11 melhores Cursos de Branding
Quando uma marca é bem elaborada, ao pensarmos nela pensamos em seu nome, cores, letras, formas e até mesmo sons, lembranças e sensações associadas a ela.
O conjunto de técnicas responsável por fazer com que as pessoas associam marcas a sensações e geram conexões é o branding.
Indispensável na criação de uma marca, aplicar essas técnicas pode fazer com que os clientes escolham a sua alternativa na hora de comprar.
O branding está relacionado a tudo o que sua marca faz, desde a concepção inicial, criação de logotipo, escolha das cores, tom de voz, fonte e valores que irão representar sua empresa.
Esse conjunto de fatores e escolhas é o que permite construir a personalidade de uma marca na mente dos consumidores, que irão interpretá-la através de suas próprias percepções e sensações.
Uma boa marca ajuda a criar valor para produtos e serviços, criando significados por meio de símbolos e ações.
Se você tem interesse em aprender a construir e gerenciar uma marca de forma profissional, confira nossa lista com os melhores cursos de branding da internet.
10 melhores cursos de branding online
Confira a seguir uma seleção com os melhores cursos online sobre branding disponíveis na internet.
1. Branding e Marketing - Criação e Gestão de Marcas de Sucesso
Com uma ótima nota na Udemy e uma comunidade com mais de 6 mil alunos que fizeram o curso, o material explica sobre como despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes essenciais para que os consumidores escolham sua marca.
O material resume muito bem as principais informações sobre estratégias de branding em apenas 2,5 horas de videoaulas.
Seu conteúdo permite que os alunos entendam a diferença entre branding e marketing e também ensina a aplicar os conhecimentos para criação de serviços e produtos.
Um dos focos é o branding building, usado para construir uma marca de sucesso a partir do storytelling, marketing, arquitetura de marca e proteção de marca.
Ficha técnica:
Carga horária: 2,5 horas
Certificado: Oferece um certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Criação e DNA da Marca
- Definição da Brand Persona
- Experiência de marca para surpreender seu consumidor
- Aplicação de storytelling
- Estratégias de Marketing nas ações de Branding
- Cases de sucesso
Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.
2. Design Estratégico e Gestão de Marcas
O branding não está presente apenas na etapa de criação de uma marca, seu papel também é fundamental no planejamento estratégico e gestão de empresas.
O foco deste conteúdo é ensinar a aplicar o planejamento estratégico e o uso de ferramentas de gestão para encontrar soluções reais que podem melhorar os resultados de empresas.
Com uma boa avaliação na plataforma Udemy e tendo ensinado mais de 1.400 alunos, o curso ensina sobre design estratégico de forma objetivo em apenas 2 horas.
O material também apresenta as informações necessárias para construir uma boa estratégia, ensina a compreender a marca como um recurso valioso e como fazer a gestão de valor em uma empresa.
Ficha técnica:
Carga horária: 2 horas
Certificado: Oferece um certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Aprender o poder do pensamento estratégico do design e da gestão de marca
- Conhecer as informações necessárias para se construir uma boa estratégia
- Entender o que é e como se faz a gestão de valor
- Compreender a marca como um recurso valioso que vai muito além de seu símbolo visual
Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.
3. Curso de Branding Digital: Estratégias de Marcas e Negócios
Esse curso de branding foca no desenvolvimento de identidade, ganho de visibilidade e credibilidade nas redes sociais.
O material ensina como aumentar o engajamento nas redes, definir a voz da marca, desenvolver uma marca forte, com identidade e valores, além das melhores práticas e tendências do branding digital.
É reforçado no curso a importância do posicionamento de marca ser claro, sendo parte das ações de uma marca, integrado em todos os canais usando a mesma voz e mesmos valores.
Também é ensinado os 3 pilares do branding digital e como aplicá-lo no seu negócio: identidade, visibilidade e credibilidade.
O material já ensinou mais de 2 mil pessoas na Udemy, conta com ótimas avaliações e oferece cerca de 4 horas de videoaula.
Ficha técnica:
Carga horária: 4 horas
Certificado: Oferece um certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Aumentar o Engajamento da Marca nas Redes Sociais
- Atrair e Engajar Influenciadores e Defensores de Marca
- Como Definir a Voz da Marca
- Aplicar o Branding para Alavancar a Marca
- Desenvolver Uma Marca Forte com Identidade e Valores
- Como Construir uma Marca no Ambiente Digital
Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.
4. Curso de branding para empreendedores e PMEs
Se você tem um pequeno negócio ou um e-commerce, o curso de branding gratuito da Nuvemshop vai te ajudar. Sem enrolação, o curso ensina exemplos de branding e metodologias para gestão de marca para se diferenciar de grandes concorrentes.
As aulas são 100% gratuitas e ministradas pela Head de Brand e Comunicação da Nuvemshop, Mylena Gama.
Ao longo das aulas, você vai aprender como criar a missão e valores da empresa, a proposta de valor e identidade visual da marca. Além disso, vai conhecer ferramentas profissionais de gestão de marca, como um manual de marca e moodboard.
Ficha técnica:
Carga horária: 1 hora
Certificado: Curso livre e gratuito, não oferece certificado de conclusão
Principais tópicos:
- Proposta de valor
- Posicionamento de marca
- Brand persona ou persona da marca
- Moodboard de marca
- Brandbook ou Manual de Marca
5. Brandster
A Brandster é uma escola digital focada apenas em cursos de branding. O site funciona como outras plataformas de cursos online, mas os conteúdos disponibilizados são apenas sobre a criação e gerenciamento de marcas.
A plataforma também oferece cursos de naming, cursos de design e cursos de prática profissional e gestão para criativos.
É possível optar por 3 tipos de cursos
- Cursos presenciais: realizados em diversas cidades do país.
- Cursos sob demanda: cursos online gravados que oferecem acesso vitalício e podem ser consumidos a qualquer hora.
- Curso online ao vivo: feito através de videoconferência e com um número limitado de 20 alunos para assegurar a interação.
6. Branding: estratégia para construção de marcas
A ESPM oferece gratuitamente uma videoaula de 2 horas sobre branding e construção de marcas.
O material pode ser acessado por qualquer pessoa e ensina sobre:
- Características das marcas de valor.
- Proposta de Valor, identidade de marca e posicionamento.
- Brand touchpoints e Estratégias de branding.
O professor que ministra o curso é o profissional Genaro Viana Galli, titular em branding MBA, Doutor em Educação Executiva, especialista em Gestão Estratégica pelo Insead (França) e Mestre em Marketing.
7. Curso online de Branding e Identidade Visual
A EBCA - Escola Britânica de Artes Criativas & Tecnologia conta com um curso completo sobre branding e identidade visual.
O material ensina a dominar a criação de identidades visuais para diferentes empresas e negócios. Também ensina sobre o gerenciamento e reposicionamento da marca usando estratégias para fidelizar o público.
O material é completo com mais de 15 horas de aulas online, atividades com feedback do tutor, plano de carreira e 3 projetos para enriquecer seu portfólio.
O curso é recomendado para alunos e iniciantes em design, designers gráficos, diretores de arte e especialistas em marketing.
Os alunos do curso aprendem:
- Criar logos e identidades visuais
- Identificar as necessidades do cliente
- Desenvolver metodologias e projetos
- Criar paletas de cores
- Criar protótipos para venda
- Incrementar seu portfólio
8. Branding: como desenvolver uma marca forte
Com aulas gravadas que somam um total de 15 horas, esse é um curso da Conquer que ensina a tornar sua marca desejada, atrativa e emocionalmente conectada aos consumidores.
O conteúdo é dividido em 8 módulos em que os alunos aprendem:
- O que é branding e quais principais estratégias
- Construir a personalidade de uma marca
- Diferença entre conceitos essenciais para marca
- Gerenciar a identidade visual de uma marca
- Medir o impacto gerado pelas estratégias de branding e rebranding
9. Branding - Rock University
A Rock Content, uma das maiores empresas com foco em marketing na América Latina, também conta com sua própria plataforma de cursos voltados para o marketing digital.
Uma das opções disponíveis na Rock University é o curso de Branding, que conta com 10 módulos e oferece 2h30 de conteúdo em vídeo.
O material tem como objetivo ensinar:
- Implementação de processos para criação e gestão de marca.
- Planejamento, documentação e comunicação da identidade de marca.
- Construir uma plataforma de marca.
- Definir modelos de arquitetura para sua marca.
- Implementar estratégia de branding para os colaboradores da empresa.
- Estabelecer métricas para mensurar e analisar os resultados de estratégias de branding.
10. Criação de uma marca atrativa e responsável
Esse é um curso de branding rápido e interessante que ensina a criar uma estratégia de posicionamento e um plano de marketing de sucesso.
Com foco na estratégia, a profissional Julieta Tello, estrategista de marketing e coach de negócios, ensina empreendedores a lançar suas marcas de forma bem-sucedida e sustentável.
O material aborda o passo a passo do desenvolvimento de marcas, ensinando como planejar seu posicionamento, definir uma estratégia de marketing e avaliando um projeto final feito pelos estudantes.
11. Brand - Curso de criação de marcas
Por fim, o curso da Escola Casa ensina um método para criar marcas atrativas, trabalhando desde a análise mercadológica até a composição de identidades visuais bem estruturadas.
O curso irá oferecer o conhecimento necessário para escolher cada elemento de uma marca, acelerando sua aprovação e gerando ideias surpreendentes.
Os principais tópicos trabalhados pelo material são:
- Estudo de Mercado
- Definição de Conceito
- Estudo de Simbologia
- Criação de Identidade
- Testes de viabilidade
- Comunicação Integrada
Por que o branding é importante?
O tempo que as marcas têm para se mostrarem competitivas diminuiu com a evolução da tecnologia e da comunicação na internet.
É preciso demonstrar diferenciais que possam ser interpretados como um propósito, indo além de um posicionamento.
A empresa Ana Couto Branding realizou uma pesquisa com consumidores onde 67% dos entrevistados responderam que sentem-se mais dispostos a comprar de uma marca que se conecte com eles.
Essas pessoas também responderam que estão até mesmo dispostas a pagar mais pelos produtos, por enxergarem mais valor graças à marca.
Criar uma boa marca e promover boas experiências dos clientes com ela é fundamental para manter sua base e conquistar novos consumidores.
Preparado para começar seu curso de branding?
Esperamos que a nossa lista tenha apresentado alternativas interessantes para aprender mais sobre branding e adquirir conhecimento necessário para criar e gerenciar marcas.
Caso tenha interesse em aprender mais sobre design para criar marcas, confira o curso Canva para Negócios.
Esse é um material de fácil aprendizado que ensina a dominar todas as funcionalidades do Canva e ainda oferece um pacote com inúmeros recursos que podem agilizar seu trabalho.
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!