Melhores dicas e cursos de como aprender lettering
Presente em vários anúncios, artes e produtos, o lettering é uma técnica muito utilizada por designers para criar composições usando apenas letras ou com destaque nelas.
Este estilo de arte se tornou muito popular na internet devido às artes fantásticas que se aproveitam da técnica.
Por mais que o lettering seja um recurso muito utilizado por profissionais, qualquer pessoa pode aprender a dominar a técnica e se expressar de forma artística.
O começo pode parecer ser um pouco difícil, mas é possível aprender com tranquilidade as técnicas para criar fontes, contornos, sombras e diversos outros elementos.
O processo de aprender e sua execução pode servir até mesmo como uma forma de relaxar, com inúmeras possibilidades de aplicação.
Confira nossas dicas de como aprender lettering e comece a praticar essa técnica hoje mesmo.
O que é lettering?
Antes de começarmos é importante entender bem o conceito desta técnica. "Criar artes visuais usando palavras", essa é a forma mais simples de entender o que é lettering.
Criar arte com as palavras pode estar relacionado à ideia de escrever livros, poemas, contos e outras formas de literatura.
O foco do lettering é desenhar as letras ressaltando seu aspecto estético, expressando personalidade, sentimentos e sensações.
Não é possível pontuar o momento exato em que a técnica surgiu, mas ela sempre esteve relacionada ao design gráfico e a criação de logos.
Isso porque desde que a escrita foi inventada, sempre existiu a ideia do que é uma letra bonita e como escrever com uma caligrafia perfeita.
Contudo, o lettering é algo mais recente e geralmente usado em textos curtos.
Sem regras definidas e com inúmeras possibilidades, qualquer pessoa pode aprender e criar seu próprio estilo.
O que é preciso para começar a praticar lettering?
O processo criativo é algo livre que permite usar os materiais que quiser e que estiverem disponíveis. Existem guias que ensinam com lápis comuns e marca texto.
Contudo, existem materiais indicados que podem tornar a prática mais prazerosa e com melhores resultados.
Confira a seguir alguns materiais básicos para começar a escrever suas frases com estilo:
- Papel couché: este tipo de papel proporciona um desempenho melhor para lápis, canetas e outros equipamentos. Isso porque sua superfície é macia e faz com que o lápis ande com mais facilidade.
- Régua: é importante para desenhar grades e linhas guias, fazendo com que suas frases fiquem simétricas.
- Lápis: o lápis HB é indicado por ter uma boa dureza, contudo é preciso tomar cuidado para não usar muita força ao fazer os traçados. Isso pode deixar marcas no papel.
- Borracha: será usada para apagar as grades e linhas guia usadas em suas artes. É importante fazer isso apenas quando a tinta tiver secado.
- Caneta: desde canetinhas e marcadores até canetas mais rebuscadas como a brush pen, existem diversas opções que podem ser aplicadas nos mais variados estilos de letras.
Confira algumas dicas para começar a praticar lettering
Antes de começar a conhecer os estilos e técnicas desta arte, confira algumas dicas que podem ajudar em como aprender a fazer lettering.
- Pratique em um ambiente apropriado: garanta que o local onde irá praticar tem bastante luz e espaço na mesa para ajudar sua criatividade e a praticar por mais tempo.
- Fique de olho na postura: como é preciso praticar bastante para atingir bons resultados, é importante sentar com a postura correta. Sente de forma ereta para manter a distância certa do papel e evitar dores desnecessárias.
- Segure a caneta ou o lápis corretamente: é importante se acostumar desde o começo a segurar a caneta ou lápis entre o dedão e o indicador. Mantenha a ponta à certa distância do seu dedo, isso ajuda a prevenir o cansaço e oferece um bom controle.
- Não tenha pressa: a pressa é inimiga da perfeição. É preciso muita paciência para fazer o hand lettering, já que a técnica é completamente baseada na precisão e simetria da imagem criada com suas letras.
Como aprender lettering passo a passo
Com inúmeras maneiras de aprender e treinar as técnicas de lettering, é importante testar várias e escolher a que mais combina com você.
Confira a seguir algumas formas de como começar sua jornada de letrista iniciante.
1. Comece com traços básicos
Muitas pessoas começam com o objetivo de criar letras cursivas bem rebuscadas e originais, contudo, é preciso prática para atingir esse nível.
Nesta arte não existem padrões, portanto, é possível criar seu próprio estilo. Uma forma de começar é combinar traços finos com traços grossos para criar uma estética uniforme.
Comece a praticar usando apenas traços verticais com a mão leve ao subir, fazendo linhas mais finas, enquanto usa uma pressão maior ao descer para criar traços mais grossos.
2. Use a mesma técnica e varie as formas
Depois de praticar criar linhas verticais com intensidades de traços diferentes, deixe seu treino mais complexo com linhas contínuas e curvas.
Faça círculos, zigue-zagues, ondas e até mesmo a letra U seguindo o mesmo princípio: linhas leves ao subir e linhas grossas ao descer.
3. Defina uma palavra para treinar
Depois de treinar com traços e melhorar sua coordenação motora, é hora de treinar com palavras.
Escolha uma palavra que deseja aprender a desenhar bem e treine até a exaustão. Quanto mais praticar, melhor será seu aprendizado e desenvolvimento.
4. Pratique a simetria
Conseguir fazer desenhos simétricos é uma tarefa bastante desafiadora, mas é este conceito que irá deixar suas artes mais sofisticadas e profissionais.
Comece usando uma régua para manter as letras alinhadas e marque com os espaços entre as letras com um lápis.
Essa é uma forma de criar noção espacial, ao praticar bastante, chegará a um ponto em que a régua não será mais necessária.
5. Brinque com esboços
O produto final de um artista quase nunca é feito com apenas uma tentativa. É preciso de um processo de constante aprimoramento para criar obras-primas, seja na pintura, música, literatura.
Com o lettering não é diferente, é preciso aceitar que será necessário praticar, repetir, errar e começar de novo até ganhar confiança.
Portanto, use muito o lápis e a borracha para chegar até o resultado que deseja, para então usar uma tinta permanente.
6. Pesquise referências
A referência é fundamental para o lettering tanto quanto em outras artes. Pesquise por estilos, técnicas e formatos variados que despertam seu interesse.
Existem diversas plataformas como o Behance e o Pinterest que contam com várias imagens, dicas e até mesmo exercícios para praticar.
Ao se sentir confortável com o que está produzindo, não tenha medo de compartilhar seus trabalhos nas redes sociais.
Use hashtags, siga pessoas da área e participe desta comunidade para trocar ideias e artes.
Como aprender lettering do zero?
Se você deseja saber como aprender a fazer lettering do zero, confira a seguir algumas sugestões de cursos para aprender online em sua própria casa.
1. Desenho criativo e lettering manual para iniciantes
Esse curso apresenta os materiais necessários para o seu projeto e como usar cada tipo de caneta.
A professora explica as técnicas para impulsionar a criatividade, ensinando a realizar mapas mentais e mood boards, ajudando a definir suas ideias antes de entrar na teoria da cor e efeitos em cartões postais.
Depois de passar por isso, as aulas irão explorar os vários estilos de letterings e como fazer adaptações para criar seu próprio estilo.
Por fim, os alunos irão trabalhar em seus próprios desenhos e ilustrações, transformando rabiscos em arte.
Carga horária: 3,5 horas
Certificado: Conta com um Certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Materiais, aquecimento e brainstorming
- Elementos de Design e Composição
- Como compartilhar seus cartões postais
Tipo de acesso: Acesso vitalício pela plataforma Domestika.
2. Curso de lettering em formato pequeno
Este material começa suas aulas ensinando o conceito de lettering, que não consiste em escrever, mas desenhar as letras.
A professora instruiu os alunos sobre os materiais necessários, falando sobre os tipos de marcadores e melhores papéis para praticar traços básicos.
O material também ensina a desenhar as letras do alfabeto, começando pelas minúsculas e depois partindo para as maiúsculas, as agrupando em função dos seus traços.
O conteúdo também ensina como combinar letras para formar palavras e como desenhar números e símbolos.
Carga horária: 3,5 horas
Certificado: Conta com um Certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Introdução às letras, materiais e primeiros traços
- Desenhando as letras
- Vamos fazer nossas letras dançarem
Tipo de acesso: Acesso vitalício pela plataforma Domestika.
3. Caligrafia e lettering para Instagram com Procreate
Voltado para quem prefere a arte digital, este curso mostra como aprender lettering usando a ferramenta de edição Procreate.
Os alunos começam escolhendo fotos e frases para desenvolverem um projeto de curso com cinco composições para redes sociais com os temas: gastronomia, pessoas, natureza, objetos e pôr do sol.
A instrutora irá explicar a personalidade e a capacidade que as letras têm de transmitir mensagens novas e poderosas, além de apresentar o poder da experimentação para dominar vários estilos.
O conteúdo conta com as bases do mundo do lettering e oferece vários exercícios com o estilo cursivo e Brush Script, com diversos tipos de letra e efeitos.
Carga horária: 4,5 horas
Certificado: Conta com um Certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Procreate: interface otimizada para redes sociais
- Letras de composição para redes sociais
- Animação quadro a quadro: O especial de viagem
- Check-out: Ida e volta
Tipo de acesso: Acesso vitalício pela plataforma Domestika.
4. Introdução ao lettering autoral
Este curso introduz o aluno aos variados tipos de lettering e como aprofundar seu olhar crítico sobre a arte, descobrindo o que faz um lettering ser bom.
O material também ensina sobre o papel da caligrafia e sobre os esqueletos construtivos do desenho das letras.
O curso também ensina a fazer um mood board de referências para começar seu projeto e como desenhar seus primeiros esboços em miniaturas para testar várias composições.
O conteúdo também ensina a ampliar e refinar seus desenhos até gerar uma versão final, com um tom de voz próprio para seu lettering.
Carga horária: 3,5 horas
Certificado: Conta com um Certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Entendendo as formas das letras
- Criando um projeto de lettering
- Vetorização e acabamento
Tipo de acesso: Acesso vitalício pela plataforma Domestika.
5. Lettering animado para GIFs: impulsione sua presença online
Ensinando sobre os materiais necessários, esse curso faz um mergulho no universo das letras, entendendo porque elas são interessantes e como utilizá-las.
O professor ensina como transformar uma caligrafia em letras cursivas e bastão.
O material também mostra como experimentar com várias fontes e aprender a dar uma personalidade única e consistente em seus designs.
Depois de escolher a mensagem que deseja transmitir e como fazer seu GIF se mover.
Carga horária: 2,5 horas
Certificado: Conta com um Certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Entendendo as letras
- Do esboço a lápis ao GIF em movimento
- Compartilhando seu GIF com o mundo
Tipo de acesso: Acesso vitalício pela plataforma Domestika.
6. Curso de Lettering: Fundamentos Básicos
Este curso da Udemy ensina sobre os princípios e fundamentos do lettering, entendendo a diferença da tipografia e da caligrafia.
O material trabalha com o desenvolvimento de lettering, conhecendo as técnicas e materiais adequados para a arte.
O conteúdo também ensina como começar a desenvolver um estilo particular capaz de dialogar com vários projetos gráficos.
Carga horária: 1,5 horas
Certificado: Conta com um Certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Aplicações do lettering
- Materiais
- Tipografia, caligrafia e lettering
- Metodologia de construção de lettering
- Elementos da construção de letras
- Desenhando o lettering
Tipo de acesso: Acesso vitalício pela plataforma Udemy.
7. Técnicas de Brush Lettering
O Curso de Brush Lettering ensina o que é esta técnica e qual a diferença do hand lettering.
O conteúdo ensina a usar várias ferramentas para o brush lettering, seus princípios básicos, como criar variações de espessura e o lugar certo para colocar essas variações.
O material conta com diversos exercícios para treinar e dominar a caneta escolhida.
Carga horária: 1,5 horas
Certificado: Conta com um Certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Materiais: canetas, papel e sketchbook
- Anatomia do Brush Lettering
- Como produzir um traço fino e um traço grosso
- Alfabeto completo em letra cursiva
- Conectando letras e formando palavras
- Bounce Lettering
Tipo de acesso: Acesso vitalício pela plataforma Udemy.
Conferiu as dicas de como aprender lettering?
Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a entender melhor o que é o lettering e como começar a aprender este estilo de arte.
Caso também tenha interesse em aprender a escrever textos longos com letras bonitas, confira nossa lista com os melhores cursos de caligrafia online.
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!