Analista de e-commerce: o que faz e 8 melhores cursos

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

A facilidade de comprar online e criar negócios digitais fez com que as compras pela internet se tornassem um hábito dos brasileiros.

Esse comportamento pode ser visto no faturamento dos e-commerce no país. Segundo o levantamento de 2023 feito pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), a estimativa para o faturamento total da área em 2023 é de R$ 185,7 bilhões.

Nesse cenário onde muitos consumidores buscam os melhores produtos e preços, as empresas buscam oferecer a melhor experiência para conquistar e fidelizar seus clientes.

Dessa forma, novos cargos acabaram sendo criados nesses negócios, como o analista de e-commerce.

Se você tem interesse em entender melhor o que esse profissional faz, quanto ganha e qual o melhor curso de analista de e-commerce, confira o nosso artigo.

O que é um analista de e-commerce?

Esse profissional tem como responsabilidade acompanhar diversas atividades da operação de um e-commerce.

Algumas das principais atividades que precisam ser analisadas são: cadastro de produtos até a embalagem, envio, emissão de notas, conferência de estoque e campanhas de marketing digital.

Ao atuar em negócios de pequeno porte, o analista de e-commerce irá cuidar de todo processamento de pedidos, por isso é importante que esse tipo de profissional entenda de tudo um pouco.

Com uma boa demanda para esse perfil de profissional, muitos negócios não exigem experiência sólida em suas vagas e muitos estão dispostos a treinar novos profissionais.

O que faz um analista de e-commerce?

As atribuições de um analista de marketing podem variar de negócio para negócio. Contudo, é importante entender que em qualquer empresa o cargo está relacionado com várias áreas e funções diferentes de uma loja virtual.

Isso significa que é importante que esses profissionais tenham um perfil de quem consegue encarar desafios diferentes todos os dias.

Além disso, existem as principais funções que um analista precisa exercer com frequência para garantir o funcionamento e os resultados do e-commerce. As principais são?:

  • Envio de e-mail marketing para base de contatos
  • Acompanhamento de campanhas no Google Ads e redes sociais
  • Criação de relatórios no Google Analytics
  • Recebimento e processamento de pedidos
  • Atendimento de clientes pelos canais digitais

Pode ser que esse apanhado de atividades seja intimidador para quem está começando, mas saiba que existem diversas opções de cursos de analista de e-commerce online que ensinam como ter sucesso executando suas funções.

Quais são as principais ferramentas de trabalho do analista de e-commerce?

As ferramentas e as plataformas usadas por lojas virtuais podem variar bastante. Contudo, existem algumas ferramentas que podem agregar bastante em seu currículo:

  • Softwares de ERP
  • Marketplaces (Mercado Livre, Amazon)
  • Chat online
  • Plataformas de e-commerce
  • Google Analytics
  • Google Ads
  • Facebook e Instagram Ads
  • Email marketing
  • Inbound marketing
  • Editor de imagens

Quanto ganha um analista de e-commerce?

Existem diversos fatores que influenciam o salário do analista de e-commerce, como desempenho profissional e tamanho da empresa onde atua.

De forma geral, é possível estimar que a média salarial desses profissionais varie entre R$ 1.500,00 até R$ 5.500,00 mensais.

Existem vários outros fatores que podem influenciar nessa média, como experiência, certificados, resultados e várias outras métricas.

8 melhores cursos de analista de e-commerce

Confira a seguir uma lista com os melhores cursos de analista de e-commerce disponíveis online.

1. Analista de Logística

Com foco na logística, esse material ensina em detalhes e com qualidade tudo sobre a gestão de estoque para pequenas e médias empresas.

O conteúdo aborda os conceitos de estoque, estoque mínimo, giro de estoque, curva ABC, indicadores de gestão e muito mais.

O curso é muito interessante para quem deseja aprender a atuar em uma das atividades mais importantes para uma loja virtual.

As aulas também mostram como aumentar a margem de lucro a evitar desperdício, gerenciar equipes e eliminar as perdas de vendas por falta de estoque.

Certificado: Conta com um certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Introdução
  • Cliente X Estoque
  • Gestão de estoque no dia a dia
  • Acurácia de estoque
  • Giro de estoque
  • Curva ABC
  • Indicador e gestão de KPI
  • Compartilhando experiência

2. Gerente de E-commerce, Planejamento e Montagem

Esse é um curso completo de analista de e-commerce, abordando temas como marketing digital, SEO, Google Ads, redes sociais, métricas, análise de mercado, plano de negócios e muito mais.

O conteúdo já conta com mais de 3.500 alunos na plataforma Udemy e apresenta boas avaliações.

O curso foi desenvolvido por quem já atuou na criação de centenas de projetos de e-commerce personalizados, desde pequenas até grandes marcas.

As aulas explicam tudo de uma forma didática e usam uma linguagem bastante acessível mesmo para quem ainda não trabalha com internet.

Carga horária: 9,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Planejamento
  • Exemplos de operação
  • Plataforma
  • Layout e UX
  • Meios de pagamento e anti-fraude
  • ERP e CRM
  • Precificação
  • Marketing digital
  • Métricas
  • Analytics
  • Marketing comportamental
  • RH, Operações e Logística

Tipo de acesso: Acesso ilimitado na plataforma Udemy.

3. Aprenda Ecommerce com Donos de Ecommerce

A proposta desse curso é ensinar desde a plataforma até o gerenciamento de processos, estoque, transporte, meios de pagamento, estratégia de marketing e tudo o que é preciso para ter um negócio eficiente e saudável.

O conteúdo foi elaborado por donos de e-commerce do Vale do Itajaí, região com maior desempenho de donos de lojas virtuais no Brasil.

O material é direcionado para quem deseja entender a visão macro de todo o negócio que gira em torno de uma loja virtual, se aprofundando nesse universo e trabalhando nessa área que conta com uma grande demanda de bons profissionais.

As aulas oferecem insights práticos e estratégicos para se posicionar corretamente seus negócios nesse cenário tão suscetível a transformações.

Carga horária: 4,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Branding e definição de persona
  • Plataformas e ERP
  • Transporte e meios de pagamento
  • Análise de KPI e marketing
  • Gerenciamento de conteúdo
  • Pós-venda
  • Gestão de e-commerce

Tipo de acesso: Acesso ilimitado na plataforma Udemy.

4. Formação Gerente de Marketing Digital e E-commerce

Esse é um curso completo para quem deseja atuar como gestor ou analista de e-commerce, aprendendo sobre uma profissão com uma ótima média salarial.

Para atuar de forma eficiente nessa carreira é preciso ter muito conhecimento na área de marketing e e-commerce, entendendo sobre a gestão do negócio e como aproveitar boas oportunidades.

As aulas focam na gestão de marketing, apresentando a fundo os 11 pilares que sustentam as lojas virtuais de sucesso.

Carga horária: 35,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Os 11 pilares do gestor de marketing digital
  • Base do marketing: arquétipo, funil, persona, inbound e planejamento
  • Copywriting e gatilhos mentais
  • SEO
  • Facebook Ads e Instagram Ads
  • Google Ads e YouTube Ads
  • Análise e Métricas com Google Analytics

Tipo de acesso: Acesso ilimitado na plataforma Udemy.

5. Curso de Analistas de E-commerce – Com School

O curso da Com School oferece um mergulho nas atividades do dia a dia de um profissional da área de e-commerce.

O conteúdo entende que esse profissional tem várias funções e elas podem variar de acordo com seu nível de experiência e tamanho da empresa onde trabalho, por isso o material prepara os estudantes para qualquer desafio.

As aulas são online ao vivo, durante 8 semanas e contando com 3 aulas semanais de três horas e meia.

Carga horária: 8 semanas de duração

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Introdução ao Mercado Digital
  • SEO para Empresas
  • Anúncios no Google Ads
  • Google Analytics 4 para Empresas
  • Meta Ads para Empresas
  • Instagram Marketing e Ferramentas de monitoramento
  • Webwriting e WordPress
  • Monitoramento Social e Gestão de Comunidades
  • YouTube Marketing e LinkedIn para Empresas

Tipo de acesso: Acesso através da plataforma Com School.

6. Curso de Gestão de E-commerce – Senac EAD

O material para analistas de e-commerce do Senac EAD tem como proposta apresentar elementos atualizados sobre os processos de vendas online, atendendo às demandas de um público cada vez mais exigente e diversificado.

São 40 horas de conteúdo que abordam de forma profunda conceitos de vendas e marketing, sendo um material voltado para quem trabalha na área de vendas, marketing ou tem interesse na gestão de e-commerce.

Carga horária: 40 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Panorama do e-commerce no Brasil
  • Redes sociais
  • Email marketing
  • Marketplaces
  • SEO e Google Ads
  • Google Analytics e KPIs
  • Gestão comercial
  • Planejamento estratégico
  • Logística e transporte

Tipo de acesso: Acesso através da plataforma Senac EAD.

7. Analista de E-commerce – Converte

O curso de analista de e-commerce da Converte tem como principal objetivo formar profissionais interessados em atuar no mercado de e-commerce de forma otimizada.

A ideia é que os estudantes se preparem para trabalhar em empresas que estão iniciando uma operação, empresas que já possuem operação online ou quem busca desenvolver seu próprio e-commerce.

As aulas são online ao vivo, sendo ministradas por um professor com experiência consolidada no mercado de e-commerce e um conteúdo atualizado.

Carga horária: 15 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Mercado de e-commerce
  • Plataformas e ERP
  • Comercial e produtos
  • Métricas e monitoramento
  • Marketplace
  • Atendimentos e SAC
  • Operações
  • Marketing digital

Tipo de acesso: Acesso online ao vivo através da Converte Digital.

8. Curso de Marketing e gestão de projetos de e-commerce

O material da EBAC online tem como objetivo ensinar a dominar as ferramentas e estratégias para alavancar vendas em grandes e-commerces e marketplaces.

O conteúdo é baseado nas melhores práticas e exemplos de empresas como Magalu, Ponto Frio, Casas Bahia e Extra.

As aulas ensinam a planejar, criar e gerenciar um plano de e-commerce e marketing eficaz.

Carga horária: 26 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Estruturas de negócios e estratégias de marketing digital para e-commerce
  • Estratégias e métricas da marca
  • Canais de aquisição de usuários
  • Experiência de usuário e relacionamento com o cliente
  • Modelos de negócios de comércio eletrônico, loja e conceitos de mercado
  • Análise, ferramentas e plataformas de digital trade marketing

Tipo de acesso: Acesso através da plataforma EBAC online.

Preparado para começar um curso de analista de e-commerce?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a entender o que faz um analista de e-commerce, quanto ganha e apresentado boas opções de cursos online.

Caso tenha interesse em se aprofundar nas estratégias e conceitos de vendas online, confira nosso guia completo de marketing digital.

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