14 Melhores cursos de Social Media [Atualizado 2024]

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

As redes sociais se tornaram uma parte fundamental das estratégias de marketing digital atuais, permitindo que novas pessoas conheçam marcas e que as marcas interajam com elas.

Contudo, é preciso muito mais do que criar um perfil em uma rede para obter resultados. É preciso planejamento, produção de conteúdo e investimento para que esse conteúdo seja visto.

Isso faz com que os cursos de Social Media sejam fundamentais para formar profissionais e empreendedores capazes de utilizar as plataformas digitais de forma otimizada.

Se você tem interesse em aprender como usar as redes sociais profissionalmente, criar campanhas e acompanhar métricas, confira nossa lista com as melhores alternativas de cursos.

O que faz um Social Media?

Social Media é uma profissão relativamente nova no mercado e apesar de ter ganho muito destaque nos últimos anos, existem diversas pessoas que não conhecem a função deste profissional.

O Social Media é o responsável por gerar conteúdo, atualizar e monitorar páginas e perfis de marcas nas redes sociais.

Dentre os desafios do seu trabalho estão manter-se sempre conectado com novas tendências de mercado e novidades que podem surgir diariamente nas redes.

Manter-se antenado e atualizado é uma rotina que esses profissionais precisam manter para serem capazes de produzir conteúdos relevantes, interessantes para o público e que geram engajamento.

Os Social Media também precisam desenvolver planejamentos estratégicos e analisar resultados das redes.

Quanto ganha um Social Media?

Segundo os dados monitorados pelo site Vagas, o cargo de Social Media oferece um salário inicial de R$ 1.003 reais e pode superar os R$ 2.000.

A média salarial no Brasil é de R$ 1.400, mas profissionais mais experientes podem contar com salários mais elevados.

Dicas para escolher o melhor curso de Social Media

Para escolher o melhor curso de social media par você, é fundamental encontrar opções que ajudem com seus objetivos.

Confira algumas dicas que podem ajudar a encontrar essa opção.

1. Confira o conteúdo do curso

É importante avaliar o conteúdo do curso de social media para descobrir se ele cobre os temas em que você tem interesse.

Dessa forma, irá garantir que irá atingir os objetivos desejados com aquele material.

2. Verifique a credibilidade do site

Conferir sobre a credibilidade do curso em questão também é muito importante.

Pesquise sobre a reputação da instituição de ensino, site e confira a avaliação de alunos em outros sites.

3. Considere o formato

Existem formatos diferentes de cursos de social media online, alguns formados apenas por apostilas em PDF, cursos com aulas gravadas e aulas online ao vivo.

Escolha o formato que acha mais interessante e capaz de se encaixar em sua rotina.

Qual o melhor curso de Social Media?

Quer saber qual o melhor curso de social media da internet? Confira nossa lista e conheça as principais opções de conteúdos online.

1. Curso Social Media Profissional (100% online)

Esse curso oferece a oportunidade de se tornar um especialista em gestão de mídias sociais e começar a faturar com um serviço 100% online.

O material ensina do zero, mesmo alunos que não tem experiência alguma no assunto.

A proposta é ensinar um método completo que é formado por uma estrutura de 3 passos que revela de forma objetiva e direta como alcançar um alto nível na área em pouco tempo.

Mais de 10 mil alunos já fizeram o curso e aproveitaram o treinamento que ensina de forma acelerada a fazer a gestão de redes sociais e aplicar os conceitos na prática.

Certificado: oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • A profissão Social Media
  • Estratégias digitais
  • Mídias sociais na prática
  • Produção de conteúdos estratégicos
  • Design profissional
  • Ferramentas de publicação
  • Análise de insights
  • Contato com o cliente + Acelerador de faturamento
  • Portfólio, tráfego pago, anúncios e prospecção de clientes

Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Hotmart.

2. Formação Social Media Marketing e Redes Sociais

Esse curso de social media se propõe em ensinar tudo o que é necessário para atuar como um profissional na área.

O conteúdo apresenta os pilares para se tornar um profissional, o funil para redes sociais, planejamento de conteúdo, persona, copywriting, gatilhos mentais e técnicas avançadas para redes sociais.

Os estudantes que optarem pelo curso irão aprender com o professor Hélder Brito, que leciona em instituições como FGV e ESPM, com mais de 12 anos atuando no marketing digital.

O conteúdo permite que os alunos interessados sejam capazes de se tornarem gestores de mídias sociais dominando técnicas e ferramentas para alcançar o sucesso nas redes sociais.

Carga horária: 16,5 horas

Certificado: oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Pilares do Social Media
  • Funil para redes sociais
  • Planejamento do Social Media
  • Persona
  • Arquétipos
  • Copywriting e gatilhos mentais
  • Técnicas avançadas para redes sociais
  • Social Analytics
  • Social Ads

Tipo de acesso: Acesso vitalício ao conteúdo pela plataforma Udemy.

3. Curso Social Media Expert

O Curso Social Media Expert ensina de forma simples e objetivo a se tornar um profissional em uma das áreas que mais cresceu em 2021.

O material traz uma abordagem sobre o atual cenário do mercado que estamos vivendo, permitindo aprender a profissão do zero ou se especializar caso já atue com marketing digital.

O conteúdo ensina sobre o gerenciamento de Instagram e Facebook próprio ou para clientes, conceitos do marketing de conteúdo, como criar e editar perfis e técnicas para captar clientes.

O curso também ensina a usar ferramentas de pesquisa para gerar ideias infinitas de conteúdo para as redes que você gerencia.

dois celulares com informações sobre os recursos do instagram

Carga horária: 6,5 horas

Certificado: oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • O que faz um Social Media
  • Oportunidades de Trabalho para um Social Media
  • Conhecimentos Iniciais que um Social Media precisa ter
  • Perfil do consumidor
  • Produção de Conteúdo e Linhas Editoriais
  • Diferença de Público Alvo x Persona
  • Usar o Gerador de Personas
  • Estratégias de Conteúdo
  • Montar e usar Mapas mentais
  • Calendário de Conteúdo
  • Fontes de Pesquisa
  • Como criar fontes de pesquisa infinitas
  • Funil de Conteúdo
  • Frequência de Postagem

Tipo de acesso: Acesso vitalício ao conteúdo pela plataforma Udemy.

4. Gestão de Tráfego, Social Media e Criação de Sites

Esse curso de social media ensina um modelo de negócio que se tornou um sucesso nos EUA, mas ainda é pouco aplicado por pessoas no Brasil.

O modelo é o de Agência Digital de Prestação de Serviços, uma forma de levar seu negócio a outro nível do empreendedorismo digital.

As aulas ensinam do zero a criar sua agência com mais de 100 aulas completas sobre o tema.

Dentre o conteúdo ensinado, os alunos irão aprender sobre automação, gestão de tráfego, estratégias de anúncios e social media.

Carga horária: 22,5 horas

Certificado: oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Mentalidade
  • Posicionamento
  • Modelo de Negócio
  • Captação de Clientes
  • Estrutura da Agência
  • Automação da Agência
  • Estrutura para Cliente
  • Gestor de Tráfego
  • Estratégias de Anúncios
  • Criação de Sites + Templates editáveis pra começar ontem
  • Social Media

Tipo de acesso: Acesso vitalício ao conteúdo pela plataforma Udemy.

5. Marketing de Redes Sociais – Curso COMPLETO (10 cursos em 1)

Com mais de 17 mil alunos na plataforma Udemy, esse é um dos pacotes de cursos social media mais populares e completos que o site oferece.

São mais de 15 horas de conteúdo detalhado sobre marketing nas redes sociais, ensinando o que é necessário para criar, gerenciar e medir resultados de estratégias nas redes.

O conteúdo ensina a dominar diversas plataformas, como Facebook, Instagram, Facebook Ads, LinkedIn e mais.

Dentre os conteúdos em destaque estão a criação de um planejamento estratégico, definição do tom de voz e identidade visual, criação de um calendário editorial e análise de resultados.

Carga horária: 15,5 horas

Certificado: oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Social Media Marketing
  • Facebook Marketing
  • Instagram Marketing
  • IGTV Marketing
  • Instagram e Facebook Ads
  • Linkedin Marketing
  • Planejamento estratégico
  • Produção de conteúdo
  • Gestão de crise
  • Análise de resultados

Tipo de acesso: Acesso vitalício ao conteúdo pela plataforma Udemy.

6. Curso de Social Media Design com Adobe Photoshop

Esse curso de Social Media é indicado para quem deseja se tornar um profissional completo, capaz de criar suas próprias artes para as redes sociais.

O material dá dicas para superar o bloqueio criativo e apresenta dezenas de técnicas de composição que ajudam seu processo criativo de forma prática.

O material foi pensado tanto para pessoas que desejam começar a trabalhar com artes para redes sociais, quanto para pessoas que já trabalham e desejam aprimorar suas técnicas e conhecimentos.

O material usa exercícios e exemplos práticos com os segmentos de móveis e decorações, restaurantes, esportes, moda e loja, escolas e cursos.

Imagens sendo editadas no photoshop

Carga horária: 10,5 horas

Certificado: oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Photoshop para iniciantes
  • Recortes (remover fundos e extrair objetos na prática)
  • Criando posts para segmentos variados

Tipo de acesso: Acesso vitalício ao conteúdo pela plataforma Udemy.

7. Curso Completo de Marketing Digital – 23 Cursos em 1

Muito popular na plataforma Udemy, o Curso Completo de Marketing Digital já conta com mais de 109 mil alunos no site.

O pacote de conteúdo ensina as habilidades e estratégias fundamentais para o marketing digital.

Isso permite crescer seu próprio negócio, conseguir um ótimo emprego no setor e ajudar seus clientes a aumentar e crescer seus negócios.

As aulas ensinam assuntos como SEO, YouTube, Marketing de Redes Sociais, Facebook, E-mail marketing e muito mais.

A ideia é ensinar as melhores estratégias de marketing digital que funcionam na prática, gerando resultados reais ao serem implementadas durante o curso.

Carga horária: 40 horas

Certificado: oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Definindo seu negócio e público-alvo
  • Identidade da marca
  • Website
  • Email marketing
  • Copywriting e blogging
  • YouTube Marketing
  • Video Marketing
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • Instagram
  • Google Ads
  • Google Analytics
  • Facebook
  • WhatsApp Marketing
  • Podcasting

Tipo de acesso: Acesso vitalício ao conteúdo pela plataforma Udemy.

8. Criação e Gestão de Conteúdo para Social Media

Esse curso de Social Media ensina a criar conteúdos relevantes e engajadores para as redes sociais.

São mais de 5 horas de conteúdo com cerca de 50 aulas que ensinam a criar uma identidade de marca, planejar seu conteúdo, criar uma identidade textual e visual para negócios.

A proposta é oferecer as técnicas e ferramentas necessárias para desenvolver estratégias de marketing de conteúdo autênticas para as redes, unindo redação e design gráfico.

Carga horária: 5 horas

Certificado: oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Criando a identidade e voz da sua marca
  • Planejando conteúdos originais
  • Construindo a identidade textual
  • Construindo a identidade visual

Tipo de acesso: Acesso vitalício ao conteúdo pela plataforma Udemy.

9. Planejamento de Conteúdo para Mídias Sociais

Esse é um material completamente focado no processo de planejamento do marketing digital e conteúdo para as redes sociais.

As aulas começam reunindo as informações básicas da empresa seus objetivos. A partir daí será possível definir os produtos e serviços que receberam foco para serem ofertados aos públicos.

O conteúdo do curso de social media também apresenta as metas de marketing necessárias para gerar resultados com seu conteúdo nas redes.

O material também ensina aos alunos que produzir conteúdo não é apenas falar sobre os itens ofertados ou fazer publicações engraçadas.

Instrutora do curso explicando sobre instagram

Carga horária: 2,5 horas

Certificado: oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Estrutura do Planejamento de Marketing Digital
  • Pensando sobre produtos e serviços
  • Definição de metas
  • Persona
  • Quem é seu público-alvo
  • Jornada do consumidor
  • Canais de comunicação digital
  • Planejamento
  • Tópicos e ferramentas
  • Formato de conteúdo

Tipo de acesso: Acesso vitalício ao conteúdo pela plataforma Udemy.

10. Criação e edição de conteúdo para Instagram Stories

Esse curso de social media da Domestika é um excelente conteúdo para quem deseja otimizar os resultados dos seus Stories.

O material começa explicando a diferença entre postagens no feed e Stories, ressaltando a importância de usar essa ferramenta para alcançar mais pessoas.

A instrutora ensina a configurar a ferramenta e dá diretrizes para criar estratégias de conteúdo focada em seus objetivos.

Depois de entender isso, os alunos mergulham de cabeça na criação de conteúdo, analisando e produzindo materiais.

Carga horária: 3 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Preparação
  • Criação de conteúdo
  • Editando o conteúdo
  • Montagem de Stories
  • Otimizar nossos Instagram Stories

Tipo de acesso: Acesso vitalício na plataforma Domestika.

11. Gere conteúdo para promover sua empresa – Google Ateliê Digital

O Google conta com um curso de Social Media grátis para empreendedores que desejam atrair atenção para o seu negócio e se conectar com mais clientes usando as redes sociais.

As aulas ensinam a usar marketing de conteúdo, vídeo e ferramentas para fazer com que empresas sejam vistas pelo seu público-alvo que está online.

O material é um excelente curso introdutório para quem já tem sua empresa e precisa se aprofundar nos conceitos de marketing digital, mídias sociais e otimização da web.

Carga horária: 3 horas

Certificado: oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Obtenha visibilidade com as redes sociais
  • Aprofunde seus conhecimentos sobre as redes sociais
  • Tire o máximo partido do vídeo
  • Começar a utilizar o marketing de conteúdo

Tipo de acesso: Acesso grátis através do Google Ateliê.

12. Social Media Masterclass

A Masterclass em Social Media oferecida pela Rock University ensina a tornar negócios impossíveis de ignorar na internet.

O curso apresenta formas de fortalecer sua marca, atrair mais clientes e fazer mais vendas mesmo sem ter perfis com muitos seguidores.

O conteúdo mostra como as redes podem aumentar a visibilidade de marcas de todos os tamanhos e a possibilidade de criar conexões com as pessoas que talvez nunca conheceriam seu negócio.

Carga horária: 14,5 horas

Certificado: oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Introdução às mídias sociais
  • Montando sua estratégia
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Outras mídias sociais
  • Influenciadores digitais
  • Ouvindo e atendendo o seu público
  • Métricas e ferramentas de mídias sociais

Tipo de acesso: Acesso através da plataforma Rock University.

13. Gestão de Redes Sociais: Aprenda na prática como construir uma estratégia de social media

A RD University conta com um curso de social media que ensina tudo o que é necessário para gerenciar redes sociais e obter resultados de sucesso.

O conteúdo aborda as principias estratégias em Facebook, Instagram, TikTok e diversas outras redes sociais.

O material usa uma metodologia com aulas em vídeo que apresentam um direcionamento claro e prático.

A proposta é ofertar conteúdos embasados na experiência de instrutores que atuam no mercado de trabalho.

Carga horária: 5 horas

Certificado: oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Planejamento
  • Instagram
  • TikTok
  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Social Listening e Comunidade

Tipo de acesso: Acesso por 12 meses através da plataforma RD University.

14. Social Media Marketing Professional Certificate

O Facebook conta com seu próprio curso de Social Media grátis que oferece uma certificação de marketing profissional.

O conteúdo oferece vantagens competitivas para quem completá-lo, adquirindo habilidades fundamentais para alcançar o sucesso atuando nas redes sociais.

Contudo, é importante ressaltar que todo o conteúdo do curso está disponível apenas em inglês.

Carga horária: 100 horas

Certificado: oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Marketing and Ad Fundamentals across Facebook, Instagram, Messenger, WhatsApp and others
  • Establishing Platform Presence
  • Creating and Managing Ads
  • Reporting and Measurement

Preparado para começar um curso de Social Media?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado a tirar suas dúvidas sobre o curso de social media e como se tornar um profissional da área.

Se você também tem interesse em se aprofundar nas estratégias digitais para se tornar um profissional completo, confira nossa lista com os melhores cursos de marketing digital.

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