade com mais de 6 mil alunos que fizeram o curso, o material explica sobre como despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes essenciais para que os consumidores escolham sua marca.

O material resume muito bem as principais informações sobre estratégias de branding em apenas 2,5 horas de videoaulas.

Seu conteúdo permite que os alunos entendam a diferença entre branding e marketing e também ensina a aplicar os conhecimentos para criação de serviços e produtos.

Um dos focos é o branding building, usado para construir uma marca de sucesso a partir do storytelling, marketing, arquitetura de marca e proteção de marca.

Ficha técnica:

Carga horária: 2,5 horas

Certificado: Oferece um certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Criação e DNA da Marca
  • Definição da Brand Persona
  • Experiência de marca para surpreender seu consumidor
  • Aplicação de storytelling
  • Estratégias de Marketing nas ações de Branding
  • Cases de sucesso

Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.

2. Design Estratégico e Gestão de Marcas

O branding não está presente apenas na etapa de criação de uma marca, seu papel também é fundamental no planejamento estratégico e gestão de empresas.

O foco deste conteúdo é ensinar a aplicar o planejamento estratégico e o uso de ferramentas de gestão para encontrar soluções reais que podem melhorar os resultados de empresas.

Com uma boa avaliação na plataforma Udemy e tendo ensinado mais de 1.400 alunos, o curso ensina sobre design estratégico de forma objetivo em apenas 2 horas.

O material também apresenta as informações necessárias para construir uma boa estratégia, ensina a compreender a marca como um recurso valioso e como fazer a gestão de valor em uma empresa.

Ficha técnica:

Carga horária: 2 horas

Certificado: Oferece um certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Aprender o poder do pensamento estratégico do design e da gestão de marca
  • Conhecer as informações necessárias para se construir uma boa estratégia
  • Entender o que é e como se faz a gestão de valor
  • Compreender a marca como um recurso valioso que vai muito além de seu símbolo visual

Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.

3. Curso de Branding Digital: Estratégias de Marcas e Negócios

Esse curso de branding foca no desenvolvimento de identidade, ganho de visibilidade e credibilidade nas redes sociais.

O material ensina como aumentar o engajamento nas redes, definir a voz da marca, desenvolver uma marca forte, com identidade e valores, além das melhores práticas e tendências do branding digital.

É reforçado no curso a importância do posicionamento de marca ser claro, sendo parte das ações de uma marca, integrado em todos os canais usando a mesma voz e mesmos valores.

Também é ensinado os 3 pilares do branding digital e como aplicá-lo no seu negócio: identidade, visibilidade e credibilidade.

O material já ensinou mais de 2 mil pessoas na Udemy, conta com ótimas avaliações e oferece cerca de 4 horas de videoaula.

Ficha técnica:

Carga horária: 4 horas

Certificado: Oferece um certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Aumentar o Engajamento da Marca nas Redes Sociais
  • Atrair e Engajar Influenciadores e Defensores de Marca
  • Como Definir a Voz da Marca
  • Aplicar o Branding para Alavancar a Marca
  • Desenvolver Uma Marca Forte com Identidade e Valores
  • Como Construir uma Marca no Ambiente Digital

Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.

4. Curso de branding para empreendedores e PMEs

Se você tem um pequeno negócio ou um e-commerce, o curso de branding gratuito da Nuvemshop vai te ajudar. Sem enrolação, o curso ensina exemplos de branding e metodologias para gestão de marca para se diferenciar de grandes concorrentes.

As aulas são 100% gratuitas e ministradas pela Head de Brand e Comunicação da Nuvemshop, Mylena Gama.

Ao longo das aulas, você vai aprender como criar a missão e valores da empresa, a proposta de valor e identidade visual da marca. Além disso, vai conhecer ferramentas profissionais de gestão de marca, como um manual de marca e moodboard.

Ficha técnica:

Carga horária: 1 hora

Certificado: Curso livre e gratuito, não oferece certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Proposta de valor
  • Posicionamento de marca
  • Brand persona ou persona da marca
  • Moodboard de marca
  • Brandbook ou Manual de Marca

5. Brandster

A Brandster é uma escola digital focada apenas em cursos de branding. O site funciona como outras plataformas de cursos online, mas os conteúdos disponibilizados são apenas sobre a criação e gerenciamento de marcas.

A plataforma também oferece cursos de naming, cursos de design e cursos de prática profissional e gestão para criativos.

É possível optar por 3 tipos de cursos

  • Cursos presenciais: realizados em diversas cidades do país.
  • Cursos sob demanda: cursos online gravados que oferecem acesso vitalício e podem ser consumidos a qualquer hora. 
  • Curso online ao vivo: feito através de videoconferência e com um número limitado de 20 alunos para assegurar a interação.

6. Branding: estratégia para construção de marcas

A ESPM oferece gratuitamente uma videoaula de 2 horas sobre branding e construção de marcas.

O material pode ser acessado por qualquer pessoa e ensina sobre: 

  • Características das marcas de valor.
  • Proposta de Valor, identidade de marca e posicionamento.
  • Brand touchpoints e Estratégias de branding.

O professor que ministra o curso é o profissional Genaro Viana Galli, titular em branding MBA, Doutor em Educação Executiva, especialista em Gestão Estratégica pelo Insead (França) e  Mestre em Marketing.

7. Curso online de Branding e Identidade Visual

A EBCA - Escola Britânica de Artes Criativas & Tecnologia conta com um curso completo sobre branding e identidade visual.

O material ensina a dominar a criação de identidades visuais para diferentes empresas e negócios. Também ensina sobre o gerenciamento e reposicionamento da marca usando estratégias para fidelizar o público.

O material é completo com mais de 15 horas de aulas online, atividades com feedback do tutor, plano de carreira e 3 projetos para enriquecer seu portfólio.

O curso é recomendado para alunos e iniciantes em design, designers gráficos, diretores de arte e especialistas em marketing.

Os alunos do curso aprendem:

  • Criar logos e identidades visuais
  • Identificar as necessidades do cliente
  • Desenvolver metodologias e projetos
  • Criar paletas de cores
  • Criar protótipos para venda
  • Incrementar seu portfólio

8. Branding: como desenvolver uma marca forte

Com aulas gravadas que somam um total de 15 horas, esse é um curso da Conquer que ensina a tornar sua marca desejada, atrativa e emocionalmente conectada aos consumidores.

O conteúdo é dividido em 8 módulos em que os alunos aprendem: 

  • O que é branding e quais principais estratégias
  • Construir a personalidade de uma marca
  • Diferença entre conceitos essenciais para marca
  • Gerenciar a identidade visual de uma marca
  • Medir o impacto gerado pelas estratégias de branding e rebranding

9. Branding - Rock University

A Rock Content, uma das maiores empresas com foco em marketing na América Latina, também conta com sua própria plataforma de cursos voltados para o marketing digital.

Uma das opções disponíveis na Rock University é o curso de Branding, que conta com 10 módulos e oferece 2h30 de conteúdo em vídeo.

O material tem como objetivo ensinar: 

  • Implementação de processos para criação e gestão de marca.
  • Planejamento, documentação e comunicação da identidade de marca.
  • Construir uma plataforma de marca.
  • Definir modelos de arquitetura para sua marca.
  • Implementar estratégia de branding para os colaboradores da empresa.
  • Estabelecer métricas para mensurar e analisar os resultados de estratégias de branding.

10. Criação de uma marca atrativa e responsável

Esse é um curso de branding rápido e interessante que ensina a criar uma estratégia de posicionamento e um plano de marketing de sucesso.

Com foco na estratégia, a profissional Julieta Tello, estrategista de marketing e coach de negócios, ensina empreendedores a lançar suas marcas de forma bem-sucedida e sustentável.

O material aborda o passo a passo do desenvolvimento de marcas, ensinando como planejar seu posicionamento, definir uma estratégia de marketing e avaliando um projeto final feito pelos estudantes.

11. Brand - Curso de criação de marcas

Por fim, o curso da Escola Casa ensina um método para criar marcas atrativas, trabalhando desde a análise mercadológica até a composição de identidades visuais bem estruturadas.

O curso irá oferecer o conhecimento necessário para escolher cada elemento de uma marca, acelerando sua aprovação e gerando ideias surpreendentes.

Os principais tópicos trabalhados pelo material são: 

  • Estudo de Mercado
  • Definição de Conceito
  • Estudo de Simbologia
  • Criação de Identidade
  • Testes de viabilidade
  • Comunicação Integrada

Por que o branding é importante?

O tempo que as marcas têm para se mostrarem competitivas diminuiu com a evolução da tecnologia e da comunicação na internet.

É preciso demonstrar diferenciais que possam ser interpretados como um propósito, indo além de um posicionamento. 

A empresa Ana Couto Branding realizou uma pesquisa com consumidores onde 67% dos entrevistados responderam que sentem-se mais dispostos a comprar de uma marca que se conecte com eles.

Essas pessoas também responderam que estão até mesmo dispostas a pagar mais pelos produtos, por enxergarem mais valor graças à marca.

Criar uma boa marca e promover boas experiências dos clientes com ela é fundamental para manter sua base e conquistar novos consumidores.

Preparado para começar seu curso de branding?

Esperamos que a nossa lista tenha apresentado alternativas interessantes para aprender mais sobre branding e adquirir conhecimento necessário para criar e gerenciar marcas.

Caso tenha interesse em aprender mais sobre design para criar marcas, confira o curso Canva para Negócios

Esse é um material de fácil aprendizado que ensina a dominar todas as funcionalidades do Canva e ainda oferece um pacote com inúmeros recursos que podem agilizar seu trabalho.

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