Linguagens de programação: Quais são as 10 mais usadas?
As linguagens de programação são a forma que utilizamos para nos comunicar com as máquinas, e assim como os idiomas comuns, existe uma sintaxe, estrutura e vocabulário próprio. Mas diferente de um idioma novo, aprender a programar em uma linguagem específica é mais acessível.
Embora existam várias linguagens, conhecer quais as linguagens de programação mais usadas é fundamental para o seu trabalho. Afinal, algumas são mais requisitadas que outras para determinados setores.
Por isso, se você quer saber quais as linguagens de programação mais usadas no mercado, confira nossa lista com as 10 principais linguagens de programação.
O que são as linguagens de programação?
Basicamente, as linguagens de programação são instruções padronizadas usadas para o desenvolvimento de programas, jogos, aplicativos, sites, inteligência artificial, entre diversas outras funções.
Elas são compostas por um conjunto de regras e instruções que guiam o desenvolvimento de softwares e podem ser executados em diversos tipos de dispositivos, como computadores, smartphones ou qualquer outro equipamento de tecnologia.
Programar é escrever um texto de acordo com as normas de uma determinada linguagem de programação, esse texto, o código, é interpretado pelo hardware, possibilitando o funcionamento de um software.
Quem domina o inglês acaba tendo mais facilidade, afinal, muitas linguagens utilizam termos em inglês em sua sintaxe.
Qual a importância de aprender uma linguagem de programação?
Além de saber escrever códigos, aprender uma linguagem de programação é uma ferramenta valiosa para a resolução de problemas complexos e permite se destacar no mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Com o aumento da demanda por profissionais de tecnologia, aqueles que dominam as linguagens de programação acabam encontrando oportunidades e salários atraentes em várias áreas, como:
- Desenvolvimento de softwares;
- Análise de dados;
- Inteligência artificial.
Seja para criar aplicativos mobile, desenvolver sites ou lidar com Big Data, várias áres se beneficiam de habilidades em programação. E conhecer as linguagens de programação mais populares pode fazer toda diferença na sua carreira.
Quais as linguagens de programação mais usadas?
Atualmente existem milhares de linguagens de programação, mas algumas acabam sendo mais populares e demandadas no mercado de trabalho.
De acordo com dados do GitHub de 2023, vamos mostrar quais as linguagens de programação mais usadas.
1. Python
Graças a sua versatilidade, a Python é uma linguagem de programação de alto nível que vem dominando o mercado, podendo ser utilizadas em vários processos, desde análise de dados, desenvolvimento web até automação de processos, inteligência artificial e machine learning.
A Python é uma excelente opção para programadores iniciantes devido a sua sintaxe clara e acessível, mas além disso, também é muito utilizada por profissionais mais experientes.
Um dos fatores que impulsionam sua popularidade é a extensa oferta de bibliotecas e frameworks, que facilitam e agilizam o desenvolvimento.
Além disso, essa linguagem conta com outras características:
- Compatível com diversos paradigmas de programação.
- Extremamente eficaz como linguagem de scripts.
- Código aberto, permitindo adaptações conforme necessário.
- Comunidade engajada e ampla biblioteca padrão.
- Integração facilitada com outras linguagens.
Quer aprender a programar em Python? Confira nossa lista com cursos de Python
2. Java
A segunda linguagem de programação mais usada em empresas de tecnologia é o Java e ela se diferencia por facilitar a compilação de programas para diversos dispositivos.
Outro ponto forte é sua portabilidade: os programas desenvolvidos em Java se adaptam bem ao aumento de demanda e mantêm compatibilidade com versões anteriores, o que facilita a atualização e o suporte a longo prazo.
Hoje, Java é a linguagem mais popular para o desenvolvimento de aplicativos Android.
Principais vantagens do Java:
- Escalabilidade;
- Portabilidade;
- Retrocompatibilidade.
Quer aprender a programar em Java? Confira nossa lista com cursos de Java
3. Go
Criada pelo Google, a Go ou também chamada de Goland tem se popularizado devido a sua praticidade de uso e alto desempenho. Essa linguagem é indicada para criação de sistemas distribuídos, microsserviços e aplicações que exigem alta disponibilidade.
Devido a sua agilidade de compilar e uma sintaxe clara, Go se destaca como uma excelente opção para programadores que procuram alto desempenho aliado a simplicidade na manutenção do código.
4. JavaScript
Se você quer saber quais as linguagens de programação mais usadas, o JavaScript tem que estar nessa lista. Pensada inicialmente para programação front-end, ela se expandiu para outras áreas, incluindo desenvolvimento back-end graças a sua flexibilidade.
Assim como o Python, a sua sintaxe simples e lógica acessível tornam o JavaScript uma linguagem para quem está começando a programar. Além disso, ela conta com diversas bibliotecas e frameworks.
O JavaScript é constantemente atualizado com novos recursos, como o React para o desenvolvimento web e o Node.js para o back-end da web. Por isso, é uma excelente escolha para profissionais full-stack, que atuam tanto no front-end quanto no back-end do desenvolvimento.
Quer aprender a programar em JavaScript? Confira nossa lista com cursos de JavaScript
5. C++
O C++ é uma extensão avançada da linguagem C, que combina elementos de linguagens de baixo e alto nível, sendo ideal para programação de sistemas. Devido ao seu alto desempenho, programadores podem criar aplicativos mais robustos, como jogos, softwares gráficos e navegadores.
Além disso, a sua versatilidade torna essa linguagem uma excelente escolha para quem deseja aprender uma linguagem mais robusta. O C++ é multiparadigma, suportando programação imperativa, genérica e orientada a objetos.
Para programadores iniciantes, aprender C++ pode ser mais desafiador devido a sua sintaxe ser mais complexa. Entretanto, saber programar em C++ é uma habilidade bem valorizada para profissionais de TI.
A demanda por profissionais que dominam C++ continua a crescer, especialmente pelo nível de especialização que a linguagem exige. Colocar sua proficiência em C++ no currículo pode ser um diferencial importante para conquistar boas oportunidades no mercado.
Quer aprender a programar em C++? Confira nossa lista com cursos de C++
6. TypeScript
Criado pela Microsoft o TypeScript é um um superconjunto do JavaScript, mantendo todos os recursos dessa linguagem, mas com um sistema de tipos próprio. Essa linguagem acaba sendo frequentemente comparada ao JavaScript.
Escolher o TypeScript em vez de JavaScript oferece benefícios como a detecção mais rápida de erros e uma refatoração de código mais simplificada.
Além disso, é possível adotar o TypeScript de forma gradual em uma base de código existente. Porém, para programadores iniciantes aprender TypeScript pode ser mais desafiador.
7. PHP
Apesar de novas linguagens sempre surgirem, o PHP continua sendo uma das linguagens de programação mais usadas. Graças a uma comunidade de desenvolvedores que contribuem para melhorar a linguagem.
Além disso, PHP é uma linguagem de script bem flexível e amplamente empregada no desenvolvimento de sites dinâmicos e sistemas de gestão de conteúdo na web.
Uma das principais vantagens do PHP é a sua integração com plataformas de gerenciamento de conteúdo como o WordPress, que sustenta milhões de sites ao redor do mundo.
Por isso, o PHP continua sendo uma escolha popular para quem deseja atuar no desenvolvimento web, especialmente em projetos que exigem um sistema de gerenciamento de conteúdo robusto e escalável.
Quer aprender a programar em PHP? Confira nossa lista com cursos de PHP
8. C
O C é uma das linguagens de programação mais conhecidas e mais tradicionais, especialmente devido às suas variações C++ e C#.
O que torna o C uma das linguagens de programação mais usadas é a facilidade de transferência dos seus programas para diferentes dispositivos. Além disso, desde seu lançamento, empresas como Microsoft e Linux começaram a usar o C.
Embora seja uma linguagem antiga, aprender C ainda tem suas vantagens, uma delas é a compatibilidade com diversos sistemas e o fato de precisar de poucos recursos de hardware.
Essa eficiência torna o C ideal para o desenvolvimento de softwares em dispositivos compactos e equipamentos de Internet das Coisas (IoT).
Quer aprender a programar em C? Confira nossa lista com cursos de C
9. Ruby
Conhecida pela sua facilidade de uso, Ruby é uma linguagem de programação focada em produtividade, especialmente quando combinada com o framework Ruby on Rails para o desenvolvimento de aplicações web.
Isso permite que os programadores criem soluções de forma ágil, mantendo um código claro e de fácil leitura.
A linguagem é uma excelente opção para quem deseja trabalhar com desenvolvimento web de forma mais dinâmica e eficiente. Com uma comunidade engajada e sua popularidade crescente, principalmente em startups e empresas de tecnologia que utilizam Ruby on Rails.
10. C#
Mais uma variação da linguagem C, o C# (C-Sharp) foi criada pela Microsoft, é uma das linguagens de programação mais usadas no desenvolvimento de aplicativos para Windows, jogos (especialmente com Unity), e softwares empresariais de alto desempenho.
Essa linguagem é valorizada por sua eficiência na criação de aplicações robustas, especialmente em contextos corporativos, onde se beneficia da integração com o Microsoft .NET Framework.
Para quem deseja trabalhar na indústria de jogos, aprender C# pode ser uma excelente oportunidade de abrir portas, ampliando consideravelmente as oportunidades profissionais.
Quer aprender a programar em C#? Confira nossa lista com cursos de C#
Como escolher a melhor linguagem de programação para aprender?
Escolher a melhor linguagem pode ser difícil com o tanto de opções disponíveis no mercado de trabalho. A sua decisão deve considerar diversos aspectos, como seus objetivos de carreira, área de atuação e as tendências do mercado.
Além disso, é importante analisar a comunidade de desenvolvedores, os recursos disponíveis para aprendizado e claro, a demanda da linguagem no mercado de trabalho.
Observar a demanda é fundamental. Por exemplo, Python, JavaScript e Java costumam ser as mais requisitadas pelas empresas. Para quem quer aumentar as chances de emprego, aprender as linguagens mais usadas pode ser uma oportunidade de sair na frente.
Além disso, existem linguagens que estão em ascensão, como Go e Rust, aprender essas linguagens pode abrir novas oportunidades.
Perguntas frequentes
Quais as linguagens de programação mais usadas?
Agora, de acordo com dados do GitHub de 2023, essas são as linguagens mais utilizadas:
- Python
- Java
- Go
- JavaScript
- C++
- TypeScript
- PHP
- C
- Ruby
- C#
De acordo com Índice TIOBE, em 2024, as linguagens mais usadas foram:
- Python
- C++
- Java
- C
- C#
- JavaScript
- Visual Basic
- Go
- Fortran
- Delphi/Object Pascal
Quantas linguagens de programação existem?
Várias pesquisas e análises indicam que existem mais de 8.000 linguagens de programação disponíveis para o desenvolvimento de software.
Entretanto, nem todas estão amplamente adotadas. As que estão ativamente em uso variam entre 700 e 1.000 linguagens. No entanto, apenas uma parte delas realmente é aplicada de maneira significativa.
Conheça as linguagens de programação mais usadas em cada área
Agora que você já conhece quais as linguagens de programação mais usadas, separamos uma lista com as áreas de TI e quais as linguagens mais utilizadas em cada uma delas. Confira:
- Desenvolvimento Front-end: Para a programação no lado do cliente, JavaScript se destaca como a principal linguagem utilizada no desenvolvimento de interfaces web.
- Desenvolvimento Back-end: Linguagens como Python, PHP, Go e Ruby são ideais para facilitar a comunicação entre bancos de dados e o back-end de sistemas.
- Construção de Web Apps: C#, JavaScript, Java, Go e Ruby são algumas das principais linguagens usadas para criar aplicações web dinâmicas e interativas.
- Gestão de Dados: Quando o assunto é trabalhar com dados, SQL é a escolha definitiva, sendo altamente eficiente para consultas e manipulações de banco de dados.
- Criação de Jogos: Para o desenvolvimento de jogos, C++, C#, JavaScript e Java são linguagens poderosas e adequadas, oferecendo alto desempenho e versatilidade.
- Desenvolvimento de Apps Móveis: Para aplicativos móveis, C++ e Java são excelentes opções, oferecendo alto desempenho. Já para iOS, a linguagem Swift é a escolha recomendada.
- Desenvolvimento de Aplicativos de Interface Gráfica (GUI): Python, C#, PHP, Java, e Go são linguagens recomendadas para a criação de aplicativos de desktop com interfaces gráficas ricas.
- Processamento de Dados: Para cálculos estatísticos e análise de dados, Python, SQL e Ruby são ótimas opções, permitindo manipulação e processamento eficiente de grandes volumes de dados.
Descobriu quais as linguagens de programação mais usadas?
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a conhecer quais são as linguagens de programação mais usadas por profissionais de TI. Afinal, é importante escolher uma linguagem que seja amplamente utilizada para começar a estudar programação.
Se você está começando a estudar programação, não deixe de conferir nosso artigo completo com 25 sites com cursos de programação.
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!