16 melhores cursos de copywriting da internet

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O Copywriter é um profissional encarregado de escrever conteúdos dos mais variados tipos na internet, seja para redes sociais, sites, e-books, cartas de venda e até mesmo roteiros para vídeos.

Contudo, não basta apenas escrever bem, é preciso escrever de forma persuasiva.

Para conseguir isso, técnicas de persuasão são aplicadas em seus textos com o objetivo de conquistar clientes em qualquer nicho de mercado.

Ao aplicar as técnicas de copywriting em um texto, o escritor tem como foco a conversão de clientes através de argumentos objetivos e marcantes.

Se você tem interesse em desenvolver essa habilidade, seja para atuar como um copywriter ou aplicando nas táticas de vendas do seu negócio, confira nossa lista com os melhores cursos de copywriting online.

O que é Copywriting?

mesa com uma xícara de café, óculos, livro aberto e um monitor mostrando um texto genérico

O copywriting é um estilo de escrita voltada para converser sua audiência a realizar alguma ação, como preencher um formulário, baixar um material, acessar um site ou fazer uma compra.

Isso é feito usando o conceito de escrita persuasiva, conceito de gatilhos mentais e técnicas que tornam suas ofertas atrativas.

A ideia de copywriting é fundamental para quem deseja vender na internet e investir em marketing digital.

Se engana quem acha que esse estilo de escrita é voltado exclusivamente para fazer vendas.

Estratégias mais sofisticadas de marketing que visam guiar leads por um funil de vendas utilizam o copywriting para persuadir esses consumidores, os guiando pelo funil até o momento da compra.

Qual o melhor Curso de Copywriting?

Confira a seguir nossa seleção com os melhores cursos online para aprender copywriting.

1. Ebook: Copywriting sem Mistério

O material do Ateliê dos Cursos ensina a criar textos únicos e hipnotizantes, se comunicando com o subconsciente dos seus leads e criando ofertas irresistíveis.

Os criadores do material entendem que o foco do copywriting é aumentar a taxa de conversão através das palavras.

As aulas apresentam técnicas que funcionam na prática e ensinam sobre fatores psicológicos, sendo um excelente material para quem tem dificuldade de persuadir com a palavra de se reinventar.

Principais tópicos:

  • Escrevendo Uma Carta de Vendas Eficaz
  • O Poder das Palavras e Seus Segredos Ocultos
  • O Copywriting Adequado para SEO
  • Perguntas Que Você Deve Ter em Mente Ao Realizar Copywriting
  • Escolhendo o Copywriter Adequado
  • O Que É Necessário Para Um Copywriting Ser Bem-Sucedido
  • O Tamanho Ideal de Uma Carta de Vendas
  • Fundamentos Básicos do Copywriting Perfeito

2. Curso de Copywriting Descomplicado

Esse é um curso recomendado para quem deseja ser mais persuasivo e ter um maior poder de convencimento em seu dia a dia.

O material é bem estruturado e explica o porquê de empresas mesmo com produtos ruins serem capazes de vender mais do que seus concorrentes.

Além disso, o curso apresenta conceito e as principais técnicas de copywriting para serem aplicadas de forma prática em seus textos.

O instrutor também apresenta os principais gatilhos mentais, como eles impactam nossas decisões no dia a dia e oferece um passo a passo para aplicar essas técnicas em suas vendas.

Carga horária: 4 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • O que é Copywriting
  • Público-Alvo
  • Bases do Copywriting
  • Pronto para ser um Copywriter?

Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.

3. Curso de Copywriting para redes sociais

Esse é um curso interessante para quem deseja focar nas redes sociais como plataforma de vendas.

O conteúdo mostra como escrever seus textos através de exemplos práticos de um cliente conhecido, além de apresentar formas de pesquisa que ajudam a definir suas ideias.

As aulas também guia o desenvolvimento de sua ideia geral para campanha nas redes sociais, trabalhando insight, desafio e ideia.

Carga horária: 2,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • O tempo de preparação
  • Desenvolvendo a ideia
  • Redes sociais e copywriting

Tipo de acesso: Acesso ilimitado na plataforma Domestika.

4. Curso de Copywriting - A estratégia secreta do marketing digital

Esse é um curso de copywriter que ensina a ganhar segurança na hora de oferecer seus produtos usando copywriting.

O conteúdo apresenta o segredo que lava os produtos a serem muito vendidos, do dia para noite sem precisar investir muito em campanhas.

As aulas também mostram os principais conceitos de Marketing Digital e Vendas usados por empresas como a Polishop, uma das maiores empresas que fazem um excelente uso das técnicas de copywriting.

O curso foca em criar uma comunicação efetiva através dos pilares da persuasão, impactando os consumidores e gerando emoções que incentivam a comprar.

Carga horária: 4 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Aprender a criar uma comunicação persuasiva para seu clientes comprar imediatamente
  • Vai dominar os pilares da persuasão gerando enormes fluxos de vendas no seu caixa
  • Vai aprender como impactar e gerar emoção que fazem as pessoas comprarem
  • Vai dominar os 3 tipos de oferta que geram centenas de reais
  • Vai saber como vender qualquer produto apenas usando algumas linhas
  • Vai dominar os segredos que existem por trás de um vídeo de venda
  • Vai saber exatamente o que tem na mente do seu público que fazem eles comprarem agora

Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.

5. Curso de Copywriting: Neuromarketing, 34 Gatilhos Mentais e 93 Headlines

Simples e prático, esse é um curso de Copywriting que ensina técnicas avançadas de persuasão digital, os principais motivadores humanos e neuromarketing para empresas.

O material também ajuda a entender o que são as dores do seu público e oferece formas para definir essas dores.

Outra parte do conteúdo aborda o fluxo de comportamento dos consumidores e o processo de decisão mental.

Por fim, o curso oferece recursos de fácil acesso para usar em seus textos: 34 gatilhos mentais e 93 headlines.

Carga horária: 6 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Os 9 Pilares da Persuasão Digital
  • Fluxo de Comportamento do Consumidor
  • A Mente
  • O Processo de Decisão Mental
  • 5 Principais Motivadores
  • Conheça os 11 principais Neurotransmissores e como eles influenciam nas decisões de compra dos seus consumidores
  • Conheça o que é Neuromarketing e aplicação para as Empresas
  • Dores do Público + Planilha para Definir as Dores do seu Público
  • Conheça o que é Copywriting
  • 34 Gatilhos Mentais
  • Planilha com 93 Headlines "Matadoras" para usar em E-mails, Anúncios, Posts em Redes Sociais e Blogs

Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.

6. Curso de Copywriting Completo do básico ao avançado

O Treinamento de Copywriting na Prática tem como objetivo ensinar técnicas capazes de multiplicar seus resultados, vendendo de forma persuasiva.

O material ensina aos alunos como aplicar técnicas de Call to Action e SEO em seus copys, ajudando a vender de forma orgânica, sem precisar investir na divulgação.

As aulas também ajudam a entender e analisar conceitos usados no Marketing Digital de grandes empresas como a Coca-Cola, Polishop e a Empiricus.

O conteúdo também ensina gatilhos mentais e fala sobre sua aplicação no funil de vendas, além de apresentar o uso em formatos como E-mail Marketing, Blogs, Sites e mais.

Carga horária: 2 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Copy para Landing Pages
  • Técnicas de SEO
  • Técnicas de CTA
  • Copy e Scripts para E-mail Marketing
  • Analisar e testar o que funciona e o que não funciona

Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.

7. Curso de Copywriting – Rock University

A Rock Univesity oferece um curso de copywriting grátis em sua plataforma. O conteúdo aborda o conceito da técnica, passando por exemplos e boas práticas para escrever textos que convertem e são irresistíveis.

Ao todo são 7 módulos que apresentam as melhores formas de aplicar o copywriting para potencializar o engajamento e bater metas de conversão.

O material gratuito também fala sobre técnicas jornalísticas para apuração de informações e levantamento de dados no copy. Além disso, ensina a montar seu portfólio como copywriter.

Carga horária: 2 horas e 59 minutos

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Entenda o que é Copywriting
  • Conheça os recursos do Copywriting
  • Como utilizar o Copywriting
  • Aplicando técnicas de jornalismo no Copywriting
  • Mercado profissional para o Copywriter

Tipo de acesso: Acesso pela plataforma Rock University.

8. Curso de Copywriting - Lemonade School

O curso de copywriter da Lemonade School conta com 60 vídeo aulas e mais de 60 exercícios acompanhados de leituras complementares.

O objetivo é compreender e aplicar na prática cada uma das ferramentas de copy usadas pelos principais especialistas do mundo.

O conteúdo ensina todas as técnicas, desde as bases do copywriting até estratégias utilizadas no mercado para gerarem resultados rápidos e expressivos.

Carga horária: 24 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • ​Módulo Bases e Fundamentos do CopyWriting
  • Módulo Gatilho Mentais e Storyteling
  • ​Módulo Práticas e Técnicas Avançadas

Tipo de acesso: Acesso ao conteúdo por 120 dias.

9. Curso de Copywriting – Aldeia

Atualmente grande parte dos negócios contam com a comunicação digital. Nesse contexto, o copywriting é uma necessidade para gerar resultados relevantes.

Textos bem elaborados, que entendem o cliente e levam em consideração seus sentimentos acabam convertendo mais.

Carga horária: 10 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Entenda o que é Copywriting
  • O que é a carreira de copywriter e quais são suas possibilidades
  • Essencial da profissão: qual o grande pulo?
  • Principais teorias e termos usados
  • Ferramentas práticas e técnicas do dia a dia
  • Como acelerar no mercado

10. Curso de Copywriting – Up Cursos

A UpCursos oferece uma alternativa gratuita de curso de copywriter para quem deseja aprender a trabalhar com redação publicitária.

O conteúdo trabalha os conceitos básicos e oferece o conhecimento necessário para quem deseja começar a se aprofundar nessa área.

Carga horária: 40 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • O que é redação publicitária?
  • O que é copywriting?
  • Qual a função do copywriting?
  • Técnicas de copywriting
  • Dedicação e pesquisa
  • Autenticidade
  • Análise
  • Conhecendo o público-alvo da organização

Tipo de acesso: Acesso gratuito ao conteúdo, mas é preciso pagar uma taxa para emissão do certificado.

11. Curso de Copywriting – Copy Camp

O Copy Camp é o curso de Copywirting oferecido pela Empiricus, uma empresa criada em 2009 que é especialista em produzir conteúdo para o mercado financeiro.

O material é constituído de 13 módulos que ensinam todos os conceitos sobre copywriting. Cada um dos módulos é apresentado por profissionais diferentes, geralmente especialistas em marketing.

12. Curso de Copywriting Gratuito – Gatilhos Mentais e Objeções

Esse curso de copywriting gratuito ensina dicas preciosas para aplicar a escrita persuasiva em prática.

O material tem mais de 20 horas de conteúdo, ensinando desde o básico do copywriting, até técnicas e gatilhos mentais.

Carga horária: 24 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Estratégia de vendas por email
  • Gatilhos mentais
  • Escassez e urgência
  • Técnicas de copywriting

Tipo de acesso: Acesso gratuito ao conteúdo, mas é preciso pagar uma taxa para obter o certificado.

13. Curso de Copywriting – iPED

O iPED também conta com um curso de copywriter gratuito para quem prefere um material mais acessível.

São 80 horas de conteúdo que ensinam sobre o marketing de persuasão, a diferença entre copywriting e redação publicitária, gatilhos mentais, big ideia e técnicas

Carga horária: 80 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • O marketing de persuasão
  • Persuasão x Manipulação
  • Copywriting x Redação publicitária
  • O que são gatilhos mentais?
  • Gatilhos e copywriting
  • O que caracteriza uma big idea?
  • Criando a sua big idea

Tipo de acesso: Acesso gratuito ao conteúdo, mas é preciso pagar uma taxa para emissão do certificado

14. Curso de Copywriting – Awari

O curso de copywriting online da Awari ensina a arte de criar textos persuasivos que vendem, entendendo o funil de venda e a psicologia do consumo.

O material aborda conceitos como gatilhos mentais, táticas para criar títulos, copies, call-to-actions e vários outros recursos para atrair, reter e engajar.

As aulas também desenvolvem temas como o planejamento e pesquisa, boas práticas, conversão e métricas para análises.

Carga horária: 60 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Fundamentos de Copywriting
  • Conheça os benefícios do Copywriting para estratégias de marketing de qualquer negócio e como ingressar nessa carreira.
  • Compreendendo o Cliente e Funil de Vendas
  • Psicologia e Escrita Persuasiva
  • Planejamento e Pesquisa
  • Desenvolvimento de Títulos, Frases e Slogans
  • Tipos de Copies e Adaptação de Conteúdo
  • Storytelling e Engajamento
  • Conversão e Métricas
  • Call-To-Actions e Otimização
  • Boas Práticas, Testes e Aperfeiçoamento

Tipo de acesso: 4 semanas de duração.

15. Curso de Copywriting – EBCA Online

A EBCA Online conta com um curso que ensina a dominar as principais técnicas de criação de textos publicitários, mostrando a melhor forma de capturar a atenção dos leitores em peças promocionais e nas redes sociais.

As aulas ensinam a escrever em diferentes formatos, tamanhos e gêneros para conseguir ultrapassar as expectativas do seu cliente e promover seu próprio negócio.

O diferencial dos cursos nessa plataforma é a prática, onde os alunos têm uma mentoria e irão executar 5 projetos diferentes.

Carga horária: 20 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Linguagem persuasiva
  • Criatividade
  • Estrutura do texto
  • Comunicação com o cliente
  • Valor agregado à informação
  • Portfólio

Tipo de acesso: Acesso ao curso por tempo ilimitado.

16. Escrevendo para o Google com SEO e Copywriter - Estácio

O último curso de copywriting nossa lista é o material oferecido pela Estácio, com foco em SEO.

O conteúdo ensina sobre os mecanismos das estratégias de marketing digital para melhorar a posição orgânica de sites.

As aulas também irão abordar os principais pontos de como se tornar um bom copywriter, aprendendo os princípios psicológicos do copywriting.

Carga horária: 10 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Introdução ao SEO
  • Palavras-chave
  • Ubersuggest e Keyword Explorer
  • Métricas
  • Call-to-action
  • Técnicas de copywriting
  • Técnicas de escrita

Tipo de acesso: Acesso ao curso por um ano.

Por que o Copywriting é importante?

O Copywriting é um conjunto de técnicas que faz toda a diferença na hora de produzir conteúdo e vender na internet.

Aplicar os conceitos de gatilho mental, entender as dores e desejos do seu público são passos que aumentam os resultados consideravelmente.

Portanto, se você ainda não usa o copywriting, considere começar a estudar o conceito para aplicar no seu negócio ou em seu conteúdo.

8 melhores dicas para se tornar um bom copywriter

Agora que já escolheu um curso de copywriting para começar a aprender as técnicas, confira a seguir algumas dicas que irão ajudar a criar textos mais efetivos.

homem segurando um lápis em frente a um monitor onde o texto está saindo de dentro da tela

1. Leia bastante

Uma das principais dicas para escrever melhor, independente do estilo e da finalidade, é ler muito.

Ao ler bastante, você irá aprender novas palavras que irão aumentar seu repertório e também ajudaram a formar novos argumentos.

Não fique preso apenas à leitura de anúncios e textos comerciais, leia de tudo.

2. Aprenda os gatilhos mentais

Muitas ações do nosso dia a dia são feitas sem muita reflexão ou pensamento.

Os gatilhos mentais podem ajudar a despertar essas ações automáticas. Eles são estímulos que podem ser aplicados no seu texto para enviar sinais já memorizados para o subconsciente de um possível consumidor.

De forma geral, aprender sobre gatilhos mentais é fazer o estudo de argumentos que influenciam a tomada de decisão das pessoas.

3. Escreva pensando no público

O papel do copywriter não é apenas escrever, mas também estudar e entender quem é o público dos seus textos.

É preciso que o conteúdo produzido por você sempre atinja o público. Apenas assim será possível usar as palavras que irão gerar os estímulos corretos para fazer com que as pessoas comprem.

4. Escreva de maneira direta

A proposta do seu copy é influenciar o consumidor a executar uma ação específica. Portanto, ao escrever, seja o mais direto possível.

Isso não significa que você deve abandonar a ideia de storytelling. Pelo contrário, esse é um conceito muito importante em textos efetivos.

Mas é preciso tomar cuidado para não enrolar os leitos, o que pode gerar na perda do seu foco e abandono daquela leitura.

5. Tenha provas do que está sendo dito

Uma das formas mais efetivas de conquistar novos clientes é usando provas sociais, como depoimentos de clientes que já comprar e gostaram do seu produto ou serviço.

Isso ajuda o seu público alvo a entender que existem pessoas reais que adquiriram o que está sendo divulgado.

Esse fator pode despertar o sentimento de necessidade de fazer parte de um grupo e a identificação do seu público, melhorando os resultados de suas copys.

6. Escreva textos escaneáveis

Blocos de textos muito grandes são pouco efetivos. Isso porque são cansativos, demoram para ser lidos e é possível que as pessoas não entendam bem sua mensagem.

Portanto, também pense na forma do seu texto. Escreva copys que permitam que os leitores passem os olhos pelo texto e identifiquem facilmente o assunto que está sendo abordado.

7. Use perguntas para envolver os leitores

As perguntas ajudam a manter os leitores engajados com seu texto.

Portanto, pense em perguntas interessantes que podem gerar algum tipo de reflexão relevante ao conteúdo e o produto que estão sendo abordados.

8. Conte histórias

Existem situações em que as copys precisam ser mais longas. É fundamental que esses textos não sejam entediantes para o leitor.

Para isso é fundamental usar sua escrita para contar uma história que converse com os leitores e os envolvam, fazendo com que leiam até o final e os ajude a tomar uma decisão.

Pronto para começar um Curso de Copywriting?

Esperamos que a nossa lista tenha ajudado você a escolher o melhor curso para começar a aprender sobre copywriting.

Se você também tem interesse em aprender a otimizar seus resultados, confira o nosso artigo com os melhores cursos de vendas online.

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