Melhores Cursos de Google Analytics Online

Tempo de leitura8 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O Google Analytics é uma ferramenta essencial para quem trabalha ou deseja trabalhar com marketing digital.

Isso porque a plataforma oferece as ferramentas necessárias para avaliar o desempenho de um negócio e suas campanhas.

Os recursos permitem mensurar dados, conferir diversas métricas e usar recursos que auxiliam o planejamento de estratégias assertivas de marketing digital.

Se você deseja aprender a dominar essa ferramenta para se destacar no mercado de trabalho ou impulsionar os resultados do seu negócio, confira nossa lista com os melhores cursos de Google Analytics da internet.

9 Melhores cursos de Google Analytics

Confira a seguir nossa seleção com os melhores conteúdos digitais para aprender a dominar o Google Analytics.

1. Google Analytics COMPLETO - Do Zero ao PRO

Esse é um curso que ensina o Google Analytics do zero ao profissional, passando conceitos sobre a estrutura da plataforma como organização, conta, propriedade e visitas.

O material também ajuda com as configurações para todos os tipos de metas de conversão e ensina a usar o relatório em tempo real, mensurando dados e revisando as configurações em real-time.

Mais de 4 mil alunos fizeram o curso e sua aprovação é bastante positiva na plataforma da Udemy.

Seja você um iniciante ou intermediário, vale a pena conferir o conteúdo para aprender tudo que é necessário para uma carreira como profissional em Google Analytics.

Carga horária: 8 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Instalação da Tag Universal do Google Analytics
  • Configurações essenciais da propriedade e vínculos (Google Search Console e Google Ads)
  • Configurações essenciais da vista
  • Acompanhamento de pesquisa
  • Filtros de vista
  • Metas de conversão
  • Análises de tempo real, público-alvo, aquisição de tráfego, comportamento e conversão

Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.

2. Curso de Google Analytics - do Básico ao Avançado

O Curso de Google Analytics do Básico ao Avançado ensina a analisar seu site usando a plataforma, o Tag Manager, recursos básicos, avançados e pouco explorados da ferramenta.

O conteúdo fornece tudo o que é necessário para explorar ao máximo os recursos do Google Analytics, aprendendo no seu ritmo.

As aulas são para os mais variados tipos de alunos, com configurações da ferramenta em vários cenários diferentes, usando programação e o Tag Manager.

Isso permite que profissionais técnicos e de marketing digital tirem o mesmo proveito do curso e sejam capazes de fazer análises avançadas com os dados gerados.

Carga horária: 16,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Como o Google Analytics funciona e base para análise de dados
  • Configurações básicas e avançadas
  • Configurações com Google Tag Manager
  • Configurações com programação
  • Configurações em Wordpress e outras plataformas
  • Configurações em diversos tipos de sites
  • Monitorando dados além do seu site
  • Política de dados
  • Análise de dados avançada
  • Comportamento, engajamento e características do usuário
  • Análise das métricas mais polêmicas do Google Analytics
  • Estudo detalhado de relatórios complexos
  • Situações reais do dia a dia
  • Identificação do usuário
  • Google Analytics Demos & Tools
  • Usando APIs do GA com programação PHP e JS
  • Muito mais

Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.

3. Web Analytics (COMPLETO) - Muito além do Google Analytics

Que tal aprender sobre as ferramentas e técnicas para analisar ações de marketing digital na prática? O Curso de Web Analytics é uma excelente alternativa.

O instrutor do curso é o professor Hélder Brito, que leciona em instituições como FGV e ESPM (em MBA's e cursos de Extensão), além de atuar há mais de 12 anos com Marketing Digital focado em gerar Vendas, Leads e Awareness para 113 marcas.

O profissional preparou o conteúdo ensinando o Web Analytics do básico ao avançado de uma forma prática e ágil. 

Além disso, o material ensina sobre 7 ferramentas de Web Analytics que empresas mais estruturadas no mercado usam, como criar um Dashboard no Google Data Studio, fazer testes A/B e muito mais.

Carga horária: 9,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Web Analytics do Básico ao Avançado
  • Usar 7 Ferramentas de Web Analytics
  • Responder com base em Dados a mais de 30 perguntas que os Executivos de Marketing costumam fazer
  • Utilizar o Google Analytics com acesso há uma Conta Real de E-commerce
  • Criar um Dashboard no Google Data Studio
  • Fazer Teste A/B e Multivariado com Cases Reais
  • Principais Métricas de Marketing Digital e de Negócios
  • Metodologia para Organizar os Dados e Tomar Decisões
  • Prever Demandas e Simular Resultados com base em Dados para o Negócio
  • Extrair, Analisar e Tomar Decisões com base em Dados gerados pelas ações de Marketing Digital da sua empresa

Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.

4. Curso de Google Analytics 4

O Curso Google Analytics 4 ensina a configurar seu site, mensurando sua audiência em cenários básicos, avançados e específicos.

O conteúdo também passa todos os conceitos necessários para dominar os principais recursos do Google Analytics 4, do básico ao avançado e no seu ritmo.

Alguns módulos também trabalham ferramentas auxiliares com o Google Tag Manager e Tag Assistant, que facilitam a configuração e testes para profissionais de marketing digital.

Carga horária: 10,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Como o Google Analytics 4 funciona e base para análise de dados
  • Configuração padrão em diversos cenários
  • Configurações básicas e avançadas
  • Configurações com Google Tag Manager
  • Teste com o Google Tag Assistant
  • Configurações com programação
  • Configurações de eventos da Métrica Otimizada
  • Análise de page view, rolagem de tela, pesquisas internas, cliques de saída, engajamento em vídeo e downloads
  • Aquisição de usuários e tráfego
  • Rastreamento correto do usuário
  • Rastreamento de campanhas de marketing
  • Análises complementares e compartilhamento
  • Análise com dimensão secundária
  • Muito mais

Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.

5. Curso de Google Analytics para iniciantes

Simples e prático, esse é um treinamento de 2 horas que ensina sobre os serviços mais importantes do Google Analytics já com a nova interface.

Quem comprar o curso irá aprender a criar e analisar relatórios na plataforma, planejar metas e aperfeiçoar sua visão de mercado.

O conteúdo também ajuda a analisar melhor seu negócio para tomar boas decisões, se conectar com o público-alvo e usar seus orçamentos de forma inteligente.

Carga horária: 2 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Apresentação do Google Analytics
  • Relatório de Público
  • Relatório de Aquisição
  • Relatório de Comportamento
  • Relatório de Conversões 

Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.

6. Marketing Digital com Dados do Jeito Fácil

A Mestre Academy conta com seu curso de Marketing Digital que ensina a usar dados junto ao Google Analytics para aumentar suas vendas.

São mais de 79 videoaulas que apresentam o potencial de resultados que o marketing digital é capaz de oferecer.

O conteúdo também ensina sobre gestão de vendas e o uso do Google Tag Manager.

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Como Criar e Configurar as contas de Google Analytics e Google Tag Manager
  • Google Analytics: Primeiro Contato e Como Fazer Análises Simples e Poderosas
  • KPI's: Como Escolher KPI's e Monitorar Conversões no Site
  • Análise Multicanal: Otimização da Jornada de Conversão
  • Otimização de Conversão: Melhorias Incrementais para Obter Mais Conversões
  • Analytics Insights: Relatórios Personalizados Prontos para Você Copiar e Usar

Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.

7. Getting Started in Google Analytics

Disponível na plataforma Coursera, essa é uma alternativa de curso de Google Analytics que pode ser feito apenas em inglês.

Apesar disso, o material é bastante interessante para iniciantes que desejam aprender sobre a ferramenta e SEO.

O conteúdo guia os alunos do zero em como conectar um site ao Google Analytics, visualizar o tráfego interno, entender o conceito de funil e muito mais.

Carga horária: 1 hora

Principais tópicos:

  • Create a Google Analytics account and connect your website
  • Add a View to eliminate internal traffic
  • Understand 'The Funnel' and how it is used in Google Analytics
  • Explore the various user-defined parameters in the Audience Overview report
  • Interpret the data from various Audience reports to make effective decisions
  • Interpret the data from Acquisition and Behavior reports to make effective decisions

Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.

8. Curso de Google Analytics Grátis

Por fim, a Com School conta com seu curso que ensina a usar o Google Analytics, criar relatórios personalizados, tagueamento, metas funis e muito mais.

O conteúdo apresenta formas de mensurar a performance de suas campanhas digitais. O que permite gerar relatórios personalizados e criar estratégias capazes de otimizar o resultado de campanhas.

A modalidade do curso é online, mas é feito por turmas com horários para iniciar a finalizar as aulas.

Carga horária: 19 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Google Analytics 360
  • Métricas e dimensões
  • Interface do Google Analytics
  • ROI e ROAS
  • Metas e funis
  • Integração com o Google Ads

Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.

Google Analytics Academy

O Google Analytcs Academy é a plataforma de ensino criada pelo próprio Google para ensinar a utilização de suas ferramentas.

É possível encontrar 4 cursos sobre a plataforma em português:

  • Google Analytics para iniciantes
  • Curso avançado do Google Analytics
  • Começar a usar o Google Analytics 360
  • Fundamentos do Gerenciador de tags do Google

Por serem criados e supervisionados por profissionais Google, os cursos focam nos aspectos mais relevantes da plataforma de uma forma objetiva e prática.

Certificado Google Analytics Individual Qualification - GAIQ

Outra vantagem de fazer os cursos fornecidos pela Analytics Academy é se preparar bem para o teste de certificação oficial do Google.

O Google Analytics Individual Qualification aborda conceitos básicos e avançados da plataforma. Incluindo planejamento e princípios, implementação e coleta de dados, conversão, relatórios e muito mais.

Contar com esse certificado é uma excelente forma de se diferenciar no mercado e encontrar novas oportunidades para sua carreira.

Preparado para fazer um curso de Google Analytics?

Esperamos que a nossa lista tenha apresentado opções interessantes para começar a aprender sobre a plataforma.

Se você tem interesse em aprender inglês para ter acesso aos cursos mais avançados de Google Analytics, confira nosso artigo com os melhores cursos de inglês na internet.

Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download